Autor Tópico: Idéia para levantar fundos para o fórum  (Lida 12755 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #15 Online: 21 de Junho de 2019, 13:09:17
Acredito que o anunciante pagaria apenas pelo anúncio aqui no fórum (independente se possui algum link direcionando para o ML). Se cobrasse por uma comissão sobre a venda aí ficaria inviável.
Antigamente, para anunciar aqui, o membro precisaria ter no mínimo 100 postagens válidas. Quem tiver menos que isso e quisesse anunciar, precisaria pagar um valor. Não sei se continua assim ou se aumentaram o número mínimo de posts, pois muita gente burlava essa regra.

Após os comentários do Rick99, vejo que não expliquei bem minha dúvida, então vou tentar de novo.

Mais uma vez, começo esclarecendo que nunca anunciei nada na seção de classificados...

Se entendi bem: a sugestão apresentada seria que alguém que anuncia na seção de classificados e vende através do Mercado Livre, pagaria um valor fixo para o fórum e uma comissão para o Mercado Livre.

Minha dúvida continua: será que é uma boa ideia?

O que aconteceria, por exemplo,  se a venda não se concretiza? O vendedor teria que pagar igual para o fórum? O valor seria devolvido?
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #16 Online: 21 de Junho de 2019, 13:44:38
Após os comentários do Rick99, vejo que não expliquei bem minha dúvida, então vou tentar de novo.

Mais uma vez, começo esclarecendo que nunca anunciei nada na seção de classificados...

Se entendi bem: a sugestão apresentada seria que alguém que anuncia na seção de classificados e vende através do Mercado Livre, pagaria um valor fixo para o fórum e uma comissão para o Mercado Livre.

Minha dúvida continua: será que é uma boa ideia?

O que aconteceria, por exemplo,  se a venda não se concretiza? O vendedor teria que pagar igual para o fórum? O valor seria devolvido?

Agora entendi a pergunta. Eu que não tinha percebido.
Enfim, acho que vai funcionar como ocorre nos classificados de jornais: o interessado paga para anunciar, mas se não vender, azar do anunciante. O jornal cobrou apenas pelo espaço/divulgação do anúncio. Ocorria um caso parecido no ML antigamente: o site cobrava pelo anúncio (que poderia ser "ouro", "prata" ou "bronze") e ainda pela comissão (geralmente gratuito para "ouro" e 6,5% para "bronze"). Eles oferecem anúncio grátis atualmente, mas se quiser maior visibilidade nos anúncios, precisa pagar por isso (mas parece que só será cobrado se for vendido, não tenho certeza).

O ML não cobra comissão para quem anuncia até 20 produtos usados/ano. Só vai cobrar se passar disso, for item novo ou o comprador quiser parcelamento sem juros.





Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #17 Online: 21 de Junho de 2019, 13:45:55
EDIT: esse último parágrafo era pro Ernesto.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 21 de Junho de 2019, 13:57:28
Não acho adequado pagar comissão de venda por um simples motivo, isso caracteriza pagar por um serviço e implica em responsabilidades.

A idéia é ter que fazer algum tipo de contribuição espontanea de valor não fixado para ter acesso a vender no espaço dos classificados, sendo essa taxa cobrada semestral ou anualmente e independente se vendeu ou não o item.

Quem gostar, otimo, quem não gostar que venda pelo ML ou de outro jeito qualquer.
« Última modificação: 21 de Junho de 2019, 13:58:08 por AFShalders »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #19 Online: 21 de Junho de 2019, 14:15:19
Eu penso (posso estar errado) que qualquer mudança nos termos atuais, vai provocar a diminuição do número de participantes do fórum...

Eu escrevi "POSSO ESTAR ERRADO"...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 21 de Junho de 2019, 14:25:06
Eu penso (posso estar errado) que qualquer mudança nos termos atuais, vai provocar a diminuição do número de participantes do fórum...

Eu escrevi "POSSO ESTAR ERRADO"...

Por que ? A contribuição seria simplesmente para a área de classificados, se o cara usa o forum só para isso tem mais é que sair mesmo.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #21 Online: 21 de Junho de 2019, 14:59:38
Eu não entro aqui somente para anunciar nos classificados (nunca anunciei, o que não quer dizer que não vá fazé-lo).
Também não entro aqui somente para ler os classificados (sempre acompanho, mesmo de equipamentos que não uso nem vou usar).
O acesso aos classificados é um dos motivos para entrar: ler os classificados e acompanhar o que o pessoal compra e vende, me interessa.
Como meu tempo é um só, se especificamente para esse assunto eu tiver que recorrer ao Facebook ou a outro site, inevitavelmente, meu tempo de acesso a este fórum vai diminuir.
Novamente, estou falando de minha experiência... o que não quer dizer que com todos acontecerá o mesmo.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #22 Online: 21 de Junho de 2019, 16:47:18
A única maneira de vender com segurança é pelo MercadoPago? Eu até hoje só vendi "por fora", e só comprei uma vez pelo MercadoPago. Diga-se de passagem essa foi a pior experiência de compra. Nos EUA, eu compro e vendo pelo PayPal direto. Neste caso, tenho que me virar pra enviar, mas prefiro não depender das regras do ML.


A idéia é ter que fazer algum tipo de contribuição espontanea de valor não fixado

Como seria isso? Porque entendo que "ter que" não é compatível com espontânea. E o valor não fixado poderia ser zero, pro espertinho.

Eu confesso que comecei aqui no fórum puramente querendo anunciar, mas esbarrei nos 100 posts. Tomei gosto, e acabei só fazendo meu anúncio quando já estava lá pelos 400 posts. Na época, achei melhor anunciar aqui do que no ML pra evitar espertinhos fazendo ofertas muito baixas, e aporrinhações de maneira geral. Isso é um diferencial que pode ser explorado.

Creio que o valor pode ser qualquer um, mas a forma de pagar é um problema. Eu, por exemplo, evito cadastrar meus meios de pagamento em vários lugares. E ter uma forma de pagamento no fórum pode não ser tão simples quanto eu acho que seja.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 21 de Junho de 2019, 17:23:09
Felipe,

Minha sugestão é que vejam os links que postei no inicio do tópico sobre como é feito no Pentax Forum, esse modelo é usado por vários outros.

Lasg,

A contribuição seria só para quem quisesse vender, para comprar não precisaria.
« Última modificação: 21 de Junho de 2019, 17:25:02 por AFShalders »


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #24 Online: 21 de Junho de 2019, 18:26:58

Lasg,

A contribuição seria só para quem quisesse vender, para comprar não precisaria.


Entendo AFShalders, mas a cobrança não diminuiria o número de anunciantes, e consequentemente, o número de anúncios?
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #25 Online: 22 de Junho de 2019, 11:48:01
Entendo AFShalders, mas a cobrança não diminuiria o número de anunciantes, e consequentemente, o número de anúncios?

A "alma" deste fórum está nas discussões, notícias, compartilhamento e dúvidas sobre a fotografia em geral. O tópico de classificados é um mero detalhe que nem tem muita utilidade atualmente (é só ver a quantidade de interações que surgem diariamente, e a maioria é "UP"). A maioria está anunciando direto no ML ou no Facebook gratuitamente.


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 03 de Julho de 2019, 15:39:23
Uma ideia para arrecadar fundos, seria criar competições de fotografia com prêmios e para participar, seria necessário pagar um ingresso. Por exemplo, um premio premio poderia ser um cartão de memoria legal, um kit de iluminação de sombrinha, um tripé, coisas simples que são baratinhas, mas que muitos amadores adorariam ganhar.