Autor Tópico: Primeira camera  (Lida 8039 vezes)

Golberto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 15 de Janeiro de 2019, 14:05:17
olá, sou novo no site, nem sei como isso funciona.

eu gostaria que me ajudassem, eu preciso de uma câmera para tirar fotos de paisagens,
por do sol, natureza, céu (principalmente). E não sei qual escolher, pois quero qualidade e
custo beneficio, no maximo R$800. Eu estava vendo a Nikon D70 e a Canon SX170 IS mas
não sei se são boas ou não.

Obrigado


Clerecutzo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2019, 14:49:57
Boa tarde! Me parece que vc quer uma câmera que faça tudo. Pois bem, te indico uma Canon SX40hs, 50hs, 60hs, Nikon P520 ou P610 usadas. São máquinas que fazem de tudo um pouco (menos astrofotografia).


Golberto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2019, 12:13:45
Boa tarde! Me parece que vc quer uma câmera que faça tudo. Pois bem, te indico uma Canon SX40hs, 50hs, 60hs, Nikon P520 ou P610 usadas. São máquinas que fazem de tudo um pouco (menos astrofotografia).
entendi, obrigado pela ajuda. Se não for incomodo, sabe me dizer quais acessórios devo usar? por exemplo, as lentes?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2019, 17:15:00
Essas câmeras indicadas não trocam lentes.  :ok:
Com seu orçamento, fica bem difícil comprar uma câmera de lente intercambiável.
Nikon D70 e canon SX170is são câmeras COMPLETAMENTE diferentes. Uma é uma reflex (BEM antiga, é um risco comprar uma câmera tão rodada) que troca lentes, a outra é uma compacta superzoom, ao estilo das indicadas por Clerecutzo.
No seu caso, uma superzoom é a melhor pedida mesmo.


Golberto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2019, 08:56:13
Essas câmeras indicadas não trocam lentes.  :ok:
Com seu orçamento, fica bem difícil comprar uma câmera de lente intercambiável.
Nikon D70 e canon SX170is são câmeras COMPLETAMENTE diferentes. Uma é uma reflex (BEM antiga, é um risco comprar uma câmera tão rodada) que troca lentes, a outra é uma compacta superzoom, ao estilo das indicadas por Clerecutzo.
No seu caso, uma superzoom é a melhor pedida mesmo.
ah sim, como é minha primeira câmera queria algo bom e barato pra fotos pessoais mesmo, mas vou tentar dar uma investida maior nessas câmeras para conseguir oque eu quero.
Obrigado pela ajuda Helena.  :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2019, 10:26:35
Não vejo motivo para recomendar uma superzoom a menos que o OP pretenda fazer fotografia de pássaros ou animais (o que não é mencionado no post inicial).  Não sendo necessário um zoom, toda a vantagem de adquirir uma SZ cai por terra, pois esse é seu único atrativo.

Eu recomendaria uma DSLR de entrada, usada, com a lente do kit. Ótimo para iniciar e se você gostar da coisa e quiser investir mais no futuro pode comprar mais lentes de acordo com o surgimento de necessidades que você vai identificando ao longo do processo de evolução dentro da fotografia.

Agora se você quiser algo mais simples, sem dor de cabeça de trocas de lentes, com tamanho mais compacto, recomendaria alguma compacta de preferência com sensor um pouco maior e possibilidade de controles manuais. Não vou indicar modelos e faixa de preço pois estou por fora do mercado atual.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 10:27:35 por LeandroR »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2019, 10:42:38
Já eu, não vejo necessidade de recomendar uma reflex (ainda mais considerando-se o orçamento de R$ 800,00) pra quem sequer conhece diferença entre uma reflex (D70) e uma superzoom (o criador do tópico nem sabia que as SZ não usam "acessórios" - lentes), e provavelmente vai usar só no automático. Com uma SZ, ele vai ter desde grande angular até bastante zoom, vai certamente suprir o tipo de fotografia despretensiosa que ele pretende fazer.
Comprar uma câmera super rodada (provavelmente ele achou uma D70 por esse valor) com todo o risco de dar defeito em breve (está acompanhando o caso da pessoa que comprou uma 6D rodadona e deu defeito com 1 mês de uso? Só prejú), não me parece uma boa compra.
Mas independente de qualquer coisa, a decisão é do Golberto. Se ele quiser uma reflex, sugiro procurar melhor e não encarar a D70 em questão, a não ser que seja de alguém que ele conhece e sabe que cuidou muito bem da câmera o tempo todo, e nem tirou tanta foto assim.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:06:27

Mas independente de qualquer coisa, a decisão é do Golberto. Se ele quiser uma reflex, sugiro procurar melhor e não encarar a D70 em questão, a não ser que seja de alguém que ele conhece e sabe que cuidou muito bem da câmera o tempo todo, e nem tirou tanta foto assim.


Neste ponto concordo, não recomendaria a d70, muito antiga.  :ok:



Golberto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2019, 12:06:40
Já eu, não vejo necessidade de recomendar uma reflex (ainda mais considerando-se o orçamento de R$ 800,00) pra quem sequer conhece diferença entre uma reflex (D70) e uma superzoom (o criador do tópico nem sabia que as SZ não usam "acessórios" - lentes), e provavelmente vai usar só no automático. Com uma SZ, ele vai ter desde grande angular até bastante zoom, vai certamente suprir o tipo de fotografia despretensiosa que ele pretende fazer.
Comprar uma câmera super rodada (provavelmente ele achou uma D70 por esse valor) com todo o risco de dar defeito em breve (está acompanhando o caso da pessoa que comprou uma 6D rodadona e deu defeito com 1 mês de uso? Só prejú), não me parece uma boa compra.
Mas independente de qualquer coisa, a decisão é do Golberto. Se ele quiser uma reflex, sugiro procurar melhor e não encarar a D70 em questão, a não ser que seja de alguém que ele conhece e sabe que cuidou muito bem da câmera o tempo todo, e nem tirou tanta foto assim.
certo, pelo que vi vocês entendem bem mesmo do assunto.
seria minha primeira câmera e, por isso estou inseguro de qual comprar, por isso propus o orçamento inicial de R$ 800, porém um pouco a mais não tem problema; como já disse, gostaria de uma câmera para tirar fotos de paisagens, e um pouco de astrografia, eu sou iniciante com câmeras, todas fotos boas que tirei foi pelo celular. já me deram a sugestão da P510, achei boa, sei que ela troca de lentes e é algo que vou fazer também para fotografar no modo Macro. oque acham?
Obrigado novamente.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2019, 12:09:06
certo, pelo que vi vocês entendem bem mesmo do assunto.
seria minha primeira câmera e, por isso estou inseguro de qual comprar, por isso propus o orçamento inicial de R$ 800, porém um pouco a mais não tem problema; como já disse, gostaria de uma câmera para tirar fotos de paisagens, e um pouco de astrografia, eu sou iniciante com câmeras, todas fotos boas que tirei foi pelo celular. já me deram a sugestão da P510, achei boa, sei que ela troca de lentes e é algo que vou fazer também para fotografar no modo Macro. oque acham?
Obrigado novamente.

A p510 não troca de lentes... se você pensa em fazer astrofotografia aí de vez que recomendo no mínimo uma câmera com sensor APS-C, seja DSLR ou mirrorless.
Se você pode esticar o orçamento, procura uma DSLR ou mirrorless de entrada das últimas gerações. Uma câmera que ouço falar muito bem é a D5500, por exemplo.


Golberto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2019, 12:18:43
A p510 não troca de lentes... se você pensa em fazer astrofotografia aí de vez que recomendo no mínimo uma câmera com sensor APS-C, seja DSLR ou mirrorless.
Se você pode esticar o orçamento, procura uma DSLR ou mirrorless de entrada das últimas gerações. Uma câmera que ouço falar muito bem é a D5500, por exemplo.
dei uma pesquisada no google e youtube e lá diziam que troca... Mas enfim, astrografia não é o foco, e sim, paisagens. consegue me sugerir uma que tire fotos de paisagens com boa qualidade e custo beneficio? como a minha primeira câmera, não quero gastar horrores, mas o suficiente para me agradar.
Obrigado


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2019, 12:56:49
dei uma pesquisada no google e youtube e lá diziam que troca... Mas enfim, astrografia não é o foco, e sim, paisagens. consegue me sugerir uma que tire fotos de paisagens com boa qualidade e custo beneficio? como a minha primeira câmera, não quero gastar horrores, mas o suficiente para me agradar.
Obrigado

Rapaz, essa "boa qualidade" é tão relativa... Pra mim, hj em dia, uma câmera superzoom não me atenderia no quesito qualidade. Como essa será sua primeira câmera, vc não tem parâmetro pra comparar, então provavelmente vai gostar do que vai ter em mãos.

E com relação a astrofotografia, aí sim, só reflex ou mirrorless (estas, com objeções).

De qualquer forma, seu orçamento ainda é baixo para câmeras reflex, a não ser as bem usadonas, e é aquela história... a câmera pode estar pouco rodada e bem conservada, ou pode estar muito rodada e aí vc não vai ter como averiguar isso, e pode acabar com uma bomba relógio nas mãos.

E a P510 é uma câmera superzoom, não troca lente mesmo.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 12:57:21 por Helena Bsb »


Golberto

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2019, 13:47:15
Rapaz, essa "boa qualidade" é tão relativa... Pra mim, hj em dia, uma câmera superzoom não me atenderia no quesito qualidade. Como essa será sua primeira câmera, vc não tem parâmetro pra comparar, então provavelmente vai gostar do que vai ter em mãos.

E com relação a astrofotografia, aí sim, só reflex ou mirrorless (estas, com objeções).

De qualquer forma, seu orçamento ainda é baixo para câmeras reflex, a não ser as bem usadonas, e é aquela história... a câmera pode estar pouco rodada e bem conservada, ou pode estar muito rodada e aí vc não vai ter como averiguar isso, e pode acabar com uma bomba relógio nas mãos.

E a P510 é uma câmera superzoom, não troca lente mesmo.
eu sou muito novato, não entendo quase nada, seria só para fotos de paisagem, oque me recomendaria ?


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2019, 13:52:16
eu sou muito novato, não entendo quase nada, seria só para fotos de paisagem, oque me recomendaria ?

Pra paisagem tem que ter uma lente mais aberta, e isso vc vai conseguir em alguma superzoom que comece em no mínimo 28mm (vc vê isso na especificação da lente da câmera). O ideal seria ainda 24mm (a P510 começa em 24mm).


Clerecutzo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2019, 07:11:50
Como a coisa tá mudando e o orçamento aumentando, embora concorde com os amigos aí acima, para que vc não gate muito e tenha uma qualidade satisfatória nas mãos,  pega uma nikon d3200 com lente do kit usada,  custa por volta de 1000. Com essa lente o zoom é mínimo e macro só com anel inversor mas as fotos de paisagens são muito boas e a máquina tem um sensor de bom tamanho com 24mp. Aí pra futuro vc compra uma lente tele que te dará zoom e macro.

Enviado de meu SM-N910C usando o Tapatalk