Autor Tópico: Melhor TOCHA para ambiente externo ?  (Lida 8115 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2019, 10:17:36
Vi um exemplo bom de uso pro ad600:

https://www.instagram.com/p/BsqmjBJFyII/?utm_source=ig_web_copy_link

Cara, será que a AD200 não daria conta nesta situação?


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.986
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2019, 10:29:52
O Joe Mcnally (não se se escreve assim) só usa speedlight. Ele sempre mostra um acessório que dá para colocar 3 flashes em um só suporte e usa bastante em Hazy/softbox esse acessório. No Ebay vende.... De repente pode ser uma saída já que com 1200 dá para comprar dois flashes Godox ou Youngnuo com rádio já embutido.

Tem um fotografo de moda que so usa speedlight, procure info se lhe interessar

http://danielmarins.com.br/site/
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2019, 10:30:30 por Marcelo Rezende »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2019, 11:57:00
Vi um exemplo bom de uso pro ad600:
https://www.instagram.com/p/BsqmjBJFyII/?utm_source=ig_web_copy_link

Essa foto, por exemplo, da pra fazer com qualquer speedlite de entrada que tenha HSS...

O pessoal tem que entender a relação da distância com o diafragma (NG), se vc tem um speedlite que com o modificador vc tem um NG de 45 que seja, vc vai conseguir tranquilamente fazer uma foto dessas usando ele a dois metros ou mais, vai depender do diafragma que vc vai trabalhar e a possibilidade de hss... então da pra fazer uma foto tranquilamente com luz a pino com um speedlite dependendo dos fatores a serem considerados para a foto...

Esses fotógrafos, como Joe Mcnally, usam speedlite por que se vendem com essa ideia de fazer boas fotos com speedlite, sem precisar de uma tocha, por que isso vende, atendem uma demanda MUITO grande de mercado que quando começa vai direto para o speedlite, hj vamos convir que hoje é por questão custos, por que desculpa de "tamanho" não tem mais (um B10 é quase do tamanho de um speelite e é infinitamente melhor, só que muito mais caro).... apesar de eu achar engraçado a pessoa levar mochilas e mochilas com tripés, modificadores, cameras, super teles que nem precisariam, mas o problema é a tocha que "é grande" (e não, não é gigante assim de ser fora de cogitação levar pra la e pra ca)...

Em resumo, da pra se fazer exatamente a mesma coisa que se faz com a tocha mas com um (ou claro, as vezes dois ou mais, considerando as limitações dele) speedlite, tranquilamente, sem nada a dever... entendendo as diferenças de cada um...
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2019, 11:58:17 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2019, 12:40:01
Hoje tem speedlights que faz com que de para se fotografar com obturador em alta velocidade, apesar de consumir muito mais bateria. Mas fica ai a licao, a galera costuma dar prioridade para quantidade de pixels. tamanho do sensor etc. Na proxima vez procure obter uma camera com alto sync speed. Quando eu comecei eu obtive uma Nikon D80s que na epoca ja era considerada antiga, somente pq a minha prioridade era poder fotografar com flash at 1/500 e enquanto eu tinha essa camera e depois subistituida por uma medio formato (de filme), eu nunca precisei me preocupar em obter um flash mais potente do que o SB-800. Esse flash com tocha que eu estou indicando eu comprei para subistituir o meu o meu SB800 que tinha caido no rio e deu perda total. Essa tocha na potencia de 400w/s eu ainda nao cheguei perto de uma situacao que eu precisasse usar nem mesmo a 1/2 de potemcia.

Tem um fotografo de moda que so usa speedlight, procure info se lhe interessar

http://danielmarins.com.br/site/

Um fotografo? Tem incontaveis fotografos de moda que so usam speedlight.

Essa foto, por exemplo, da pra fazer com qualquer speedlite de entrada que tenha HSS...

O pessoal tem que entender a relação da distância com o diafragma (NG), se vc tem um speedlite que com o modificador vc tem um NG de 45 que seja, vc vai conseguir tranquilamente fazer uma foto dessas usando ele a dois metros ou mais, vai depender do diafragma que vc vai trabalhar e a possibilidade de hss... então da pra fazer uma foto tranquilamente com luz a pino com um speedlite dependendo dos fatores a serem considerados para a foto...

Esses fotógrafos, como Joe Mcnally, usam speedlite por que se vendem com essa ideia de fazer boas fotos com speedlite, sem precisar de uma tocha, por que isso vende, atendem uma demanda MUITO grande de mercado que quando começa vai direto para o speedlite, hj vamos convir que hoje é por questão custos, por que desculpa de "tamanho" não tem mais (um B10 é quase do tamanho de um speelite e é infinitamente melhor, só que muito mais caro).... apesar de eu achar engraçado a pessoa levar mochilas e mochilas com tripés, modificadores, cameras, super teles que nem precisariam, mas o problema é a tocha que "é grande" (e não, não é gigante assim de ser fora de cogitação levar pra la e pra ca)...

Em resumo, da pra se fazer exatamente a mesma coisa que se faz com a tocha mas com um (ou claro, as vezes dois ou mais, considerando as limitações dele) speedlite, tranquilamente, sem nada a dever... entendendo as diferenças de cada um...



Ate pouco tempo atras vc carregava 6 speedlights em um espaco que cabia 1 strobe e ainda assim os 4 speedlights eram mais leves do que o 1 strobe com tocha (isso sem contar o espaco e peso para bateria do strobe com tocha e extra cabos para conectar o strobe a bateria). Uma camera com alto velocidade sync como a Nikon D80s ou medio formato, faz com que um flash mais potente do que uma Nikon SB700 ou SB800 seja completamente desnecessario.

Hoje em dia sim tem strobe com tocha baratas e do tamanho de um speed light tal como a que eu indiquei na primeira pagina e a que vc esta indicando agora mas ate poucos anos atras nao era bem assim.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2019, 18:13:24
Essa foto, por exemplo, da pra fazer com qualquer speedlite de entrada que tenha HSS...

O pessoal tem que entender a relação da distância com o diafragma (NG), se vc tem um speedlite que com o modificador vc tem um NG de 45 que seja, vc vai conseguir tranquilamente fazer uma foto dessas usando ele a dois metros ou mais, vai depender do diafragma que vc vai trabalhar e a possibilidade de hss... então da pra fazer uma foto tranquilamente com luz a pino com um speedlite dependendo dos fatores a serem considerados para a foto...

Esses fotógrafos, como Joe Mcnally, usam speedlite por que se vendem com essa ideia de fazer boas fotos com speedlite, sem precisar de uma tocha, por que isso vende, atendem uma demanda MUITO grande de mercado que quando começa vai direto para o speedlite, hj vamos convir que hoje é por questão custos, por que desculpa de "tamanho" não tem mais (um B10 é quase do tamanho de um speelite e é infinitamente melhor, só que muito mais caro).... apesar de eu achar engraçado a pessoa levar mochilas e mochilas com tripés, modificadores, cameras, super teles que nem precisariam, mas o problema é a tocha que "é grande" (e não, não é gigante assim de ser fora de cogitação levar pra la e pra ca)...

Em resumo, da pra se fazer exatamente a mesma coisa que se faz com a tocha mas com um (ou claro, as vezes dois ou mais, considerando as limitações dele) speedlite, tranquilamente, sem nada a dever... entendendo as diferenças de cada um...

Vou falar sobre minha experiencia. Em HSS com flash não consegue de jeito nenhum.
HSS perde potencia para cada stop a cima da velocidade de sync.
Tanto que primeira opção foi comprar um filtro ND 03 stops para não entrar em HSS.

Tirando o HSS de cena, um flash não dá f/11 dentro de um softbox com difusor duplo, numa distancia de trabalho razoável para a modelo.

Outro detalhe é o tempo reciclagem, o flashzinho fica fervendo disparando em 1:1.
O Ad200 ou outro monolight mais potente permite trabalhar com cargas mais baixas sem entrar no super aquecimento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2019, 18:15:28
Cara, será que a AD200 não daria conta nesta situação?

Eu acompanho muito bastidores desses instagrans e youtubes voltados pra flash.

As vezes eles estão fotografando em meia carga ou 1/4 no AD600.

1/4 de carga o ad200 daria conta em 1:1.
Mas meia carga já seriam teóricos 300 watts.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2019, 18:15:42 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2019, 19:11:00
Vou falar sobre minha experiencia. Em HSS com flash não consegue de jeito nenhum.
HSS perde potencia para cada stop a cima da velocidade de sync.
Tanto que primeira opção foi comprar um filtro ND 03 stops para não entrar em HSS.

Tirando o HSS de cena, um flash não dá f/11 dentro de um softbox com difusor duplo, numa distancia de trabalho razoável para a modelo.

Outro detalhe é o tempo reciclagem, o flashzinho fica fervendo disparando em 1:1.
O Ad200 ou outro monolight mais potente permite trabalhar com cargas mais baixas sem entrar no super aquecimento.

Mas esta se apegando a potência e não esta vendo o cenário, da foto do exemplo que vc postou foi feita em f2 e 1/8000, um HSS que chegue a 1/4000 vai precisar de um f/2.8, ou que seja 1/2000 vai precisar de f/4... ele fez com o flash a um metro de distância e depois tirou na edição, ou seja, qualquer speedlite mais simples consegue sim um f2.8 a um metro de distância com o modificador...

Então da sim pra fazer essa foto com um speedlite, se for oq o colega do tópico tem então da e sobra...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2019, 20:01:33
Mas esta se apegando a potência e não esta vendo o cenário, da foto do exemplo que vc postou foi feita em f2 e 1/8000, um HSS que chegue a 1/4000 vai precisar de um f/2.8, ou que seja 1/2000 vai precisar de f/4... ele fez com o flash a um metro de distância e depois tirou na edição, ou seja, qualquer speedlite mais simples consegue sim um f2.8 a um metro de distância com o modificador...

Então da sim pra fazer essa foto com um speedlite, se for oq o colega do tópico tem então da e sobra...

Entendi o seu ponto agora.
Apesar do exemplo eu estava pensando no cenário que trabalho, sem assiste com o tripé fora do enquadramento.
Imagino que a opção a cima foi para a luz ficar mais suave porque o softbox não é dos maiores.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #23 Online: 16 de Janeiro de 2019, 23:53:58
Não consegui achar um review decente do AD200, devo ter visto uns 8, e em todos eles os resultados apresentados depois do "falatório", é atingido facilmente com um Speedlight.

Ou a diferença dele para um speedlight é pequena (Duvido disso).

Ou essa galera não sabe usa-lo (Acredito muito mais nessa hipótese).


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #24 Online: 17 de Janeiro de 2019, 06:10:37
Não consegui achar um review decente do AD200, devo ter visto uns 8, e em todos eles os resultados apresentados depois do "falatório", é atingido facilmente com um Speedlight.
Ou a diferença dele para um speedlight é pequena (Duvido disso).
Ou essa galera não sabe usa-lo (Acredito muito mais nessa hipótese).

Conhecendo os recursos e funcionalidade de cada um (seja tocha, speedlite, ou esses "híbridos" como o ad200), considerando e aplicando cada um da forma como pode pra ser usado da pra se chegar exatamente no mesmo resultado com qualquer um deles, agora, um AD200 é muito melhor que um speedlite e uma tocha é infinitamente melhor que um speedlite em questão de recursos e usabilidade, eu comecei a fotografar usando 3 speedlites por que se ouvia muito falar, eu fui nessa de que era legal (por que tava rolando uma "modinha") e tb por uma questão de $$$ (na época sim compensava muito), mas hj, não recomendaria a ninguém usar a não ser que realmente precise dele para externas (eu mesmo fiz a besteira de comprar sendo que 99% de onde eu fotografava tinha acesso a tomadas) considerando o baixo valor (mesmo isso sendo bem relativo dependendo do set usado), então "compensa" mas "em partes tb"...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #25 Online: 17 de Janeiro de 2019, 10:06:55
Não consegui achar um review decente do AD200, devo ter visto uns 8, e em todos eles os resultados apresentados depois do "falatório", é atingido facilmente com um Speedlight.

Ou a diferença dele para um speedlight é pequena (Duvido disso).

Ou essa galera não sabe usa-lo (Acredito muito mais nessa hipótese).

Tem teste dele com fotometro.

recomendo fuçar o resto do canal, um dos mais completos sobre a linha godox.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 17 de Janeiro de 2019, 10:41:19

Video da foto que postei com o AD600.

O Cara disse que estava em potencia máxima, ou seja, seria impossível para um flash ou até mesmo para o AD200.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #27 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:37:09
Video da foto que postei com o AD600.
O Cara disse que estava em potencia máxima, ou seja, seria impossível para um flash ou até mesmo para o AD200.

Nem vi o video, mas ele falou isso esta falando besteira... na configuração que ele usou, e no making of que esta no BTS da pra fazer sim com qualquer flash mais fraco, speedlite mesmo... oq pode ser, que pra conseguir fazer em 1/8000 tenha que usar em full, mas só seguir os exemplos que dei de reduzir a velocidade e fechar o diafragma que vai dar praticamente a mesma foto e com a possibilidade de trabalhar da forma que falei cima... é bem simples, por isso que vale a pena conhecer o conceito e como funciona e não ir a risca pelo que simplesmente jogam por ai...
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 11:41:06 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 17 de Janeiro de 2019, 12:17:40
Nem vi o video, mas ele falou isso esta falando besteira... na configuração que ele usou, e no making of que esta no BTS da pra fazer sim com qualquer flash mais fraco, speedlite mesmo... oq pode ser, que pra conseguir fazer em 1/8000 tenha que usar em full, mas só seguir os exemplos que dei de reduzir a velocidade e fechar o diafragma que vai dar praticamente a mesma foto e com a possibilidade de trabalhar da forma que falei cima... é bem simples, por isso que vale a pena conhecer o conceito e como funciona e não ir a risca pelo que simplesmente jogam por ai...

Você complementou sua resposta com o que eu iria dizer.

Mesmo saindo de HSS e indo para 1/200 de velocidade, essa cena cai fácil na sunny 16.
Ou seja, 1/200, iso 100 e f/11.
O flash teria que dar f/11 dentro do softbox.
Teria que aproximar mais ainda o softbox na modelo.
E caso consiga se aproximar, sem que o softbox não se sobreponha na modelo para fazer a pós.
Você sabe muito bem que mudaria drasticamente o fall off da luz.
E por conta disso, ela ficaria iluminada só no rosto, ao contrario dessa foto que está iluminada por completo.

Teriamos uma foto em f/1.8 com a modelo iluminada por completo e outra foto em f/11 iluminada só no rosto.
O resultado é praticamente o mesmo? Talvez a resposta seja subjetiva.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #29 Online: 17 de Janeiro de 2019, 12:30:20
O resultado é praticamente o mesmo? Talvez a resposta seja subjetiva.

Como eu disse, praticamente, não exatamente igual, ja que teria que mudar algumas configurações (baseado nas limitações de cada equipamento usado, como tb ja disse acima), mas faço sim uma foto dessas, praticamente igual a essa, com um speedlite... e veja que não estou defendendo o speedlite não, na verdade eu não recomendo ninguém a comprar speedlite para usar como luz externa, só estou dizendo que da pra fazer...
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 12:30:57 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).