Autor Tópico: Equipamentos para ensaios indoor  (Lida 9660 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 27 de Dezembro de 2018, 13:38:01
Se o ambiente for pequeno, tipo um compartimento de 12 metros quadrados, não sugiro passar dos 50mm. Se quiser retrato de corpo inteiro, aí é que você vai ter que baixar para uma 24mm mesmo. Tenho a tamron 17-50, e para fazer fotos de meio corpo acabo tendo que usar 24mm nesses ambientes. Com 35mm você pega do peito até a cabeça, e com 50mm é mais retrato de rosto. Corpo inteiro pessoa tem que estar do outro lado do compartimento e eu usando 24mm. Se tiver 2 pessoas, provavelmente terei que usar os 17mm. Então, você está com a mesma dúvida que eu: a 24mm + 50mm ou a 17-50. Eu optei pela 17-50 pela versatilidade. Mas em termos óticos, a 24mm e a 50mm são melhores, fora que você ganha abertura 1.8 na 50mm. Agora... se quer fazer retrato com lente de ótima qualidade, abertura bacana, e com faixa de distância focal para ambientes internos, eu iria de SIGMA 18-35 1.8 Art. Pena que ela é o dobro do preço da tamron 17-50. Mas cara, se é para trabalhar profissionalmente, vale a pena o investimento.

Nossa, como tô por fora... não sabia da existência dessa sigam 18-35 1.8. Vai ser uma ótima aquisição pra minha fotografia de parto.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2018, 14:31:51
Para trabalhos estilo ensaios internos, recomendo investir em luz primeiro.
Sua lente do kit com luz artificial tem muito mais potencial do que qualquer lente sem luz.

Pegue um flash manual, um radio, um modificador e um lightstand para começar.
Qualquer duvida me chame por MP que te passo minhas recomendações.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 27 de Dezembro de 2018, 15:25:52
Nossa, como tô por fora... não sabia da existência dessa sigam 18-35 1.8. Vai ser uma ótima aquisição pra minha fotografia de parto.

Já é um pouco antiga, tive uma para Canon e é excepcional! :ok:
Um kit de 18-35mm com uma cinquentinha faz estrago ;)


Hoje tenho justamente essas DFs para Fuji, mas três primes, 18mm, 35mm e 50mm.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2018, 18:45:53
Já tive ambas as lentes na Canon.

Ambas, 24mm pancake e 50mm 1.8 STM, são ótimas lentes.

Para ambientes internos pegue primeiro a 24mm. Já que dependendo do ambiente você não terá o mínimo de espaço para se movimentar, uma lente média vai ser essencial. A abertura dela é boa também e bem nítida toda aberta.

Esse retrato com a 24mm foi feito distante 1,5m mais ou menos:



Com 50mm você terá uma lente mais clara, mas dependendo do local só conseguirá retratos

Esse retrato foi feito distante 1,5m mais ou menos:


As medidas não estão exatas obviamente, mas dá pra você ter uma idéia do angulo de visão de cada uma :ok:
Não sei se são meus olhos (estou sem óculos), mas na minha opinião tá faltando nitidez na foto da 24... Coisa que não vejo na da 50mm...
Para trabalhos estilo ensaios internos, recomendo investir em luz primeiro.
Sua lente do kit com luz artificial tem muito mais potencial do que qualquer lente sem luz.

Pegue um flash manual, um radio, um modificador e um lightstand para começar.
Qualquer duvida me chame por MP que te passo minhas recomendações.
Compartilha aqui, que com certeza vai servir pra mais gente!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2018, 18:49:40 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2018, 18:54:25
Concordo 100%  :ok:
Eu me desfiz da 24mm, por isso, mas, ainda assim, o custo benefício é muito bom.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Sentiu falta de nitidez na 24mm? Vejo tanta gente falando justamente o contrário.
Pode falar mais? A falta deita só a 2.8?


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #20 Online: 27 de Dezembro de 2018, 19:02:57
Fazendo coro com o pessoal, a 50tinha é a lente "obrigatória" de todo iniciante, mas depois que se passa dessa fase e compra "a sua lente", dificilmente a 50tinha volta pra câmera.

Depois que comprei a minha Tamron 17-50 tenho quase certeza que nunca mais a 50tinha voltou pra câmera, exceto quando comprei minha 5Dc pra backup e ela era a úncia lente FF que eu tinha na época. Mas ainda assim, depois que comprei a 85mm aí que não usei mesmo!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #21 Online: 27 de Dezembro de 2018, 20:22:03
Não sei se são meus olhos (estou sem óculos), mas na minha opinião tá faltando nitidez na foto da 24... Coisa que não vejo na da 50mm...Compartilha aqui, que com certeza vai servir pra mais gente!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Não tem falta de nitidez, a 24mm pancake é uma lente nítida até demais, é redução para meu site ficar leve (que tb tem na imagem da 50mm, preste atenção e verá) :ok:

Aqui a foto no flickr caso queira ver mais de perto
https://www.flickr.com/photos/chumbinho8/28271734956/in/dateposted-public/


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #22 Online: 27 de Dezembro de 2018, 21:46:52
A 24mm STM é realmente muito nítida.
Uma das mais nítidas para APS-C.

Até hoje uso as fotos de test chart dela para comparar com outras lentes que compro ou testo.
São poucas que conseguem superá-la em APS-C.

Segue uma foto que já fiz com ela.

IMG_2506 by Di Torres, on Flickr


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #23 Online: 28 de Dezembro de 2018, 09:44:58
Nossa, como tô por fora... não sabia da existência dessa sigam 18-35 1.8. Vai ser uma ótima aquisição pra minha fotografia de parto.

Fotografia de parto exige o máximo de aberturas kkkk se você for fotógrafa de parto, eu recomendo logo pensar nas lentes mais abertas do mercado, como 1.4 e 1.2.

Vi um fotógrafo famoso comentar que sofreu usando uma 1.4 na Full Frame com ISO bem alto pois não podia ter flash e o local é bem pouco iluminado.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #24 Online: 28 de Dezembro de 2018, 10:52:55
Fotografia de parto exige o máximo de aberturas kkkk se você for fotógrafa de parto, eu recomendo logo pensar nas lentes mais abertas do mercado, como 1.4 e 1.2.

Vi um fotógrafo famoso comentar que sofreu usando uma 1.4 na Full Frame com ISO bem alto pois não podia ter flash e o local é bem pouco iluminado.

No caso, vale mais uma câmera que me permita ISO mais alto, pois às vezes a pouca profundidade de campo em 1.8 já atrapalha, o que dirá 1.4 e 1.2.
Mas sim, tenho vontade de experimentar uma 1.4. O problema é que tenho que fotografar muuuuuuuuuito parto ainda pra poder bancar uma 35mm 1.4, que é a que eu adoraria ter. Minha prioridade ainda seria trocar a 6D por uma 6D II e ver se sofro menos com o foco. Até o momento o foco é o que tem mais incomodado, e não a luminosidade, que só atrapalhou uma vez, aí acho que só uma Sony AR alguma coisa e seu ISO 120 mil, poderia salvar, rsrs. De resto tem dado pra contornar essa questão. Só o foco mesmo que pelamor...  :no: Muitas vezes só o manual na causa.
Enfim, muitas mudanças ainda pra fazer. Até lá, tenho que me virar com o que tá na mão, rsrs.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2018, 10:55:00 por Helena Bsb »


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2018, 16:33:28
A 24mm STM é realmente muito nítida.
Uma das mais nítidas para APS-C.

Até hoje uso as fotos de test chart dela para comparar com outras lentes que compro ou testo.
São poucas que conseguem superá-la em APS-C.

Segue uma foto que já fiz com ela.

IMG_2506 by Di Torres, on Flickr
Para todos que já fotografaram com a 24mm, sentiram falta do estabilizador de imagem? Pra uma amador que ainda não tem as mãos mais firmes do mundos, pode ser um problema?


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2018, 17:35:41
Bem, como cada um é que sabe de suas circunstâncias, nem tentarei responder sua pergunta que, de toda sorte, acredito, mesmo, ter sido retórica.
Vou me limitar, portanto, à minha experiência: depois que adquiri a Sigma, nunca mais usei a EF 50 na cropada. Não precisei.
E a qualidade dela é sensacional.

Eu ia dizer isso. A diferença de 1.8 para 2.8 é muito pequena. Eu tenho a mesma opinião do Tipiniquim, muito mais útil uma 17-50 2.8 do que 50 1.8.



Esse papo de "cinquentinha é lente obrigatória para todo iniciante", é balela. Tá cheio de "professor" que manda os alunos comprarem a camera com lente do kit, e uma cinquentinha.

Aí o infeliz vai lá, faz as aulas, testes, tudo com a cinquentinha. Faz ensaiozinhos dos parentes, tudo com a cinquentinha. aprende fotometria, tudo com a cinquentinha...

Aí, começa pegar aniversário infantil,e quando precisa colocar a lente do kit, (pra caber mais de uma pessoa na foto, por exemplo), fica mais tonto que barata em piscina de baygon.

"AINNN eu não uso flash porque estraga a minha arte" Mas na verdade, o professor e/ou youtuber ensinou a usar "apenas a luz ambiente, para valorizar os sentimentos, emoções e blablabla"

***Não que esse seja seu caso, amigo.
Mas considere uma lente mais útil/versátil em vez de um tiquinho a mais de abertura.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2018, 17:45:40
Para todos que já fotografaram com a 24mm, sentiram falta do estabilizador de imagem? Pra uma amador que ainda não tem as mãos mais firmes do mundos, pode ser um problema?
Cara, sou hobbista e, consequentemente, não tenho o nível de exigência da galera profissional, que usa full frame e lentes prime.
Posto isso, sou apaixonado pela minha 24mm. Foi difícil tirar ela da câmera depois que comprei. E, nesta distância focal, o estabilizador não faz tanta falta.
Fazendo coro com o pessoal aí, 50mm para foto em ambientes internos é osso, muito apertado. Foto de criança então, depois que começa a andar... Você coloca o menino no único canto em que você tem o enquadramento que deseja e basta o menino sair andando ou engatinhando e você desejaria muito ter uma lente mais aberta ou uma zoom. Por isso, para estas situações, a 24 é bem melhor que a cinquentinha.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #28 Online: 28 de Dezembro de 2018, 18:35:28
se o orçamento permitir, vá de 50mm e 24mm sem medo de ser feliz, nao vejo combo com foco automatico melhor


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #29 Online: 30 de Dezembro de 2018, 18:32:03
Ola!

Sou tb um apaixonado pela minha 24 mm, pequenininha, leve, barata e entrega grande qualidade, mas tem uma que eu adoro e vale cada centavo que dei nela, é a Sigma Art 18-35, ela é grandalhona, pesada, mas a qualidade que ela entrega é ótima...só que é uma lente cara.
Com uma T6i, que é cropada, para ambientes internos eu não iria de 50 mm, fica muito fechada,