Autor Tópico: Desisti de vender no Mercado Livre  (Lida 46535 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 06 de Janeiro de 2019, 21:43:42
Hoje decidi parar de vender no Mercado Livre e apagar minha conta de 16 anos.

O fato é que com o sistema novo de avaliações, é muito, muito fácil de o vendedor cair nas pegadinhas do novo sistema de avaliações.

Eu tinha mais de 70 vendas feitas desde o início, 100% delas com avaliação positiva e mais o dobro disso talvez em compras.

Desde que mudaram o sistema, tomei duas rasteiras: a primeira com a venda de um mísero relógio Casio de 200 reais na qual o comprador não sabia mexer no relógio e cancelou a venda dizendo que o produto estava com defeito.

Reclamei horrores no ML por causa disso e fiquei com a maldita avaliação em amarelo e tive que fazer umas 8 vendas até recuperar a classificação verde.

Ok, maravilha. Ontem um outro comprador, dessa vez um desses que tem qualificação negativa (o cara era -2) comprou uma câmera e depois cancelou a compra dizendo que eu não respondi a tempo (eu estava fora), e novamente, a reputação foi para amarela e o sistema me informa agora que eu tenho que fazer QUINZE novas vendas para recuperar o verde ! Vão pra PQP !

Argumentei com eles e não adiantou nada, disseram que a mecânica do sistema é essa e que não poderiam fazer nada. Ah, e tem mais, não tenho mais acesso às transações antigas com mais de um ano. Não aparecem mais no histórico. Agora só aparecem as transações dos últimos meses, depois são apagadas !

Resultado final: cancelei a minha conta e de hoje em diante só vendo pelo ebay (mesmo que para o Brasil)



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2019, 00:08:45
É isto mesmo que o mercado livre quer, tirar o usuário comum e deixar as grandes magazines


Mesmo sem esta clara preferência para os grandes eles estão esfolando muito o vendedor e protegendo os compradores picaretas, aliás com as novas regras parece um para raio de pilantra


Tenho cliente que comumente compram pelo mercado livre, quando me consultam por fora sempre dou desconto, tiro as taxas que não são poucas e dependendo do valor consigo facilitar em 3x.

Mesmo para empresas o ML tá muito estranho. Tem relatos de pessoas confiáveis,  vendedores que faturavam 20k por dia, com funcionários, infra, etc e um belo dia o cara acorda com a conta suspensa e o $$ bloqueado e fuker and suker.

Resumindo: é certeza que o comprador vai se fud#r, só não sabemos a data








AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 07 de Janeiro de 2019, 00:21:02
Concordo, também já tinha notado isso.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2019, 10:59:00
Acredito que o número de reclamações envolvendo golpistas ou devoluções excessivas seja um dos motivos. Quando o ML começou a oferecer anúncios grátis sem comissão, já tive dois produtos devolvidos por causa da ignorância dos compradores. A gota d'água foi quando vendi um perfume lacrado, o comprador comprou sem conhecer e devolveu alegando que era forte demais. No fim, fiquei no prejuízo pois o produto já foi aberto e usado.. :doh:
E também depois que permitiram a entrada de lojas oficiais, com comissão maior e probabilidade menor de ocorrer golpes, deixaram de lado os vendedores menores.

Hoje anuncio as coisas no Face, e se alguém se interessar e for de confiança daí crio um anúncio.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2019, 12:07:32
O Ebay pelo menos tem um sistema de mediação bastante eficiente.
O único "inconveniente" é ter que trabalhar pelo PayPal


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2019, 12:15:21
Virou um piada o ML para quem precisa vender.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2019, 12:41:17
Para quem compra, o ML é muito confiável. Se usar o site pra vender aí a história muda.

Sem falar que até o dia 31 de Dezembro de 2018 eu estava no nível 4 (profissional), e no dia seguinte minha reputação foi para o nível 1 (iniciante)!  :aua:
Praticamente 15 anos usando a plataforma, mais de 400 negociações entre vendas e compras, e tudo isso pra ser considerado "iniciante".  :doh:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2019, 12:41:30
Nossa gente, vocês estão me assustando, vou tirar meu SB700 de lá.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2019, 12:44:03
Nossa gente, vocês estão me assustando, vou tirar meu SB700 de lá.


Eu ia anunciar um puta conjunto Pentax K3-II e um monte de primes mas desisti.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2019, 12:49:27

Eu ia anunciar um puta conjunto Pentax K3-II e um monte de primes mas desisti.

Acabei de tirar o anuncio, vou tentar por outros meios.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2019, 12:54:39
Anuncia nos grupos, e se o interessado for de confiança, cria um anúncio lá. O arriscado é anunciar e esperar por algum comprador no próprio site.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Janeiro de 2019, 12:55:01
Eles querem que você largue tudo e vire vendedor do ML. Ou seja, que esta seja sua profissão com dedicação plena.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 07 de Janeiro de 2019, 13:52:54
Pô, sei lá...

Eu estou no Mercado Livre tem uns 15 anos.. Pra mim nunca foi tão bom como agora.

Pelo menos estão cumprindo a lei que nunca cumpriram. Venda por internet o consumidor tem direito de desistir em até 7 dias. Certo ou errado é a lei do código de defesa do consumidor.

Nunca tive problema nem como vendedor e nem como comprador.




vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 07 de Janeiro de 2019, 14:16:35
Pô, sei lá...

Eu estou no Mercado Livre tem uns 15 anos.. Pra mim nunca foi tão bom como agora.

Pelo menos estão cumprindo a lei que nunca cumpriram. Venda por internet o consumidor tem direito de desistir em até 7 dias. Certo ou errado é a lei do código de defesa do consumidor.

Nunca tive problema nem como vendedor e nem como comprador.

Que é um absurdo, primeiro porque por tras tem uma pessoa física vendendo um item usado.
Segundo que é a fonte de todos os golpes da atualidade.
Compro uma camera e devolvo o que eu quiser e o vendedor se fode.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2019, 14:21:37
Também não vendo coisas usadas + lá, já perdi vendas mas pelo menos fiquei com o item.

Para o comprador é excelente, se não concorda com o produto recebido simplesmente gera uma etiqueta de devolução e o $ é devolvido na hora em que posta o treco de volta no correio. Depois o vendedor se lasque para provar que o cara não devolveu uma pedra no lugar.