Há um tempo atrás, assisti esse vídeo sobre o mercado da música e o porquê das músicas atuais não serem tão boas tecnicamente quanto no passado.
https://youtu.be/oVME_l4IwIIBasicamente, ele explica que as produtoras atuais se valem de algumas estratagemas para reduzir os riscos do investimento em uma nova banda, aumentando as chances de que essa banda de fato torne-se um sucesso. Entre outros, ele cita a produção de músicas muito parecidas uma com a outra (um som familiar ao ouvido é mais facilmente aceito), o aumento do "volume" da música, de modo que ela se sobressaia entre o que mais você estiver ouvindo, retirando as nuances dos instrumentos e sons neste processo, e mais.
Fiz um paralelo com a indústria de fotografia, estariam as marcas utilizando de estratégias similares para aumentar a chance de sucesso de um novo produto?
A primeira coisa que me veio a mente é a atual obsessão por nitidez das lentes. Seria esta obsessão uma ideia incutida pelas fabricantes (ou, no mínimo, exacerbada e corroborada por estas) para diminuir o risco do investimento em um novo projeto de lente?
Oras, se o fator determinante para avaliação de uma lente como sendo boa ou ruim for nitidez, tudo que a fabricante tem de fazer para garantir as vendas é certificar-se que sua lente seja, de fato, muito nítida (ou ao menos mais que a versão anterior ou que a concorrência). Nitidez de lente é algo mensurável e pouco subjetivo, para o fabricante é mais fácil que o objetivo seja produzir a lente mais nítida do que produzir a lente que entregue cores bonitas, ou que tenha melhor ergonomia e usabilidade.
Vejo uma tendência onde os reviews de produtos e as discussões sobre novos equipamentos acabam focados neste pontos mais objetivos e mensuráveis: nitidez, número de pontos de foco, desempenho ISO. Inclusive, são muito populares os gráficos que mostram em números absolutos a performance de um dito equipamento (o que na minha modesta opinião não poderia ser mais distante da realidade da fotografia na prática).
Seria esta tendência uma estratégia das marcas para reduzir o risco de seus investimentos em novos produtos?