Autor Tópico: Perca de nitidez em foto revelada  (Lida 1900 vezes)

Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Janeiro de 2019, 15:33:30
Boa tarde, revelei uma foto que fiz da minha mulher porém a nitidez não ficou muito boa como no monitor, tinha salvado a foto em 300 dpi, usei uma D750 não fiz crop na foto, revelei no tamanho 25x38.
Foi a minha primeira foto revelada, não entendo sobre o asssunto, tenho algumas dúvidas.

1 faz diferença na nitidez usar mais de 300 dpi?

2 No camera RAW faz diferença colocar a opção de nitidez para papel fosco ou brilhante?

3 Devo aplicar mais nitidez  na foto para imprimir do que para visualizar no PC?

OBS: Comparando uma foto da minha mulher no aniversário de 15 anos, com o mesmo tamanho de impressão a nitidez esta igual, em algumas até um pouco pior que a minha. Nesse tamanho de foto só faz no papel fosco.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2019, 15:40:34
...
revelei no tamanho 25x38.
...
Nesse tamanho de foto só faz no papel fosco.
Isso não é regra.... Já imprimi em brilho até quadro de 1 metro!
Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2019, 15:54:13
O tamanho da foto não é problema em resolução

1 - Dpi é uma resultante (dots per inch ou pontos por polegada), se vc tem uma foto 10x15 com 300 dpi e faz uma 25 x 38 vai perder resolução, vai dar em torno de 100 dpi

2 - Faz sim, mas se vc já colocou na edição eu aconselho a não colocar na impressão, como é terceirizado aplique vc e recomende não alterar nada em sua revelação. Se é pra dar um tapa em alguma coisa, contraste em meios tons, mas de leve

3 - Tem que ter o monitor calibrado e precisa inspecionar a foto com luz equivalente, normalmente day light

Revelação química é um pouco mais em conta que as impressões de qualidade razoável e uma merreca comparada as impressões top, porém contudo, todavia algumas ampliações dão ruim, ainda mais se ele esta usando o tamanho máximo do minilab


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2019, 15:58:20
Isso não é regra.... Já imprimi em brilho até quadro de 1 metro!

Acho que ele esta fazendo revelação, ai dependendo do lab ele usa fosco nas fotos grandes, os tais dos posters que em brilhante fica ruim de visualizar


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2019, 15:59:44
A resolução é mais que suficiente. Recentemente, imprimi uma foto de 14mp (após crop) em tamanho 45x30 (feita com sensor apsc e em ISO 1600) e ficou ótimo! Recomendo que antes de mais nada vc teste mandar o mesmo arquivo para outro laboratório de impressão.

PS: esse "perca" do título tá de doer os olhos  :assobi:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2019, 16:14:09
Faltou aplicar sharpen, redução em papel sempre vai ficar menos nítido.

Pesquise sobre output sharping.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2019, 17:03:30
Acho que ele esta fazendo revelação, ai dependendo do lab ele usa fosco nas fotos grandes, os tais dos posters que em brilhante fica ruim de visualizar

Isso mesmo.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2019, 17:05:04
Faltou aplicar sharpen, redução em papel sempre vai ficar menos nítido.

Pesquise sobre output sharping.


Era isso que estava desconfiado, vou editar novamente para testar.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2019, 17:09:10
A resolução é mais que suficiente. Recentemente, imprimi uma foto de 14mp (após crop) em tamanho 45x30 (feita com sensor apsc e em ISO 1600) e ficou ótimo! Recomendo que antes de mais nada vc teste mandar o mesmo arquivo para outro laboratório de impressão.

PS: esse "perca" do título tá de doer os olhos  :assobi:

Obrigado pelo aviso, vou tentar editar isso.