Autor Tópico: Meu celular matou minha DSLR  (Lida 9136 vezes)

Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Online: 29 de Dezembro de 2018, 02:46:42
Após 4 anos tirando fotos profissionalmente, montei uma equipe (2 fotógrafos e um editor) que fazem o trabalho por mim pois tive que assumir outra função na empresa. Com essa mudança de atividades eu precisei de um celular bom (rápido, eficiente) e peguei um iphone XS. Eu nunca tive um celular decente antes, só carroças.

Desde que eu formei a equipe (há 3 meses) minha 5D3 só saiu de casa umas 3-4 vezes, e mesmo assim foi só usada em treinamento para os fotógrafos. A camera do iphone XS me surpeendeu muito.

Para usos leves e não profissionais, esse iphone na minha mão faz 90% do que a 5D3 com muitas vantagens:
- não preciso carregar literalmente uma mochila de equipamento com uns 7kg.
- não preciso ficar editando foto no PC depois, um app (snapseed) faz quase o mesmo que o lightroom no meu desktop e tem até uns presets que são realmente úteis
- não preciso me preocupar com bateria de backup, memory card etc
- o celular está sempre no bolso e levo uins 3-4 segundos pra sacar ele e abrir a camera caso apareça algo "de momento"
- não preciso trocar nem comprar lentes, minha 70-200 sozinha pesa mais que 8 iphones e custa uns 60% a mais.
- apesar de ser um celular caro, foi muito barato em comparação ao equipamento fotográfico, custou metade do que eu paguei na 5D3 (sem nada) na época
- tem um modo retrato que até um bokeh artificial ele faz, é falso mas engana qualquer leigo de facebook
- fácil e rápido pra fazer fotos panoramicas
- tenho filho pequeno, sair com ele e com a câmera dá um trabalho dobrado pois tenho que "cuidar" dos dois

E o principal:
- a "inteligência" da camera do iphone é espetacular, a exposição sai excelente quase sempre, tons de pele ótimos, e a camera ainda tem um HDR automático que já te dá a foto muito bem exposta, coisa que pra eu conseguir com minha 5D3 eu precisaria de um tripé, bracket de 5 exposições, e depois em casa fazer um HDR manual no PC. É claro que na 5D3 fica melhor, mas dá um trabalho enorme. O iphone nunca me dá por exemplo um céu estourado, tenho a foto instantaneamente e se precisar de um ajuste eu faço no snapseed em minutos ali mesmo.

A definição/nitidez do iphone é inferior, mas imagino que imprimindo até A3 não dê pra notar muita diferença.

Há poucos meses eu estava certo de que iria comprar a sucessora da 5D4 (ou 5DSR) no mount R que deve sair em 2019, mas agora tenho quase certeza que não. Só de pensar em carregar mochilas, lentes grandes, tripé, baterias, e no que eu poderia fazer com os milhares de dólares que essa câmera vai custar...já desisto.

Sempre defendi as DSLR (e mais recentemente a EOS R), mas sinto dizer que, pra mim, não consigo ver mais sentido exceto nas situações onde eu preciso de um flash off camera ou realmente precise de uma foto "forçando"o equipamento, tipo um ISO 3200 ou mais em uma situação de movimento com pouca luz. Vou é manter minha 5D3 surrada (+250k clicks) mesmo caso precise fotografar algo que o iphone não consiga fazer bem.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2018, 03:13:24
 :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2018, 07:37:33


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2018, 11:29:56
Já tem algum tempo que não viajo mais com dslr. Todas as minhas fotos de viagem faço com celular e sinceramente não sinto falta de levar uma mochila e o notebook. Imprimo sempre álbuns a4 e a qualidade é excelente! Meu celular fotógrafa em raw também, mas o jpg vem tão redondo que nem uso o raw.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2018, 12:50:28
Para viagens eu nem levo mais minha DSLR...
NESTE caso o celular já me satisfaz. Profissionalmente ainda está longe para mim.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2018, 15:42:04
Cada um com sua prioridade :D


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2018, 16:04:37
Cada um com sua prioridade :D

Exato.

Eu tenho feito o caminho contrário, uso cada vez menos o celular.


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2018, 16:39:07
Para viagens eu nem levo mais minha DSLR...
NESTE caso o celular já me satisfaz. Profissionalmente ainda está longe para mim.

Sim, se eu ainda estivesse fotografando profissionalmente não daria pra ser com o celular, tem muitas fotos que eu preciso de um flash externo e poderoso, ou de alguma distância focal que o celular não proporciona.

Mas, assim como vc, em uma viagem o celular serve muito bem pra quase todas as fotos que eu preciso.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2018, 17:16:23
Só me animo a pegar a câmera quando a diferença na linguagem e na qualidade técnica compensa a preguiça e falta de praticidade de fotografar com a câmera, passar para o computador, editar, enviar para as pessoas etc... Na prática acho que não chega a 10% das fotos.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2018, 19:17:22
Agora fiquei com vergonha... percebi que até eu já cai em desgraça  :(

 :D


Sent from my Hasselblad using Tapatalk

É que eu sou meio estranho. Quando saio pra almoçar fora e olho ao redor, só eu estou sem olhar pra tela do smartphone. Pra vc ter uma idéia, e ficar mais impressionado, eu não tenho nem barba e nem tatuagens. E digo mais, não produzo cerveja artesanal. E também não compro.


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Dezembro de 2018, 19:37:17
É que eu sou meio estranho. Quando saio pra almoçar fora e olho ao redor, só eu estou sem olhar pra tela do smartphone. Pra vc ter uma idéia, e ficar mais impressionado, eu não tenho nem barba e nem tatuagens. E digo mais, não produzo cerveja artesanal. E também não compro.

Mas se você diz isso é porque está reparando muito nos outros e se comparando... Se a gente quer fazer o mesmo que todo mundo, estamos presos no modismo. Se nos preocupamos em fazer diferente, estamos presos no modismo do mesmo jeito.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Dezembro de 2018, 19:41:42
Mas se você diz isso é porque está reparando muito nos outros e se comparando... Se a gente quer fazer o mesmo que todo mundo, estamos presos no modismo. Se nos preocupamos em fazer diferente, estamos presos no modismo do mesmo jeito.

Eu não estou preocupado. Mas como bom fotógrafo, tenho mania de observar tudo ao meu redor. Não me irrita, nem me preocupa. Cada um faz o que quiser, desde que não incomode o próximo.


Constatar que está fazendo algo diferente não quer dizer se preocupar em fazer algo diferente.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2018, 19:44:46 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2018, 19:47:05
Por exemplo, eu tenho notado que muita gente gosta de funk carioca. Milhões de pessoas.

Eu não gosto.

Mas é algo natural, eu não estou sofrendo sem ouvir Annita só pra ser o "diferentão".


claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Dezembro de 2018, 20:19:00
É que eu sou meio estranho. Quando saio pra almoçar fora e olho ao redor, só eu estou sem olhar pra tela do smartphone. Pra vc ter uma idéia, e ficar mais impressionado, eu não tenho nem barba e nem tatuagens. E digo mais, não produzo cerveja artesanal. E também não compro.
:hysterical: :hysterical: :hysterical:


claudio souza

  • Trade Count: (44)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 277
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Dezembro de 2018, 20:21:04
É que eu sou meio estranho. Quando saio pra almoçar fora e olho ao redor, só eu estou sem olhar pra tela do smartphone. Pra vc ter uma idéia, e ficar mais impressionado, eu não tenho nem barba e nem tatuagens. E digo mais, não produzo cerveja artesanal. E também não compro.
Bem por aí.  :ok: