Autor Tópico: Upgrade de câmera e indecisão.  (Lida 12353 vezes)

Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Online: 16 de Janeiro de 2019, 19:41:43
Fala pessoal, tudo bem? Hoje vim pedir a ajuda de vocês para a escolha da minha nova DSLR, sou meio novo na fotografia ainda, uso uma Rebel T6 a mais ou menos 1 ano, porém, sinto que preciso de algo mais profissional, algo com melhor qualidade de imagem, melhor foco, melhor nitidez, maior captura de detalhes e por isso gostaria de dar um upgrade.
Estou entre duas câmeras - Canon 80D e Canon 6D Mark II, porém, não consigo me decidir pois acho que gostaria de opiniões mais experientes.
Tenho algumas lentes para sensores crop como por exemplo : Canon 50mm-1.8, Canon 10-18, Canon 55-250, Canon 18-55 e Canon 60mm Macro, caso optasse pela 80D já teria uma gama legal de lentes para utilizar.
Bom, vamos aos pontos:

1- Será que vale a pena deixar todas estas lentes de lado e simplesmente investir em uma full frame? Ou continuo usando estas lentes, espero mais alguns anos e mais para frente faço um investimento maior em uma full com lentes que sejam compatíveis.
Simplesmente não consigo saber qual das duas opções é melhor, se deixo tudo e compro uma full frame ou contínuo com a crop.

2- Será que tem tanta diferença assim na qualidade de imagem de uma full frame para uma aps-c?

3- Meu principal objetivo, na verdade, meu sonho kkk, é obter aquelas fotos maravilhosas, nítidas, cheias de detalhes e informações, profundidade de campo, aquelas fotos que aparecem até as folhas das árvores distantes, aquela resolução imensa, papéis de parede do windows  :D, algo que não consigo fazer com a T6, ela faz imagens meio borradas, sem foco, sem capturar todos os detalhes e informações, mesmo que ela esteja no tripé.
Aqui vão alguns exemplos de imagens:
https://www.instagram.com/p/BsYEuhQA3AL/
https://www.instagram.com/p/BsZXGIMgELj/
https://www.instagram.com/p/BsEie8tHWhC/
https://www.instagram.com/p/Br_CZ07HQ5I/
https://www.instagram.com/p/BsoSCMmne90/
https://www.instagram.com/p/Bqc9mVaHYhN/
https://www.instagram.com/p/BsqfRJxjKOB/
https://www.instagram.com/p/BsqT-43lt59/
https://www.instagram.com/p/Bq5MLZKn8_0/
Parece a diferença entre videos 1080 e 4k, acho que vocês entenderam kkk.
O problema aqui é: Todas as vezes que eu vejo estas fotos que são deste jeito, a câmera usada é uma full frame, parece que só elas conseguem dar este efeito, isso é verdade?
Se a 80D também me proporcionar este efeito de detalhes e tudo mais, eu fico com ela por enquanto, o que vocês acham?

4- Há muita diferença entre os dois modelos?

Por fim, gostaria de agradecer as respostas que vão vir e espero que essa dúvida suma  :ok:
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2019, 19:43:48 por Thurbis »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2019, 19:59:22
Olha só tem muita edição e refinamento nessas imagens que vc colocou ai, ok??? E tem tbm um ingrediente super importante para se aproximar das fotos que vc mostrou: "boas lentes".

Nenhuma das lentes que vc já tem é excepcionalmente maravilhosa, algumas são boas, mas não maravilhosas.

Posto isso, o ideal seria vc partir para a 6D Mark II e duas fixas top de linha, que pode ser serie L Canon ou Sigma, que tem lentes super nítidas, excepcionais.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2019, 20:17:34
Olha só tem muita edição e refinamento nessas imagens que vc colocou ai, ok??? E tem tbm um ingrediente super importante para se aproximar das fotos que vc mostrou: "boas lentes".

Nenhuma das lentes que vc já tem é excepcionalmente maravilhosa, algumas são boas, mas não maravilhosas.

Posto isso, o ideal seria vc partir para a 6D Mark II e duas fixas top de linha, que pode ser serie L Canon ou Sigma, que tem lentes super nítidas, excepcionais.

Muito obrigado meu caro, então o segredo para chegar nessas obras de arte é mais a lente que o corpo.
Você acha que se eu pegar a 80D que é mais barata e comprar umas seegmas top (equivalendo o preço) eu não consigo o mesmo efeito?


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2019, 10:00:17
Muito obrigado meu caro, então o segredo para chegar nessas obras de arte é mais a lente que o corpo.
Você acha que se eu pegar a 80D que é mais barata e comprar umas seegmas top (equivalendo o preço) eu não consigo o mesmo efeito?

Fotografias de paisagem é quase sempre fácil de obter baixo ruído aumentando tempo de exposição. Acho que a Full Frame não é obrigatório, mas você tiraria proveito na questão de distânciafocal. Se você tem todas essas lentes e elas não serão muito usadas com a compra de novas lentes, então em seu lugar eu venderia tudo e compraria a full frame e duas lentes como sugeriu o amigo acima (considerando que eu usaria praticamente sempre para fotografia de paisagens). Caso não, tem que avaliar se precisará de outras ferramentas, como flash ou filtros. Talvez neste caso com a 80D você economizaria para comprar esses equipamentos. De qualquer modo, as lentes novas que você comprar é interessante que sejam para câmeras Full Frame, pois mesmo comprando a 80D você pode querer migrar mais tarde para uma Full Frame.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2019, 10:17:41
Vi algumas fotografias que você postou e elas poderiam ter sido feitas tanto com apsc como Full frame, ou até mesmo micro 4/3...
Pra conseguir resultados semelhantes depende muito mais de  técnicas na hora de fotografar e na hora da edição.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2019, 10:47:53
Se o cara que fez estes trabalhos, de fotografia, tratamento, manipulação, etc., usasse fullframe, APS, ou M4/3 com boas objetivas e postasse no tamanho que ele postou, seria impossível distinguir as imagens.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:03:13
Se o cara que fez estes trabalhos, de fotografia, tratamento, manipulação, etc., usasse fullframe, APS, ou M4/3 com boas objetivas e postasse no tamanho que ele postou, seria impossível distinguir as imagens.

Acho que nem em uma impressão em tamanho 30x20 seria possível dizer claramente qual é qual  :ponder:

Btw off-topic recentemente fiz uma impressão de uma foto em 45x30 , feita em uma apsc de 16mp e com leve crop e o resultado ficou  :wub:


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #7 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:03:35
Fotografias de paisagem é quase sempre fácil de obter baixo ruído aumentando tempo de exposição. Acho que a Full Frame não é obrigatório, mas você tiraria proveito na questão de distânciafocal. Se você tem todas essas lentes e elas não serão muito usadas com a compra de novas lentes, então em seu lugar eu venderia tudo e compraria a full frame e duas lentes como sugeriu o amigo acima (considerando que eu usaria praticamente sempre para fotografia de paisagens). Caso não, tem que avaliar se precisará de outras ferramentas, como flash ou filtros. Talvez neste caso com a 80D você economizaria para comprar esses equipamentos. De qualquer modo, as lentes novas que você comprar é interessante que sejam para câmeras Full Frame, pois mesmo comprando a 80D você pode querer migrar mais tarde para uma Full Frame.

Muito obrigado pela resposta, será que vc poderia me explicar melhor isso da distância focal?
Tipo, meu orçamento agora daria apenas para uma Full frame e no máximo uma lente :(
Será que não compensa eu investir na 80D e pegar uma sigma top? Será que eu não consigo o mesmo resultado?
Outra coisa, consigo usar lentes Full frame na APS-C?


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:04:56
Vi algumas fotografias que você postou e elas poderiam ter sido feitas tanto com apsc como Full frame, ou até mesmo micro 4/3...
Pra conseguir resultados semelhantes depende muito mais de  técnicas na hora de fotografar e na hora da edição.
Nossa, eu achava que era a câmera apenas...
Você poderia me dizer algumas técnicas para que eu estude??
Você acha então que compensa pegar uma 80D pq consigo fazer isso com ela?


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:05:39
Se o cara que fez estes trabalhos, de fotografia, tratamento, manipulação, etc., usasse fullframe, APS, ou M4/3 com boas objetivas e postasse no tamanho que ele postou, seria impossível distinguir as imagens.

No caso, só seria perceptível caso fosse impresso em tamanho grande?


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:06:20
Acho que nem em uma impressão em tamanho 30x20 seria possível dizer claramente qual é qual  :ponder:

Btw off-topic recentemente fiz uma impressão de uma foto em 45x30 , feita em uma apsc de 16mp e com leve crop e o resultado ficou  :wub:

Tipo, qual a diferença no resultado de uma foto entre uma Full frame e aps-c caso o fotógrafo seja bom?


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:10:34
No caso, só seria perceptível caso fosse impresso em tamanho grande?
Tecnologicamente, não há impedimento para a T6 (1300D) produzir qualquer destas imagens. Há?!

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk



Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:12:43
Tecnologicamente, não há impedimento para a T6 (1300D) produzir qualquer destas imagens. Há?!

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk

Tecnologicamente eu nao sei, mas quando eu tiro qualquer foto ela não sai nítida, detalhada, focada certinho assim como essas.
E eu já fiz de tudo, até uma pano, tentei várias coisas
E eu não sei pq não fica assim   :aua:
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 11:14:13 por Thurbis »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:18:12
Tipo, qual a diferença no resultado de uma foto entre uma Full frame e aps-c caso o fotógrafo seja bom?

Muito pouca. Utilizar uma câmera com sensor maior vai influenciar principalmente em dois pontos: menos ruído em ISOs altos (geralmente a diferença entre sensores apsc e FF de mesma geração é de 1 ponto, ou seja, a FF em ISO 3200 teria ruído semelhante a apsc em ISO 1600); o segundo ponto é possibilidade de ter um DOF menor, porém para as fotos que você postou esse efeito não é procurado, na realidade é o contrário, se procura mais dof, para ter tudo em foco, e muitas vezes eles usam uma técnica chamada Focus stacking para obter esse resultado.

Para conseguir fotos bem contrastadas, com cores bonitas e nitidez (como as q vc postou) eu diria que o mais importante é uma luz correta, em seguida lentes de qualidade, uso de técnicas corretas (baixo ISO, tripé com disparador para garantir que não trema na hora da foto, abertura focal ideal) e edição da foto no pós.

Vale salientar que é difícil avaliar fotos no tamanho que o IG mostra e principalmente na tela de celular..


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:25:15
Muito pouca. Utilizar uma câmera com sensor maior vai influenciar principalmente em dois pontos: menos ruído em ISOs altos (geralmente a diferença entre sensores apsc e FF de mesma geração é de 1 ponto, ou seja, a FF em ISO 3200 teria ruído semelhante a apsc em ISO 1600); o segundo ponto é possibilidade de ter um DOF menor, porém para as fotos que você postou esse efeito não é procurado, na realidade é o contrário, se procura mais dof, para ter tudo em foco, e muitas vezes eles usam uma técnica chamada Focus stacking para obter esse resultado.

Para conseguir fotos bem contrastadas, com cores bonitas e nitidez (como as q vc postou) eu diria que o mais importante é uma luz correta, em seguida lentes de qualidade, uso de técnicas corretas (baixo ISO, tripé com disparador para garantir que não trema na hora da foto, abertura focal ideal) e edição da foto no pós.

Vale salientar que é difícil avaliar fotos no tamanho que o IG mostra e principalmente na tela de celular..
... e se for só para postar no Instagram, precisa ir atrás de gastar mais dinheiro com equipamentos?

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk