Autor Tópico: Dica para compra de primeira câmera.  (Lida 3929 vezes)

helfer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 21 de Dezembro de 2018, 10:27:27
Bom dia.
Estou querendo comprar uma câmera para aprender a fotografar, apenas como um hobby.
Pretendendo gastar entre 2.000 e 3.000 reais, no máximo, qual seria uma boa opção de câmera?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2018, 12:53:09
Com R$3k eu compraria uma D3400 com a lente do kit + uma 50mm F1.8G, e mais pra frente gastava mais uns R$500,00 e pegava uma flash YN (acho que no Monti Maré da pra pegar os 3 com R$3k). Com esse equipamento da pra fazer "miséria".


helfer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2018, 13:27:27
Com R$3k eu compraria uma D3400 com a lente do kit + uma 50mm F1.8G, e mais pra frente gastava mais uns R$500,00 e pegava uma flash YN (acho que no Monti Maré da pra pegar os 3 com R$3k). Com esse equipamento da pra fazer "miséria".

Entendi. A princípio eu estava pesquisando apenas as Canon. Nessa faixa de preço por enquanto só pesquisei um pouco sobre a T6i e a SL2. Entre essas duas que citei e a D3400 você recomendaria essa Nikon mesmo?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2018, 15:03:47
Entendi. A princípio eu estava pesquisando apenas as Canon. Nessa faixa de preço por enquanto só pesquisei um pouco sobre a T6i e a SL2. Entre essas duas que citei e a D3400 você recomendaria essa Nikon mesmo?

Sim, eu uso Nikon, mas a T6i e SL2 também são ótimas opções.

Mas veja, eu sai de Canon e fui pra Nikon, então ...


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2018, 19:23:37
Eu saí de Nikon e fui para Canon (quem sou eu, claro...).

Eu iria de SL2 + lente do kit + 50mm STM + flash yongnuo 685.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2018, 20:34:57
Já saí da Canon, da Nikon, da Fuji e da Sony. Qualquer marca😂😂😂😂
Canon ou Nikon não vai fazer diferença em uma câmera simples, de entrada. Faria diferença se você fosse ter um uso muito específico, que aí uma ou outra marca podem ter lentes mais adequadas ou performance ligeiramente melhor. Minha dica é ir em uma loja e pegar as duas câmeras na mão. Se tiver algum conhecido com uma, aproveite também. E novamente, tanto faz ser Canon ou Nikon (Fuji e Sony também..... Mesmo Panasonic e Olympus também tem bons equipamentos para hobby).
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2018, 14:33:24
Bom dia.
Estou querendo comprar uma câmera para aprender a fotografar, apenas como um hobby.
Pretendendo gastar entre 2.000 e 3.000 reais, no máximo, qual seria uma boa opção de câmera?

O que vc gosta? Macro? Paisagen? Esportes? Retrato?

A Nikon tem uma 40 macro, a Tamron uma 60 macro, ambas servem também para retrato.

A Nikon tem uma 70 300 para esportes

Tem uma 10-24 para paisagem.

Boa sorte!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2018, 03:15:36
Qualquer Rebel acima da T5i, uma Tamron ou Sigma 17-50 2.8, um flash YN 568EXII e pronto.
Não precisa de mais nada, rsrsrs.

Depois junta uns trocos e compra uma 85 1.8 ou 100 2. Tá feito o set.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2018, 11:38:32
Já saí da Canon, da Nikon, da Fuji e da Sony. Qualquer marca😂😂😂😂
Canon ou Nikon não vai fazer diferença em uma câmera simples, de entrada. Faria diferença se você fosse ter um uso muito específico, que aí uma ou outra marca podem ter lentes mais adequadas ou performance ligeiramente melhor. Minha dica é ir em uma loja e pegar as duas câmeras na mão. Se tiver algum conhecido com uma, aproveite também. E novamente, tanto faz ser Canon ou Nikon (Fuji e Sony também..... Mesmo Panasonic e Olympus também tem bons equipamentos para hobby).

Dizer que Canon ou Nikon tanto faz é uma afirmação um tanto complexa.

O ultimo casamento que fiz esse ano foi em uma chácara, as 16h (horário real), com sol rachando na lateral, e a noite a festa em um recinto com telha de barro e mal iluminado, meu freelance com a uma 6D, rapaz, que trabalho está me dando igualar as cores.

Com luz boa eu até concordo que tanto faz, mas caia nas "intempéries iluminativas" da vida pra ver as diferenças gritarem.

Nem vou entrar no mérito de melhor ou pior, ambas tem suas qualidades, mas que em condições severas elas são diferentes, são sim.

Ando pensando seriamente em dar preferencia para freelas com Nikon, novamente não pela qualidade, mas pelo tempo na edição (produtividade).


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2018, 11:43:17
Dizer que Canon ou Nikon tanto faz é uma afirmação um tanto complexa.

O ultimo casamento que fiz esse ano foi em uma chácara, as 16h (horário real), com sol rachando na lateral, e a noite a festa em um recinto com telha de barro e mal iluminado, meu freelance com a uma 6D, rapaz, que trabalho está me dando igualar as cores.

Com luz boa eu até concordo que tanto faz, mas caia nas "intempéries iluminativas" da vida pra ver as diferenças gritarem.

Nem vou entrar no mérito de melhor ou pior, ambas tem suas qualidades, mas que em condições severas elas são diferentes, são sim.

Ando pensando seriamente em dar preferencia para freelas com Nikon, novamente não pela qualidade, mas pelo tempo na edição (produtividade).
Mas você está justamente do lado oposto. Eu dou preferência para freela com Canon justamente para facilitar na edição. Isso não significa que uma é melhor que a outra, não vamos confundir a cabeça da pessoa que não sabe nem qual câmera comprar. Não existe a câmera perfeita com a super imagem incrível, então esse embate em um nível para quem não é super profissional serve apenas para confundir mais quem está em dúvida.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 23 de Dezembro de 2018, 12:18:05
Mas você está justamente do lado oposto. Eu dou preferência para freela com Canon justamente para facilitar na edição. Isso não significa que uma é melhor que a outra, não vamos confundir a cabeça da pessoa que não sabe nem qual câmera comprar. Não existe a câmera perfeita com a super imagem incrível, então esse embate em um nível para quem não é super profissional serve apenas para confundir mais quem está em dúvida.

Como eu disse eu não queria entrar no mérito de melhor ou pior, mas como não pra evitar vamos lá.

Pegue uma arquivo da 6D e da D610 e recupere as sombras, a diferença é absurda, subir sombras na Canon é um sacrilégio, da um ruído colorido medonho e difícil de tratar.
Tente corrigir uma invasão de cor, tipo um flash rebatido em uma telhado de barro, em um CR2 e em um NEF e vai ver a diferença.
Até mesmo na recuperação de altas luzes que eu já cheguei a achar que a Canon levava vantagem, hoje vejo que não leva não, sempre que se tentar recuperar algo no CR2 ele sacrifica as cores com muito mais severidade que um NEF.

E o DR na linha cropada de ambas não são diferente, arrisco dizer que é mais evidente ainda a diferença.

E já que a escolha do usuário não envolve apenas corpo, não da pra evitar falar de lentes.

Lentes de baixo custo Canon e Nikon são incomparáveis. Por exemplo

Na linhas das 50mm, nem mesmo a 50F1.4 da Canon chega perto da 50F1.8G da Nikon, nitidez, foco, aberração, tudo superior na Nikon, se comprar com as 50 F1.8 da Canon então é covardia. e isto segue em varias lentes de baixo custo.
E ai vem o mimimi do preço, mas a qualidade justifica com sobra a diferença.

Até mesmo na lente do Kit, a Nikon se sobressai.

A Canon é relaxada nas suas lentes de entrada.

E ainda tem o detalhe do duplo slot em câmeras mais baratas, obvio que não tem na linha de entrada, mas se subir um degrau ele já está lá.



Então se é para dar um norte a quem está indeciso, vá de Nikon, melhor DR, maior qualidade nas lentes de baixo custo, e se subir um degrau já tem duplo slot.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.545
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Dezembro de 2018, 14:06:28
Voces sao doidos, ninguem esta procurando equipamento para casamentos.  :hysterical:

« Última modificação: 23 de Dezembro de 2018, 14:07:03 por Leonardo Tonin »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 23 de Dezembro de 2018, 14:26:24
Voces sao doidos, ninguem esta procurando equipamento para casamentos.  :hysterical:
Ufa, tem alguém que leu o pedido e a dúvida da pessoa!  :hysterical:
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 23 de Dezembro de 2018, 14:34:04
Como eu disse eu não queria entrar no mérito de melhor ou pior, mas como não pra evitar vamos lá.

Pegue uma arquivo da 6D e da D610 e recupere as sombras, a diferença é absurda, subir sombras na Canon é um sacrilégio, da um ruído colorido medonho e difícil de tratar.
Tente corrigir uma invasão de cor, tipo um flash rebatido em uma telhado de barro, em um CR2 e em um NEF e vai ver a diferença.
Até mesmo na recuperação de altas luzes que eu já cheguei a achar que a Canon levava vantagem, hoje vejo que não leva não, sempre que se tentar recuperar algo no CR2 ele sacrifica as cores com muito mais severidade que um NEF.

E o DR na linha cropada de ambas não são diferente, arrisco dizer que é mais evidente ainda a diferença.

E já que a escolha do usuário não envolve apenas corpo, não da pra evitar falar de lentes.

Lentes de baixo custo Canon e Nikon são incomparáveis. Por exemplo

Na linhas das 50mm, nem mesmo a 50F1.4 da Canon chega perto da 50F1.8G da Nikon, nitidez, foco, aberração, tudo superior na Nikon, se comprar com as 50 F1.8 da Canon então é covardia. e isto segue em varias lentes de baixo custo.
E ai vem o mimimi do preço, mas a qualidade justifica com sobra a diferença.

Até mesmo na lente do Kit, a Nikon se sobressai.

A Canon é relaxada nas suas lentes de entrada.

E ainda tem o detalhe do duplo slot em câmeras mais baratas, obvio que não tem na linha de entrada, mas se subir um degrau ele já está lá.



Então se é para dar um norte a quem está indeciso, vá de Nikon, melhor DR, maior qualidade nas lentes de baixo custo, e se subir um degrau já tem duplo slot.
Bom, se é para entrar no nível profissional da coisa, ok.
Quem não erra a fotometria não precisa ficar muito preocupado com "puxar isso ou aquilo". Ah, a sombra da Canon é ruim? Sobe 1/3 na fotometria e faz flat no raw. Ah, lente Nikon é melhor e mais barata. Essa generalização já mostra como você é tendencioso. Pega uma 24-70 Nikon e a Canon (modelo 2). Tem melhor nitidez, foco mais rápido e não fica descolando a borracha como toda Nikon. A 70-200 Canon também tem performance melhor que a Nikon. Podemos entrar também na linha super tele e TS, mas aí é covardia com a Nikon. E ISO 6400 a super d610 apanha da 6D mk 1.
Enfim, voltando a dúvida do iniciante e reafirmando que não ganho nada de marca e não defendo nenhuma , por isso pode ser Canon, Nikon, Sony ou Fuji. Se ele tem amigos que já tem câmera isso pode ser um ponto decisivo. Eu estou cercado de pessoas que usam Canon, então qualquer lente, câmera, flash ou acessórios que quero experimentar ou usar com um telefonema posso conseguir (Sony por exemplo só alugando). Mft eu acho legal mas não compraria hoje em dia.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #14 Online: 23 de Dezembro de 2018, 14:48:43
E só pra polemizar geral mesmo.....
Só a Canon está oficialmente no Brasil com loja, importação e assistência técnica de fábrica. Nikon foi embora. Rsrsrs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada