Autor Tópico: Conversores RAW para Fuji, impressões pessoais  (Lida 3952 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 19 de Dezembro de 2018, 19:01:09
Pessoal,

Depois de alguns anos de Fuji-X, começando com a X-M1 na época do lançamento e passando pelas compactas X10/20/30 e todas as X-Trans de 1a geração (XE1/XE2/XT1/Xpro) e confessando que não tenho mais interesse, pelo menos por enquanto, nos modelos posteriores, faço aqui um relato por experiência própria do que experimentei em relação aos conversores raw.

Uma coisa eu garanto: Não gosto do conversor da Adobe. Para mim é o mais medíocre de todos e não extrai todo o suco dos arquivos x-trans. A última vez que tentei foi no final de 2017 e ainda era horrível, matando os detalhes e não aproveitando totalmente o DR.

Iridient

A primeira alternativa séria que apareceu foi o Iridient Developer, que só existe para Mac. Depois lançaram o Iridient Transformer para quebrar o galho no Windows.

O programa faz uma conversão muito boa e tem praticamente todos os ajustes importantes. Os algoritmos de sharpening e redução de ruido são excelentes mas requerem cuidados, caso contrário ele insere uns artefatos bem estranhos na imagem.

Os controles de altas luzes e sombras também são muito bons.
Outro fato importante é que existem os perfis para os modos de simulação de filmes da Fuji disponíveis  para download.

Mas o Iridient tem duas coisas ruins: É lento pra caramba e tem uma interface horrível, mal estruturada e bastante confusa. Mas tem um ótimo preço e um suporte muito bom.

Silkypix Pro 8E

Depois de muito usar com X-Trans, com certeza acho que é o que aproveita melhor o sensor. O sharpen e a redução de ruidos são melhores ainda do que os do Iridient e a interface é infinitamente superior.

É excelente para processar lotes e tem muitos recursos avançados, como ajustes locais, gradientes, retoque e muito mais. Tem que ler o manual, senão fica boiando legal e não entende nem 1/10 do que ele faz.

Só que os menus são péssimos e o programa é bem caro na versão full, perto dos 300 dólares. Além disso é lerdissimo com o x-trans. Quem tem Panasonic e Pentax pode comprar o upgrade da versão OEM para a Pro por muito menos que o valor cheio, geralmente o desconto é de 50%

Mas os resultados são muito, muito bons.

Luminar 3

Por bem menos que 100 dólares é uma excelente pedida. É rápido, abre direitinho os arquivos x-trans e tem um bom numero de ferramentas úteis.

O ponto fraco é que alguns ajustes importantes são bem básicos, como sempre o caso do sharpening e a redução de ruído. Tem alguns controles interessantes para iniciantes.

Os resultados são bastante satisfatórios, praticamente idênticos aos do Capture One Express for Fuji, por uma fração do preço. Vale cada centavo.

Capture One 12 for Fuji

A conversão é muito boa, tem um montão de ajustes, conhece os perfis de simulação de filme. Tem uma interface boa e é rápido.

Mas tem umas pegadinhas que eu não perdoo: A versão express, gartuita te obriga a trabalhar no modo catálogo e não permite por sessões. Isso é tremendamente irritante para o meu modo de trabalhar. Há quem goste, então não discuto isso.

Novamente o calcanhar de aquiles continua sendo o sharpening e a redução de ruído, muito básicos.

A versão Fuji Pro é paga e custa a bagatela de quase mil reais. Sinceramente não acho que valha o que pedem.

Corel Aftershot Pro 3 (antigo Bibble Pro)

Rápido pra caramba. Excelente conversão, tem um baita de um navagador e é um DAM básico.
É baratíssimo. O ajuste “perfect clear” é bem interessante e o redutor de ruido é bem funcional.
Os plug-ins avançados para esses tipos de coisas podem ser muito poderosos, mas são complicados de entender, por exemplo o wavelet denoise e o wavelet sharpen. Barato.

Só tem um probleminha. Crasha que nem doido, pelo menos no Mac. Não testei no Windows.

Outros

Não vou comentar o Affinity Pro porque ele não é um conversor, e sim um editor. Mas ele abre bem os arquivos x-trans.

Também abdico de comentar sobre o RawTherapee porque ele é complicado demais e tem tantas coisas que fica dificil. Teria que escrever um livro...

ON1, estou fora. Tudo de interessante nele é pago a parte.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2018, 20:27:44
Sobre oRAW Therapee...Mesmo sendo complicado, daria bom resultado ?

Apesar que, creio que você quer dizer que mesmo se der... não compensa, certo ?


Ernesto, ele dá os melhores resultados por uma larga margem mas você tem que saber exatamente o que fazer porque tem uma porrada de opções. Algumas tem que ser usadas em conjunto com outras, e outras não...

Os controles são muito complexos e demanda um tempo enorme para aprender a usar. É um programa muito voltado para a área científica, mas tem uns loucos que usam de vez em quando para fotografia.  :assobi: Uso mais como desafio ou quando tem alguma coisa muito bizarra para fazer.

Aqui tem uma arranhada no assunto:

http://rawpedia.rawtherapee.com/Main_Page#RawTherapee

A documentação é imensa... Só que haja saco e vontade para aprender.



« Última modificação: 19 de Dezembro de 2018, 20:29:37 por AFShalders »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2018, 09:14:01
Show de boa.

Belo resumo.  :ok:
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2018, 09:18:14
Sobre o RawTherapee, a alguns meses um cliente disse, "tenho algumas fotos antigas em casa queria fazer um tratamento, que programa você indica?" sugeri o Adobe por ser o melhor custo benefício pro usuário usar, mostrei pra ele, disse que era o que eu usava e tal, ele "mas custa quanto?" falei 35 reais por mês... nossa que caro. Não tem uma versão free?

Falei tem sim, o RawTherapee, até gravei o install pra ele no pendrive.

Encontrei com ele a algum tempo atrás e perguntei e aí como estão as edições?

Ele só me respondeu, nossa é meio complicado mesmo isso aí que você faz né?  8-) 8-) 8-)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2018, 11:02:09
Vou testar o Silkypix 9



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2018, 14:19:36
Vou testar o Silkypix 9

Claudio, o SP é foda mas é l-e-r-d-o !

Se for usar, de uma lida no manual sobre o shrapen/noise reduction e tambem na expansão de DR, porque tem umas sutilezas que fazem diferença. É muito fácil errar a mão nesses controles.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2018, 14:21:24
Sobre o RawTherapee, a alguns meses um cliente disse, "tenho algumas fotos antigas em casa queria fazer um tratamento, que programa você indica?" sugeri o Adobe por ser o melhor custo benefício pro usuário usar, mostrei pra ele, disse que era o que eu usava e tal, ele "mas custa quanto?" falei 35 reais por mês... nossa que caro. Não tem uma versão free?

Falei tem sim, o RawTherapee, até gravei o install pra ele no pendrive.

Encontrei com ele a algum tempo atrás e perguntei e aí como estão as edições?

Ele só me respondeu, nossa é meio complicado mesmo isso aí que você faz né?  8-) 8-) 8-)


Hahaha ! Boa !



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2018, 15:22:50
Claudio, o SP é foda mas é l-e-r-d-o !

Se for usar, de uma lida no manual sobre o shrapen/noise reduction e tambem na expansão de DR, porque tem umas sutilezas que fazem diferença. É muito fácil errar a mão nesses controles.

Aqui até está rápido. Mas estou com um Xeon de 18 núcleos.

Eu estudei bastante o sharpen e tenho obtido bons resultados, principalmente com a 5Dsr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2018, 15:47:46
Aqui até está rápido. Mas estou com um Xeon de 18 núcleos.

Eu estudei bastante o sharpen e tenho obtido bons resultados, principalmente com a 5Dsr

O macete é tentar entender quando e por que usar cada um dos tipos de sharpen.
Eu até agora não me convenci da explicação deles do ajuste de "preservação de bokeh" no natural sharpening :-/

A versão 9 vale o roubo ?

Buda gue o bariu... 100 dolares o upgrade na promoção...
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2018, 15:51:03 por AFShalders »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2018, 16:07:30
O macete é tentar entender quando e por que usar cada um dos tipos de sharpen.
Eu até agora não me convenci da explicação deles do ajuste de "preservação de bokeh" no natural sharpening :-/

A versão 9 vale o roubo ?

Buda gue o bariu... 100 dolares o upgrade na promoção...

Achei caro. Mas estou na avaliação ainda.

Não sei se vale não. Eu já gosto muito o 8, não costumo fazer upgrade de 1 em 1, geralmente vou de 2 em 2 no mínimo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 21 de Dezembro de 2018, 12:04:27
Cláudio,

Testei o SP9 aqui e acho que não vale os $100 para fazer o upgrade do 8. As diferenças são basicamente algumas perfumarias, nada que não possa ser feito através de ajustes de funções já existentes.

A seleção de área para ajuste parcial por polígonos não vale 100 trumps na minha opinião.

Já cortei da minha lista a possibilidade de comprar o C1 Pro para Fuji. Esse não vale a grana mesmo, pelo menos não R$ 895 pela versão perpétua nem muito menos  R$ 650 pela assinatura anual !!!

A versão express é usável, mas no final ela te obriga a usar o modo catálogo, que como ja disse, eu detesto.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Dezembro de 2018, 13:41:01

Testei o SP9 aqui e acho que não vale os $100 para fazer o upgrade do 8. As diferenças são basicamente algumas perfumarias, nada que não possa ser feito através de ajustes de funções já existentes.

A seleção de área para ajuste parcial por polígonos não vale 100 trumps na minha opinião.

Já cortei da minha lista a possibilidade de comprar o C1 Pro para Fuji. Esse não vale a grana mesmo, pelo menos não R$ 895 pela versão perpétua nem muito menos  R$ 650 pela assinatura anual !!!

A versão express é usável, mas no final ela te obriga a usar o modo catálogo, que como ja disse, eu detesto.

Eu vou confiar em você e nem vou insistir mais no 9, já desinstalei.
Achei que pelo menos eles poderiam ter deixado ele mais leve.
Vou seguir minha tradição e fazer upgrades espaçados.

O C1 é caríssimo. Só pra quem tá realmente com dinheiro sobrando e quer basear o workflow nele.
O LR segue piorando. Agora veio um bug que some com os perfis nativos das câmeras, lá se foi a cor da minha 5DSr pro espaço.
Eu sigo com o Canon DPP, Silk, Iridient e Affinity quando o assunto é fotografia.
Pro meu trabalho do dia a dia não tem como fugir da Adobe.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 21 de Dezembro de 2018, 14:36:46
O C1 é caríssimo. Só pra quem tá realmente com dinheiro sobrando e quer basear o workflow nele.

Concordo totalmente. Sem chance.


O LR segue piorando. Agora veio um bug que some com os perfis nativos das câmeras, lá se foi a cor da minha 5DSr pro espaço.


Caramba, e aí ? E se seu trabalho depende disso ?


Eu sigo com o Canon DPP, Silk, Iridient e Affinity quando o assunto é fotografia.
Pro meu trabalho do dia a dia não tem como fugir da Adobe.

É por aí mesmo. Como não tenho mais Canon, salvo uma G5X eu uso o DxO no lugar do DPP, fora isso estamos iguais nos programas...

Quanto a Adobe, o mercado se viciou nela ja tem décadas, e a pirataria imensa contribuiu muito para isso.
Duvido que se todo mundo que tem o LR ou PS instalado tivesse que pagar continuaria usando.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.677
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Dezembro de 2018, 14:42:58
O LR segue piorando. Agora veio um bug que some com os perfis nativos das câmeras, lá se foi a cor da minha 5DSr pro espaço.

Em qual versão isso? se não me engano na versão do começo do ano eles mudaram de lugar apenas, mas tá la ainda.

Parei de atualizar o LR depois que a performance ficou razoável e eles cada vez mais insistem pra deixar tudo na nuvem.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Dezembro de 2018, 15:48:30
Pessoal,

Depois de alguns anos de Fuji-X, começando com a X-M1 na época do lançamento e passando pelas compactas X10/20/30 e todas as X-Trans de 1a geração (XE1/XE2/XT1/Xpro) e confessando que não tenho mais interesse, pelo menos por enquanto, nos modelos posteriores, faço aqui um relato por experiência própria do que experimentei em relação aos conversores raw.

Uma coisa eu garanto: Não gosto do conversor da Adobe. Para mim é o mais medíocre de todos e não extrai todo o suco dos arquivos x-trans. A última vez que tentei foi no final de 2017 e ainda era horrível, matando os detalhes e não aproveitando totalmente o DR.

Iridient

A primeira alternativa séria que apareceu foi o Iridient Developer, que só existe para Mac. Depois lançaram o Iridient Transformer para quebrar o galho no Windows.

O programa faz uma conversão muito boa e tem praticamente todos os ajustes importantes. Os algoritmos de sharpening e redução de ruido são excelentes mas requerem cuidados, caso contrário ele insere uns artefatos bem estranhos na imagem.

Os controles de altas luzes e sombras também são muito bons.
Outro fato importante é que existem os perfis para os modos de simulação de filmes da Fuji disponíveis  para download.

Mas o Iridient tem duas coisas ruins: É lento pra caramba e tem uma interface horrível, mal estruturada e bastante confusa. Mas tem um ótimo preço e um suporte muito bom.

Silkypix Pro 8E

Depois de muito usar com X-Trans, com certeza acho que é o que aproveita melhor o sensor. O sharpen e a redução de ruidos são melhores ainda do que os do Iridient e a interface é infinitamente superior.

É excelente para processar lotes e tem muitos recursos avançados, como ajustes locais, gradientes, retoque e muito mais. Tem que ler o manual, senão fica boiando legal e não entende nem 1/10 do que ele faz.

Só que os menus são péssimos e o programa é bem caro na versão full, perto dos 300 dólares. Além disso é lerdissimo com o x-trans. Quem tem Panasonic e Pentax pode comprar o upgrade da versão OEM para a Pro por muito menos que o valor cheio, geralmente o desconto é de 50%

Mas os resultados são muito, muito bons.

Luminar 3

Por bem menos que 100 dólares é uma excelente pedida. É rápido, abre direitinho os arquivos x-trans e tem um bom numero de ferramentas úteis.

O ponto fraco é que alguns ajustes importantes são bem básicos, como sempre o caso do sharpening e a redução de ruído. Tem alguns controles interessantes para iniciantes.

Os resultados são bastante satisfatórios, praticamente idênticos aos do Capture One Express for Fuji, por uma fração do preço. Vale cada centavo.

Capture One 12 for Fuji

A conversão é muito boa, tem um montão de ajustes, conhece os perfis de simulação de filme. Tem uma interface boa e é rápido.

Mas tem umas pegadinhas que eu não perdoo: A versão express, gartuita te obriga a trabalhar no modo catálogo e não permite por sessões. Isso é tremendamente irritante para o meu modo de trabalhar. Há quem goste, então não discuto isso.

Novamente o calcanhar de aquiles continua sendo o sharpening e a redução de ruído, muito básicos.

A versão Fuji Pro é paga e custa a bagatela de quase mil reais. Sinceramente não acho que valha o que pedem.

Corel Aftershot Pro 3 (antigo Bibble Pro)

Rápido pra caramba. Excelente conversão, tem um baita de um navagador e é um DAM básico.
É baratíssimo. O ajuste “perfect clear” é bem interessante e o redutor de ruido é bem funcional.
Os plug-ins avançados para esses tipos de coisas podem ser muito poderosos, mas são complicados de entender, por exemplo o wavelet denoise e o wavelet sharpen. Barato.

Só tem um probleminha. Crasha que nem doido, pelo menos no Mac. Não testei no Windows.

Outros

Não vou comentar o Affinity Pro porque ele não é um conversor, e sim um editor. Mas ele abre bem os arquivos x-trans.

Também abdico de comentar sobre o RawTherapee porque ele é complicado demais e tem tantas coisas que fica dificil. Teria que escrever um livro...

ON1, estou fora. Tudo de interessante nele é pago a parte.
Vou discordar de você na questão dos ajustes básicos de Sharpen do Luminar, ele tem muitos ajustes, tem nitidez, estrutura, detalhes e micro estrutura. Dá pra fazer muita coisa com isso aí .

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk