Autor Tópico: Fungo na lente ou sujeira no sensor ?  (Lida 10513 vezes)

Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Dezembro de 2018, 18:00:39
Boa tarde, galera.

Comprei uma câmera hoje(de segunda mão) para mobilidade e na hora não pude checar muito, pois levei meu filho junto. Chegando em casa tive a surpresa de ver o ponto preto ...
Me ajudem a me conformar com o meu mau negócio e a identificar: fungo ou sujeira ?
Segue foto:
https://i.imgur.com/w4Yu0kP.jpg
Abraços

PS: Peguei uma Lumix FZ47 com lente Leica fixa ...
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2018, 18:06:20 por Cassunde »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2018, 18:47:53
Boa tarde, galera.

Comprei uma câmera hoje(de segunda mão) para mobilidade e na hora não pude checar muito, pois levei meu filho junto. Chegando em casa tive a surpresa de ver o ponto preto ...
Me ajudem a me conformar com o meu mau negócio e a identificar: fungo ou sujeira ?
Segue foto:
https://i.imgur.com/w4Yu0kP.jpg
Abraços

PS: Peguei uma Lumix FZ47 com lente Leica fixa ...

Olhando a lente vc não enxerga o ponto?
Espero que tenha solução... tudo é mais complicado nessas câmeras de lente fixa.


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2018, 19:30:00
a limpeza de uma lente varia de 100 a 400 reais

Para ter certeza se é fungo ou um defeito na óptica, é necessário que um técnico veja


Na sua imagem, eu torceria para ser fungo e não tenha nada corroído.



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Estou contatando o cara que me vendeu para ele me voltar uma parte(paguei R$300) e eu levar na assistência, mas tá com clima de que vai me bloquear no wpp. Fazer o que, acontece ...

Tenho 60% de certeza de que é fungo, pelo formato estriado.  :(
Pesquisei os mais comuns, mas não achei igual.
Provavelmente está assim porque o cara devia deixar na bag direto ...

Olhando a lente vc não enxerga o ponto?
Espero que tenha solução... tudo é mais complicado nessas câmeras de lente fixa.

Enxergo. Parece ser na lente então, né ?
Pois é, fui me dar um agrado de fim de ano e parece que saí mal ...


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2018, 21:38:33
coloque uma lanterna por tras da lente (dos dois lados) e verifique toda e qualquer imperfeição nela. pesquise na web que vc vai ver sites ensinando a verificar (basicamente, nada profissional) o estado de uma lente. só se atente que 99,9% das lentes possuem poiera, o que é normal


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2018, 21:39:46
coloque uma lanterna por tras da lente (dos dois lados) e verifique toda e qualquer imperfeição nela. pesquise na web que vc vai ver sites ensinando a verificar (basicamente, nada profissional) o estado de uma lente. só se atente que 99,9% das lentes possuem poiera, o que é normal

não tem como fazer isso pois ele tem uma câmera superzoom, não troca de lente.


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2018, 21:44:28
não tem como fazer isso pois ele tem uma câmera superzoom, não troca de lente.

desculpem a todos! não li a pergunta ate o final


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2018, 23:12:03
coloque uma lanterna por tras da lente (dos dois lados) e verifique toda e qualquer imperfeição nela. pesquise na web que vc vai ver sites ensinando a verificar (basicamente, nada profissional) o estado de uma lente. só se atente que 99,9% das lentes possuem poiera, o que é normal

Fiz isso pela frente. Essa foto que postei é com um led contrastando, na real, o ponto preto só fica destacado em fundos muito brancos. Nada impossível de resolver com enquadramento, mas é um incômodo para fotos de paisagens ...


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2018, 09:18:37
Fiz isso pela frente. Essa foto que postei é com um led contrastando, na real, o ponto preto só fica destacado em fundos muito brancos. Nada impossível de resolver com enquadramento, mas é um incômodo para fotos de paisagens ...

um photoshop também deve dar um jeitinho nisso. Se não conseguir parte da grana de volta, use e abuse da câmera, já tá na mão, o jeito é curtir mesmo. O photoshop tem um recurso beeeem bonzinho pra remover manchas.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Dezembro de 2018, 10:56:29
Você pagou muito pouco pela câmera e pode usá-la focando fora do fungo ou retirando o mesmo no Photoshop. Melhor é relaxar e se divertir com ela...


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2018, 13:43:24
Olhando a lente vc não enxerga o ponto?
Espero que tenha solução... tudo é mais complicado nessas câmeras de lente fixa.
Você pagou muito pouco pela câmera e pode usá-la focando fora do fungo ou retirando o mesmo no Photoshop. Melhor é relaxar e se divertir com ela...

https://imgur.com/a/BllCldO

Vocês estão certíssimos. Obrigado pela atenção e bom Réveillon à todos !


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2019, 23:32:24
Boa noite, galera !
Tomei coragem de abri-la e ... tirei o "fungo" !
Na verdade era UMA poeira no sensor mesmo. Como chegou lá que é o incrível, hahaha

Ficou limpinha !
https://imgur.com/a/jWCieYC

Obrigado à todos !


ThaisPassos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2019, 00:42:02
Boa noite, galera !
Tomei coragem de abri-la e ... tirei o "fungo" !
Na verdade era UMA poeira no sensor mesmo. Como chegou lá que é o incrível, hahaha

Ficou limpinha !
https://imgur.com/a/jWCieYC

Obrigado à todos !

Poxa, como foi executada a limpeza? Estou penando com uma sujeira em duas máquinas, ambas já foram limpas corpo e lente, e mesmo assim, ainda apresentam sujeira que creio serem no sensor.
Thais Barros Passos


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2019, 09:02:46
Poxa, como foi executada a limpeza? Estou penando com uma sujeira em duas máquinas, ambas já foram limpas corpo e lente, e mesmo assim, ainda apresentam sujeira que creio serem no sensor.
Se não tem muito tempo que pagou as limpezas, manda de volta. Arrisquei porque era uma superzoomzinha. Não sei se arriscaria na SLR que é muito mais compacta e com mais conteúdo.

Como postei num tópico recente, mandei pra abrirem a câmera pra mim. Mas cheguei a pesquisar pra eu mesmo abrir.

Se quiser se arriscar, sempre tem uns bons vídeos técnicos no YouTube. Cheguei a ver um pra abrir uma Om-D.

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk



Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2019, 09:12:31
Poxa, como foi executada a limpeza? Estou penando com uma sujeira em duas máquinas, ambas já foram limpas corpo e lente, e mesmo assim, ainda apresentam sujeira que creio serem no sensor.
Só por dúvida, descreva melhor essa sujeira. Você nota ela só em pequenas
aberturas ? Se for no sensor, uma caneta de cílios de microfibra pra limpar valem a pena antes de tentar abrir.

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk



ThaisPassos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Feminino
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2019, 15:58:42
Só por dúvida, descreva melhor essa sujeira. Você nota ela só em pequenas
aberturas ? Se for no sensor, uma caneta de cílios de microfibra pra limpar valem a pena antes de tentar abrir.

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk

É essa aqui abaixo, o problema é que até enviar ao técnico, não constava nada dessa sujeira como essas nas imagens, mas ontem, assim que retornou da limpeza de corpo e lente, vi que ficou muita sujeira ainda, e essas ramificações na linha inferior esquerda.
Acabei de chegar do técnico e ele falou que a sujeira é interna no sensor, deixei lá e ele vai abrir pra fazer outra limpeza mais profunda, não me cobrou nada por hora, mas achei super estranho não ter visto isso antes, se em tese já existia.

No fim das contas, não sei se as limpezas foram bem executadas, acabei pagando R$300,00 pra limpar uma D5100 + 18:55 e outra NexF3 + 18:55

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/dsc_0018-1-jpg
Thais Barros Passos