Autor Tópico: [T5i] Que tipo de recurso é esse? [e como removê-lo?]  (Lida 2238 vezes)

Caetano Barsoteli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 10 de Janeiro de 2019, 18:42:32
Dei minha Canon T5i na mão de outra pessoa para tirar algumas fotos e desde então aparece este recurso no visor [ver imagem I]. Quando clico, estes indicadores formam um quadrado no local em que cliquei, e depois de disparar, aparecem quadrados verdes [ver imagem II].

Não sei se tem correlação, mas o botão de disparo está muitíssimo mais lento.

O que já fiz: revirei o menu, inclusive fiz limpeza das definições, mas esses indicadores não saem. Também não sei qual a função deles, suspeito que tenha algo a ver com o foco.

Gostaria de saber pra que servem e como removê-los. Alguém sabe?

Imagem I: https://ibb.co/qnHS863
Imagem II: https://ibb.co/KW4JsY2

Obrigado!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2019, 18:46:35
Ler manual pra que né!?

Procure como alterar o modo de foco (Você devia usar o modo pontual)


Caetano Barsoteli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2019, 19:54:17
Ler manual pra que né!?

Procure como alterar o modo de foco (Você devia usar o modo pontual)

Lucas, eu já li o manual, de verdade, uma vez todo e outra só pesquisando por esse problema. E procurei algo no YouTube também. Não achei. 

Também no manual não há menção a "modo de foco". Menções a "foco" se referem somente a "foco suave".
Também não existe "modo pontual", mas existe "medição pontual", que já era uma opção que tentei alterar - tentei inclusive os outros modos de medição e nenhum deles removeu esses indicadores do meu visor. Na verdade, não há nenhuma ilustração ou imagem no manual, salvo engano, que apareça ou se pareça com esses indicadores do visor - as ilustrações dos indicadores de medição são as que mais se parecem, mas não são iguais. Então ainda tô sem saber...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2019, 20:09:24
A partir da página 159

"Changing the Autofocus Method (AF Method)"


Caetano Barsoteli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2019, 22:00:22
A partir da página 159

"Changing the Autofocus Method (AF Method)"

Ah, até então eu estava olhando apenas no manual em português.

Não encontrei o inglês em arquivo pdf, mas encontrei e segui o tópico que você me indicou por aqui (https://support-sg.canon-asia.com/contents/SG/EN/8202226300.html). Confere?

Ainda não consegui. Houve o seguinte:

Modificando o Método AF, teve alterações nos indicadores do visor, mas nada que removesse completamente qualquer indicador pra que meu visor fique limpo (o que eu quero). Eis o que aconteceu em cada modo:
. Localizar: continuam os mesmos indicadores da foto que postei;
. FlexiZone - Multi: continuam os mesmos;
. FlexiZone - Single: fica apenas um único indicador retangular no centro;
. Modo rápido: resolve a questão do disparo, que realmente fica rápido, mas entram os indicadores de medição;

Além disso, experimentei todos os modos de medição com o método AF na medição pontual, pra ver se não tinha a ver com isso com vc tinha dito antes. Mas nada aconteceu.

Mesmo conseguindo trocar os indicadores que aparecem na minha tela, a única coisa que eu quero é que não apareça nenhum indicador no meu visor. Parece simples, mas nenhuma configuração tá me permitindo isso.

Tô entendendo a utilidade dos indicadores, mas gostaria de saber se - como me lembro que era antes - eu posso não incluir eles no meu visor.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 11 de Janeiro de 2019, 00:01:17
Restaure para configuração de fabrica.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2019, 10:24:39
No menu é provável que tenha a opção RESET, (1) na parte da exposição ou (2) então do que é mostrado na tela. Não perde nada no cartão de memoria, pois não se trata de reinstalar o sistema e sim refazer configurações básicas.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro