Autor Tópico: Seria a Sigma Quattro H superior em definição de imagem a uma Sony A7r3?  (Lida 5627 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Todos sabem que uma das melhores, senão a melhor câmera do mercado é a Sony A7r3. Porém se o assunto for apenas fotografia still e paisagens, macros... O que impediria uma câmera como a Sigma Quattro H de ser superior? O Sensor Foveon traz uma qualidade ímpar de imagem e cores, uma explosão de cores, para quem busca uma imagem diferenciada em um arquivo com grande capacidade de ampliação aliado a poderosas lentes, esse não seria um caminho mais barato e indicado?

O que vocês acham?
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2019, 10:49:48 por cfcsosa »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2019, 11:03:35
Eu acho que sim Carlos, em se falando de profundidade de cores e da sensação que os tons e nuances que a sigma consegue conferir a uma foto, não há como negar. Logo de saída se tem um arquivo mais parrudo e repleto de informações que demandam mais possibilidades de edição. A partir dai, o problema fica na cabeça dos fotógrafos que estão acostumados a trabalhar com sftws e método de raciocínios que não são os melhores para completar as possibilidades do sistema da Sigma.
Para um fotografo nas categorias que vc citou que não produz fotografia em massa, ou ainda a produção de um artista eu acho o sistema campeão.
Conhecimento importa mais que equipamento.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2019, 16:10:22
Meu pitaco:

Tenho diversas câmeras Sigma, entre elas duas Merrill (SD1 e DP2) e uma SD Quattro (não a H) e já batí muitoa acabeça com elas.

A Quattro tem um modo de altissima resolução (modo SFD)

The new Super-Fine Detail (SFD) exposure mode brings out the full performance of the Foveon X3 Quattro direct image sensor. One push of the shutter generates seven different exposures, creating RAW data in the X3I file format. Using this data with the SIGMA Photo Pro software package, the photographer can create noiseless images with an extensive dynamic range. With this new mode, the more detailed imaging potential of the Foveon X3 Quattro direct image sensor is fully leveraged. From each X3I file, individual X3F files may also be generated. The value of SFD exposure mode is especially apparent in studio photography.

https://www.sigma-global.com/en/cameras/sd-series/features/sfd/

A SD1 tem maior resolução bruta mas é uma câmera muito manhosa, tem que ter um cuidado danado com a exposição senão é muito fácil estourar o canal vermelho. A precisão não é baixa, depende de se a exposição está 100%.

As Quattro não tem esse problema.

A Sigma tem 2 macros excepcionais, a EX DG 70/2.8 e a mesma na versão 100mm.

A Exposição das Quattro e das DP Merrill é perfeita em 99% dos casos, mesmo sob baixa luz.

Comparei com a D800 na época e as imagens sob condições ideias da DP2 Merrill mataram a D800 a pau.
Com ISO maior que 200 aí a coisa muda de figura.

Mas tem que levar em conta que para o MEU uso, em viagens eu adoro, não viajo sem.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2019, 16:12:05 por AFShalders »




AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2019, 18:06:34
Essas informações não tem utilidade prática alguma.

O único jeito é por as imagens lado a lado e comparar visualmente.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2019, 22:50:30
Isso já foi explicado pelo CEO. A Sigma faz câmeras simplesmente porque gosta e por teimosia, a empresa não precisa disso, eles vendem uma quantidade descomunal de objetivas. As câmeras são de nicho, eles sabem disso e não estão nem aí.

https://www.diyphotography.net/sigma-ceo-stopped-making-cameras-father-will-return-zombie-kill/
https://www.insideimaging.com.au/2014/sigma-on-a-mission-with-cameras/

Não consigo entender por que você se preocupa tanto com vendas, sinceramente.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 22:58:22 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2019, 23:16:49
Isso não explica a total falta de público comprador

Uma coisa não tem nada a ver com a outra  :ok:


Sent from my Hasselblad using Tapatalk


Isso é irrelevante. Se é nicho, não é para as massas, simples assim.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2019, 23:23:12

Sobre vendas, eu estudei, entre outras coisas, Matemática Estatística aplicada ao mercado.

Via de regra, na matemática estatística, utilizamos as vendas para medir a aceitação do mercado a um produto.

E assim, definimos se ele atende as expectativas.

Estatisticamente, o melhor produto, raramente é o primeiro mas, tb não é o último (em produtos com faixa de preço próxima)



Sent from my Hasselblad using Tapatalk



Acho que você deveria enviar um e-mail para a Sigma questionando isso tudo haha !
Não vou entrar nessa sua espiral, lamento...  :ok:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 23:24:04 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2019, 23:37:49
Não estou ridicularizando.

Você entra com um monte de informações completamente irrelevantes para o tópico e quer começar a discutir coisas que não tem absolutamente nada a ver.

O tópico aqui é claro. Se você acha o tal mistério, problema com as vendas ou seja lá o que for, seria melhor abrir um tópico específico.

Não vou entrar nessa haha.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 23:39:10 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2019, 00:30:21
Poxa, mano, o tópico tava de boa até você despejar veneno:


Tipo, eu fiz uma pesquisa, agreguei informações técnicas e você veio no recalque, brother  :ok:

Sem motivo pra isso !!!

Segue o tópico...


Melhor.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Fevereiro de 2019, 23:59:23
Retomando o assunto, pergunto para os colegas que conhecem bem as Sigma, para montar um kit com a Sigma Quattro H, qual seria um par de lentes fixas bacanas para um trabalho conceitual??? (paisagens urbanas, retratos, still...)
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 08:58:31

Você chegou no dilema que eu vivo há 7 anos..

1. Hoje ela já é APS-H (mas ainda não é Fullframe) então, já surge o dilema do DOF FF em Retratos e Stilllife...que vai de cada um

2..Não existem lentes APS-H então, você pagará por lentes FF e não usará FF

3. Em paisagens o que surge é o medo de gastar muito em lente que poderia ter mount CaNikon e saber que isto pode acontecer:

O Bucephalus usa por curtição mas, arriscar algo profissional... fica mais complicado.

4. Adaptar lentes é fora de questão pq surgem tons magenta (o que faz o pessoal especular que há correções por software, não divulgadas, quando há lentes Sigma conectadas)
Isso é muuuuuuito antigo e divulgado.
Procure "Signa Magenta" no Google e se divirta pesquisando inúmeros tópicos como este:

https://www.dpreview.com/forums/thread/4231998




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Acho perfeitamente usável com uma lente FF, mas gostaria de ver a performance, pelo que entendi os arquivos são bem complicados de tratar, mas o resultado é assombroso de absurdo.

Acredito que quem compra essa câmera não está preocupado com DOF também.

Enfim, eu teria uma, porém a Sigma já falou que vai lançar com sensor FF e uma coisa bacana pra quem mora nos EUA ou lá fora de modo geral é que essas lentes a Sigma pode mudar o mount pra outro desejado sem custos que você amanhã cansar da Sigma Quattro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 10:24:00
Retomando o assunto, pergunto para os colegas que conhecem bem as Sigma, para montar um kit com a Sigma Quattro H, qual seria um par de lentes fixas bacanas para um trabalho conceitual??? (paisagens urbanas, retratos, still...)

17-70 F2.8-4 "C" funciona
Todas as DG funcionam




Lentes adaptadas de foco manual são uma roleta russa. Dá uma olhada no meu blog que eu fiz uma matéria grande sobre isso.

https://oldgoodlight.blogspot.com/p/foveon-merrill.html



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 10:34:21
Enfim, eu teria uma, porém a Sigma já falou que vai lançar com sensor FF e uma coisa bacana pra quem mora nos EUA ou lá fora de modo geral é que essas lentes a Sigma pode mudar o mount pra outro desejado sem custos que você amanhã cansar da Sigma Quattro.

O serviço é pago e só é feito nos EUA e Japão.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 11:46:41
17-70 F2.8-4 "C" funciona
Todas as DG funcionam




Lentes adaptadas de foco manual são uma roleta russa. Dá uma olhada no meu blog que eu fiz uma matéria grande sobre isso.

https://oldgoodlight.blogspot.com/p/foveon-merrill.html
Ok, vou ler o artigo, mas uma pergunta, a Quattro H tem baioneta SA, então ela funciona com qualquer lente para Sigma SA, inclusive as mais recentes da linha Sigma ART, correto???
Conhecimento importa mais que equipamento.