Autor Tópico: Desisti de vender no Mercado Livre  (Lida 19108 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.203
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #180 Online: 18 de Junho de 2019, 14:30:38
Atualmente nem ligo muito para o sistema de reputação. Devido aos golpes que andam rolando no ML, anuncio nos grupos do Facebook e quando alguém confiável se interessa, crio um anúncio no site e passo o link.
Como comprador, só fico com "pé atrás" dos vendedores com reputação vermelha. O ML praticamente protege 99% os compradores, e se eu receber algo com problemas, devolvo e pego o dinheiro de volta. O risco fica com o vendedor neste caso.



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #181 Online: 18 de Junho de 2019, 18:40:54
...A fase agora é boa para os compradores, com as ferramentas de devolução que eles implementaram.

Acho que já mudou alguma coisa nesse aspecto.

Fiz varias compras esses dias, alguns produtos vieram errado, eu selecionava a devolução e já era gerado o código, sem passar pelo vendedor. Porém na ultima compra que fiz o produto veio com defeito (Filtro ND que relatei em um tópico), quando selecionei a devolução não foi gerado o código, e tive que aguardar contato com o vendedor, ele analisou e concordou com a devolução, e só ai foi gerado o código.


Lindsay

  • Trade Count: (18)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.289
  • Sexo: Masculino
Resposta #182 Online: 18 de Junho de 2019, 20:58:42
Acho que já mudou alguma coisa nesse aspecto.

Fiz varias compras esses dias, alguns produtos vieram errado, eu selecionava a devolução e já era gerado o código, sem passar pelo vendedor. Porém na ultima compra que fiz o produto veio com defeito (Filtro ND que relatei em um tópico), quando selecionei a devolução não foi gerado o código, e tive que aguardar contato com o vendedor, ele analisou e concordou com a devolução, e só ai foi gerado o código.
Pois é, aconteceu o mesmo comigo e achei estranho, veja só fiz 3 devoluções, uma dia 2 de junho (valor R$ 50,00), outra dia 3 de junho (R$ 310,00), e a ultima hoje fiz hoje (R$ 740,00), pq o vendedor enviou um produto na cor errada. Nas duas primeiras compras eu falei que me arrependi da compra para ser mais rápida a devolução, porem na que fiz hoje, já não apareceu a possibilidade de simples arrependimento, então justifiquei explicando o erro do vendedor. O vendedor aceitou a devolução, fiz a postagem no correio, e recebi a mensagem que só terei a devolução do valor pago no cartão de credito no dia 28 de junho.
Outra diferença é que na listagem de compras, os dois primeiros que citei aparece como "Produto Devolvido", e já no caso de hoje, aparece como "Compra cancelada - O vendedor cancelou a negociação".

Muito estranho, pensei que talvez por ser a 3ª devolução em um curto período de tempo, o ML dificultou a devolução.
Conhecimento importa mais que equipamento.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 823
Resposta #183 Online: 19 de Junho de 2019, 06:59:03
Pois é, aconteceu o mesmo comigo e achei estranho, veja só fiz 3 devoluções, uma dia 2 de junho (valor R$ 50,00), outra dia 3 de junho (R$ 310,00), e a ultima hoje fiz hoje (R$ 740,00), pq o vendedor enviou um produto na cor errada. Nas duas primeiras compras eu falei que me arrependi da compra para ser mais rápida a devolução, porem na que fiz hoje, já não apareceu a possibilidade de simples arrependimento, então justifiquei explicando o erro do vendedor. O vendedor aceitou a devolução, fiz a postagem no correio, e recebi a mensagem que só terei a devolução do valor pago no cartão de credito no dia 28 de junho.
Outra diferença é que na listagem de compras, os dois primeiros que citei aparece como "Produto Devolvido", e já no caso de hoje, aparece como "Compra cancelada - O vendedor cancelou a negociação".

Muito estranho, pensei que talvez por ser a 3ª devolução em um curto período de tempo, o ML dificultou a devolução.

Lindsay, é bem possível que seja por isso mesmo... "muita" devolução num período curto de tempo.

No entanto eu eu, como vendedor, vejo como positiva essa mudança, se é que será comum daqui pra frente, porque estava muito fácil para vendedores serem golpeados... Eu mesmo como já relatei aqui, já fui engrupido algumas vezes. Comprador que queria devolver bateria que eu sequer vendia, devolver filtro por "compra errada" e o filtro chegar todo sujo e chei ode poeira em sinal claro de uso, e por aí vai, e você sequer ter a possibilidade de contestar a devolução do comprador, pois o Mercado Livre já prendia a grana e devolvia pro comprador. Fora casos já relatados de o comprador devolver pedaços de blocos de construção dentro da caixa do Play Station 4 que veio "com defeito"!!!

Antigamente o Mercado Livre só devolvia o dinheiro pro comprador após o vendedor receber o produto de volta e conferir que a reclamação procedia ou que o produto devolvido por erro/insatisfação estava ok.

Acho que de tanto os vendedores reclamarem de golpes talvez estejam mudando isso.
Aguardemos.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 823
Resposta #184 Online: 19 de Junho de 2019, 07:02:07
Acho que já mudou alguma coisa nesse aspecto.

Fiz varias compras esses dias, alguns produtos vieram errado, eu selecionava a devolução e já era gerado o código, sem passar pelo vendedor. Porém na ultima compra que fiz o produto veio com defeito (Filtro ND que relatei em um tópico), quando selecionei a devolução não foi gerado o código, e tive que aguardar contato com o vendedor, ele analisou e concordou com a devolução, e só ai foi gerado o código.

Roberto eu vendo pelo Mercado Livre a mais de 4 anos e sempre funcionou dessa forma mesmo... o comprador abria uma "reclamação" e o vendedor era informado pelo Mercado Livre, a gente tinha de aceitar de qualquer forma e se não aceitasse dentro do prazo de resposta dado pelo Mercado Livre era liberado assim mesmo para o comprador postar e já recebia o dinheiro de volta.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #185 Online: 19 de Junho de 2019, 08:08:52
Pois é, aconteceu o mesmo comigo e achei estranho, veja só fiz 3 devoluções, uma dia 2 de junho (valor R$ 50,00), outra dia 3 de junho (R$ 310,00), e a ultima hoje fiz hoje (R$ 740,00), pq o vendedor enviou um produto na cor errada. Nas duas primeiras compras eu falei que me arrependi da compra para ser mais rápida a devolução, porem na que fiz hoje, já não apareceu a possibilidade de simples arrependimento, então justifiquei explicando o erro do vendedor. O vendedor aceitou a devolução, fiz a postagem no correio, e recebi a mensagem que só terei a devolução do valor pago no cartão de credito no dia 28 de junho.
Outra diferença é que na listagem de compras, os dois primeiros que citei aparece como "Produto Devolvido", e já no caso de hoje, aparece como "Compra cancelada - O vendedor cancelou a negociação".

Muito estranho, pensei que talvez por ser a 3ª devolução em um curto período de tempo, o ML dificultou a devolução.

Lindsay, o meu também foi na terceira devolução, talvez seja alguma regra específica para devoluções em curto período realmente.

Mas assim como o Lopescardoso, eu acharia muito positivo que o ML voltasse a forma antiga de devolução, pois eu mesmo estou vendendo algumas coisas de fotografia aqui e não tenho coragem de botar no ML, o risco de tomar um tombo é muito alto.


Lindsay

  • Trade Count: (18)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.289
  • Sexo: Masculino
Resposta #186 Online: 19 de Junho de 2019, 11:04:10
Lindsay, o meu também foi na terceira devolução, talvez seja alguma regra específica para devoluções em curto período realmente.

Mas assim como o Lopescardoso, eu acharia muito positivo que o ML voltasse a forma antiga de devolução, pois eu mesmo estou vendendo algumas coisas de fotografia aqui e não tenho coragem de botar no ML, o risco de tomar um tombo é muito alto.
Eu tbm estou ficando com receio, inclusive se o cara quiser dar o golpe, basta devolver uma caixa vazia e pronto. Muita encrenca, a gente depois não vai conseguir recuperar.
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Mecenas
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.167
  • Sexo: Masculino
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #187 Online: 19 de Junho de 2019, 12:29:12
É por ai. Eu até anunciei uma câmera mas desativei o anuncio.
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj


Guaracy Cardoso

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
Resposta #188 Online: 01 de Julho de 2019, 17:42:12
Anunciei minha D7100 lá e algumas lentes, porém vou desativar agora mesmo (depois de ler os relatos aqui).
 :(
Fuji X-Pro1 + Fuji 35 f/2


AFShalders

  • Mecenas
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.167
  • Sexo: Masculino
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #189 Online: 10 de Setembro de 2019, 02:11:36
Voltando à novela...

Não sei se repararam mas agora não dá mais para consultar MESMO a reputação dos compradores.

Estou com alguns anúncios lá de ítens não muito caros para ver no que dá.
Fora isso, somente anúncios dirigidos para alguém que realmente queira comprar por lá.

O que anda enchendo muito o saco são as perguntas idiotas que certos compradores fazem. Porra se você coloca no anúncio dizendo que uma lente está perfeita, sem detalhes e vem um mala e pergunta se ela esta direitinha sem fungos, se não caiu e por que está vendendo, dá vontade de mandar para a pqp, sinceramente !

Você anuncia algo, digamos por 1800 e vem um carinha perguntando "faz por 900 é tudo que eu posso pagar", fala seriooooooooo! Dá vontade de responder, ok, faço por 900, mas o frete é 900 tambem... Acho saudavel pechinchar, mas que seja algo coerente.

A sensação que dá é que tem um bando de desocupados que ficam vendo anúncios e fazendo perguntas idiotas só por fazer, sem nunca ter a menor intenção de comprar nada.

Fico me perguntando por que no e-bay não tem esse tipo de comprador mala ?
« Última modificação: 10 de Setembro de 2019, 02:11:47 por AFShalders »
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj


YP

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 912
  • Sexo: Masculino
Resposta #190 Online: 10 de Setembro de 2019, 10:57:36
Faz tempo que não pode consultar a reputação dos compradores.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #191 Online: 10 de Setembro de 2019, 11:40:12

Você anuncia algo, digamos por 1800 e vem um carinha perguntando "faz por 900 é tudo que eu posso pagar", fala seriooooooooo! Dá vontade de responder, ok, faço por 900, mas o frete é 900 tambem... Acho saudavel pechinchar, mas que seja algo coerente.

A sensação que dá é que tem um bando de desocupados que ficam vendo anúncios e fazendo perguntas idiotas só por fazer, sem nunca ter a menor intenção de comprar nada.

Fico me perguntando por que no e-bay não tem esse tipo de comprador mala ?

Assino embaixo. Esse tipo de coisa enche o saco mesmo. Há pouco tempo estava com uma Leica X1 anunciada por R$ 1.900,00. Câmera em perfeito estado, com estojo de couro original e tudo, e cansei de receber propostas do tipo "aceita R$ 500,00...aceita R$ 600,00...".
Esforço-me para responder com muita educação e polidez a todos, mas tem horas que dá vontade de mandar mesmo para aquele lugar. :aua:

Grande e forte abraço.


AFShalders

  • Mecenas
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.167
  • Sexo: Masculino
  • "Bela câmera, mas mostre as fotos..."
    • Old Good Light
Resposta #192 Online: 10 de Setembro de 2019, 12:30:24
Assino embaixo. Esse tipo de coisa enche o saco mesmo. Há pouco tempo estava com uma Leica X1 anunciada por R$ 1.900,00. Câmera em perfeito estado, com estojo de couro original e tudo, e cansei de receber propostas do tipo "aceita R$ 500,00...aceita R$ 600,00...".
Esforço-me para responder com muita educação e polidez a todos, mas tem horas que dá vontade de mandar mesmo para aquele lugar. :aua:

Grande e forte abraço.

Eu simplesmente removo a pergunta e bloqueio o comprador porque esse tipo de gente não está a fim de comprar, só de zoar.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2019, 12:30:55 por AFShalders »
A maioria das câmeras e lentes são melhores que a maioria dos fotógrafos.

www.oldgoodlight.blogspot.com / www.flickr.com/groorj


cfcsosa

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.915
  • Sexo: Masculino
Resposta #193 Online: 10 de Setembro de 2019, 12:39:45
Eu simplesmente removo a pergunta e bloqueio o comprador porque esse tipo de gente não está a fim de comprar, só de zoar.
Uma ótima ideia.

Também tenho vetado diversos "compradores" dos meus anúncios.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.203
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #194 Online: 10 de Setembro de 2019, 16:12:32
Eu simplesmente removo a pergunta e bloqueio o comprador porque esse tipo de gente não está a fim de comprar, só de zoar.

Melhor coisa que vc faz.
Esse tipo de "comprador" é problemático: vai te encher de perguntas e se tiver algum detalhe que não apareceu nas fotos e/ou que não foi informado, é provável que irá devolver. Quando isso ocorre ou quando algum espertalhão quer desconto de 50%, bloqueio na hora.