Autor Tópico: Minha primeira FF - D610 ainda é uma boa escolha?  (Lida 10264 vezes)

juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Online: 26 de Dezembro de 2018, 16:25:11
Boa tarde pessoal, como vão?

Com a chegada de 2019, pretendo migrar para o formato FF após 12 anos fotografando com câmeras cropadas.

Atualmente possuo uma Nikon D7200.

Os motivos pelo qual tomei essa decisão foram:
-Melhor qualidade de imagem em ISO alto
-Menor profundidade de campo
-Ângulo de visão mais aberto

A princípio estava de olho na D610, porém me falaram que não estaria ganhando muito sobre minha atual câmera, a D7200. Outros disseram que estaria trocando seis por meia dúzia, o que me deixou em dúvida. Seria isso verdade?

Deveria olhar a D750 como alternativa se eu quiser ter um ganho de qualidade sobre a D7200?

Obs: Fotografo em sua maioria pessoas e eventos. Não fotografo esportes ou ação.

Obrigado a todos e boas festas!
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2018, 16:35:11 por juliomarin »
JulioMarin.com.br


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2018, 16:26:30
Boa tarde pessoal, como vão?

Com a chegada de 2019, pretendo migrar para o formato FF após 12 anos fotografando com câmeras cropadas.

Atualmente possuo uma Nikon D7200.

Os motivos pelo qual tomei essa decisão foram:
-Melhor qualidade de imagem em ISO alto
-Menor profundidade de campo
-Ângulo de visão mais aberto

A princípio estava de olho na D610, porém me falaram que não estaria ganhando muito sobre minha atual câmera, a D7200. Outros disseram que estaria trocando seis por meia dúzia, o que me deixou em dúvida. Seria isso verdade?

Deveria olhar a D750 como alternativa se eu quiser ter um ganho de qualidade sobre a D7200?

Obrigado a todos e boas festas!
6 por 6.

Hoje existem ótimas objetivas pra apsc.



juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2018, 16:31:21
Citar
6 por 6.

Hoje existem ótimas objetivas pra apsc.

Quanto ao formato, eu já estou decidido por conta dos fatores citados acima, mas agradeço muito sua opinião!
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2018, 16:32:16 por juliomarin »
JulioMarin.com.br


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2018, 16:50:06
Eu faço coro com o Carlos. Agora, se você está decidido sobre a mudança de sistema, com a D750 você ganha principalmente no sistema de foco e velocidade (FPS), se para sua fotografia esses dois quesitos fazem diferença compensa buscar a D750.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2018, 16:50:24 por LeandroR »


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2018, 16:50:29
Qualidade de imagem é praticamente a mesma entre D610 e D750, é melhor ir de D750 pelo auto foco.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2018, 16:58:59
Eu tenho as duas (D7200 x D610)

Vai ganhar em ISO (No máximo 1 Stop), vai perder em foco (D610 só o central é cruzado).

Profundidade de campo pode ser vantagem ou desvantagem, depende da intenção, e o mesmo vale para o angulo de visão.

No restante as diferenças são marginais.


A D750 eu já fotografei com ela, a única diferença entre ela e a D610 é o foco, dos arquivos que comparei entre as duas, para mim o ISO e a qualidade de imagem são praticamente os mesmos.

A D750 teria as vantagens importantes para você (ISO, Prof. de campo, Angulo de visão) e nenhuma desvantagem sobre a D7200. Enquato a D610 teria a desvantagem do sistema de foco.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2018, 17:03:07
...com a D750 você ganha ... velocidade (FPS)...

Rapaz, eu testei a D750, e assim como a D610 e a D7200, ela é limitada pelo Buffer (O calcanhar de aquiles da Nikon), e no "frigir dos ovos" elas dão praticamente o mesmo resultado.


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2018, 17:21:34
Estou pensando em ficar com a D610, pois faço muito retrato de pessoas em pouca luz onde o movimento geralmente é reduzido também. Aí o FPS acho que não conta muito... A diferença do valor eu poderia investir em lentes.

Mas esse AF pior da D610 (acredito que seja -1 EV vs -3 EV da D750) poderia falhar comigo em situações de pouca luz? Como ficar "caçando" ou errando o foco?

Tirando o auto foco, a D750 teria imagem melhor em pouca luz (recuperação de sombras e ruído)?

Obrigado a todos pelas respostas.
JulioMarin.com.br


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2018, 17:28:50
Alguns pontos que me fizeram desanimar da D610 em relação a D7200:

Citar
Where D610 beats D7200 is in 1) low light performance, 2) slightly better image quality; and 3) slightly better colour depth (25.1 versus 24.5 on D7200). Despite all this  D7200 has a much more sensitive auto-focusing system (-3 EV), a new image processor, bigger viewfinder, higher resolution display, built-in Wi-Fi etc

Citar
d7200 goes up to 52k iso and d610 goes to 12k.
D7200 has more AF points and they are spread out, D610 has less and are all together in the center.
D7200 doesnt have AA filter, therefore sharper images.
JulioMarin.com.br


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2018, 18:07:40
Mas esse AF pior da D610 (acredito que seja -1 EV vs -3 EV da D750) poderia falhar comigo em situações de pouca luz? Como ficar "caçando" ou errando o foco?

Rapaz, eu só uso o ponto central na D610, e não erra uma, mesmo em AF-C e assunto em movimento é cravada. Os laterais ela demora muito para focar, então não uso. Quando cai a luz o que me incomoda é o tempo que ela leva para confirmar o foco, demora demais, isso em AF-S, ai mudo para AF-C, onde deixo em prioridade de disparo, ela dispara rapidamente sem confirmar, e raramente erra.

Os pontos laterais, em AF-S e com luz vão bem, mas em AF-C e baixa luz deixam a desejar.

Mas um detalhe, a lente que uso nela é uma 135 F2DC, uma lente antiga e que usa o motor da câmera, portanto, lenta. Pode ser que com uma lente G os pontos laterais sejam mais precisos.



Tirando o auto foco, a D750 teria imagem melhor em pouca luz (recuperação de sombras e ruído)?

Eu não vi diferença.





juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2018, 18:26:28
Muito obrigado!! Me ajudou muito :)

Acho que a questão agora é se vale R$2.000,00 de diferença pelo AF melhor da D750... provavelmente não.
JulioMarin.com.br


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2018, 20:28:16
Acho que vou deixar a D610 de lado mesmo, estou vendo muitos comentários negativos a respeito dela e estou muito com o pé atrás.




JulioMarin.com.br


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2018, 20:35:17
E aqui neste tópico aprendemos que opiniões quando escritas em inglês possuem maior relevância.

Acho que vou começar a utilizar a língua inglesa no fórum daqui em diante.  :ponder:  :hysterical:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2018, 20:44:23
E aqui neste tópico aprendemos que opiniões quando escritas em inglês possuem maior relevância.

Acho que vou começar a utilizar a língua inglesa no fórum daqui em diante.  :ponder:  :hysterical:

Pois é...

 :no:


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2018, 20:45:57
Poxa, desculpe se passei essa impressão. Não era a intenção!
JulioMarin.com.br