Autor Tópico: Equipamentos para ensaios indoor  (Lida 9661 vezes)

eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #45 Online: 01 de Janeiro de 2019, 22:51:41
Entre 24 2.8 + 50 1.8 x 17-50 2.8, eu iria de zoom sem nem pensar.
E fazer como eu fiz, e não me arrependo. Se comprar uma 17-50, por 1500, pagará apenas mais 300 para ter uma variação bem mais ampla de distância focal, e rapidamente poderá juntar para comprar a baratinha 50mm stm 1.8, que tem uma qualidade ótica excepcional e abertura ótima para retratos. Eu fotografo cultos na minha igreja e muitas vezes esse intervalo 17-24mm que a 17-50 é muito importante. E olhe que minha igreja é grande. Se for em um local menor e você for tirar fotos de várias pessoas, vai querer muito ter uma grande angular. As vezes você pode pensar que não precisa, mas é bem provável que você vá precisar um dia.

Eu tenho a 17-50, e gosto de retrato. Estou pensando em uma 50mm 1.8 ou uma 85 1.8. Se eu escolher a primeira, poderei comprar mais rapidamente por uns 500, mas se esperar mais consigo a 85mm. Estou mais inclinado nesta ultima opção.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #46 Online: 02 de Janeiro de 2019, 05:27:24
E fazer como eu fiz, e não me arrependo. Se comprar uma 17-50, por 1500, pagará apenas mais 300 para ter uma variação bem mais ampla de distância focal, e rapidamente poderá juntar para comprar a baratinha 50mm stm 1.8, que tem uma qualidade ótica excepcional e abertura ótima para retratos. Eu fotografo cultos na minha igreja e muitas vezes esse intervalo 17-24mm que a 17-50 é muito importante. E olhe que minha igreja é grande. Se for em um local menor e você for tirar fotos de várias pessoas, vai querer muito ter uma grande angular. As vezes você pode pensar que não precisa, mas é bem provável que você vá precisar um dia.

Eu tenho a 17-50, e gosto de retrato. Estou pensando em uma 50mm 1.8 ou uma 85 1.8. Se eu escolher a primeira, poderei comprar mais rapidamente por uns 500, mas se esperar mais consigo a 85mm. Estou mais inclinado nesta ultima opção.

eduedmais, a 85 é a queridinha dos fotógrafos de retratos, mas num sensor crop, não acha difícil a distância focal? Ela vira quase uma tele média, certo?
Como fotógrafo retrato internos assim?


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 02 de Janeiro de 2019, 10:38:41
85mm em sensor crop vira um uso muito específico, que é retratos e raramente de meio corpo (é parecido com uma 135mm em ff)
Eu quando tinha 135mm só usava pra retratos, e conseguia meio corpo apenas em externas e tinha que me afastar.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #48 Online: 02 de Janeiro de 2019, 14:17:02
eduedmais, a 85 é a queridinha dos fotógrafos de retratos, mas num sensor crop, não acha difícil a distância focal? Ela vira quase uma tele média, certo?
Como fotógrafo retrato internos assim?

De fato. Se você realmente fará somente retratos internos, não precisará da 85mm... a 17-50 é suficiente. A 85mm é apenas caso você queira ou precise de uma distância focal maior para variar os retratos.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Gustavo Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 974
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Amador: O que ama a Fotografia!
Resposta #49 Online: 03 de Janeiro de 2019, 23:04:33
uma lente muito elogiada era a 24 105.

Eu tenho uma 28-135, quase troquei por uma 24-105, mas vi alguns comparativos entre elas e sinceramente não vi diferença!, O ponto positivo da 28-135 é que ela é muiiiito mais barata e a 24-105, volta e meia dá problema no flat cable e com o valor do conserto vc compra uma 28-135 e ainda sobra grana.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #50 Online: 04 de Janeiro de 2019, 10:55:46
Tenho 03 lentes citadas, 24 stm, 50 stm e a tamron 17-50.

A 24 stm é tão nitida que chega a doer, isso já aberta em 2.8.
A 50mm para se igualar precisa fechar para no minimo 2.5.

A Tamron é fantástica na ponta wide, mas em 50mm 2.8 é bem soft, ficando boa em f/4.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #51 Online: 04 de Janeiro de 2019, 18:08:15
Tenho 03 lentes citadas, 24 stm, 50 stm e a tamron 17-50.

A 24 stm é tão nitida que chega a doer, isso já aberta em 2.8.
A 50mm para se igualar precisa fechar para no minimo 2.5.

A Tamron é fantástica na ponta wide, mas em 50mm 2.8 é bem soft, ficando boa em f/4.

Tenho a Tamron e confirmo o que você disse. A diferença entre f/2.8 e f/4 é enorme. Mas o máximo de nitidez dela é em 35mm f/5.6.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #52 Online: 06 de Janeiro de 2019, 17:52:06
Também tenho, só uso ela para eventos (aniversários, casamentos, confraternizações, eventos institucionais, etc), e digo que mesmo em f/4 não é lá essas coisas...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


renatocortez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
Resposta #53 Online: 13 de Janeiro de 2019, 12:23:23
No seu caso eu iria de EF-S 24mm F/2.8 e EF 50mm F/1.8. E pra resolver a iluminação, rebatedores. Na internet tem kits com eles nas cores branca, prata e dourada (e outros com mais cores). Vai ajudar muito a equilibrar a luz nas imagens e ainda estimulará a sua criatividade e perspicácia, sem contar na imensa economia em relação a sistemas artificiais de iluminação.

A 24 e a 50 vão dar conta do recado. Cada uma tem as suas particularidades e com o uso você vai perceber a melhor situação para elas. Em função do meu trabalho de fotojornalista, uso duas lentes zoom (Sigma ART 24-35mm F/2 e EF 70-200 F/2.8) em corpo full frame, mas a 50tinha (F/1.4) sempre está na mochila. Acho muito confortável e é uma distância focal que aprendi a amar intensamente com o passar dos anos.

Rebatedores podem deixar a gente perdido no início, mas ajudam imensamente na iluminação. Se não tiver ninguém para ajudar, na internet também encontra suportes que auxiliam no posicionamento deles. E, particularmente, acho rebatedores interessantes por aguçar a nossa engenhosidade na hora de escolher como usá-los. Meio que força a gente a "ler" a luz do lugar e interagir com ela não para "dominá-la", mas para adequá-la aos nossos propósitos.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2019, 12:25:35 por renatocortez »


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #54 Online: 20 de Janeiro de 2019, 20:01:00
Também tenho, só uso ela para eventos (aniversários, casamentos, confraternizações, eventos institucionais, etc), e digo que mesmo em f/4 não é lá essas coisas...

Essa falta de qualidade em 2.8 seria exclusividade da Tamron ou a Sigma sofre do mesmo problema?


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #55 Online: 20 de Janeiro de 2019, 20:38:57

Essa falta de qualidade em 2.8 seria exclusividade da Tamron ou a Sigma sofre do mesmo problema?
Sigma é pior ainda!
A única coisa que a Sigma é melhor, é que foca mais rápido mas o qualidade do foco é pior...
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


alebitencourtx

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #56 Online: 20 de Janeiro de 2019, 20:50:01
Sigma é pior ainda!
A única coisa que a Sigma é melhor, é que foca mais rápido mas o qualidade do foco é pior...


Quando estou quase indo na 17-50, descubro isso kkkk
Acho que vou nas duas primes mesmo.
Fiquei tentando em ir numa zoom pela praticidade, numa situação de viagem não ter que ficar trocando, mas priorizo por qualidade em máxima abertura.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #57 Online: 20 de Janeiro de 2019, 23:56:22
Quando estou quase indo na 17-50, descubro isso kkkk
Acho que vou nas duas primes mesmo.
Fiquei tentando em ir numa zoom pela praticidade, numa situação de viagem não ter que ficar trocando, mas priorizo por qualidade em máxima abertura.

Se você for viajar, ainda assim pode ser melhor ter as primes, pois na viagem nem sempre você precisará do zoom. As vezes você quer fazer uma foto planejada na viagem ou então você vai visitar um local que dificilmente você precisaria de várias DFs. As vezes você acha que é mais cômodo ter a lente zoom porque vai variar algumas fotos entre 24mm e 40mm, sendo que você encontra o mesmo resultado se aproximando ou distanciando apenas alguns metros. Viajei em lua de mel e tirei várias fotos, e a DF que mais usei foi a 35mm. E digo mais, usei outras DFs porque tinha disponível, mas se não tivesse faria as fotos de qualquer forma, com exceção de selfies e de fotos de uma igreja que precisei dos 17mm e ainda gostaria de ter uma menor DF.

Você tem que ver não só se você gostará de ter o Zoom, mas se realmente será necessário. A qualidade de uma prime pode não ser também compensativo. Mas em minha opinião sim, vou dizer porque.

Usei a Tanrom para tirar foto de muita gente em fileira da esquerda para a direita. Tive que usar os 17mm. Em f 2.8 consegui definição razoável no centro, mas nas bordas a nitidez foi pro saco.
Tirei outra foto em f4, e ficou ótima. Mas nem sempre você terá como usar abertura menor. Minha foto foi a céu aberto. Mas dizem que a 24mm é perfeição de definição mesmo em f/2.8.

Voce pode abrir mão do zoom, mas uma hora ou oura você sentirá necessidade. Você pode abrir mão da nitidez, mas hora ou outra você sentirá necessidade. Qual sua prioridade? Eu comprei a 17-50 e até hoje eu estaria na dúvida entre ela ou as fixas.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 21 de Janeiro de 2019, 06:56:49
O que é a beleza? O quanto um fotografo pode fazer com uma zoom? Porque se vc cair em comparacoes, o mercado manda. Ai sempre terao 3000 fotos com cameras melhores e lentes melhores.
Seria a comparacao um bom processo? Eu falo porque tenho duvidas também. Embora eu use fixas, zoom é muito bom de usar.



eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #59 Online: 21 de Janeiro de 2019, 12:54:01
O que é a beleza? O quanto um fotografo pode fazer com uma zoom? Porque se vc cair em comparacoes, o mercado manda. Ai sempre terao 3000 fotos com cameras melhores e lentes melhores.
Seria a comparacao um bom processo? Eu falo porque tenho duvidas também. Embora eu use fixas, zoom é muito bom de usar.

A qualidade que uma lente série L de 6 mil reais pode fornecer, em termos de qualidade ótica (alta nitidez, bokeh bonito, contraste satisfatório, baixa aberração cromática etc.)  e desempenho (velocidade e precisão de foco, basicamente) que você tem reduzida em uma lente de DF similar mas de baixo custo, você pode obter de forma próxima em uma lente fixa com preço mais acessível. Além disso, uma abertura maior também é, em geral, mais facilmente alcançada (lentes mais claras que f/2.8).

Obviamente tem lentes zoom bem melhores que algumas lentes fixas.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC