Autor Tópico: Upgrade de câmera e indecisão.  (Lida 12347 vezes)

Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2019, 11:51:19
Muito pouca. Utilizar uma câmera com sensor maior vai influenciar principalmente em dois pontos: menos ruído em ISOs altos (geralmente a diferença entre sensores apsc e FF de mesma geração é de 1 ponto, ou seja, a FF em ISO 3200 teria ruído semelhante a apsc em ISO 1600); o segundo ponto é possibilidade de ter um DOF menor, porém para as fotos que você postou esse efeito não é procurado, na realidade é o contrário, se procura mais dof, para ter tudo em foco, e muitas vezes eles usam uma técnica chamada Focus stacking para obter esse resultado.

Para conseguir fotos bem contrastadas, com cores bonitas e nitidez (como as q vc postou) eu diria que o mais importante é uma luz correta, em seguida lentes de qualidade, uso de técnicas corretas (baixo ISO, tripé com disparador para garantir que não trema na hora da foto, abertura focal ideal) e edição da foto no pós.

Vale salientar que é difícil avaliar fotos no tamanho que o IG mostra e principalmente na tela de celular..

Tipo, não sei se ISO alto seriam um problema pq tiro foto mais de dia e de tarde, de noite eu tiro algumas.
Então no caso, a Full seria melhor pra desfoques em retratos?
Do Instagram eu entendo,  é que elas ficam boas até na tela do computador  :wub:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2019, 12:03:37
Dê uma olhada nas fotos do Raphael Sombrio, nosso colega aqui mesmo do forum, que manda bem nas fotos de paisagem e usa "apenas" uma Nikon com sensor "cropado".

Link aqui: https://www.flickr.com/photos/raphaelsombrio/
E já que gosta de Instagram: https://www.instagram.com/raphasombrio/

Porque estou citando ele? Pois pelo pouco que vi, lendo rapidamente o tópico, a dúvida inicial era se migrar para uma full-frame melhoraria as fotos. A resposta é: NÃO! Minha primeira câmera foi uma T4i e depois troquei ela pela atual 5D, então posso falar com propriedade que a câmera não faz milagre nenhum sozinha. O que muda é a questão física do sensor maior, diferença de fator de corte e profundidade de campo. Inclusive esse fator pode jogar contra as full-frame em fotografia de paisagens: é necessário utilizar aberturas menores para conseguir manter tudo em foco, e se fechar demais a lente, o efeito de difração começa a agir e limitar a nitidez.

No seu caso, como já possui várias lentes para APS-C da Canon, acho válido o upgrade para uma 80D devido aos avanços no sensor dela, com maior alcance dinâmico etc. Questões como o foco não deveriam ser muito importantes, já que foto de paisagem não necessita de pontos de foco espalhados pelo sensor, nem de tracking e funções complexas assim.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2019, 12:52:47
A melhor opção é:
vender a t5, comprar a 80D, vender o máximo das lentes que você tem e aí dependendo do tipo de fotografia de paisagem que você quer escolher uma ou duas lentes ótimas para tal finalidade. Sobrando dinheiro, recomendo muito comprar Filtros ND e polarizador.
A maior diferença na qualidade da foto é você escolher uma bela paisagem, e tirar a foto em um horario bom. O resto é edição de imagem.

Cuidado com qualquer extremo desejo de nitidez nas foto. A nitidez é só uma das características de uma fotografia. Nitidez muito grande não é requisito para uma imagem bonita no instagram, mas sim na impressão em grandes formatos.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2019, 14:17:29
A melhor opção é:
vender a t5, comprar a 80D, vender o máximo das lentes que você tem e aí dependendo do tipo de fotografia de paisagem que você quer escolher uma ou duas lentes ótimas para tal finalidade. Sobrando dinheiro, recomendo muito comprar Filtros ND e polarizador.
A maior diferença na qualidade da foto é você escolher uma bela paisagem, e tirar a foto em um horario bom. O resto é edição de imagem.

Cuidado com qualquer extremo desejo de nitidez nas foto. A nitidez é só uma das características de uma fotografia. Nitidez muito grande não é requisito para uma imagem bonita no instagram, mas sim na impressão em grandes formatos.

Edu, sei que quer ajudar, mas a melhor opção é o OP que deve decidir por ele mesmo. A gente apenas orienta, opina e as vezes tenta desmistificar alguns conceitos turvos que rolam por aí.
Dito isso, acho que suas dicas são boas. Apenas não indicaria vender as lentes que ele já tem, pois é um excelente kit para a 80D, vai dá pra fazer muita coisa, e com o tempo e a experiência, ele vai identificar as necessidades para outras lentes de acordo com o seu uso. É bom lembrar que ,mesmo na fotografia de paisagem, há fotógrafos que utilizam mais as ultra grande angulares (que é o que normalmente se recomenda para quem quer iniciar neste mundo e eu não concordo muito), e outros que utilizam quase exclusivamente lentes tele. Não há certo ou errado e apenas o próprio fotógrafo que pode descobrir onde ele se encaixa melhor é isso exige tempo e prática.

A melhor opção eu acredito que sempre vai acabar sendo pessoal, definida de acordo com a experiência na prática e os objetivos pessoais de cada um com a sua fotografia.

Quanto a escolher uma bela paisagem para uma bela foto, se com isso você quer dizer escolher uma bela composição, aí eu concordo. No entanto uma paisagem bonita aos olhos não necessariamente faz uma fotografia bonita de paisagem.  :ok:


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Janeiro de 2019, 15:48:29
Caro colega criador do tópico, a dúvida que está é frequente e muito comum entre nós amantes da fotografia... passei pelo mesmo processo que você... via estas fotos "maravilhosas" e até  surreais no Instagram, 500px e outros... e ao observar o exif... bingo! A grande maioria registradas com uma FF... pensei... agora é só comprar uma FF e pronto!
Sei que apesar do que escrevo aqui é bem provável que você irá comprar a FF... o vírus é forte e muito do que ver e ler irá te levar a crer que o que escrevo está errado.
Essas fotos que postou são em sua maioria resultado de uma série de eventos: Captura com cuidado aos detalhes ,estar na hora e local certo, momento da luz ideal, trilhas e caminhadas longas, melhor ângulo, retorno ao mesmo local várias vezes ao ano em periodos diferentes até conseguir a combinação de luz, atmosfera ideais...
Muitas vezes com múltiplas exposições para se atingir uma captura de detalhes em diversos níveis de luminosidade da cena, outras vezes com variação de ponto de foco e fusão posterior para ampliar a sensação de profundidade de campo, que muitas vezes somente o ajuste na hiperfocal não conseguirá atingir...
Trabalho de ajuste de cores, camadas e muitas vezes horas de pós processamento...
Enfim sao um conjunto de muitos detalhes e processos... onde o equipamento em si... é o menos importante... ao se dominar todo o processo, com a captura atenta aos detalhes e o conhecimento da pós produção... a troca do equipamento pode atender a demandas específicas de quem já sabe o que está fazendo... produzir um arquivo base melhor e que responda melhor aos tratamentos posteriores e ao destino final pretendido... não o inverso...
Abraços e boas fotos!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #20 Online: 17 de Janeiro de 2019, 16:18:14
Caro colega criador do tópico, a dúvida que está é frequente e muito comum entre nós amantes da fotografia... passei pelo mesmo processo que você... via estas fotos "maravilhosas" e até  surreais no Instagram, 500px e outros... e ao observar o exif... bingo! A grande maioria registradas com uma FF... pensei... agora é só comprar uma FF e pronto!
Sei que apesar do que escrevo aqui é bem provável que você irá comprar a FF... o vírus é forte e muito do que ver e ler irá te levar a crer que o que escrevo está errado.
Essas fotos que postou são em sua maioria resultado de uma série de eventos: Captura com cuidado aos detalhes ,estar na hora e local certo, momento da luz ideal, trilhas e caminhadas longas, melhor ângulo, retorno ao mesmo local várias vezes ao ano em periodos diferentes até conseguir a combinação de luz, atmosfera ideais...
Muitas vezes com múltiplas exposições para se atingir uma captura de detalhes em diversos níveis de luminosidade da cena, outras vezes com variação de ponto de foco e fusão posterior para ampliar a sensação de profundidade de campo, que muitas vezes somente o ajuste na hiperfocal não conseguirá atingir...
Trabalho de ajuste de cores, camadas e muitas vezes horas de pós processamento...
Enfim sao um conjunto de muitos detalhes e processos... onde o equipamento em si... é o menos importante... ao se dominar todo o processo, com a captura atenta aos detalhes e o conhecimento da pós produção... a troca do equipamento pode atender a demandas específicas de quem já sabe o que está fazendo... produzir um arquivo base melhor e que responda melhor aos tratamentos posteriores e ao destino final pretendido... não o inverso...
Abraços e boas fotos!

Perfeito!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #21 Online: 17 de Janeiro de 2019, 16:40:11
Caro colega criador do tópico, a dúvida que está é frequente e muito comum entre nós amantes da fotografia...

Podia fazer um tópico fixo com esse post. Perfeito  :clap:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #22 Online: 17 de Janeiro de 2019, 17:03:52
Olhando essas fotos no Instagram e se quer chegar nesses resultados, ACHO que a questão é investir na iluminação e em conhecimentos pesados de edição/manipulação de imagens. Com uma FF e uma lente não vai resolver (e chuto que dá pra fazer isso com uma APS-C e lente mediana/boa). Posso estar enganado...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Janeiro de 2019, 17:14:04
O problema aqui é o seguinte, a galera acha que o cara vai fazer uma expedição, gastar com hotel estadia, transporte, comida, etc..., ficar horas esperando o melhor momento, entender as regras de fotometria, e gastar horas na edição só para postar uma foto de baixa resolução no Instagram...
meu deus do céu...
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 17:15:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #24 Online: 17 de Janeiro de 2019, 18:07:22
O problema aqui é o seguinte, a galera acha que o cara vai fazer uma expedição, gastar com hotel estadia, transporte, comida, etc..., ficar horas esperando o melhor momento, entender as regras de fotometria, e gastar horas na edição só para postar uma foto de baixa resolução no Instagram...
meu deus do céu...

Pois é, muito melhor simplesmente comprar uma FF e conseguir essa mesma foto sem ter que fazer tudo isso... ps: se for mirrorless FF acho que dá pra conseguir até mesmo de dentro de casa, fotografando da janela, ao meio-dia.


Brincadeiras a parte, Lindsay, acho que ou você não leu o tópico todo ou não entendeu do que estamos falando aqui.

ps: tem gente sim fazendo expedição, gastando com hotel, transporte e esperando horas pelo melhor momento e em edição de imagem só para postar essa foto em baixa resolução no Instagram. E estão ganhando dinheiro com isso.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 17 de Janeiro de 2019, 19:26:16
No comeco talvez empolgue esta visao de comprar equipamento.

Depois de um certo tempo, eu adoraria a situacao.... Comprar um bom tripe e estudar.

 :hysterical:





 
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2019, 19:26:58 por Leonardo Tonin »


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #26 Online: 17 de Janeiro de 2019, 21:05:14
No comeco talvez empolgue esta visao de comprar equipamento.

Depois de um certo tempo, eu adoraria a situacao.... Comprar um bom tripe e estudar.

 :hysterical:
Coincidentemente, o Pye Jyrsa abordou este tema hoje https://youtu.be/bklK4fHHuR8

Enviado de meu iPhone X Gold Edition usando o Tapatalk



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #27 Online: 17 de Janeiro de 2019, 21:05:31
Olhando essas fotos no Instagram e se quer chegar nesses resultados, ACHO que a questão é investir na iluminação e em conhecimentos pesados de edição/manipulação de imagens. Com uma FF e uma lente não vai resolver (e chuto que dá pra fazer isso com uma APS-C e lente mediana/boa). Posso estar enganado...

Corrigindo:
...ACHO que a questão é investir em acessórios ou conhecimentos...

Nem sei pq escrevi "iluminação".... :D  :doh:


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #28 Online: 17 de Janeiro de 2019, 22:26:22
Deve ser pq fotografia é luz  :ponder: :shock: 8-)



Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Faz sentido... :hysterical:  :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #29 Online: 18 de Janeiro de 2019, 08:19:57
Quero ver iluminar uma "landscape" inteira então... já até imagino tochas em tripés nas montanhas de El Chalten enquanto o camarada apoia sua full-frame num tripé e espera a mágica acontecer.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C