Autor Tópico: Equipamentos para ensaios indoor  (Lida 9762 vezes)

alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 26 de Dezembro de 2018, 20:07:57
Boa tarde a todos!

Sou novo aqui, acabei de comprar uma T6i, minha primeira DSLR. Sou iniciante na fotografia e estou aprendendo por conta própria (muitos conceitos eu já estudei a anos atrás, mesmo sem ter a DSLR).

Como todo iniciante, ainda não tenho definido em que área da fotografia vou focar e me especializar, mas por hora gosto muito de retratos e ensiaos, fotografar pessoas, ensaios externos mas principalmente internos, e é aí que nasce algumas dúvidas.
Estou criando esse tópico mais para troca de experiências, bate papo, do que somente recomendações de compre essa lente, compre esse flash (embira eu  queira muito essas dicas).

Com a T6i + lente do kit 18-55, rapidamente se percebe a dificuldade de fotografar em casa, sem esquema de luz artificial. A lente é escura, a câmera não trabalha bem acima de 1600 de ISO e o flash integrado não me agrada muito.
Focando nesse cenário, de ensaios internos (crianças, modelos, sensuais/Boudoir) quais dicas de equipamentos e técnicas vocês podem me dar?

Pensei a primeiro na 50mm 1.8, que é quase uma regra de primeira lente para iniciante. Mas quando falamos de ensaios internos, onde quase sempre espaço é um problema, e considerando um sensor crop, eu acho ela apertada.
Estou pensando com carinho em uma 24mm 2.8 pancake, que ficaria num rage de 38mm no sensor crop. Qual a experiência de vocês usando essa lente para retratos?

No mais, oque indicam de equipamentos, flashes, etc. Nesse cenário de ensaios dentro de casa/apartamento, com custo baixo, sempre pensando em sensor cropado?

Observações:
Não me interesso por vídeos;
Não tenho pretensões em comprar uma full frame tão cedo;
É claro que vou sair com a câmera na rua, vou fotografar paisagens/arquitetura, mas citei como principal atividade os ensaios indoor porque é justamente oque me agrada mais fazer no momento (tenho um bebê de 9 meses em casa, adoraria registrar com qualidade o crescimento dele).

Agradeço desde já todas as dicas!
Abraços


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2018, 22:11:06
em relação a lente eu iria primeiro de 50mm. msm num ambiente apertado ela faz o trabalho, e os 1.8 podem te fazer falta se vc escolher alguma outra lente primeiro


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2018, 00:26:57
Não conheço a 24 pancake, mas vou me permitir uma sugestão alternativa: uma Tanrom ou Sigma 17-50.
Ambas são muito boas em qualidade ótica, são 2.8 e muito versáteis.
Pense a respeito


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2018, 07:09:02
em relação a lente eu iria primeiro de 50mm. msm num ambiente apertado ela faz o trabalho, e os 1.8 podem te fazer falta se vc escolher alguma outra lente primeiro
A 50tinha eu devo pegar de todo modo, a dúvida é se devo ir nela primeiro ou teria alguma mais adequada para ambientes internos, com pouco espaço e sem esquema de luz rs


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2018, 07:11:52
Não conheço a 24 pancake, mas vou me permitir uma sugestão alternativa: uma Tanrom ou Sigma 17-50.
Ambas são muito boas em qualidade ótica, são 2.8 e muito versáteis.
Pense a respeito
Obrigado pela sugestão!
Pesquisei um pouco sobre a lente (da Sigma) e todos falam muito bem. Mas, pelo preço da nova, eu conseguiria comprar a 24mm 2.8 e a 50mm 1.8.
Uma vez que não pretendo fazer eventos (até o momento), pensando em ensaios mais intimistas, onde não faltaria tempo de trocar lentes, não seria mais negócio?
Por favor, pode comentar sobre sua experiência com a Sigma 17-50 nessas situações indoor?
Obrigado
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2018, 07:12:52 por alebitencourtx »


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2018, 09:06:35
Bem, como cada um é que sabe de suas circunstâncias, nem tentarei responder sua pergunta que, de toda sorte, acredito, mesmo, ter sido retórica.
Vou me limitar, portanto, à minha experiência: depois que adquiri a Sigma, nunca mais usei a EF 50 na cropada. Não precisei.
E a qualidade dela é sensacional.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2018, 09:08:02
Vou dar um palpite tbm, já que comecei com equipamento bem mais "precário" que o seu kkk.
Assim, pra ambientes internos o desafio é sempre a iluminação, e isso é bom, pq te desafia a enxergar e usar a iluminação que vc tem e pronto.

Sobre a lente em sensor cropado, se eu ainda usasse (e já tive vontade de voltar) a 24mm certametne estaria no meu kit. Eu uso uma 5DII e nos ensaios ta sempre a 45mm 1.8 da Tamron grudada nela, ou seja faria ensaios de boas com a 24mm, mas prefiro a 30mm 1.4 Art (que tenho) essa é a versão 50tinha pra crop exatamente o mesmo ângulo da 50mm em ff.

Eu iria numa dessas se fosse ficar apenas com fixas, 24/30 ou a 28 1.8 tbm talvez 35mm. E depois iria numa 50mm, já que serei sincero, quando tinha crop raramente usava 50mm, ficava na média de 24 a 35mm (tinha a Tamron 17-50 2.8).
É uma questão de fazer testes, 24mm distorce um pouco? Sim, mas sabendo usar da pra fazer retratos não muito próximos. Trave sua 18-55 nas distancias focais e veja o que prefere.
No mundo FF hoje faço tudo com 30mm e 45mm (tenho uma 50mm STM tbm, ta meio aposentada), tenho uma 100mm f/2 que muito raramente uso.
Convertendo pro crop me viraria muito bem com uma 24mm (legal se tivesse uma 22mm) e a 30mm, ah e uma 50mm, sempre é bom ter ela no kit. Não precisaria mais que isso.

Depois se continuar trabalhando em ambientes internos estudar e usar iluminação artificial é bacana, seja led ou flash.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2018, 09:16:03
Bem, como cada um é que sabe de suas circunstâncias, nem tentarei responder sua pergunta que, de toda sorte, acredito, mesmo, ter sido retórica.
Vou me limitar, portanto, à minha experiência: depois que adquiri a Sigma, nunca mais usei a EF 50 na cropada. Não precisei.
E a qualidade dela é sensacional.
Não sei se fui ofensivo ou se você levou a mal minha pergunta, em todo caso não foi proposital.
Sofro muito mais de falta de conhecimento do que de prepotência, mesmo. Estou começando agora e por isso posso estar falando bobeira.

De todo modo, agradeço a resposta!


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2018, 09:28:30
Vou dar um palpite tbm, já que comecei com equipamento bem mais "precário" que o seu kkk.
Assim, pra ambientes internos o desafio é sempre a iluminação, e isso é bom, pq te desafia a enxergar e usar a iluminação que vc tem e pronto.

Sobre a lente em sensor cropado, se eu ainda usasse (e já tive vontade de voltar) a 24mm certametne estaria no meu kit. Eu uso uma 5DII e nos ensaios ta sempre a 45mm 1.8 da Tamron grudada nela, ou seja faria ensaios de boas com a 24mm, mas prefiro a 30mm 1.4 Art (que tenho) essa é a versão 50tinha pra crop exatamente o mesmo ângulo da 50mm em ff.

Eu iria numa dessas se fosse ficar apenas com fixas, 24/30 ou a 28 1.8 tbm talvez 35mm. E depois iria numa 50mm, já que serei sincero, quando tinha crop raramente usava 50mm, ficava na média de 24 a 35mm (tinha a Tamron 17-50 2.8).
É uma questão de fazer testes, 24mm distorce um pouco? Sim, mas sabendo usar da pra fazer retratos não muito próximos. Trave sua 18-55 nas distancias focais e veja o que prefere.
No mundo FF hoje faço tudo com 30mm e 45mm (tenho uma 50mm STM tbm, ta meio aposentada), tenho uma 100mm f/2 que muito raramente uso.
Convertendo pro crop me viraria muito bem com uma 24mm (legal se tivesse uma 22mm) e a 30mm, ah e uma 50mm, sempre é bom ter ela no kit. Não precisaria mais que isso.

Depois se continuar trabalhando em ambientes internos estudar e usar iluminação artificial é bacana, seja led ou flash.

Cara, muito obrigado pelo comentário!
Sobre as lentes:
30mm e 35 com certeza são ótimas pedidas, mas até onde sei são lente com um valor bem elevado. Até o momento, e acredito por bastante tempo, fotografia será só hobby pra mim. Não quero investir muito, agora, em equipamentos. Por isso pensei primeiro nas primes 24 e 50 por questão de valor.

Sobre o desafio da iluminação em locais pequenos/internos, eu percebo isso! Pretendo estudar bastante luz, iluminação artificial e tudo mais. Sou leigo nisso.

Se puder dar dicas de equipamentos de iluminação (flash, rebatedores, etc) agradeço muito.
No mais, se quiser indicar mais alguma lente que case com esse contexto, agradeço muito.

Abraços


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2018, 09:30:45
Já tive ambas as lentes na Canon.

Ambas, 24mm pancake e 50mm 1.8 STM, são ótimas lentes.

Para ambientes internos pegue primeiro a 24mm. Já que dependendo do ambiente você não terá o mínimo de espaço para se movimentar, uma lente média vai ser essencial. A abertura dela é boa também e bem nítida toda aberta.

Esse retrato com a 24mm foi feito distante 1,5m mais ou menos:



Com 50mm você terá uma lente mais clara, mas dependendo do local só conseguirá retratos

Esse retrato foi feito distante 1,5m mais ou menos:


As medidas não estão exatas obviamente, mas dá pra você ter uma idéia do angulo de visão de cada uma :ok:


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2018, 12:05:43
Já tive ambas as lentes na Canon.

Ambas, 24mm pancake e 50mm 1.8 STM, são ótimas lentes.

Para ambientes internos pegue primeiro a 24mm. Já que dependendo do ambiente você não terá o mínimo de espaço para se movimentar, uma lente média vai ser essencial. A abertura dela é boa também e bem nítida toda aberta.

Esse retrato com a 24mm foi feito distante 1,5m mais ou menos:



Com 50mm você terá uma lente mais clara, mas dependendo do local só conseguirá retratos

Esse retrato foi feito distante 1,5m mais ou menos:


As medidas não estão exatas obviamente, mas dá pra você ter uma idéia do angulo de visão de cada uma :ok:
Excelente! Obrigado por compartilhar sua experiência.
Bacana ver que é possível fazer retratos com a 24mm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2018, 12:17:22
Olha só , vc pode fazer os retratos com qq distancia focal, o que muda é a estética da fotografia, coisas como as distorções que vai ficar no rosto e no corpo das pessoas, o DOF (fundo desfocado), etc...

A galera de moda não gosta muito de distancia focal menor que 85mm ou equivalente, e eu sou meio que dessa turma ai. Então pra mim seria no mínimo uma cinquentinha em sua câmera desfocada.
Mas eu tenho vários colegas aqui que adoram usar as lentes mais angulares, e eles tbm conseguem fazer retratos sensacionais.

Quanto a luz, penso que não é uma questão de encontrar uma lente que seja mais aberta, mas que vc deve encontrar um meio de casar as fontes de luz e as temperaturas de cor que vc tem no local, para a foto ficar bonita, e sem luz artificial pode ser que em algumas situações vc fique sem uma boa solução.
Conhecimento importa mais que equipamento.


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2018, 12:21:23
Olha só , vc pode fazer os retratos com qq distancia focal, o que muda é a estética da fotografia, coisas como as distorções que vai ficar no rosto e no corpo das pessoas, o DOF (fundo desfocado), etc...

A galera de moda não gosta muito de distancia focal menor que 85mm ou equivalente, e eu sou meio que dessa turma ai. Então pra mim seria no mínimo uma cinquentinha em sua câmera desfocada.
Mas eu tenho vários colegas aqui que adoram usar as lentes mais angulares, e eles tbm conseguem fazer retratos sensacionais.

Quanto a luz, penso que não é uma questão de encontrar uma lente que seja mais aberta, mas que vc deve encontrar um meio de casar as fontes de luz e as temperaturas de cor que vc tem no local, para a foto ficar bonita, e sem luz artificial pode ser que em algumas situações vc fique sem uma boa solução.
Vlw pela resposta!
Sobre as distâncias superiores a 85 para retrato, já li bastante sobre essa preferência, mas em um ambiente pequeno eu realmente não vejo como é possível.
Sobre a luz, concordo. O problema na minha casa, por exemplo, é que não entra muita luz do sol. Não tenho uma grande fonte sequer.
Tenho que aprender a trabalhar com luz artificial e investir em flash/rebatedores/leds.


Tupiniquim

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2018, 13:04:10
Não sei se fui ofensivo ou se você levou a mal minha pergunta, em todo caso não foi proposital.
Sofro muito mais de falta de conhecimento do que de prepotência, mesmo. Estou começando agora e por isso posso estar falando bobeira.

De todo modo, agradeço a resposta!

Eu peço desculpas se fui agressivo. Não foi minha intenção. Apenas quis expressar meu profundo e inafastável respeito pelas circunstâncias individuais; frequentemente elas tornam inservíveis as regras gerais.
Foi assim comigo: comprei a cinquentinha porque era a “must have” logo após a do kit.
Quando, porém, comprei a Sigma, a 50 ficou encostada até eu comprar a FF.
Essa, porém, é uma narrativa minha, que não pretendo universalizar - como, aliás, nenhuma outra vivência que tenho.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2018, 13:11:08
Se o ambiente for pequeno, tipo um compartimento de 12 metros quadrados, não sugiro passar dos 50mm. Se quiser retrato de corpo inteiro, aí é que você vai ter que baixar para uma 24mm mesmo. Tenho a tamron 17-50, e para fazer fotos de meio corpo acabo tendo que usar 24mm nesses ambientes. Com 35mm você pega do peito até a cabeça, e com 50mm é mais retrato de rosto. Corpo inteiro pessoa tem que estar do outro lado do compartimento e eu usando 24mm. Se tiver 2 pessoas, provavelmente terei que usar os 17mm. Então, você está com a mesma dúvida que eu: a 24mm + 50mm ou a 17-50. Eu optei pela 17-50 pela versatilidade. Mas em termos óticos, a 24mm e a 50mm são melhores, fora que você ganha abertura 1.8 na 50mm. Agora... se quer fazer retrato com lente de ótima qualidade, abertura bacana, e com faixa de distância focal para ambientes internos, eu iria de SIGMA 18-35 1.8 Art. Pena que ela é o dobro do preço da tamron 17-50. Mas cara, se é para trabalhar profissionalmente, vale a pena o investimento.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2018, 13:12:29 por eduedmais »
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC