Autor Tópico: Como proteger fotos contra cópia?  (Lida 3180 vezes)

Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Online: 21 de Janeiro de 2019, 11:36:38
Olá pessoal,
gostaria de saber se existe alguma forma eficiente (e sem estragar a foto) de proteger as imagens de nossa autoria contra cópia sem autorização. Certa vez li algo sobre uma marca d'água que só aparece quando a imagem é selecionada. Isso existe ou para impedir a cópia só detonando a imagem mesmo? Seria excelente que a marca só aparecesse ao selecionar a imagem.
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2019, 11:43:30
Não sei não, pq aí a pessoa pode dar um print-screen na tela e ainda assim vai ter a imagem

O que eu lembro de ter visto uma vez, era um script que fazia uma bruxaria e a foto não aparecia no print-screen, mas não sei como funciona =/
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2019, 12:47:49
Coloque seus direitos autorais no exif.

Enfie um processo no... De quem usar sua foto sem sua autorizacao.




Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2019, 14:32:31
Coloque seus direitos autorais no exif.

Enfie um processo no... De quem usar sua foto sem sua autorizacao.

Melhor jeito, rsrsrsrs...

LEmbro dos idos de 2008~2009, eu trabalhava em um estudio, e também eramos produtora de video.
Os caras fizeram um video institucional sobre uma empresa, e o diretor da empresa foi no estudio aprovar o video, etc, aquela coisa...

Assistiu o video, "Perfeito, pode gravar em DVD, mas quero que faça um jeito que seja impossível de copiar, ok?" (era muita coisa, coisa de 150~200 DVDs para entregar aos vendedores, representantes, etc)

Aí o editor baixou a cabeça, respirou, e: ''HA HA HA HA HA HA HA! SE EU SOUBESSE UM JEITO DE GRAVAR DVD SENDO IMPOSSÍVEL COPIAR, EU JURO QUE IA LÁ EM HOLLYWOOD VENDER PRA SONY, PIXAR, DISNEY, ETC, PORQUE NEM ESSES CARAS CONSEGUEM BARRAR PIRATARIA, IMAGINA EU, HA HA HA HA HA "

Apesar de ter sua parcela de razão, ele foi obrigado a assinar uma advertenciazinha!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2019, 14:38:54
Complicado vai ser processar todo picareta no Mercado Livre e similares que resolver copiar uma foto... vai gastar mais com honorários do que o valor das fotos. É um site de e-commerce. Nas fotos não estou vendo maiores possibilidades de proteger sem estragar a foto, o que não é uma opção. Mas nos vídeos sim, vou poder usar a marca da empresa até como fundo, então o problema são mesmo as fotos. Imaginem trabalhar 30 horas em captura e edição (sem falar no investimento em equipamentos) para chegar um malandro e colocar a foto no seu site.
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2019, 14:42:19
Nao existe.
Espero ter ajudado.






PS: Falando serio, existe sim. A melhor forma de protejer seu trabalho eh nunca colocar na internet, nunca exibir, nunca vender e nunca mostrar para ninguem alem de quem vc confia que nao tentara ou sera capas de copiar ou reproduzir. Guarda em uma caixa no fundo do armario e nao tira nunca mais.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2019, 14:47:15
Nao existe.
Espero ter ajudado.


PS: Falando serio, existe sim. A melhor forma de protejer seu trabalho eh nunca colocar na internet, nunca exibir, nunca vender e nunca mostrar para ninguem alem de quem vc confia que nao tentara ou sera capas de copiar ou reproduzir. Guarda em uma caixa no fundo do armario e nao tira nunca mais.

Ia comentar isso: não publique.

Exif não garante nada porque é mais fácil de remover do que a própria marca dagua.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2019, 14:48:23
Se o único local de publicação oficial for um site próprio em que você ou o contratante tenha acesso a edições, é possível bloquear o download, o printscreen e também esconder o endereço fonte das fotos.
Qualquer web designer decente pode fazer isso pra você facilmente.

Agora, se pretende publicar em vários locais que você não tem acesso para edição, esquece.
Se um picareta do mercado livre usar, deixa pra lá... ele não vai ter dinheiro pra cobrir os custos nem dos advogados.
O máximo que seria viável fazer seria entrar em contato tentando alguma compensação, mas se 1 em 10 concordar já seria muito.

Se uma loja, jornal ou qualquer veículo que claramente tem um orçamento bacana robar as fotos, aí sim você pode tentar alguma indenização.
Mas até nesses casos eu recomendo primeiro entrar em contato tentando alguma compensação antes de envolver advogados.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2019, 14:49:37


PS 2: Falando mais serio. Se vc exibe seu trabalho em galerias, vc pode nunca mostrar a sua melhor obra na internet e assim, aqueles que aparecem para ver o seu show se surpreendemcom a surpresa. Se vc sempre fiver isso as pessoas vao saber que para ver sua obra mais incrivel de primeira mao, tera que ir a sua exibicao e ver antes que alguem compre. Lembrando que quanto mais exclusivo uma imagem, maior apreciacao de seu valor.


Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #9 Online: 21 de Janeiro de 2019, 14:51:30
Ajudou muito, Croix... obrigado.
Selecionar a imagem e ter a marca dificulta, mas claro que sempre existe o botãozinho entre as teclas "backspace" e "home" que é a alegria do picareta. Eu tive um problema com uma loja virtual que simplesmente copiou na cara dura, mas era uma loja virtual... quando falei do exif, retiraram a foto. Imagino que um vendedor no ML não tenha medo, pois está ali enquanto as vendas estiverem boas, não tem esse problema de 'sujar o nome'. Enfim, se alguém tiver algum sugestão, obrigado desde já.
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 21 de Janeiro de 2019, 14:58:03
Se o único local de publicação oficial for um site próprio em que você ou o contratante tenha acesso a edições, é possível bloquear o download, o printscreen e também esconder o endereço fonte das fotos.
Qualquer web designer decente pode fazer isso pra você facilmente.


É impossível bloquear printscreen.
O sistema operacional captura a "tela" do monitor sem interferência de nenhum outro programa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 21 de Janeiro de 2019, 15:01:16
...Imagino que um vendedor no ML não tenha medo...

Se for foto still para e-commerce, Mercado Livre, etc, eu acho que não da nem para provar um suporto roubo da imagem.


Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #12 Online: 21 de Janeiro de 2019, 15:09:11
É impossível bloquear printscreen.
O sistema operacional captura a "tela" do monitor sem interferência de nenhum outro programa.
É impossível bloquear a tecla printscreen e sua função do sistema, mas não é impossível impedir que um site seja capturado pelo printscreen.


Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Resposta #13 Online: 21 de Janeiro de 2019, 15:13:19
É impossível bloquear a tecla printscreen e sua função do sistema, mas não é impossível impedir que um site seja capturado pelo printscreen.

Tinha esquecido disso. Tem razão. Não impede, mas já dificulta para aquele "fotógrafo ctrl-c, crtl-v".
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 21 de Janeiro de 2019, 15:18:54
É impossível bloquear a tecla printscreen e sua função do sistema, mas não é impossível impedir que um site seja capturado pelo printscreen.

Gostaria muito de ver essa solução.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs