Autor Tópico: Aprender tratamento Fine Art  (Lida 3152 vezes)

Matheus Castro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Janeiro de 2019, 15:29:06
Boa tarde á todos do Fórum,
esse é o meu primeiro post aqui.

Bom, sou fotógrafo há mais de 1 ano e estou aprendendo a mexer no photoshop há uns 2 anos.
Porém vejo aqueles vídeos "Speed Art" no Youtube e tenho vontade de aprender Fine Art.
Como faço para aprender ? Será que tem algum canal específico no youtube que tenha tutoriais sobre isso ?

Abçs


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2019, 16:57:40
Olá Matheus!

Bem, Fine Art em fotografia é um segmento amplo, e não significa só imagens manipuladas ou com tratamento pesado.
O segmento apenas compõe fotografias impressas em papéis especiais, que se comercializam como se fossem obras de arte ( pinturas ), geralmente ilustrando cenas mais abstratas ou "conceituais", embora isso não seja uma regra.

Então uma coisa é manipulação de imagem e outra é mercado Fine Art. 


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2019, 12:45:38
Matheus Castro,
Esse topico pode causar alguma confusai pq nao existe "tratamento fine arte". O que vc parece se referir eh uma certa edicao de imagem que apelidam de fine arte, ao qual pode ou nao ser usado para se fazer fotos fine arte.

Raphael Sombrio,
Fotografia fine arte nao tem nada a ver com "papel especial". Papel, moldura, tamanho, vidro, e qualquer outra coisa "especial" eh apenas uma estrategia marketeira de elevar o preco da obra e justificar edicoes limitadas que tambem tem o unico proposito marketeiro. Chamar tais coisas ou obras abistratas de fine arte eh apenas papo de vendedor.

Fotografia ou arte fine art eh trabalho tendo como unico proprosito o aspecto estetico e o estimulo intelectual. E o oposto de artes aplicadas ou arte popular que tem o objetivo decorativo, mercadologico, politico, ideologico, entretendedor,  etc, ou seja, fins utilitarios.

Sendo assim, fotografia fine arte pode ser feito de qualquer maneira, manipulado ou nao, digital ou filme, papel especial ou papelao. Nao existe regras para aparencia, midia ou material para se fazer foto fine arte.

Mas note que differente do passado, o capitalismo e o mercado trasformam as obras que originalmente foram feitos por puro fins estetico e estimulo intelectual, em comodites mercadologicas, em atracao entretededora, em reproducao decorativa. E diferente do passado, com o desenvolvimento social, mercadologico e meios de comunicacao, expressao, mesmo os que buscam criar obras fine arte tendem a ter o objetivo e anceio em exhibir suas obras, vender e ganhar royalties de suas obras sendo usadas comercialmente. Entao o termo fine arte no mundo de hoje acaba sendo resumido em obras com expressao proprias.

E popularmente expressao propria significa qualquer coisa que seja feito sentimentalmente pelo individuo (que eh um significado diferente academicamente, que significa o indivuduo expressar um olhar bem particular sobre um aspecto da realidade, que nao eh sinonimo de fazer algo meramente diferente).


Dito tudo isso, eu peco que por gentileza parem de estimular meu pedantismo.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #3 Online: 11 de Janeiro de 2019, 22:20:08
Dito tudo isso, eu peco que por gentileza parem de estimular meu pedantismo.

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...