Autor Tópico: Meu celular matou minha DSLR  (Lida 9129 vezes)

Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #30 Online: 31 de Dezembro de 2018, 02:02:26

Uma coisa é usar o smartphone de vez em quando, nas situações em que ele se sai melhor. Mas quando um sistema matar o outro por completo, é provável que o sistema que foi aposentado pelo celular nunca tenha sido realmente necessário.

Fez uma boa economia de grana pelo menos.


A câmera foi necessária pois na época eu fotografava profissionalmente, na maioria das vezes utilizando flashes off camera e acessórios que o celular não tem como proporcionar. E também o fato de que até recentemente as câmeras de celular eram muito piores e mais lentas.

O iphone pra mim só não é mais rápido pra sacar e fotografar do que uma DSLR já pendurada no pescoço e ligada.

E tem também a conveniência, ontem mesmo na empresa teve uma festa de amigo secreto e eu estava por perto, ligaram perguntando se eu estava com a câmera (os fotógrafos foram viajar) pra fazer um vídeo mas infelizmente não, e estava fora de mão pra eu ir buscar em casa.

Levei o iphone mesmo e o video ficou ótimo apesar de o local ter condições de iluminação horríveis, super escuro. Isso sem contar que o vídeo ficou muito mais estável do que se fosse uma DSLR (mesmo se tivesse uma lente com IS). O iphone também manteve o foco o tempo todo apesar da baixa luz.



Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #31 Online: 31 de Dezembro de 2018, 03:54:51
Interessante que você se adaptou bem... eu saí do iPhone pelos problemas em criar subdiretórios dentro de subdiretórios...era impossível organizar minhas fotos...

Recomendo um app chamado photo manager pro 5, é muito melhor do que a galeria do iphone e permite vc criar pastas e subpastas como bem entender e colocar até senhas. Aí é só importar as fotos pra dentro desse app e vc pode até apaga-las da galeria comum.



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #32 Online: 31 de Dezembro de 2018, 11:28:07
Eu sou leitor kindle desde a primeira versão. Leio uns 4 livros por mês. Mas jamais deixo de comprar livros em papel, principalmente os de fotografia, design e música. Uso a tecnologia no que ela me ajuda, mas não posso sair perdendo. Um livrão de fotografia impresso ainda é insubstituível ao meu entender.

Da mesma forma não deixo de ouvir música nas caixas de som, por melhor que seja meu fone, ainda acho o som nas caixas imbatível. Mas muita gente já não ouve mais música a não ser no fone sofrível do celular.

Cinema realmente vou pouco, pois não curto a bagunça que as pessoas fazem ao meu redor e raramente encontro uma sala com som equilibrado. E em geral prefiro mesmo o som da minha sala.

Mas não me imagino de forma alguma aposentando em definitivo as minhas câmeras e objetivas pra ficar só com meu celular. Seria algo como vender meus contrabaixos e usar aqueles aplicativos de iPad que simulam som de baixo e guitarra.

Sim, concordo com vc na maior parte.
Só mantenho os livros físicos que são indispensáveis para mim (alguns de fotografia e de engenharia). Os demais (os que vou ler uma vez ou que vai ficar "ultrapassado" em dois anos) eu compro em PDF mesmo.
Eu também prefiro ouvir música com as caixas de som. Só uso o fone de ouvido quando estou fora de casa. Neste caso a invenção do fone não "matou" as caixas de som, pois são diferentes em muitos aspectos. Na minha opinião, nem mesmo o melhor headphone existente atualmente daria um prazer como um sistema 5.1 ou 7.2 proporciona.

Não creio que as DSLR ou até mesmo as ML vão deixar de existir tão cedo por causa do celular. Sempre haverá um nicho que não vai abrir mão da qualidade e características que as câmeras possuem.
O que ocorre é que o celular oferece fotos boas o suficiente para a maioria das pessoas ver em uma tela de 5" a 22", e elas vão usar um app para aplicar um filtro e jogar nas redes sociais. Ou para as pessoas que adoram fazer "live", o celular é bem mais prático. Nesses casos as pessoas buscam versatilidade e não ligam muito para qualidade que um equipamento profissional proporcionaria.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 31 de Dezembro de 2018, 12:02:42
Com certeza. Para a maioria das fotos feitas atualmente, que tem como destino as tedes sociais, o celular não só resolve, como é o mais indicado.

Se o fotógrafo se encontra na minoria que tem necessidades que o celular não resolve, que use um sistema de câmeras e objetivas.

É simples.


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #34 Online: 31 de Dezembro de 2018, 13:21:23
Mas não fica tudo em um diretório mestre ???

Não, vc vai criando os diretórios como bem entender e importa as fotos pra lá. Eu deleto as fotos da galeria padrão depois de importar pro Photo manager. Uma vez que as fotos estão lá dentro elas ficam na pasta que eu coloquei.

Esse programa tem umas outras vantagens:
- dá pra colocar senhas nas pastas e/ou subpastas
- vc pode escolher qual foto (de dentro da pasta) aparece no ícone dessa pasta
- vc pode colocar cores nas pastas
- permite vc ver o exif das fotos

A única coisa que eu não gosto é que ele não cria pastas sozinho, se por exemplo eu tiver várias pastas na galeria do iphone eu tenho que criar novamente essas pastas uma a uma dentro do app e importar as fotos uma pasta por vez.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 02 de Janeiro de 2019, 12:58:24
O grande problema que ainda vejo no celular é a vida curta dele. Você tem que gastar horrores a cada ano para se manter atualizado senão daqui a pouco o Sistema Operacional já não vai + ser atualizado e os apps não vão mais suportar o teu equipamento.

Mas realmente, o avanço que esses equipamentos tiveram nos últimos anos na área de fotografia é absurdo.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 03 de Janeiro de 2019, 11:29:30
Foto de lua cheia parece farol de moto quando tirada de celular e se der zoom ou crop pra ver detalhe ele parece água. Do jeito que as pessoas tendenciam (não pensam) pelo lado do imediatismo (postagem, leva fácil, não precisa aprender) há risco de as DSLR ficarem pra trás, porque quem é que vai  bancar os custos em um mercado onde não há condições de competir ? Temo que isto aconteça embora tenha uma esperança nos profissionais e amantes da fotografia (que são minoria em relação aos usuários de celulares).

Por não aprender se come besteira que só enche e não alimenta. Comida é diferente de alimento, pois. Comida não dá obrigatoriamente saciedade, apenas enche e depois sobram consequências negativas. Isso é só pra contextualizar.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2019, 11:32:25 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #37 Online: 04 de Janeiro de 2019, 08:24:41
Particularmente não uso celular pra fotografar... talvez porque não tenha coragem de comprar celular caro e de última geração. (Tenho hj um J5 Samsungcom 2,5 anos que só vou trocar quando não prestar mais)

Mas vendo alguns reviews de aparelhos modernos chega a coçar a mão pra testar... mas acho muuuito caro

Enviado de meu SM-T715Y usando o Tapatalk
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2019, 08:38:24 por Luciano.Queiroz »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #38 Online: 04 de Janeiro de 2019, 10:43:57
Particularmente não uso celular pra fotografar... talvez porque não tenha coragem de comprar celular caro e de última geração. (Tenho hj um J5 Samsungcom 2,5 anos que só vou trocar quando não prestar mais)

Mas vendo alguns reviews de aparelhos modernos chega a coçar a mão pra testar... mas acho muuuito caro

Enviado de meu SM-T715Y usando o Tapatalk

Mesma coisa aqui.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #39 Online: 04 de Janeiro de 2019, 11:11:52
Particularmente não uso celular pra fotografar... talvez porque não tenha coragem de comprar celular caro e de última geração. (Tenho hj um J5 Samsungcom 2,5 anos que só vou trocar quando não prestar mais)

Mas vendo alguns reviews de aparelhos modernos chega a coçar a mão pra testar... mas acho muuuito caro

Enviado de meu SM-T715Y usando o Tapatalk

Eu até falei isso ali em cima... não tenho coragem. Se eu ainda morasse na civilização, poderia pensar a respeito. Ou se eu nadasse no dinheiro e pudesse repor caso fosse roubado.  Mas nessa selva aqui, correndo o risco de ter meu celular usurpado a qualquer momento, sem chance.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 04 de Janeiro de 2019, 11:39:33
Nas trilhas e viagens levo a câmera T5, mas em algumas situações de insegurança uso o celular.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #41 Online: 13 de Janeiro de 2019, 12:24:07
Hoje saí com a família e fomos a uns parques que tinham animais, fiz um combo aqui:
- 5D3 com a 70-200
- Iphone

Valeu a pena, tirei parte das fotos (mais wide) com o celular e usei a DSLR até que bastante. Consegui umas ótimas fotos com ambos, obviamente as mais bonitas foram com a 5D3 mas o celular não ficou muito atrás na produção de material pra facebook.

Gostei da combinação pois é muito mais fácil carregar apenas a câmera pendurada sem mochila, sem lentes pra trocar. Se a situação pedisse uma lente longa blz, caso contrário era só sacar o celular.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2019, 12:27:35 por Intrepid »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #42 Online: 13 de Janeiro de 2019, 12:54:56
Hoje saí com a família e fomos a uns parques que tinham animais, fiz um combo aqui:
- 5D3 com a 70-200
- Iphone

Valeu a pena, tirei parte das fotos (mais wide) com o celular e usei a DSLR até que bastante. Consegui umas ótimas fotos com ambos, obviamente as mais bonitas foram com a 5D3 mas o celular não ficou muito atrás na produção de material pra facebook.

Gostei da combinação pois é muito mais fácil carregar apenas a câmera pendurada sem mochila, sem lentes pra trocar. Se a situação pedisse uma lente longa blz, caso contrário era só sacar o celular.

a 24-105 te mandou uma PM.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2019, 12:55:07 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #43 Online: 14 de Janeiro de 2019, 09:21:35
É tudo uma questão de gosto, necessidades e prioridades mesmo, eu adoro fotografar com celular, acho muito prático, mas pra viagens eu estou dando prioridade não só em levar uma DSLR como agora eu tb comprei um Drone para levar junto :) Mas como sempre não acho que exista muito um certo ou errado,  o importante é atender as necessidades de cada um, se um celular atende esta certíssimo :)
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #44 Online: 14 de Janeiro de 2019, 19:31:05
Eu andei fazendo umas viagens no final do ano. Antes eu costumava levar apenas uma camera de filme por achar menor e melhor do  carregar do que Digital, alem de eupreferir do resultado em filme. Mas desta vez eu levei uma camera digital e meu celular, e pela primeira vez experimentei fazer algumas fotos de viagem com o celular. Eu usava a DSLR nas situacoes que eu conseguia fazer fotos com mais calma, observar mais, etc, mas como uma parte da viagem foi com meus tios e primos, muitas vezes, por ter que fotografar na correria ou por achar mais pratico, acabei usando o celular.

Nao sei se eh pqmeu celular nao faz fotos tao boas quanto a do iPhone, mas ao chegar em casa eu acabei nao me interessando por nenhuma foto que fiz com o celular. Deixei guardado por duas semanas ate decidir deletar tudo vendo que eu nao usaria nenhuma. Acabei gostando mais dos resultados que fiz com a DSLR.

E apesar de poder fotografar muito mais com a camera digital, comparado com as minhas viagens que levei camera de filme somente, eu sinto que fotografando com a camera de filme renderam mais fotos que acabo gostando e usando do que as fotos feitas com a camera digita, mesmo fazendo bem menos fotos com filme do que digital.

Mas sabendo que eu iria viajar com tios e primos e meus irmao, eu imaginei que seria mais corrido e fotografar com filme nao daria tao certo, ou eu ficaria para tras ou atrasaria a galera, por isso levei a camera digital e usei o celular, apesar dos pesares.

Quando encontrei meu tio ele ate me perguntou se eu estava com a minha camera pinhole. E eu falei que se eu estivesse viajando sozinho eu certamente teria trazido uma, mas como estava com a familia e nao queria fazer ninguem esperar aslongas exposicoes, deixei em casa mesmo.  :D

Mas vendo as fotos que meis primos e tios fizeram com os iPhones deles, as foto pareciam sair muito boas.