Autor Tópico: A pergunta mais idiota que vc vai ler nesse fórum  (Lida 1572 vezes)

baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 15 de Janeiro de 2019, 21:48:53
Na lente 18~55 do kit, tem como saber com precisão qual a distância focal que está sendo usada quando tá “em algum lugar” entre 18 e 55mm?


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2019, 21:57:27

Realmente ....  :snack:
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2019, 22:45:30
Na lente 18~55 do kit, tem como saber com precisão qual a distância focal que está sendo usada quando tá “em algum lugar” entre 18 e 55mm?

No EXIF da foto tem a DF exata.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2019, 09:06:11
A lente em si não tem marcação mm a mm (somente 18, 24, 35 e 55 se não me engano), mas quando vc abre o Exif da foto clicada vc consegue ver qual era a distancia focal que estava na hora do clique:


Fonte: google imagens
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2019, 09:06:32 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2019, 11:36:37
Ah sim, no exif da foto eu sei.

Queria saber se dava pra precisar a distância focal antes do click.

Queria travar a minha em determinadas distâncias pra avaliar como seria a minha dinâmica com uma fixa 35mm ou uma 30mm. Na verdade 35mm até dá, pq tem a marcação física.

Blz, é isso aí. Valeu!
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2019, 11:37:32 por baseado em fotos reais »


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2019, 15:01:04
Ah sim, no exif da foto eu sei.

Queria saber se dava pra precisar a distância focal antes do click.

Queria travar a minha em determinadas distâncias pra avaliar como seria a minha dinâmica com uma fixa 35mm ou uma 30mm. Na verdade 35mm até dá, pq tem a marcação física.

Blz, é isso aí. Valeu!

Tenho uma sugestão. Mas não sei se é viável, se realmente vale a pena.
Imprima uma espécie de transferidor de forma que você recorte um buraco no centro de raio igual ao de sua lente.
Encaixe na sua lente perto do anel de distância focal. Tire diversas fotos para várias ditâncias focais variando do menor para o maior, anotando para cada foto o ângulo em que o marcador de distância focal indicava no transferidor. Abra as fotos no computador e lá terá a distância focal precisa, e você pode agora saber qual ângulo é referente a cada DF. Lembre de usar o ângulo 0 (zero) em uma referência, como 18mm.

Você pode fazer umas 30 fotos cobrindo toda as DFs, e plotar no computador para estimar DFs intermediárias. Por exemplo, se 0 graus equivale a 18mm e 10 graus a 20mm, então 5 graus pode ser aproximadamente 19mm... Mas a maior precisão você faz no computador pois você tem oportunidade de conhecer o comportamento do angulo com a DF, que não é necessariamente linear.  Creio que o anel gira mais para variar DFs menores. Assim, se 0 graus equivale a 18mm e 60 graus a 55, não significa que 30 graus equivale a uma DF média entre 18mm e 55mm, ou seja, cerca de 36mm. Qualquer dúvida sobre isso, caso te interesse, pode me chamar no privado.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


baseado em fotos reais

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2019, 17:54:48
Tenho uma sugestão. Mas não sei se é viável, se realmente vale a pena.
Imprima uma espécie de transferidor de forma que você recorte um buraco no centro de raio igual ao de sua lente.
Encaixe na sua lente perto do anel de distância focal. Tire diversas fotos para várias ditâncias focais variando do menor para o maior, anotando para cada foto o ângulo em que o marcador de distância focal indicava no transferidor. Abra as fotos no computador e lá terá a distância focal precisa, e você pode agora saber qual ângulo é referente a cada DF. Lembre de usar o ângulo 0 (zero) em uma referência, como 18mm.

Você pode fazer umas 30 fotos cobrindo toda as DFs, e plotar no computador para estimar DFs intermediárias. Por exemplo, se 0 graus equivale a 18mm e 10 graus a 20mm, então 5 graus pode ser aproximadamente 19mm... Mas a maior precisão você faz no computador pois você tem oportunidade de conhecer o comportamento do angulo com a DF, que não é necessariamente linear.  Creio que o anel gira mais para variar DFs menores. Assim, se 0 graus equivale a 18mm e 60 graus a 55, não significa que 30 graus equivale a uma DF média entre 18mm e 55mm, ou seja, cerca de 36mm. Qualquer dúvida sobre isso, caso te interesse, pode me chamar no privado.

ceh loko, eu não tenho capacidade pra fazer um experimento desses kkkkkkkk

acabei alugando uma 28mm e vou experimentar na prática. Depois vou alugar uma 35mm e fazer o mesmo. Daí fica mais fácil definir qual me atende melhor.

De qquer maneira agradeço muito pela disposição em explicar.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 18 de Janeiro de 2019, 19:19:12
Era só ajustar a distância focal que você queria e prender a lente com fita para não sair da posição...
Se vc quisesse ser preciso podia tirar uma foto e conferir no exif a DF exata, em coisa de 3 fotos ajustava exatamente onde queria.  :ok:


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Janeiro de 2019, 20:50:33
No anel de foco tem várias marcas das distâncias, vc já viu? Não dá para saber milimetricamente a distância, mas dá para se ter uma boa idéia...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2019, 17:09:53
Tenho uma sugestão. Mas não sei se é viável, se realmente vale a pena.
Imprima uma espécie de transferidor de forma que você recorte um buraco no centro de raio igual ao de sua lente.
Encaixe na sua lente perto do anel de distância focal. Tire diversas fotos para várias ditâncias focais variando do menor para o maior, anotando para cada foto o ângulo em que o marcador de distância focal indicava no transferidor. Abra as fotos no computador e lá terá a distância focal precisa, e você pode agora saber qual ângulo é referente a cada DF. Lembre de usar o ângulo 0 (zero) em uma referência, como 18mm.

Você pode fazer umas 30 fotos cobrindo toda as DFs, e plotar no computador para estimar DFs intermediárias. Por exemplo, se 0 graus equivale a 18mm e 10 graus a 20mm, então 5 graus pode ser aproximadamente 19mm... Mas a maior precisão você faz no computador pois você tem oportunidade de conhecer o comportamento do angulo com a DF, que não é necessariamente linear.  Creio que o anel gira mais para variar DFs menores. Assim, se 0 graus equivale a 18mm e 60 graus a 55, não significa que 30 graus equivale a uma DF média entre 18mm e 55mm, ou seja, cerca de 36mm. Qualquer dúvida sobre isso, caso te interesse, pode me chamar no privado.

Experimento genial, mas eu não faria kkk ;