Autor Tópico: Fotos de Joias, qual lente sony usar???  (Lida 1186 vezes)

lopesazinari

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 12 de Fevereiro de 2019, 09:46:30
Ola amigos.
Sou iniciante em fotos, câmeras e lentes e preciso fotografar semi joias.
Vi câmeras DSLR, ML, celulares e mais algumas opções, porém não sei exatamente o que comprar. Serão sempre fotos com fundo branco e muita luz, estou com medo de gastar grana a toa comprando algo que seja para muito mais funções do que essa, alguém poderia me dar uma luz?
Tenho uma Sony A3000, teoricamente ela é uma câmera barata, mas se eu comprar uma lente boa vou ter resultados bons ou preciso adquirir uma câmera nova.
Muito obrigado desde já pela ajuda...


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 10:26:04
Ola amigos.
Sou iniciante em fotos, câmeras e lentes e preciso fotografar semi joias.
Vi câmeras DSLR, ML, celulares e mais algumas opções, porém não sei exatamente o que comprar. Serão sempre fotos com fundo branco e muita luz, estou com medo de gastar grana a toa comprando algo que seja para muito mais funções do que essa, alguém poderia me dar uma luz?
Tenho uma Sony A3000, teoricamente ela é uma câmera barata, mas se eu comprar uma lente boa vou ter resultados bons ou preciso adquirir uma câmera nova.
Muito obrigado desde já pela ajuda...

Se tiver boa iluminação, é possível obter bons resultados mesmo com um celular.

Talvez a única limitação no seu caso específico seja pelo tamanho dos objetos (jóias), que pode demandar que o celular fique muito próximo do assunto e eventualmente atrapalhar a iluminação.

Se já tem a Sony A3000, pode usar ela também, mesmo com a lente do kit, sem problemas. Precisa apenas verificar a distância mínima de foco ou testar na prática se consegue o enquadramento que você quer, dentro do range que ela consegue focar. Já se for comprar uma, pense numa dedicada para macro.

Aguarde mais dicas do pessoal especializado em "still", existem vários colegas no forum que conhecem muito sobre isso.  :ok:
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2019, 10:26:46 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.553
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 12:02:13
Ola amigos.
Sou iniciante em fotos, câmeras e lentes e preciso fotografar semi joias.
Vi câmeras DSLR, ML, celulares e mais algumas opções, porém não sei exatamente o que comprar. Serão sempre fotos com fundo branco e muita luz, estou com medo de gastar grana a toa comprando algo que seja para muito mais funções do que essa, alguém poderia me dar uma luz?
Tenho uma Sony A3000, teoricamente ela é uma câmera barata, mas se eu comprar uma lente boa vou ter resultados bons ou preciso adquirir uma câmera nova.
Muito obrigado desde já pela ajuda...
Vc tem a lente do kit???  A objetiva "E 18-55mm F3.5-5.6 OSS" do kit tem:

Distância de focagem mínima  0,25 m
Relação de ampliação máxima   0,3 x

Isso já é ótimo para começar.

Não sei se vc ja pensou/resolveu isso, mas antes da lente vc poderia investir em:
- um bom tripé
- acessórios para controlar a luz (iluminação, difusores, rebatedores)
- suportes
- conhecer as técnicas para controlar a iluminação e reflexos
- técnicas para edição / photoshop
Conhecimento importa mais que equipamento.