Autor Tópico: Dúvidas sobre compras  (Lida 4327 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #15 Online: 08 de Janeiro de 2019, 09:55:52
Não existe lente pirata, fica tranquila :ok:

Esses polarizadores da Hoya tem cara de pirata, principalmente pelo preço. Dê uma olhada na angelfoto ou portssar, a principio são de confiança nesse quesito.
Essas linhas mais básicas da Hoya não valem muito a pena, prefira ao menos a linha pro1.
Como eu disse antes, se puder investir vai de B+W que não tem erro, apesar do preço é um filtro pra vida toda :ok:

Quanto a ND, se quer qualidade esqueça ND variável, é um lixo. Mesmo os mais caros e melhores ainda apresentam muitos pontos negativos.
Pense para o que você quer um filtro ND e escolha a densidade de acordo. Com um filtro ND1000 (10 stops) e um ND4 (2 stops) você já consegue fazer quase tudo o que imaginar, de dia, de tarde e de noite ;)


Karen Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Feminino
Resposta #16 Online: 08 de Janeiro de 2019, 16:13:29
Não existe lente pirata, fica tranquila :ok:

Esses polarizadores da Hoya tem cara de pirata, principalmente pelo preço. Dê uma olhada na angelfoto ou portssar, a principio são de confiança nesse quesito.
Essas linhas mais básicas da Hoya não valem muito a pena, prefira ao menos a linha pro1.
Como eu disse antes, se puder investir vai de B+W que não tem erro, apesar do preço é um filtro pra vida toda :ok:

Quanto a ND, se quer qualidade esqueça ND variável, é um lixo. Mesmo os mais caros e melhores ainda apresentam muitos pontos negativos.
Pense para o que você quer um filtro ND e escolha a densidade de acordo. Com um filtro ND1000 (10 stops) e um ND4 (2 stops) você já consegue fazer quase tudo o que imaginar, de dia, de tarde e de noite ;)

Eu até queria comprar esse da B+W, o problema é que meu orçamento é de 500 reais para os dois filtros :(
Eu estava vendo um vídeo de um fotógrafo que fez uma exposição de 3m durante o dia, será que um filtro que vai até nd400 aguenta?
Vc tem alguma ideia do que dá pra fazer com esse orçamento e os filtros?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 08 de Janeiro de 2019, 17:21:30
Eu até queria comprar esse da B+W, o problema é que meu orçamento é de 500 reais para os dois filtros :(
Eu estava vendo um vídeo de um fotógrafo que fez uma exposição de 3m durante o dia, será que um filtro que vai até nd400 aguenta?
Vc tem alguma ideia do que dá pra fazer com esse orçamento e os filtros?

Durante o dia você só vai conseguir mais de 1min se tiver um ND de 10 stops ou mais. Eu uso um ND1000 que em conjunto com meu polarizador me dá 12 stops, mais ou menos. Em um dia ensolarado consigo por volta de 1min no máximo, em um dia com nuvens consigo por volta de 2 a 4 min.
Só tenha em mente que polarizador tem uma função que não é a mesma de um ND, quando eu uso os dois juntos busco um resultado diferente. Outro ponto a se pensar, se você utilizar em uma lente UGA como a 10-18, o filtro irá aparecer nas bordas da imagem

Filtros grandes são bem mais caros mesmo. Com 500 reais você não vai conseguir algo de muita qualidade, procure pelas linhas Pro da Hoya, são mais em conta que os B+W e são bons (eu uso eles, mas de 52mm)


Karen Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 11 de Janeiro de 2019, 18:28:06
Código: [Selecionar]
Pessoal, muito obrigada a todos que me ajudaram com os filtros, acabei comprando alguns filtros que achei interessantes e vou testar eles, mais pra frente pretendo comprar alguns da B+W ou da LEE filters.
O meu ND já chegou, fiz um teste com ele, não sei se ele é de qualidade ou não (k&f concept), só achei estranho duas coisas:
1- Fiz uma foto com ele e uma foto sem ele, a foto que ele não estava na câmera saiu normal, a cor do céu azul igual estava a olho nu, quando coloquei o filtro a cor do céu mudou totalmente.
É normal essa mudança bem significativa de cor do céu?
Isso q ele estava no mínimo.
2- Quando olhei pelo viewfinder e ele estava no máximo, não entreguei nada, é normal?
Muuuuito obrigada :D

Céu normal
https://photos.app.goo.gl/NtT6HCCh3Ah3oTxx8
Céu com ND
https://photos.app.goo.gl/LkpiLwZUQDKW93xZ6
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2019, 18:37:26 por Karen Souza »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #19 Online: 11 de Janeiro de 2019, 18:43:10
1- É normal em filtros de baixa qualidade e mais pronunciado em ND variável, se chama colorcast. Como o ND Variável é feito de dois polarizadores você verá também o escurecimento do céu e diminuição de reflexos dependendo do angulo de incidência da luz.

2- O filtro ND serve para "escurecer", quanto mais denso o filtro, menos você verá. Por isso se compõe antes de colocar o filtro, se faz a fotometria e depois coloca-se o filtro compensando a exposição na câmera


Karen Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 11 de Janeiro de 2019, 18:49:10
1- É normal em filtros de baixa qualidade e mais pronunciado em ND variável, se chama colorcast. Como o ND Variável é feito de dois polarizadores você verá também o escurecimento do céu e diminuição de reflexos dependendo do angulo de incidência da luz.

2- O filtro ND serve para "escurecer", quanto mais denso o filtro, menos você verá. Por isso se compõe antes de colocar o filtro, se faz a fotometria e depois coloca-se o filtro compensando a exposição na câmera

Nossa, fiquei bem chateada com isso das cores... Ficou muito pronunciado ou eu só estranhei pq é a primeira vez?
Será que isso interfere mto?
E mto obrigado pela dica de colocar o filtro depois kkkk.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 11 de Janeiro de 2019, 21:46:33
Se a mudança foi assim brutal o filtro é muito ruim.

Qual a numeração dele? o 10 stops é dificil encontrar um neutro de verdade.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Karen Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Feminino
Resposta #22 Online: 15 de Janeiro de 2019, 16:26:27
Se a mudança foi assim brutal o filtro é muito ruim.

Qual a numeração dele? o 10 stops é dificil encontrar um neutro de verdade.

Eu comprei dois filtros, o ND que vai até  400 e um polarizador da Marumi.
Esse da Marumi comprei com a portssar, mas não usei ele ainda pois eu abri ele e pude notar 3 riscos no filtro, e eles não saíram nem com limpeza.
Devo me preocupar com os riscos? Não deu 7 dias da compra ainda.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 15 de Janeiro de 2019, 16:29:44
Que vai até 400 significa um ND variável, nenhum presta.
Serve para aprender a usar e escolher um ND fixo que mais lhe atenda depois.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Karen Souza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 15 de Janeiro de 2019, 16:31:12
Que vai até 400 significa um ND variável, nenhum presta.
Serve para aprender a usar e escolher um ND fixo que mais lhe atenda depois.

Aaaaah tá, entendi kkkl, você aconselha algum?
Quanto aos riscos no polarizador, é algo normal?