1 - É possível fazer um evento de tarde/noite sem comprar o flash externo, muito honestamente falando? Eu cobraria um valor extremamente módico da pessoa, 190,00 (Valor de serviço que vamos trocar, a moça é confeiteira); pra atender 4-5 horas de uma cerimônia que iria das 17:00 - 22:00; Se eu usar algum difusor, algum truque que faça o flash ir pra cima sem incomodar ou estourar nas pessoas do evento? Eu estou preocupada com uma qualidade mínima, condizente com o valor cobrado mas sem comprometer o evento dela!
2 - Alguém pode indicar um flash compatível com a minha T5 que seja o mais barato possível? Além do mais barato (o qual eu gostaria muito de ver os reviews!), qual é o que tem melhor custo benefício, compatível com ela? (Canon EOS T5, lentes EF);
3 - Estou seguindo uma ordem natural pra avançar nesse campo? Não quero ir muito adiante, não. Quero atender eventos externos com muita, muita qualidade, bem como eventos infantis. Mas não quero atender casamentos, por exemplo, e não é porque eu "pense pequeno", mas é porque exige uma formação muito melhor do que a minha, exige equipamentos melhores, equipes e não é uma rotina que eu gostaria pra minha vida - O que eu aprender agora com a fotografia vou levar pra vida - mas meu foco é educação e produção de conhecimento científico e é disso que eu quero viver.
4 - Considerando que o flash parece ser meu item imediato, qual o próximo passo depois dele? Uma amiga quis fotos newborn, mas eu recusei dada a minha falta de experiência e agora planejo fazer um curso em agosto do ano que vem. Depois do curso, qual seria o melhor investimento? Uma 24-70 está fora de cogitação. Um flash melhor? Uma fixa de 40, ou talvez 35?
5 - Tenho usado o OneDrive pra compartilhar as imagens com os clientes. É um bom canal? Não sinto que o valor que eu cobre é suficiente pra fazer algo mais elaborado como entregar em CD, entregar fotos impressas, etc etc.
6 - Continuo em RAW + LR?
7 - Qual o critério de vocês pra decidir jogar a foto em PB, luz mais quente, luz mais fria? Devo evitar mudar as luzes e a cor de um mesmo ensaio? Tenho feito a maioria com uma certa "marca" e algumas variadas.
Agradeço, de antemão, qualquer atenção recebida! Depois trago fotos dos meus trabalhos caso alguém queira ver, ainda estou montando minha pasta.
1. Fotos com qualidade depende de iluminação, e não estou falando da questão ISO, e sim qualidade de luz, de onde ela vem e como vem. Mesmo tenho uma 5D MKIV ela não vai te salvar em ambientes com luz ruim. Sim é recomendável um flash.
2. YN 565 EX II e 468 EX II que fazem TTL. Manual tem o 460 e o 560.
3. Não se subestime, se vc quer oferecer qualidade não pense apenas em arquivos com muita nitidez, pro cliente qualidade vai muito além disso é atendimento, conhecimento, e interesse pelo que vc faz conta bastante.
4. Cara com um flash e uma 18-55 vc já começa a engatinhar. Eu e minha sócia fizemos um curso de Newborn, é caro e as sessões demandam muita paciencia e infelizmente se vc não for se especializar nisso o pessoal não gosta muito de pagar, mas querem um trabalho de especialista. Acabamos não divulgando mais, fazemos, mas não é mais o foco. Já acompanhamentos mensais, aniversários, ensaios é o que mais gira. Sugiro vc fazer pelo menos uns 2 Workshops presenciais, além do conhecimento vc conhece e interage com outros fotografos em situação muito parecida com a sua. Isso gera discuções legais que vão as vezes além da técnica. Eu pensava que workshops presenciais eram bobagens, mas depois que fiz um comecei a gostar das relações que se criam, sempre que posso vou a congressos e encontros, e não precisa ser um wedding da vida pq isso é caro demais, mas congressos regionais. Durante isso vc até pode pensar numa lente nova, mas não pense que uma 24-70 salvará sua fotografia vc pode ser um bom fotografo apenas com uma 24mm 2.8 STM que custa 10x menos.
5. Agregue valor ao seu trabalho, entregue o material físico, pense que vc tem que oferecer um serviço e não apenas uma fotinhos da festa do amigo. Se vc não se valorizar ninguém o fará. Elabore pacotes com um pouco mais e entregue o material impresso, não precisa ter essas caixas de madeira personalizadas que custam o olho da cara. Eu mesmo entrego meu material em embalagens artesanais que eu mesmo fiz, uma caixinha de MDF que custou uma mixaria e gasto um tempinho personalizando, pronto. Vc dedicou seu tempo pra dar atenção ao cliente. E sim eu tbm uso o Drive pra entregar as fotos digitais, mas só depois que as impressas foram entregues junto com um CD, só pro cliente não ter que conectar o celular num PC pra copiar as fotos do cd.
6. Bom aqui vai de cada um. Eu só trabalho em RAW, em passeios até vai JPG, mas fotos de clientes é RAW e depois converto pra DNG que o arquivo diminui um monte e a qualidade permanece praticamente a mesma. Ah invista em backup e cartões de fundamento, é caro? É, não me vai perder fotos de trabalhos pelamor de deus.
7. O tratamento é uma questão de gosto, eu fazia cada trabalho de um jeito. Hoje prefiro editar de um jeito que a minha edição traga uma consistência, os trabalhos ficam bem parecidos em termos de cores. Vai de cada um, não existe receito pronta e ainda tenho muito a aprender. Meu próximo investimento vai ser um workshop desses.
Amigo, aprendi muito aqui nesse fórum o pessoal é sempre muito atencioso, se vc o fizer tbm. Hoje sempre que posso ajudo. Então pode perguntar que iremos responder.
Vai postando seus trabalhos aqui que a gente vai ajudar.