Autor Tópico: Diferença de iluminação nos quadros do time lapse  (Lida 2618 vezes)

WMachado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Janeiro de 2019, 10:47:15
Olá pessoal comecei a pouco tempo no timelapse e fiz o meu primeiro timelapse com paisagem.

Coloquei a camera em prioridade de abertura, para ela escolher a melhor velocidade, com isso eu imaginava que todas as fotos sairiam com um mesmo padrão de luz.

Mas não foi o que aconteceu no trabalho final, entendo que a diferença de iluminação do dia pode interfirir, mas me parece muito mais um erro do que uma consequência da iluminação do ambiente, me incomoda bastante, como é a primeira vez que faço e não tenho ninguém por perto com experiência recorro ao fórum para ver se é mesmo um erro ou apenas estou sendo muito crítico comigo mesmo.

Talvez eu esteja errando na hora de tratar as fotos, eu trato uma e sincronizo todo resto pelo Lr, será que terei que corrigir a exposição uma a uma?

Abaixo o link do timelapse para vocês verem.

https://youtu.be/Ka1k2omaWww
Nikon D7000 - Nikon 105mm f/2.8D AF Micro - SIGMA 18-50mm F/2.8 EX DC HSM


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2019, 10:54:43
Não tenho experiência com timelapse mas não vi problema nenhum com a exposição... Até pq a tendência geralmente é essa, de ir escurecendo (se feito no fim do dia) ou clareando (se no início do dia)...
O que incomodou absurdamente foram essas piscadas no vídeo...

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2019, 10:58:53
O que incomodou absurdamente foram essas piscadas no vídeo...

Que acho que é exatamente o problema... Cada foto saiu com uma exposição diferente.

@WMachado: vc chegou a testar aquela opção do LR chamada "Match Total Exposures" ?
Vc edita uma pra ficar certa, seleciona todas e usa essa opção, na teoria o LR calcula como cada uma deve ficar pra ter a mesma exposição das outras.

Não é sempre que funciona, mas vale a pena tentar. Eu não costumo fazer timelapses mas eu acho que o ideal seria ter feito no Manual mesmo pra não ter essas variações
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Levinthal

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2019, 14:41:42
O problema das piscadas é que a câmera estava no automático. Da próxima, coloca a exposição em manual.

Cumprimentos.
Canon EOS 5Dc @ EF 28-135mm F/3.5-5.6 IS USM + EF 50mm f/1.8 STM.
Canon EOS M50 @ Risespray 7.5Mm f/2.8 Fisheye + 7Artisan 12mm f/2.8 + Sigma 16mm f/1.4 + Viltrox 23mm f/1.4 + Canon 32mm f/1.4 STM.

Flickr: https://www.flickr.com/photos/levinthal_joaov/


WMachado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2019, 16:23:55
Que acho que é exatamente o problema... Cada foto saiu com uma exposição diferente.

@WMachado: vc chegou a testar aquela opção do LR chamada "Match Total Exposures" ?
Vc edita uma pra ficar certa, seleciona todas e usa essa opção, na teoria o LR calcula como cada uma deve ficar pra ter a mesma exposição das outras.

Não é sempre que funciona, mas vale a pena tentar. Eu não costumo fazer timelapses mas eu acho que o ideal seria ter feito no Manual mesmo pra não ter essas variações

Para a falar a verdade eu nem conhecia essa opção no Lr, vou testar, controlar a exposição no manual eu acho que é bem complicado com o intervalometro tirando fotos a cada segundo, por isso deixei no modo prioridade de abertura, a câmera só calcularia a velocidade do obturador para uma exposição "correta", mas vou testar numa velocidade única e numa abertura única.
Nikon D7000 - Nikon 105mm f/2.8D AF Micro - SIGMA 18-50mm F/2.8 EX DC HSM


WMachado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2019, 16:26:18
O problema das piscadas é que a câmera estava no automático. Da próxima, coloca a exposição em manual.

Cumprimentos.

Meu pensamento era de que na prioridade de abertura a câmera calcularia a velocidade para uma exposição única, mas talvez seja isso, vou tentar com uma velocidade única e uma abertura única.
Nikon D7000 - Nikon 105mm f/2.8D AF Micro - SIGMA 18-50mm F/2.8 EX DC HSM


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Janeiro de 2019, 23:30:43
Olá pessoal comecei a pouco tempo no timelapse e fiz o meu primeiro timelapse com paisagem.

Coloquei a camera em prioridade de abertura, para ela escolher a melhor velocidade, com isso eu imaginava que todas as fotos sairiam com um mesmo padrão de luz.

Mas não foi o que aconteceu no trabalho final, entendo que a diferença de iluminação do dia pode interfirir, mas me parece muito mais um erro do que uma consequência da iluminação do ambiente, me incomoda bastante, como é a primeira vez que faço e não tenho ninguém por perto com experiência recorro ao fórum para ver se é mesmo um erro ou apenas estou sendo muito crítico comigo mesmo.

Talvez eu esteja errando na hora de tratar as fotos, eu trato uma e sincronizo todo resto pelo Lr, será que terei que corrigir a exposição uma a uma?

Abaixo o link do timelapse para vocês verem.

https://youtu.be/Ka1k2omaWww

Flickering. É o problema mais comum no timelapse, mesmo os mais experts no assunto sofrem com isso pq é "natural" do processo. Existem formas de amenizar mas você nunca vai conseguir tirar 100% sem o apoio de um software na pós.

Existem softwares excelentes para isso como LRTimelapse. Existem alguns plugins mais simples mas que são free para o Lightroom como o https://github.com/davidmilligan/LrDeflick

De qualquer forma, procure por "deflicker timelapse" que você vai encontrar bastante coisa no google  :)

Ah! Fixar velocidade e exposição não vai resolver, só vai criar mais problemas pq as condições mudam durante as fotos. O melhor é deixar no modo prioridade abertura se você não tiver nenhum acessório que faça o "ramping" automático.


WMachado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2019, 10:29:53
Flickering. É o problema mais comum no timelapse, mesmo os mais experts no assunto sofrem com isso pq é "natural" do processo. Existem formas de amenizar mas você nunca vai conseguir tirar 100% sem o apoio de um software na pós.

Existem softwares excelentes para isso como LRTimelapse. Existem alguns plugins mais simples mas que são free para o Lightroom como o https://github.com/davidmilligan/LrDeflick

De qualquer forma, procure por "deflicker timelapse" que você vai encontrar bastante coisa no google  :)

Ah! Fixar velocidade e exposição não vai resolver, só vai criar mais problemas pq as condições mudam durante as fotos. O melhor é deixar no modo prioridade abertura se você não tiver nenhum acessório que faça o "ramping" automático.

Rapaz, muito obrigado por me informar o termo correto eu nem fazia ideia de que tinha essa nome, vou procurar e estudar sobre, pois é, eu pensei justamente nas condições que mudam a todo tempo e pensando no histograma, deixar na prioridade de abertura, deixaria o histograma mais uniforme. Então eu estou no caminho certo, só ajustar algumas coisas na pós, obrigado mesmo.
Nikon D7000 - Nikon 105mm f/2.8D AF Micro - SIGMA 18-50mm F/2.8 EX DC HSM


JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2019, 10:04:31
Tem um detalhe importante que fica bem evidente quando se faz time-lapse. Toda vez que a lente fecha para ficar na abertura que você selecionou, ela não é exatamente igual a anterior, existem pequenas variações. Então só o fato da lente ficar "abrindo e fechando" o diafragma toda vez que uma foto for tirada já gera uma diferença na exposição.
Existe algumas técnicas pra se corrigir esse "problema", uma delas é você selecionar a abertura, apertar o botão DoF preview da câmera, assim que o diafragma fechar você remove a lente mas sem desencaixar, dessa forma a abertura ficará fixa e não irá variar mais. É uma gambiarra, mas resolve.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


WMachado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Janeiro de 2019, 09:55:52
Tem um detalhe importante que fica bem evidente quando se faz time-lapse. Toda vez que a lente fecha para ficar na abertura que você selecionou, ela não é exatamente igual a anterior, existem pequenas variações. Então só o fato da lente ficar "abrindo e fechando" o diafragma toda vez que uma foto for tirada já gera uma diferença na exposição.
Existe algumas técnicas pra se corrigir esse "problema", uma delas é você selecionar a abertura, apertar o botão DoF preview da câmera, assim que o diafragma fechar você remove a lente mas sem desencaixar, dessa forma a abertura ficará fixa e não irá variar mais. É uma gambiarra, mas resolve.

Ponto interessante, mas será que essa gambiarra não "estraga" a lente? Eu, particularmente tenho receio de fazer certos tipos de manobra com câmera e lente, principalmente quando se trata dos contatos eletro-eletrônicos.

Nas lentes antigas, onde eu consigo setar a abertura manualmente isso seria bem vindo, tenho uma Nikkor 105 D aqui vou testar.
Nikon D7000 - Nikon 105mm f/2.8D AF Micro - SIGMA 18-50mm F/2.8 EX DC HSM


WMachado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2019, 16:25:53
Existem softwares excelentes para isso como LRTimelapse. Existem alguns plugins mais simples mas que são free para o Lightroom como o https://github.com/davidmilligan/LrDeflick

De qualquer forma, procure por "deflicker timelapse" que você vai encontrar bastante coisa no google  :)


sri_canesh

Volto com um feedback positivo da sua dica, não consegui usar o plugin do Lr que você indicou, mas testei o LRTimelapse e gostei bastante, deu um certo trabalho até entender, converter para DNG e depois atualizar o XMP no Lr porém depois disso tudo achei bem satisfatório o resultado.

Segue o vídeo.

https://youtu.be/r2ul4xh8kss

Ah! O LRTimelapse na versão free permite tratar 400 fotos por pasta, pra um timelapse grande é trabalhoso, mas é uma boa opção pra quem não quer gastar 99 dólares(o que não é um absurdo, para o que programa faz)
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2019, 16:31:53 por WMachado »
Nikon D7000 - Nikon 105mm f/2.8D AF Micro - SIGMA 18-50mm F/2.8 EX DC HSM


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Janeiro de 2019, 16:36:11
Que diferença, hein?  :clap: :clap:

O LRTimelapse volta e meia tem alguma promoção, na Black Friday rolou um desconto grande, fica de olho  :)


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2019, 16:55:42
Sem comparação... Agora está ótimo...

Agora, se me permite, um comentário sobre o timelapse em si...
Como disse no primeiro comentário, não entendo bem sequer já fiz TL, mas os que já vi na TV e na internet, têm um aspecto diferente com lapsos de tempo (como o nome já diz) maior entre os quadros. No seu, tive a impressão de estar mais para um vídeo acelerado... Acho que devido ao curto espaço de tempo entre as capturas das imagens...

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2019, 17:05:06 por andreluigo »
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


WMachado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2019, 17:03:41
Que diferença, hein?  :clap: :clap:

O LRTimelapse volta e meia tem alguma promoção, na Black Friday rolou um desconto grande, fica de olho  :)

Com certeza vou ficar de olho!  :D
Nikon D7000 - Nikon 105mm f/2.8D AF Micro - SIGMA 18-50mm F/2.8 EX DC HSM


WMachado

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 12 de Janeiro de 2019, 17:13:51
Sem comparação... Agora está ótimo...

Agora, se me permite, um comentário sobre o timelapse em si...
Como disse no primeiro comentário, não entendo bem sequer já fiz TL, mas os que já vi na TV e na internet, têm um aspecto diferente com lapsos de tempo (como o nome já diz) entre os quadros. No seu, tive a impressão de estar mais para um vídeo acelerado... Acho que devido ao curto espaço de tempo entre as capturas das imagens...

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

O timelapse em si é um vídeo acelerado e a velocidade depende do que vc quer mostrar, esse por exemplo eu usei 400 fotos tiradas a cada segundo o que dá 6 minutos e 40 segundos, compilados em 30 fps deu esses 13 segundos de vídeo.

Existem timelapses de segundos, minutos, horas, dias depende do que você quer mostrar, entendo que o timelapse é uma técnica de fotografia para chegar em um vídeo. Penso que a técnica tenha começado com os intervalos maiores para se mostrar a evolução de coisas que demoram bastante, mas pode ser aplicada a intervalo de tempos menores sem problemas, a beleza dessa técnica é que me atrai.
Nikon D7000 - Nikon 105mm f/2.8D AF Micro - SIGMA 18-50mm F/2.8 EX DC HSM