Autor Tópico: Minha primeira FF - D610 ainda é uma boa escolha?  (Lida 10354 vezes)

Millano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2018, 21:08:06
Boa tarde pessoal, como vão?

Com a chegada de 2019, pretendo migrar para o formato FF após 12 anos fotografando com câmeras cropadas.

Atualmente possuo uma Nikon D7200.

Os motivos pelo qual tomei essa decisão foram:
-Melhor qualidade de imagem em ISO alto
-Menor profundidade de campo
-Ângulo de visão mais aberto

Obs: Fotografo em sua maioria pessoas e eventos. Não fotografo esportes ou ação.


Na minha opinião a vantagem do FF pra crop é o ISO, todavia, a D610 tem o problema de foco, e a D7200 é a top Nikon das Crop, então seu salto não seria tão grande.
Sobre a menor profundidade de campo, e o ângulo de visão mais aberto, eu investiria em lentes mais luminosas e mais grande angulares.  Mas não dá pra saber o que dá pra ser feito sem saber o seu kit de lentes atual.
Canon EOS R6
EF 24-105 F4L IS II USM
Flash Godox V1c
2x Godox LED 1000C


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #16 Online: 26 de Dezembro de 2018, 21:14:38
O atual é a 35mm f/1.8G DX e Sigma 18-50mm f/2.8 :)
Ele seria trocado pela 50mm f/1.8G e 24-120mm f/4
JulioMarin.com.br


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 26 de Dezembro de 2018, 23:55:52
D610 tem problema de foco?
Que horror.

Eles não arrumam isso via firmware?



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2018, 09:00:59
...todavia, a D610 tem o problema de foco...

Qual seria esse problema?


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2018, 11:43:36
Nao é problema de foco
É que ela tem -1 EV de capacidade en pouca luz, contra -3 EV da D7200

Isso pode ocasionar "caça" de foco durante fotos com pouca luz
JulioMarin.com.br


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 27 de Dezembro de 2018, 12:17:42
Qual seria esse problema?

Eu fiquei com a mesma dúvida. Tenho um colega que tem uma D610 e gosta muito.

Eu trabalhei anos com uma 5D Clássica fazendo fotos de shows, bandas, e o foco funcionava. Obviamente não é aquela coisa ultra sofisticada com 10 páginas de configurações no menu da câmera, mas eu consegui trabalhar muito bem.

A gente tá ficando muito exigente.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2018, 12:26:42
Eu fiquei com a mesma dúvida. Tenho um colega que tem uma D610 e gosta muito.

Eu trabalhei anos com uma 5D Clássica fazendo fotos de shows, bandas, e o foco funcionava. Obviamente não é aquela coisa ultra sofisticada com 10 páginas de configurações no menu da câmera, mas eu consegui trabalhar muito bem.

A gente tá ficando muito exigente.

Pois é, a impressão que tenho é que antes do foco mega blaster nada prestava. Já fotografei casamento com uma T3 (Sem o i), inclusive na festa ficava só com ela, e não me lembro de problemas com foco.

Rapaz, a minha D610 é cravada, e olha que ela só conhece lentes da linha D, nunca foi espetada por uma G


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 27 de Dezembro de 2018, 12:31:44
Pois é, a impressão que tenho é que antes do foco mega blaster nada prestava. Já fotografei casamento com uma T3 (Sem o i), inclusive na festa ficava só com ela, e não me lembro de problemas com foco.

Rapaz, a minha D610 é cravada, e olha que ela só conhece lentes da linha D, nunca foi espetada por uma G

T3 é tenso.
Qualidade de imagem é ótima, mas aquele OFV é muito ruim pra quem não enxerga bem (tipo eu).
A D600 já era uma baita câmera, imagino que a D610 seja ainda melhor.

O que eu entendo é que Canon e Nikon produzem toda a linha de objetivas em função das câmeras ditas "fullframe". Não desenvolvem praticamente nada para APS.

A Canon, por exemplo, não tem nenhuma APS L.

Não que as outras objetivas não sejam boas, mas se quiser aproveitar o range de objetivas, que é o diferencial dessas marcas, tem que acabar indo pra FF, ou usar objetivas fullframe, o que, convenhamos, é um pouco de desperdício de vidro e dinheiro, afinal a gente pagou por todo o vidro.

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2018, 12:32:57 por Claudio Rombauer »


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #23 Online: 27 de Dezembro de 2018, 13:04:55
Pessoal, com certeza a D610 é uma baita câmera! Não há duvidas...

A questão é apenas o custo benefício em relação a D7200 e D750.

O valor da D610 e D7200 são praticamente equivalentes, enquanto o da D750 é bem mais salgado (sendo justificado pelas melhorias)

Levantei o tópico para recolher opiniões em relação a troca da D7200 para D610 ou D750, pois nunca usei nenhuma dessas FF.

Meu medo é sair de uma crop que considero uma das melhores já feitas (tirando a D500) e ir para uma FF que as vezes ouço falar mal em relação a alguns fatores que a D7200 não peca (como no foco).

Porém como nunca usei FF não sei o quão exigente esse público é a ponto desses relatos da D610 se aplicarem a mim ou não.
O Roberto Dellano por outro lado me deu um ótimo feedback quanto a essa câmera, e eu o agradeço muito!




JulioMarin.com.br


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 27 de Dezembro de 2018, 13:13:49
Pessoal, com certeza a D610 é uma baita câmera! Não há duvidas...

A questão é apenas o custo benefício em relação a D7200 e D750.

O valor da D610 e D7200 são praticamente equivalentes, enquanto o da D750 é bem mais salgado (sendo justificado pelas melhorias)

Levantei o tópico para recolher opiniões em relação a troca da D7200 para D610 ou D750, pois nunca usei nenhuma dessas FF.

Meu medo é sair de uma crop que considero uma das melhores já feitas (tirando a D500) e ir para uma FF que as vezes ouço falar mal em relação a alguns fatores que a D7200 não peca (como no foco).

Porém como nunca usei FF não sei o quão exigente esse público é a ponto desses relatos da D610 se aplicarem a mim ou não.
O Roberto Dellano por outro lado me deu um ótimo feedback quanto a essa câmera, e eu o agradeço muito!

A profundidade de campo é a principal diferença. APS costuma ser mais fácil de fotografar em função disso. Grandes sensores demandam cuidado especial com isso. Se está satisfeito com os seus resultados, não há porque mudar.

Eu ainda acho que devemos escolher primeiro as objetivas e depois o corpo. Desde o início eu me acostumei a fotografar com Tilt-Shift, e escolhi Canon Fullframe em função disso, não existe Tilt-Shift pra APS, nem Canon, nem Nikon, nem Fuji.

Como as objetivas costumam ser mais caras que os corpos, duram muito mais, eu acho que vc pode se decidir em função das que você possui e também aquelas que pretende obter posteriormente.



juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #25 Online: 27 de Dezembro de 2018, 13:17:32
A profundidade de campo é a principal diferença. APS costuma ser mais fácil de fotografar em função disso. Grandes sensores demandam cuidado especial com isso. Se está satisfeito com os seus resultados, não há porque mudar.

Eu ainda acho que devemos escolher primeiro as objetivas e depois o corpo. Desde o início eu me acostumei a fotografar com Tilt-Shift, e escolhi Canon Fullframe em função disso, não existe Tilt-Shift pra APS, nem Canon, nem Nikon, nem Fuji.

Como as objetivas costumam ser mais caras que os corpos, duram muito mais, eu acho que vc pode se decidir em função das que você possui e também aquelas que pretende obter posteriormente.

Opa, quanto a isso já está tudo certo! :)
Uma 50mm f/1.8 e uma 24-120mm f/4 no começo. Posteriormente adicionarei a 85mm f/1.8

Estou muito acostumado com o DOF e ângulo de visão das FF, e sinto muita falta disso quando fotografo APS-C.
JulioMarin.com.br


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 27 de Dezembro de 2018, 13:23:19
Opa, quanto a isso já está tudo certo! :)
Uma 50mm f/1.8 e uma 24-120mm f/4 no começo. Posteriormente adicionarei a 85mm f/1.8

Estou muito acostumado com o DOF e ângulo de visão das FF, e sinto muita falta disso quando fotografo APS-C.

Desde que existam objetivas equivalentes em DF e abertura, o resultado será praticamente igual.

O que ocorre é que uma 85mm 1.8 em FF equivale aproximadamente a uma 56mm f1.2 pra APS. Isso não existe nem em Canon, nem Nikon. Vc teria que usar o miolo de uma 50mm 1.2 na APS, levando peso a mais à toa, o que significa gastar muito mais grana.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2018, 13:24:07 por Claudio Rombauer »


juliomarin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 73
  • Sexo: Masculino
    • Júlio Marin Fotografia
Resposta #27 Online: 27 de Dezembro de 2018, 13:31:24
Desde que existam objetivas equivalentes em DF e abertura, o resultado será praticamente igual.

O que ocorre é que uma 85mm 1.8 em FF equivale aproximadamente a uma 56mm f1.2 pra APS. Isso não existe nem em Canon, nem Nikon. Vc teria que usar o miolo de uma 50mm 1.2 na APS, levando peso a mais à toa, o que significa gastar muito mais grana.

Uma 56mm dificilmente se comportará como uma 85mm (mesmo que o campo de visão da cena seja equivalente, a distorção não seria)
Mas acredito que isso não seja discussão para esse tópico :)
JulioMarin.com.br


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #28 Online: 27 de Dezembro de 2018, 14:41:27
Acho que vou deixar a D610 de lado mesmo, estou vendo muitos comentários negativos a respeito dela e estou muito com o pé atrás.





Foi responder em inglês só para ser irônico: "Bullshit"...

Respeito e entendo a opinião mas minha opinião aqui no fórum e no meu canal é bem coerente há alguns anos: FF!!!
A não ser que você precise de mais "zoom" pelo fator crop da lente ou não tenha grana para ter lentes FF boas, não vejo nenhum motivo para migrar para a D610.

No lado da Nikon FF já tive: D800, D700 e D610 e cada uma tem os seus prós e contras mas a D610 tem o melhor custo benefício. Antes da D610 eu tinha justamente a D7200 e, por ser um pouco mais contemporânea tinha umas coisinhas melhor mas, o principal, resultado final da imagem, a D610 me agrada muito mais.

Sobre foco, a D750 tem o sistema da D810 melhorado e é reconhecidamente impecável. Mas a D610 consigo me virar muito bem. Eu, particularmente, consegui uma resultado absurdo de foco cravado usando AF-C em D9 mas também consigo ótimos resultados com AF-S.
A combinação D610 + 28 1.8 G caçava bem em pouca luz mas entendo que em pouca luz você vai usar um flash para eventos e aí a Luz auxiliar do flash ajuda bem.

Às vezes, o ótimo é o inimigo do bom. Vá para a D610 que eu garanto não irá lhe arrepender. Estou pensando em vender a minha só porque estou indo pro Brasil em Fevereiro e no preço justo dela convertendo em USD eu consigo fazer uma graninha para pegar uma D750 que agora está quase no mesmo preço da D610 aqui nos EUA e ainda vou guardar para investir na minha próxima lente 2.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #29 Online: 27 de Dezembro de 2018, 14:47:27
A coisa que mais incomodava na D7200 era o ruído em ISO já em 1,600. Vou colocar embaixo minhas opiniões sobre D7200 e D610. Assista e reflita.

Mais importante que corpo são as lentes. Pega uma D610 e invista a diferença em lentes.



Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales