Autor Tópico: Aberturas menores - reaprendendo a fechar a lente.  (Lida 3309 vezes)

Joanes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 29 de Janeiro de 2019, 22:49:14
Não faz muito tempo que eu me redescobri fechando mais a lente. Uma coisa tão básica, mas que acabei deixando de lado.
Se vocês soubessem o quão de saco cheio estou daqueles mega desfoques de aberturas gigantes... aquilo me enojou.
Hoje não. Hoje quero mostrar mais as coisas nas minhas fotos, deixar mais coisas em foco, deixá-las mais evidentes.

Minha abertura preferida tem sido f/7.1. Estou viciado nela, tenho feito muitas fotos com essa abertura. A imagem ganha densidade, textura, contraste.

Vide essas duas fotos, o desfoque ainda está lá, estou perto do assunto, e praticamente sempre vai estar. Hoje eu não quero mais que isso. Lembro-me do quanto isso já deu de discussão nos últimos anos. Coisas do tipo, "qual sensor dá mais bokeh/bokeh mais bonito".
Hoje eu quero o asunto do quadro mais nítido, mais delineado, com mais textura e dramaticidade, e fechar a lente tem contribuído bastante com isso.


https://www.instagram.com/p/BtMCtiaHegP/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1ne9pzpexf46z


https://www.instagram.com/p/BtMCSjJnOr8/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=1o1rpzqd79981


Joanes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2019, 22:51:44
Ah, e me desculpem se ocasionalmente o conteúdo das fotos ofende ou causa estranhamento. Não acho que preciso me desculpar por isso numa comunidade artística, mas sei lá, a "moral e bons costumes" nunca estiveram tão em alta, então fica aí a observação.


Joanes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2019, 23:04:34
Outra em f/7.1 (lá do Instagram também).
Um tempo atrás minha concepção dessa cena seria configurar a abertura entre f/1.8 e f/2.2 para deixar o objeto do primeiro plano pleno e evidente, e tudo a poucos centímetros atrás dele completamente embassado.
"Nossa, que fundo desfocado!"
...
Vejo o quanto eu teria estragado a foto se tivesse feito isso.


https://www.instagram.com/p/Bs0wjkMAZ7i/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=nxmlce0yv0
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2019, 23:07:36 por Joanes »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2019, 08:42:32
Concordo contigo, mas não é a abertura, sozinha, que vai determinar o quanto está em foco. Suas fotos mesmo mostram exatamente o contrário do que disse, de querer "mostrar mais as coisas nas minhas fotos, deixar mais coisas em foco, deixá-las mais evidentes", pois mesmo em f/7.1, apenas as mãos estão em foco. Claro que se tivesse numa abertura maior, o segundo plano estaria menos definido, mas enfim... Já essa do sutiã sim, foi um bom exemplo no contexto que descreveu. Também venho procurando um pouco por isso, mesmo como amador.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Joanes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2019, 09:27:22
Concordo contigo, mas não é a abertura, sozinha, que vai determinar o quanto está em foco. Suas fotos mesmo mostram exatamente o contrário do que disse, de querer "mostrar mais as coisas nas minhas fotos, deixar mais coisas em foco, deixá-las mais evidentes", pois mesmo em f/7.1, apenas as mãos estão em foco. Claro que se tivesse numa abertura maior, o segundo plano estaria menos definido, mas enfim...

Foi o que escrevi:

"Vide essas duas fotos, o desfoque ainda está lá,..."


O desfoque ainda está lá, foi o que eu disse. E está forte, mesmo em f/7.1, pois estou bem perto do assunto.
Mas é justamente isto, a mão dela com o gesto está muito mais nítida, delineada e "texturizada" do que se eu tivesse feito a foto com abertura grande. Se tivesse feito em f/1.8 apenas unha ou apenas falange iriam estar nítidos, um dos dois. O resto da mão iria ser um embaço que terminaria num vulto sem forma lá atrás. Então acho está correto quando eu disse que "queria mostrar mais coisas, deixar as coisas mais evidentes."

Realmente, não é só abertura que define dof. Estar próximo do assunto e este distante do fundo é mais definidor do que a abertura em si (sem contar distâncias focais diferentes que mudam bastante a dof também). Por exemplo, a do sutiã eu estava a +/- 1 metro de distância do sutiã enquanto que nas duas primeiras eu estava a menos de 40cm da mão.

E é justamente isso. Mesmo bem próximo do assunto, este ficou mais evidente, mais nítido, com volume delineado e textura. Ou seja, eu mostrei mais, Elder, endende?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2019, 10:27:52
Foi o que escrevi:

"Vide essas duas fotos, o desfoque ainda está lá,..."


O desfoque ainda está lá, foi o que eu disse. E está forte, mesmo em f/7.1, pois estou bem perto do assunto.
Mas é justamente isto, a mão dela com o gesto está muito mais nítida, delineada e "texturizada" do que se eu tivesse feito a foto com abertura grande. Se tivesse feito em f/1.8 apenas unha ou apenas falange iriam estar nítidos, um dos dois. O resto da mão iria ser um embaço que terminaria num vulto sem forma lá atrás. Então acho está correto quando eu disse que "queria mostrar mais coisas, deixar as coisas mais evidentes."

Realmente, não é só abertura que define dof. Estar próximo do assunto e este distante do fundo é mais definidor do que a abertura em si (sem contar distâncias focais diferentes que mudam bastante a dof também). Por exemplo, a do sutiã eu estava a +/- 1 metro de distância do sutiã enquanto que nas duas primeiras eu estava a menos de 40cm da mão.

E é justamente isso. Mesmo bem próximo do assunto, este ficou mais evidente, mais nítido, com volume delineado e textura. Ou seja, eu mostrei mais, Elder, endende?

Sim, o que eu quis dizer é referente ao ponto que você introduziu, mencionando deixar mais as coisas em foco, mostrar mais as coisas na foto. Para mim, isso leva uma impressão de querer fotos com bem mais áreas em foco, não apenas uma diferença da mão toda em foco versus apenas as unhas. Mas essa foi apenas a minha interpretação. Talvez eu tenha sido influenciado pois tivemos um tópico parecido há um certo tempo, sobre a ambientação de modelos no cenário, sem tentar cair sempre na "desculpa" de desfocar o fundo porque ele não é atrativo.

De qualquer forma, legal sua experiência e suas fotos  :ok:
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2019, 10:35:31
Você não está sozinho nessa de querer usar abertura máxima em tudo quando se tem uma lente muito clara.
Um montão de iniciantes acham que se tem uma lente assim ela foi feita para isso e ficam insistindo na coisa.

Aqui no fórum teve um caso de um antigo forista que ficou esculachando a Canon EF 85mm 1.8 e que o AF dela e a aberração cromática faziam com que se fosse impossível de fotografar esportes, skate no caso...

Depois de muita conversa conversa descobri que ele usava a lente somente em 1.8 e ISO 200 !!! Usava iso baixo por causa do "tal ruido" e 1.8 porque a lente era clara e a velocidade bem alta na casa dos 4K... E a câmera era um EOS 5D Mk2 !!!

Foi uma luta para convence-lo a usar a lente em F8 e ISO mais alto !

Em 1.8 o erro do AF era problema de profundidade de campo e foco no ponto errado. Nem quando acertava ficava tudo em foco, obviamente.

Depois aconteceu isso novamente com outro, mas que fazia fotos de surf com a 70-200 F2.8 L.



Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2019, 10:36:00
Se souber o resultado que quer obter e como chegar nele esse tópico não tem fundamento :ok:

Tudo questão de estudo.
Eu vou um pouco mais além..... Definir uma "abertura ideal" (seja 7.1 ou qualquer outra) sem levar em conta a distância do objeto, a distância focal da objetiva e o tamanho do sensor é meio vago demais. Porque uma 12mm (em ff) vai ter um dof completamente diferente da 200mm. E é claro que cada um tem uma preferência ou linguagem. Uns preferem bokeh bem definido, outros não e por aí vai. É a mesma coisa que entrar na linha de PB X Cor
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Joanes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2019, 10:43:50
Você não está sozinho nessa de querer usar abertura máxima em tudo quando se tem uma lente muito clara.

Eu quero fechar, AFShalders! kkkk

Cara, perfeito seu comentário. Tenho inúmeras (milhares) de fotos de 2013 e 2014 em que nunca passei de f/2.8.


Joanes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2019, 10:50:53
Eu vou um pouco mais além..... Definir uma "abertura ideal" (seja 7.1 ou qualquer outra) sem levar em conta a distância do objeto, a distância focal da objetiva e o tamanho do sensor é meio vago demais. Porque uma 12mm (em ff) vai ter um dof completamente diferente da 200mm. E é claro que cada um tem uma preferência ou linguagem. Uns preferem bokeh bem definido, outros não e por aí vai. É a mesma coisa que entrar na linha de PB X Cor

É verdade, cada situação é uma situação.
Estou com uma 50mm com sensor 35mm, e fotografando coisas a essa distância (perto da distância mínima, que é 35cm se não me engano, até mais ou menos 1 metro), eu tenho gostado muito de f/7.1. Nesse tipo de situação.

Tipo isto:


« Última modificação: 30 de Janeiro de 2019, 11:05:46 por Joanes »


Joanes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2019, 10:56:45
Sim, o que eu quis dizer é referente ao ponto que você introduziu, mencionando deixar mais as coisas em foco, mostrar mais as coisas na foto. Para mim, isso leva uma impressão de querer fotos com bem mais áreas em foco, não apenas uma diferença da mão toda em foco versus apenas as unhas. Mas essa foi apenas a minha interpretação. Talvez eu tenha sido influenciado pois tivemos um tópico parecido há um certo tempo, sobre a ambientação de modelos no cenário, sem tentar cair sempre na "desculpa" de desfocar o fundo porque ele não é atrativo.

De qualquer forma, legal sua experiência e suas fotos  :ok:

Eu entendi, Elder, você tem razão. A foto do sutiã ilustra bem mais. Eu deveria ter explicado melhor ali no início. Mas valeu pelo toque!


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2019, 11:13:23
 :shock: :no:


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2019, 11:21:07
Galera, vamos manter o nível do tópico para ele continuar aberto.

1.8 / 4 / 5.6 / 11
Para mim não importa muito a abertura, desde que faça cut-out! Isso é o fim do mundo. Kkkkkkk

Eu profissionalmente tenho que manter o diafragma entre 2.8 e 5.6. Raras vezes tenho luz suficiente ou razão para setar em f/8 ou f/11. Nunca usei acima de f/11 e a grande maioria das minhas fotos, segundo o LR usa f/4 (apesar de minhas lentes serem mais claras).
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Joanes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2019, 11:24:36
Galera, vamos manter o nível do tópico para ele continuar aberto.
Eu profissionalmente tenho que manter o diafragma entre 2.8 e 5.6. Raras vezes tenho luz suficiente ou razão para setar em f/8 ou f/11. Nunca usei acima de f/11 e a grande maioria das minhas fotos, segundo o LR usa f/4 (apesar de minhas lentes serem mais claras).

Sim, tanto que as fotos que faço em f/7.1 são durante o dia. Procuro não passar de ISO 4000 (se puder evito). A não ser que a luz do ambiente seja de qualidade.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #14 Online: 30 de Janeiro de 2019, 11:28:02
Sim, tanto que as fotos que faço em f/7.1 são durante o dia. Procuro não passar de ISO 4000 (se puder evito). A não ser que a luz do ambiente seja de qualidade.
Eu não uso ISO abaixo de 2500 normalmente. Quase sempre estou em 3200 mas não é difícil chegar em 5000-6400
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada