Autor Tópico: Erro grotesco na gravação do arquivo?  (Lida 16287 vezes)

YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 12 de Julho de 2019, 13:53:52
É, então a câmera está com algum problema beeem estranho.


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 12 de Julho de 2019, 16:08:21
Alguem falou que podia ser um problema no endereço do arquivo no cartão, acho que é meio possivel, toma cuidado com esse cartão e a forma que esta usando ele, as veze as gente acaba apagando uma foto ou outra no meio do Job, mas isso não é bom, acho que foi esse o caso.
Um exemplo, vamos supor que cada letra represente um arquivo e a quantidade de letras repetida o tamanho desse arquivo e esse numero em cima o endereço de memoria desse arquivo (um arquivo pode ocupar mais de um espaço de memoria, na verdade ele ocupa vários espaços, mas aqui é um exemplo)


-Nesse momento nós temos 4 fotos, a "A", "B", "C" e "D"
Endereço: 1  2  3  4  5  6  7  8  9 10 11 12 13 14
Dado:         A  A  A  B  B  B  C  C  C  D   D   D   D  D

-Então no meio do evento você apaga as gotos "B" e "D"
Endereço: 1  2  3  4  5  6  7  8  9 10 11 12 13 14
Dado:         A  A  A             C  C  C 

-E logo depois você tira uma foto "E"
Endereço: 1  2  3  4  5  6  7  8  9 10 11 12 13 14
Dado:         A  A  A  E  E  E  E  C  C C   E   E   E   E

Se você olhar direito, no terceiro momento, a foto "E" teve que ser dividida em dois espaços diferentes, uma parte entre o endereço 4 e 7 e outra parte entre o endereços 11 e 14, em uma situação dessa, em um caso muito "bugado", o sistema poderia reconhecer a primeira parte do 4 até o 7 mais a parte do 8 ao 10, como se fosse uma imagem só, só que na verdade são duas fotos diferentes

Espero que tenha dado pra entender  :D
« Última modificação: 12 de Julho de 2019, 16:11:32 por renan070294@hotmail.com »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #32 Online: 12 de Julho de 2019, 17:29:45
Isso é possível. Mas não corromperia o arquivo. Uma vez que os dados são indexados de forma correta no cartão, os arquivos abrem. Quando isso não acontece, como você expôs, o arquivo fica corrompido, não abrindo.

Não foi o caso aqui Renan, até por que eu nunca mexo no cartão durante o trabalho.

Infelizmente acho que é algum bug da câmera mesmo. Só estranhei que o problema não aconteceu mais depois que troquei a bateria.  :shock: Tenho minhas baterias numeradas, então vou deixar essa de lado pra ver o que acontece.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #33 Online: 13 de Julho de 2019, 12:01:18
A impressão que dá é que teve algum tipo de "interferência" na hora de gravar o arquivo, estática, sei lá... Pode ser problema com a bateria mesmo, ela é original?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #34 Online: 13 de Julho de 2019, 12:29:15
A impressão que dá é que teve algum tipo de "interferência" na hora de gravar o arquivo, estática, sei lá... Pode ser problema com a bateria mesmo, ela é original?
É sim. Porém essa bateria estava meio que se abrindo uma vez. E eu só taquei umas gotinhas de Super Bonder e resolveu. Ela carrega normalmente, a câmera reconhece a carga, etc.
Mas vai saber né?!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #35 Online: 13 de Julho de 2019, 12:31:01
É sim. Porém essa bateria estava meio que se abrindo uma vez. E eu só taquei umas gotinhas de Super Bonder e resolveu. Ela carrega normalmente, a câmera reconhece a carga, etc.
Mas vai saber né?!

Pois é, vai saber... Eu, que não manjo nada de eletrônica, nunca tenho ideia do que pode afetar.... Mas melhor deixar essa bateria no banco de reservas por enquanto, rsrs


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #36 Online: 13 de Julho de 2019, 13:08:32
Caraca q osso. Mas na minha 5d3 eu tive um erro de gravação recente que só afetou 2 fotos seguidas. Não foi exatamente assim, mas ela literalmente gravou uma foto em cima da outra (só que uma menor que a outra), então ficou tipo uma moldura da primeira foto com a segunda foto dentro. Vou ver se acho aqui pra mostrar pq foi coisa recente haha.

Espero que seja a primeira e única vez  :aua:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #37 Online: 13 de Julho de 2019, 13:21:41
Espero que seja a primeira e única vez  :aua:
Eu espero que seja a segunda e última vez..  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 14 de Julho de 2019, 18:14:52
Hoje saí para fotografar no Embu das Artes. Durante a seção de fotos, apareceu a mensagem "Impossível formatar o cartão" (ou algo parecido). Pensei que havia perdido todas as imagens, mas, ao ver o cartão no PC, as fotos estavam preservadas. O mais estranho é que havia fotos no cartão, estas feitas em 01 de julho, na Av Paulista. Eu já havia visto o cartão entre 01/07 e hoje e não havia essa imagem. Do nada, sei lá por que, a máquina produziu essa imagem fundindo outras imagens já existentes no cartão.



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #39 Online: 15 de Julho de 2019, 10:50:29
Qual a tua câmera Ryu? E qual cartão?


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 15 de Julho de 2019, 11:15:25
Hoje saí para fotografar no Embu das Artes. Durante a seção de fotos, apareceu a mensagem "Impossível formatar o cartão" (ou algo parecido). Pensei que havia perdido todas as imagens, mas, ao ver o cartão no PC, as fotos estavam preservadas. O mais estranho é que havia fotos no cartão, estas feitas em 01 de julho, na Av Paulista. Eu já havia visto o cartão entre 01/07 e hoje e não havia essa imagem. Do nada, sei lá por que, a máquina produziu essa imagem fundindo outras imagens já existentes no cartão.



Precisando levar essas câmeras na igreja pra ser abençoada gente  :hysterical:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #41 Online: 15 de Julho de 2019, 14:05:35
Hoje saí para fotografar no Embu das Artes. Durante a seção de fotos, apareceu a mensagem "Impossível formatar o cartão" (ou algo parecido). Pensei que havia perdido todas as imagens, mas, ao ver o cartão no PC, as fotos estavam preservadas. O mais estranho é que havia fotos no cartão, estas feitas em 01 de julho, na Av Paulista. Eu já havia visto o cartão entre 01/07 e hoje e não havia essa imagem. Do nada, sei lá por que, a máquina produziu essa imagem fundindo outras imagens já existentes no cartão.



Que louco!!! Já já alguém lança um filtro criativo pra câmera imitar isso aí! :hysterical:


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 15 de Julho de 2019, 18:43:58
Qual a tua câmera Ryu? E qual cartão?
Minha câmera é uma Nikon D5000, antiguinha, mas que me provém. Esse defeito nunca havia ocorrido. O cartão é um genérico que eu já uso há uns 5 anos (KingMax, 16GB) e também nunca havia me apresentado problema. Sou fotógrafo diletante e fotografo pouco.
Sei lá que birutice ocorreu, mas as imagens que compõem esse "tríptico" foram deletadas do cartão. Ou seja, alguma coisa ocorreu e três imagens foram deletadas para formar essa bizarrice.