Autor Tópico: Upgrade de câmera e indecisão.  (Lida 12350 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2019, 09:42:44
Pois é, muito melhor simplesmente comprar uma FF e conseguir essa mesma foto sem ter que fazer tudo isso... ps: se for mirrorless FF acho que dá pra conseguir até mesmo de dentro de casa, fotografando da janela, ao meio-dia.


Brincadeiras a parte, Lindsay, acho que ou você não leu o tópico todo ou não entendeu do que estamos falando aqui.

ps: tem gente sim fazendo expedição, gastando com hotel, transporte e esperando horas pelo melhor momento e em edição de imagem só para postar essa foto em baixa resolução no Instagram. E estão ganhando dinheiro com isso.
Eu! Mas não estou ganhando dinheiro com isso.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 18 de Janeiro de 2019, 09:43:48
Olha, eu uso apsc, dá pra fazer essas fotos de boas com apsc.

O resto já foi dito pela turma toda aqui.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 18 de Janeiro de 2019, 09:46:48
https://instagram.com/christianringerphotography?utm_source=ig_profile_share&igshid=x37y63djj9rx

Esse cara tem fotos com médio formato e com apsc.

Duvido vc dizer qual é qual.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2019, 11:10:57
Quero ver iluminar uma "landscape" inteira então... já até imagino tochas em tripés nas montanhas de El Chalten enquanto o camarada apoia sua full-frame num tripé e espera a mágica acontecer.

O post do Ernesto foi uma brincadeira com o meu erro de digitação...rs.  :D


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #34 Online: 18 de Janeiro de 2019, 22:43:31
Dê uma olhada nas fotos do Raphael Sombrio, nosso colega aqui mesmo do forum, que manda bem nas fotos de paisagem e usa "apenas" uma Nikon com sensor "cropado".

Link aqui: https://www.flickr.com/photos/raphaelsombrio/
E já que gosta de Instagram: https://www.instagram.com/raphasombrio/

Porque estou citando ele? Pois pelo pouco que vi, lendo rapidamente o tópico, a dúvida inicial era se migrar para uma full-frame melhoraria as fotos. A resposta é: NÃO! Minha primeira câmera foi uma T4i e depois troquei ela pela atual 5D, então posso falar com propriedade que a câmera não faz milagre nenhum sozinha. O que muda é a questão física do sensor maior, diferença de fator de corte e profundidade de campo. Inclusive esse fator pode jogar contra as full-frame em fotografia de paisagens: é necessário utilizar aberturas menores para conseguir manter tudo em foco, e se fechar demais a lente, o efeito de difração começa a agir e limitar a nitidez.

No seu caso, como já possui várias lentes para APS-C da Canon, acho válido o upgrade para uma 80D devido aos avanços no sensor dela, com maior alcance dinâmico etc. Questões como o foco não deveriam ser muito importantes, já que foto de paisagem não necessita de pontos de foco espalhados pelo sensor, nem de tracking e funções complexas assim.

Nossa, esse colega aqui do fórum é genial, pelo amor de Deus, o cara tira umas fotos fenomenais e todas com histórias, o instagram dele envolve pela qualidade e riqueza na história.
Eu não sei se é coisa da minha cabeça, mas percebi que as fotos dele (geniais) ainda tem um pouco deste efeito "falta de foco, algo embaçado"
Full https://www.instagram.com/p/BsEie8tHWhC/
Dele https://www.instagram.com/p/BrSwO6qAVXV/
Parece que as montanhas do primeiro plano não estão "focadas" já na outra foco, tudo está em foco, não está embaçado.
Nossa, muito obrigado por compartilhar comigo sua experiência, será que vc poderia me explicar melhor um pouco disso dos pontos de foco?
Esse negócio de tracking, pontos de foco são usados em qual tipo de fotografia?


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #35 Online: 18 de Janeiro de 2019, 22:45:09
A melhor opção é:
vender a t5, comprar a 80D, vender o máximo das lentes que você tem e aí dependendo do tipo de fotografia de paisagem que você quer escolher uma ou duas lentes ótimas para tal finalidade. Sobrando dinheiro, recomendo muito comprar Filtros ND e polarizador.
A maior diferença na qualidade da foto é você escolher uma bela paisagem, e tirar a foto em um horario bom. O resto é edição de imagem.

Cuidado com qualquer extremo desejo de nitidez nas foto. A nitidez é só uma das características de uma fotografia. Nitidez muito grande não é requisito para uma imagem bonita no instagram, mas sim na impressão em grandes formatos.
Entendo Edu, você recomendaria quais lentes para as paisagens? Ou lentes que cobrissem distancias focais que desse pra usar com tudo.


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #36 Online: 18 de Janeiro de 2019, 22:46:57
Edu, sei que quer ajudar, mas a melhor opção é o OP que deve decidir por ele mesmo. A gente apenas orienta, opina e as vezes tenta desmistificar alguns conceitos turvos que rolam por aí.
Dito isso, acho que suas dicas são boas. Apenas não indicaria vender as lentes que ele já tem, pois é um excelente kit para a 80D, vai dá pra fazer muita coisa, e com o tempo e a experiência, ele vai identificar as necessidades para outras lentes de acordo com o seu uso. É bom lembrar que ,mesmo na fotografia de paisagem, há fotógrafos que utilizam mais as ultra grande angulares (que é o que normalmente se recomenda para quem quer iniciar neste mundo e eu não concordo muito), e outros que utilizam quase exclusivamente lentes tele. Não há certo ou errado e apenas o próprio fotógrafo que pode descobrir onde ele se encaixa melhor é isso exige tempo e prática.

A melhor opção eu acredito que sempre vai acabar sendo pessoal, definida de acordo com a experiência na prática e os objetivos pessoais de cada um com a sua fotografia.

Quanto a escolher uma bela paisagem para uma bela foto, se com isso você quer dizer escolher uma bela composição, aí eu concordo. No entanto uma paisagem bonita aos olhos não necessariamente faz uma fotografia bonita de paisagem.  :ok:

Não é por nada não, mas a galera deste tópico é a melhor da internet, pqp, vocês são feras de mais, da vontade dar um abraço em cada um kkkkkk.
Eu realmente senti isso, achava que paisagem era só lente grande angular, na minha última viagem acabei usando mto a tele e até mesmo a 50mm.


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #37 Online: 18 de Janeiro de 2019, 22:52:13
Caro colega criador do tópico, a dúvida que está é frequente e muito comum entre nós amantes da fotografia... passei pelo mesmo processo que você... via estas fotos "maravilhosas" e até  surreais no Instagram, 500px e outros... e ao observar o exif... bingo! A grande maioria registradas com uma FF... pensei... agora é só comprar uma FF e pronto!
Sei que apesar do que escrevo aqui é bem provável que você irá comprar a FF... o vírus é forte e muito do que ver e ler irá te levar a crer que o que escrevo está errado.
Essas fotos que postou são em sua maioria resultado de uma série de eventos: Captura com cuidado aos detalhes ,estar na hora e local certo, momento da luz ideal, trilhas e caminhadas longas, melhor ângulo, retorno ao mesmo local várias vezes ao ano em periodos diferentes até conseguir a combinação de luz, atmosfera ideais...
Muitas vezes com múltiplas exposições para se atingir uma captura de detalhes em diversos níveis de luminosidade da cena, outras vezes com variação de ponto de foco e fusão posterior para ampliar a sensação de profundidade de campo, que muitas vezes somente o ajuste na hiperfocal não conseguirá atingir...
Trabalho de ajuste de cores, camadas e muitas vezes horas de pós processamento...
Enfim sao um conjunto de muitos detalhes e processos... onde o equipamento em si... é o menos importante... ao se dominar todo o processo, com a captura atenta aos detalhes e o conhecimento da pós produção... a troca do equipamento pode atender a demandas específicas de quem já sabe o que está fazendo... produzir um arquivo base melhor e que responda melhor aos tratamentos posteriores e ao destino final pretendido... não o inverso...
Abraços e boas fotos!
Ronaldo, suas palavras foram tocantes, sem brincadeira, algumas palavras que você aqui citou, saíram da minha boca kkkk
As vezes eu pensava que era só a câmera que importava e tudo mais, e, realmente, o vírus é forte kkkkkkk
Seu comentário foi genial, me ajudou MUITO.
Você acha que compensa eu pegar a 80d e investir em lentes? Eu conseguiria realmente estes resultados?


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #38 Online: 18 de Janeiro de 2019, 22:54:11
Olha, eu uso apsc, dá pra fazer essas fotos de boas com apsc.

O resto já foi dito pela turma toda aqui.
Iguais aquelas que estavam no tópico?  8-) 8-) 8-)


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #39 Online: 18 de Janeiro de 2019, 22:54:41
https://instagram.com/christianringerphotography?utm_source=ig_profile_share&igshid=x37y63djj9rx

Esse cara tem fotos com médio formato e com apsc.

Duvido vc dizer qual é qual.
Esse cara é top, sem brincadeiras, vi algumas, em algumas percebi diferenças, em outras não.


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #40 Online: 18 de Janeiro de 2019, 22:55:28
O post do Ernesto foi uma brincadeira com o meu erro de digitação...rs.  :D

Rachei  :hysterical:


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #41 Online: 19 de Janeiro de 2019, 23:10:02
tem um video no youtube comparando aps-c e medio formato fujifilm. a diferença? nao tao grande quanto possa parecer rs (a depender do uso, claro)


Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #42 Online: 20 de Janeiro de 2019, 12:05:47
tem um video no youtube comparando aps-c e medio formato fujifilm. a diferença? nao tao grande quanto possa parecer rs (a depender do uso, claro)
Você pode mandar pf?  :D


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 20 de Janeiro de 2019, 13:05:37
Esta comico o nivel. 



Thurbis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #44 Online: 20 de Janeiro de 2019, 13:23:52
Esta comico o nivel.
Melhor fórum e melhor galera, vcs ajudam de mais.  :ok: