Autor Tópico: Como conseguir este resultado?  (Lida 1881 vezes)

Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Online: 21 de Dezembro de 2018, 09:19:20
Olá pessoal, gostaria de saber que tipo de lente e iluminação vocês imaginam que foi usado nesta foto. Gostei do DF que o profissional conseguiu, mas não imagino que lente devo usar para conseguir algo semelhante. Preciso fotografar alguns produtos e gostaria de dicas de vocês, obrigado desde já.


Canon EOS Rebel SL2 / 200D


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2018, 12:57:38
A luz eu não sei, mas a lente acredito que pode ser qualquer uma se fizer "Focus Stacking".

Da uma olhada nessa vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=D_HR-RaMfI8
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2018, 13:03:42 por Roberto Dellano »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2018, 13:49:16
São 3 planos de luz.
Dois deles não precisam ser muito grandes pois as superfícies iluminadas são planas também. Falo da parte superior, vemos ali reflexos da forma dos rebatedores, e também da aba direita, que é plana. Qualquer superfície difusora com lus suave resolverá estas partes.
O maior desafio é a parte convexa das lentes do óculos. Isto exige área de iluminação bem maior que o objeto, e você nota que o foco da luz está na parte direita, quase no final. Um grande difusor plano com luz rebatida vai resolver. Neste plano a luz deve formar uma transição pontual e o rebatedor deve cobrir toda a superfície convexa do óculos.

Para trabalhar estes 3 planos com liberdade, o óculos deve estar pinçado e livre no espaço.


Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2018, 16:45:47
E quanto à lente, o que vocês imaginam que é necessário para conseguir este resultado? De lado a lado, este óculos deve ter de 15 a 20cm...
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2018, 16:58:51
E quanto à lente, o que vocês imaginam que é necessário para conseguir este resultado? De lado a lado, este óculos deve ter de 15 a 20cm...

no mínimo 50mm em APS


Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2018, 17:11:54
Claudio, fora a questão claridade, onde a 50mm deve mesmo ser melhor, no quesito DF ela também é superior à lente do kit? Se uma delas é 50mm e a outra estiver regulada em 55mm, dá tanta diferença assim em DF? Veja bem, sei que claridade vai influenciar no ISO usado e consequentemente na qualidade da foto, mas não entendo porque a 50mm fixa tem mais DF que a 18-55.
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Dezembro de 2018, 02:04:03
Claudio, fora a questão claridade, onde a 50mm deve mesmo ser melhor, no quesito DF ela também é superior à lente do kit? Se uma delas é 50mm e a outra estiver regulada em 55mm, dá tanta diferença assim em DF? Veja bem, sei que claridade vai influenciar no ISO usado e consequentemente na qualidade da foto, mas não entendo porque a 50mm fixa tem mais DF que a 18-55.

50mm é 50mm. Vai te entregar o mesmo angulo de cobertura.
Pense na distancia focal como a simples capacidade de fazer um crop na cena. A perspectiva você escolhe quando escolhe o ponto de vista, ou seja, onde coloca a câmera.

A objetiva do kit vai resultar no mesmo angulo de cobertura, só não será tão nítida, mas pra este uso vai servir.  Se quiser melhor resultado, fotografe em uma abertura um pouco maior e faça várias fotos, junte no photoshop ou no Affinity (melhor).


Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2018, 08:59:41
Não conhecia o Affinity, achei ele bem interessante para fazer o stacking.
Canon EOS Rebel SL2 / 200D