Autor Tópico: Seria a atual obsessão por nitidez uma estratégia de negócio das fabricantes?  (Lida 5659 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #15 Online: 28 de Dezembro de 2018, 08:30:16
Quando a pessoa não tem argumentos para absolutamente nada e só sabe postar pra tentar causar polêmica e intriga... :hysterical:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 28 de Dezembro de 2018, 08:44:42
Retornando ao post inicial, pra mim o exemplo perfeito da questão da nitidez a qualquer custo e o resto dos atributos como consequência são as Sigma Art. Lentes enormes, pesadas, com precisão de AF no mínimo discutível, bokeh geralmente mais "agressivo" mesmo com enormes aberturas, mas a nitidez e o contraste estão lá, afiadíssimos! E isso conquista muita gente. Não cabe a mim nem a ninguém julgar se isso é certo ou errado. Alguém pode preferir essa característica, da mesma forma que outra parcela do público pode deixá-la em segundo plano em troca das outras. O problema é querer julgar baseado em apenas parte delas. Como foi dito: reviews detalhando todas as características, mas no fundo, dando nota apenas baseado na nitidez. O contrário também seria problemático: dar uma nota baseado apenas no AF ou na qualidade do bokeh e esquecer dos outros pontos.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #17 Online: 28 de Dezembro de 2018, 09:51:27
Retornando ao post inicial, pra mim o exemplo perfeito da questão da nitidez a qualquer custo e o resto dos atributos como consequência são as Sigma Art. Lentes enormes, pesadas, com precisão de AF no mínimo discutível, bokeh geralmente mais "agressivo" mesmo com enormes aberturas, mas a nitidez e o contraste estão lá, afiadíssimos! E isso conquista muita gente. Não cabe a mim nem a ninguém julgar se isso é certo ou errado. Alguém pode preferir essa característica, da mesma forma que outra parcela do público pode deixá-la em segundo plano em troca das outras. O problema é querer julgar baseado em apenas parte delas. Como foi dito: reviews detalhando todas as características, mas no fundo, dando nota apenas baseado na nitidez. O contrário também seria problemático: dar uma nota baseado apenas no AF ou na qualidade do bokeh e esquecer dos outros pontos.

Perfeito, Elder.
Mas você acredita que essa ideia de busca pela nitidez acima de tudo seja algo que as próprias fabricantes incentivaram/ensinaram o consumidor a querer como meio para reduzir o risco de investimento em um projeto de lente nova?

Se você sabe que basta produzir uma lente muito nítida e com grande abertura de diafragma, a certeza que o investimento em uma lente nova vai dar retorno é maior. Se o consumidor geral usasse outros critérios, talvez menos mensuráveis ou mais subjetivos que nitidez, para avaliar o quão boa é uma lente e, assim, se vale a pena a compra ou não, o risco de fracasso do produto se torna maior.

Assim, as fabricantes doutrinam educam os consumidores a avaliar o produto por um critério que é objetivo, minimizando o risco de não aceitação do produto pelo mercado.  :ponder:
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2018, 09:52:31 por LeandroR »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 28 de Dezembro de 2018, 09:54:39
Perfeito, Elder.
Mas você acredita que essa ideia de busca pela nitidez acima de tudo seja algo que as próprias fabricantes incentivaram/ensinaram o consumidor a querer como meio para reduzir o risco de investimento em um projeto de lente nova?

Se você sabe que basta produzir uma lente muito nítida e com grande abertura de diafragma, a certeza que o investimento em uma lente nova vai dar retorno é maior. Se o consumidor geral usasse outros critérios, talvez menos mensuráveis ou mais subjetivos que nitidez, para avaliar o quão boa é uma lente e, assim, se vale a pena a compra ou não, o risco de fracasso do produto se torna maior.

Assim, as fabricantes doutrinam educam os consumidores a avaliar o produto por um critério que é objetivo, minimizando o risco de não aceitação do produto pelo mercado.  :ponder:
Assim também pela busca do ISO estratosférico e de outros parâmetros que se tornam "indispensaveis" para justificar a oferta de um produto.

Isso não é novidade alguma e até mesmo você vai fazer isso se quer vender seu produto, precisa convencer seu consumidor que ele necessita daquilo.

Com a maturidade entendemos que não.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #19 Online: 28 de Dezembro de 2018, 10:07:20
Mas você acredita que essa ideia de busca pela nitidez acima de tudo seja algo que as próprias fabricantes incentivaram/ensinaram o consumidor a querer como meio para reduzir o risco de investimento em um projeto de lente nova?

Se você sabe que basta produzir uma lente muito nítida e com grande abertura de diafragma, a certeza que o investimento em uma lente nova vai dar retorno é maior. Se o consumidor geral usasse outros critérios, talvez menos mensuráveis ou mais subjetivos que nitidez, para avaliar o quão boa é uma lente e, assim, se vale a pena a compra ou não, o risco de fracasso do produto se torna maior.

Particularmente, acho isso meio paradoxal. Tipo aquele exemplo clássico da Tostines: vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? Não sei se os fabricantes que incentivaram essa busca por nitidez ou se apenas atenderam aos desejos dos consumidores, sejam eles pessoas normais ou os sites especializados e "youtubers", como diria nosso amigo Ernesto...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 28 de Dezembro de 2018, 14:02:54
Lançar uma nova câmera só faz vender um produto. Nada mal.

Mas lançar um novo sistema faz o fotógrafo querer trocar tudo. Dezenas de objetivas inclusive.

Nitidez é algo que teoricamente acompanha a mídia. Antes era o papel. Depois os monitores de tubo, depois Full HD e agora as telas de 4k, 5k e 8k.


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Dezembro de 2018, 15:48:47
...
Mas lançar um novo sistema faz o fotógrafo querer trocar tudo. Dezenas de objetivas inclusive.
...

faz o fotógrafo ter que trocar tudo, mas querer ninguém quer... kkkkkk
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #22 Online: 28 de Dezembro de 2018, 18:28:59
algumas lentes manuais de R$150 conseguem bater lentes de R$1.000,00 pra cima. às vezes me parece que todas as fabricantes "escondem" suas melhores cartas e vão lançando produtos "bons mas nem tanto"


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 28 de Dezembro de 2018, 18:55:29
faz o fotógrafo ter que trocar tudo, mas querer ninguém quer... kkkkkk

Olha, fabiano, no fundo ele quer.
O cara que tem um iPhone torce pra qualquer motivo, sonho, visão, pra trocar o telefone logo. É a nova "obsolescência desejada".

E tem gente que não sossega com equipamento, quer trocar o tempo todo. E nada melhor que um sistema todo novo pra trocar tudo.

Quisera eu que fosse verdade que as DSLR estariam perdendo o valor, assim as objetivas ficariam baratas.

Mas a verdade é que um sistema mais amadurecido como o DSLR acaba com ciclos de upgrade maiores, enquanto que a novidade (Mirrorless) pode ser atualizada todo ano com upgrades realmente significativos.

Quantas mirrorless fullframe a Sony lança por ano? É uma tempestade de lançamentos.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2018, 18:55:59 por Claudio Rombauer »


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #24 Online: 28 de Dezembro de 2018, 18:56:13
Pois é !!!

Esse abuso da indústria é o que tem feito surgir novas marcas que, rapidamente, ganham credibilidade  :ok:


Sent from my Hasselblad using Tapatalk

exato!


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #25 Online: 28 de Dezembro de 2018, 18:56:28
e isso é otimo pro consumidor!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Dezembro de 2018, 18:59:58
algumas lentes manuais de R$150 conseguem bater lentes de R$1.000,00 pra cima. às vezes me parece que todas as fabricantes "escondem" suas melhores cartas e vão lançando produtos "bons mas nem tanto"

Isso é o que a indústria automobilística está fazendo com o downsize de motores.

A honda colocou um motor turbo 1.5 no mercado. No civic eles regulam em 173cv. No próximo carro eles dão uma aumentada na pressão e aparece com 190cv, depois com 210cv, e assim vai. Mas é o mesmo motor que vai "evoluindo", mas eles já poderiam ter lançado ele com 210cv, mas perderiam todos os upgrades e a vontade dos consumidores de trocar o carro.

Sobre as objetivas, o que "está na modinha" é mais caro. Pouco importa se vale ou não.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2018, 19:01:22 por Claudio Rombauer »


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #27 Online: 28 de Dezembro de 2018, 19:04:06
Isso é o que a indústria automobilística está fazendo com o downsize de motores.

A honda colocou um motor turbo 1.5 no mercado. No civic eles regulam em 173cv. No próximo carro eles dão uma aumentada na pressão e aparece com 190cv, depois com 210cv, e assim vai. Mas é o mesmo motor que vai "evoluindo", mas eles já poderiam ter lançado ele com 210cv, mas perderiam todos os upgrades e a vontade dos consumidores de trocar o carro.

Sobre as objetivas, o que "está na modinha" é mais caro. Pouco importa se vale ou não.

é fácil acabar com isso: deixar de comprar. mas num mundo voltado totalmente ao consumismo, seria chamado de louco aquele que deixasse de consumir rs

ta dificil!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 28 de Dezembro de 2018, 20:32:05
é fácil acabar com isso: deixar de comprar. mas num mundo voltado totalmente ao consumismo, seria chamado de louco aquele que deixasse de consumir rs

ta dificil!

É uma engrenagem gigante. Se a gente deixa de comprar, um monte de gente vai perder o emprego, rsrsrs.
Mas aos poucos temos que nos conscientizar sim.

Deixar de comprar por impulso. E maneirar nos upgrades, que nem sempre são necessários e nem sempre são upgrades mesmo.

Eu gosto de comprar um equipamento de qualidade e fazer ele durar bastante.


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #29 Online: 29 de Dezembro de 2018, 17:18:01
É uma engrenagem gigante. Se a gente deixa de comprar, um monte de gente vai perder o emprego, rsrsrs.
Mas aos poucos temos que nos conscientizar sim.

Deixar de comprar por impulso. E maneirar nos upgrades, que nem sempre são necessários e nem sempre são upgrades mesmo.

Eu gosto de comprar um equipamento de qualidade e fazer ele durar bastante.

exatamente! concordo