Autor Tópico: Desisti de vender no Mercado Livre  (Lida 46525 vezes)

spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #15 Online: 07 de Janeiro de 2019, 16:41:22
Pô, sei lá...

Eu estou no Mercado Livre tem uns 15 anos.. Pra mim nunca foi tão bom como agora.

Pelo menos estão cumprindo a lei que nunca cumpriram. Venda por internet o consumidor tem direito de desistir em até 7 dias. Certo ou errado é a lei do código de defesa do consumidor.

Nunca tive problema nem como vendedor e nem como comprador.

As vezes o seu produto é mais difícil de ter golpe e não são mais 7 dias, dependendo da reputação do comprador podem ser 30 dias

A devolução faz parte do negócio, o que não faz é a arbitrariedade do ML.

No meu site eu faço analise da devolução e acredito que em qualquer empresa mais ou menos deva ser o mesmo procedimento. Compro um flash 110v, enfio num 220v e vejo a fumaça levantar. Se for pelo mercado livre, falo que veio queimado e ema ema ema.



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #16 Online: 07 de Janeiro de 2019, 17:19:58
Vou levar em consideração... Gosto muito de comprar por lá, mas vou começar a repensar as vendas.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 07 de Janeiro de 2019, 17:34:22
Hoje consegui falar com o SAC do ML. Um horror, eles dizem que não podem alterar a qualificação de vendas canceladas pelos compradores. Realmente está de dar nojo.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #18 Online: 07 de Janeiro de 2019, 20:12:41
As vezes o seu produto é mais difícil de ter golpe e não são mais 7 dias, dependendo da reputação do comprador podem ser 30 dias

A devolução faz parte do negócio, o que não faz é a arbitrariedade do ML.

No meu site eu faço analise da devolução e acredito que em qualquer empresa mais ou menos deva ser o mesmo procedimento. Compro um flash 110v, enfio num 220v e vejo a fumaça levantar. Se for pelo mercado livre, falo que veio queimado e ema ema ema.

Em todo site sério, quando o comprador devolve o produto, a empresa analisa se o produto está lá e se está tudo em ordem. No ML, no momento em que o cliente imprime a etiqueta para devolução, o site devolve o dinheiro para ele antes mesmo do vendedor receber de volta (e não é difícil de receber uma pedra).

https://www.youtube.com/watch?v=uPfDqoJlMo0


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #19 Online: 08 de Janeiro de 2019, 00:01:41
Nossa...

Não vou encerrar minha conta por que ainda vou comprar por lá, mas vender não vendo mais.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2019, 00:09:14
Eu nunca vendo nada de alto valor ali, normalçmente não tenho problemas, tive dois probleminhas no ultimo ano, mas de coisa sem muito valor.

Tenho medo de vender câmeras ou lentes ali, imagine o cara cancela uma compra e faz a devolução pelo correio. Imediatamente após a postagem o ML devolve dinheiro pra cara, e ai ele me envia uma caixa vazia, já pensou nisso???

Teria que acionar a policia, BO, denuncia de um crime etc, e o Ml não se responsabiliza por nada, é encrenca.

Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 08 de Janeiro de 2019, 00:14:36
Bem, a novela continua.

A última "venda" gerou uma "despesa interna" relacionada ao Mercado Envios, no valor de pouco mais de R$ 5 e a atendente disse que como o produto não chegou a ser enviado por mim o valor será estornado em poucos dias.

Até ser estornado, não poderei encerrar a minha conta, mas após isso se eu ainda quiser poderei faze-lo.

Vou pensar se apago essa conta e eventualmente farei outra só para compras.

Mas que os caras são uns FDP isso são com certeza absoluta.

É como já disseram aqui, se você vende um produto caro, e um pilantra te devolve uma pedra, pode desistir porque a chance de você resolver o problema é zero, a não ser que entre na Justiça, e mesmo assim fica difícil de provar.  Vai dar tanto trabalho e tanta aporrinhação que nem sei se vale a pena vender.

Talvez mesmo só para conhecidos do Forum na modalidade "anúncio personalizado", mas mesmo assim eu preferiria fazer pelo eBay.

Perderam completamente o vestígio de respeito que eu ainda tinha com eles.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #22 Online: 08 de Janeiro de 2019, 07:22:24
Bem, a novela continua.

A última "venda" gerou uma "despesa interna" relacionada ao Mercado Envios, no valor de pouco mais de R$ 5 e a atendente disse que como o produto não chegou a ser enviado por mim o valor será estornado em poucos dias.

Até ser estornado, não poderei encerrar a minha conta, mas após isso se eu ainda quiser poderei faze-lo.

Vou pensar se apago essa conta e eventualmente farei outra só para compras.

Mas que os caras são uns FDP isso são com certeza absoluta.

É como já disseram aqui, se você vende um produto caro, e um pilantra te devolve uma pedra, pode desistir porque a chance de você resolver o problema é zero, a não ser que entre na Justiça, e mesmo assim fica difícil de provar.  Vai dar tanto trabalho e tanta aporrinhação que nem sei se vale a pena vender.

Talvez mesmo só para conhecidos do Forum na modalidade "anúncio personalizado", mas mesmo assim eu preferiria fazer pelo eBay.

Perderam completamente o vestígio de respeito que eu ainda tinha com eles.

Eu vendo alguns acessórios fotográficos por lá, pela conta da esposa na verdade que já tinha uma boa reputação (no modelo antigo).
Realmente está cada vez mais difícil a vida dos vendedores por lá. Agora eles te obrigam a oferecer "frete grátis" nas vendas acima de 120,00 mas na verdade te fazem pagar parte da postagem. Po, dependendo do produto é um valor considerável... fora as porcentagens que já cobram e fora o valor de 5,00 por produto para vendas abaixo de 120,00. Os produtos que vendo são de valores relativamente baixos, se vc for jogar essas despesas todas em cada produto a margem de lucro vai pro espaço.

Fora a picaretice de alguns compradores. Uma filha de chocadeira outro dia reclamou que comprou uma bateria e recebeu outra... pedi pra mandar foto da bateria e era de uma que eu jamais vendi, e, obviamente, muito mais barata do que as que eu vendia. Pra devolver e eu enviar outra eu teria de arcar com o frete de devolução e mais o o frete de reenvio. Era prejuízo total. Resultado: devolvi o dinheiro e fiquei sem o produto.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #23 Online: 08 de Janeiro de 2019, 07:26:24
O que tenho feito pra tentar minimizar isso é enviar pra todo comprador uma solicitação que faça uma filmagem da abertura da caixa desde antes de abrir mostrando a etiqueta de postagem até mostrar o produto sendo desembalado pra provar se está tudo certo (ou não). Assim serve de prova tanto pra mim quanto pro comprador. Se estiver tudo certo o cara pode apagar depois.

Sugiro a vocês que compram por lá (e principalmente quem vende) que façam o mesmo. Assim se o FDP devolver uma pedra, como tem um vídeo aí no youtube de um cara que vendeu um PS-3 e recebeu de volta um bloco de construção fez, assim pelo menos vocês tem uma prova. Se não servir pro ML pelo menos pra justiça talvez sirva.

Complicado!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #24 Online: 08 de Janeiro de 2019, 10:59:12
Vou pensar se apago essa conta e eventualmente farei outra só para compras.

Deixa a conta lá, usa só pra compras, vai que o ML muda sua politica no futuro.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 08 de Janeiro de 2019, 12:05:04
O que tenho feito pra tentar minimizar isso é enviar pra todo comprador uma solicitação que faça uma filmagem da abertura da caixa desde antes de abrir mostrando a etiqueta de postagem até mostrar o produto sendo desembalado pra provar se está tudo certo (ou não). Assim serve de prova tanto pra mim quanto pro comprador. Se estiver tudo certo o cara pode apagar depois.

Sugiro a vocês que compram por lá (e principalmente quem vende) que façam o mesmo. Assim se o FDP devolver uma pedra, como tem um vídeo aí no youtube de um cara que vendeu um PS-3 e recebeu de volta um bloco de construção fez, assim pelo menos vocês tem uma prova. Se não servir pro ML pelo menos pra justiça talvez sirva.

Complicado!

Comprador mal intencionado não vai filmar nada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #26 Online: 08 de Janeiro de 2019, 12:08:46
Comprador mal intencionado não vai filmar nada.

Com certeza não... mas não custa tentar né... da uma forçada de barra que só vai trocar se tiver a filmagem mostrando e tal... mas não resolve muito... se o cara sabe das maracutaias possíveis e que o ML devolve a grana logo de cara... ta nem aí.

Mas vcs podem ao menos tentar... e tem fazer isso ao receberem um produto de volta, SEMPRE!


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #27 Online: 08 de Janeiro de 2019, 16:19:48
Como já comentado, mercado livre = para raio de pilantra

Fiz um quadro para uma cliente, o frete ficou mais caro que o produto, questionei é claro mas a resposta foi que "na minha cidade é mais caro que isto"

O quadro tinha medidas bem particulares e mesmo que não tivesse é um mercado que atende normalmente por demanda. O quadro chegou a cliente recusou a compra

Tentei negociar e ver o motivo e a resposta era sempre a mesma: quero devolver. Com o frete caro o obvio da resposta seria: não precisa devolver, afinal o prejuízo da devolução seria maior.

Determinei que ela quebrasse o quadro e enviar uma foto que o valor seria estornado. A reclamação foi encerrada e comprador aceitou o produto

Tem de tudo nesta meleca


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #28 Online: 08 de Janeiro de 2019, 16:31:39
Olha só as respostas do ML:

Meu nome é Mayara e farei o possível para te ajudar!

Entendo o seu apontamento mas estamos avaliando o fato da reclamação ter sido aberta, mesmo que o comprador tenha mentido ou que cancelou a venda por estar com dificuldades na comunicação. Entende? Não estamos vendo a sua culpa e sim a situação.

Sabemos que situações como, viajar e achar que tinha pausado o anúncio ou o comprador abrir a reclamação com mentiras podem ocorrer. Mas não há como retirar as reclamações e cancelamentos feitos pelo comprador. O que fazemos é disponibilizar 5% de suas vendas que podem ter reclamações sem sair da cor verde, para situações como esta. Como seu volume de vendas nos últimos 5 anos é baixo, a quantidade de vendas que entram para o 5% também são poucas.

Por isso, quanto mais vendas fizer, mais vendas entram para os 5% e você não é prejudicado em situações como esta.

Siga as nossas dicas e contate seu comprador antes que ele nos contate. Assim você pode orientá-lo a abrir a reclamação com o motivo correto e tentar evitar o máximo este tipo de situação.

Separei dicas a você em O que é e como funciona a reputação como vendedor.

Conto com a sua compreensão!

Mayara
Atenção ao Cliente
MercadoLivre | MercadoPago



E essa:


Sou a Joyce e será um prazer te atender novamente.

Vi que nos contatou em outros protocolos e analisei as vendas que me informou.
E quanto a venda 1668687157 analisei e vi que o comprador informa ter recebido um produto diferente, eu li o campo de mensagens e vi que vocês resolveram e que você devolveu o valor pago.

Vi também que você foi solícito com o comprador pela reclamação, entretanto, a ideia é que o seu comprador não chegue a abrir uma reclamação e que os problemas sejam resolvidos através do campo de mensagem.

Como você já sabe, somos rigorosos quando se trata de reputação, pois vocês vendedores são a imagem da nossa plataforma. Depositamos total confiança em vocês e manter essa relação depende muito mais de vocês, que tem o contato direto com os compradores, do que de nós.

Você é um ótimo vendedor e não tenho dúvidas disso.Por isso, deixo uma dica para evitar situações assim:

- Mantenha um bom contato com o Comprador, desde o início até dias após o recebimento do produto. Você fez quase tudo certinho, mas após o comprador receber o produto, faltou aquele "Eai, tudo certo com o Produto? Funcionou direitinho? Qualquer problema, pode me avisar aqui!". Isso sem dúvidas teria evitado a reclamação/devolução, entende?

Acreditamos muito no Beta Contínuo, que é a capacidade de aprender com os erros que cometemos. Por isso, manteremos a reclamação em sua reputação para que você entenda o quão importante é prezar por uma experiência completa e incrível, junto com o impacto que isso gera.

Sei que é complicado, mas tenho certeza que em breve você conseguirá reverter essa situação. Acredito muito no seu potencial!

Lembre-se de que estamos sempre trabalhando para oferecer um bom serviço e a melhor experiência a todos os nossos usuários. Conte conosco para tudo o que você precisar!

Joyce
Atenção ao Cliente
MercadoLivre | MercadoPago




Os cretinos só não entendem o fato do produto enviado não ter sido diferente e sim a má fé do comprador.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2019, 16:35:27 por AFShalders »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 08 de Janeiro de 2019, 18:01:46
Acreditamos muito no Beta Contínuo, que é a capacidade de aprender com os erros que cometemos.

que lavagem cerebral  :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs