Autor Tópico: Filtro ND graduado  (Lida 4188 vezes)

acherni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Janeiro de 2019, 19:32:31
Boa tarde, sou novo aqui e estou querendo adquirir um filtro ND graduado de qualidade, bem como o suporte. Porém só estou encontrando no exterior, seria possível indicações para que eu possa adquirir aqui no BR?
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2019, 19:34:48 por acherni »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2019, 08:58:48
Vc realmente precisa de um filtro desse? Máquina no tripé ( ou na mão, dependendo da foto/ cena) 2 fotos com exposições diferentes e uma edição bem básico no PS e ja vai ter resultados bem  melhores q usando o filtro.  Deixei passar algo?
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2019, 09:00:57 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


acherni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2019, 09:04:00
Tenho feito isso e estou gostando dos resultados, obrigado pela resposta


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2019, 10:02:34
Tenho feito isso e estou gostando dos resultados, obrigado pela resposta

E dependendo da cena, com as máquinas atuais q tem muita latitude, vc pode fazer uma única foto (em RAW) favorecendo um pouco mais as áreas claras e depois equilibrar tudo ou até mesmo forçar para algum efeito mais dramático e com tranquilidade e perfeição. Dependendo da cena e do resultado q vou querer, uso uma ou outra abordagem. Filtro nd graduado está condenado, nenhum amigo fotógrafo q conheço o usa mais.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2019, 10:06:00
Vc realmente precisa de um filtro desse? Máquina no tripé ( ou na mão, dependendo da foto/ cena) 2 fotos com exposições diferentes e uma edição bem básico no PS e ja vai ter resultados bem  melhores q usando o filtro.  Deixei passar algo?

O resultado é diferente. Também sou muito fã do NDG. Se tem uma coisa que odeio é aquela cara não natural do HDR
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2019, 10:06:31 por AFShalders »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2019, 11:01:48
HDR é um negócio bem feinho mesmo, também não gosto.

Eu costumo sub expor a imagem (uma boa referencia é o histograma, olhando os limites esquerdo e direito para não perder informação importante) e usar filtro graduado do Lr com mascaras de luminosidade para ajustes mais finos :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2019, 11:10:18
02 exposições geralmente não resolve.

Para uma imagem natural, o processo no PS não é básico, precisa aprender luminosity mask e consome tempo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2019, 12:08:15
HDR é um negócio bem feinho mesmo, também não gosto.

Eu costumo sub expor a imagem (uma boa referencia é o histograma, olhando os limites esquerdo e direito para não perder informação importante) e usar filtro graduado do Lr com mascaras de luminosidade para ajustes mais finos :ok:

Sim, mas continua sendo diferente, principalmente quando não se faz as máscaras do jeito correto, que é dando um feathering nas bordas, senão o corte fica completamente artificial.

A maioria continua achando que um plugin de hdr ou de filtro NDG resolve tudo...

Em um processo na pós, você tenta corrigir um problema que já aconteceu e sempre perde algum tipo de informação, seja nos tons, nas transições ou na cara da imagem.

Com o NDG de verdade o problema é corrigido antes de acontecer e não há perda de informação.


« Última modificação: 22 de Janeiro de 2019, 12:13:48 por AFShalders »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2019, 12:30:53
Resultado natural com o graduado? Complexidade para fazer no ps? Parecendo HDR?  Kkkk. Me poupem....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2019, 13:11:07
Filtro nd graduado está condenado, nenhum amigo fotógrafo q conheço o usa mais.

O que não quer dizer absolutamente nada...

Quantas pessoas que você conhece tem jatinho particular ou pilotam uma Ferrari ?


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2019, 13:15:08
Filtro ND (graduado ou não) é infinitamente mais natural do que qualquer mesclagem feita no Photoshop. Mas estou falando de filtros de verdade, não aquelas coisas meia-boca que c***m de magenta a foto toda.

E tem situações que várias exposições não resolvem. Em algumas condições de luminosidade você precisa fechar demais a lente e as vezes nem fechando totalmente resolve.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 21:08:30
Amigo q iniciou o tópico: Esqueça filtro graduado, perda de tempo, qualidade e dinheiro...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 00:12:24
Amigo q iniciou o tópico: Esqueça filtro graduado, perda de tempo, qualidade e dinheiro...

O placar está a favor do filtro  :D
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2019, 00:13:11 por AFShalders »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2019, 23:56:09
Filtros bons (de vidro) são caríssimos. Se for importar um, recomendo o soft grad 0.6 (2 stops). E obviamente não compre de rosca (circular) porque não dá pra ajustar, compre o retangular + suporte.

Importante ressaltar que o uso do nd grad não elmina a necessidade de se fazer um gradual na conversão do raw, muito pelo contrário aliás.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2019, 23:58:02 por Checheel »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 10:06:29
Pode procurar no ebay ou as vezes no Mercado Livre pelos da marca Cokin. Se estiverem em bom estado, sem arranhões são uma excelente pedida. Tem em dois tamanhos. Eles são feitos de resina ótica.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2019, 10:07:07 por AFShalders »