Autor Tópico: Revista do Mundo Fotografico - Proposta  (Lida 3041 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2019, 13:51:51
Sim, mas para ser um curador precisa de conhecimento, não é algo tão simples assim.

Quanto a licença de uso da foto quem precisa responder é a adm do fórum, fica a pergunta.

Precisa apenas de um editor. Alguem que organiza o conteudo pelas paginas e avalia por alguns criterios se certos conteudos sao inapropriados por causa da linguagem, imagem ou mensagem.

O conteudo visual seria submetido pelos proprios usuarios. Nao precisa de curadoria. Basta ter um termo dizendo que ao submeter uma imagem para a revista, esta aceitando que ela seja publicada na mesma.

Eu penso que todos tem como usar a revista a seu favor, o forum que pode usar como divulgacao da plataforma, fotografos que podem mostrar e divulgar seus trabalhos, conhecimentos, experiencias, conselhos, dicas, etc.


Mas seria realmente necessário curadoria especializada para fazermos uma revista com fotografias de colegas foristas?

Eu acho que nao. Da para fazer uma sessao com fotos dos foristas e quem quiser participar eh livre sem curadoria nenhuma.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2019, 13:57:07
Claro que não...

Eu estou só pensando em conteúdo e qualidade.

Se realmente acharem necessario, talvez pode ter duas sessoes, uma livre e outra com uma curadoria escolhendo "as melhores" de acordo com os criterios de tal curador(es).


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2019, 14:02:21
A idéia é muito boa, mas na prática a história é um pouco mais complicada.

Em outro fórum que eu participava no passado tínhamos (eu coordenava) uma revista com review, preview e outros tipos de artigos técnicos sobre videogames. Era algo muito legal e que os frequentadores adoravam, mas por trás era algo muito trabalhoso e gerava muita dor de cabeça já que os criadores de conteúdo sempre foram voluntários. Tinha que ser feita também a diagramação e revisão de todo o conteúdo, no final era muito difícil manter a revista em pé já que poucos entregavam os trabalhos no prazo, era mais difícil ainda cobrar algo de alguém que está fazendo por "boa" vontade.

Enfim, conseguimos lançar umas 8 edições mensais, mas no fim desistimos do projeto pelo trabalho, tempo consumido e falta de responsabilidade e dedicação de alguns.

Não é algo impossível de se fazer, só é preciso pessoas dedicadas e com tempo livre (algo que muda constantemente principalmente entre fotógrafos)

Eu penso que ao ivez de deixar alguem responsavel por toda diagramacao, pode ser feito uns templetes ao qual os interessados em submeter conteudo a revista podem escolher. Entao enviariam o conteudo ja com o template bastando apenas passar um olho para ver menores erros e inserir a pagina na revista.

Sendo uma resvista bimestral ou semestral, da tempo de sobra para pessoas com menos tempo achar um dia para organizar e mandar seus conteudos.



Imaginei mesmo que poderia acontecer algo parecido. Acho a idéia muito legal, mas acredito que o mercado de revistas está num declínio bem forte, e custos de produção, impressão e etc podem ser algo que inviabilizam a ideia. Qualquer coisa poderia ser tipo um E-book, algo digital que seja de fácil distribuição.

Infelizmente sendo digital é uma coisa que pode ser dificil de monetizar, mas acredito que em questão de "risco" de perder dinheiro é menor, pq uma revista física pode ser que não seja vendida.

Uma sugestão, e não sei se funcionaria, seria usar uma ideia parecida, mas fazer tipo um formato de acesso "pago" a materiais de maior qualidade. Não sei quem aqui usa o Google News, mas vc consegue assinar fontes de informação pagando uma pequena taxa mensal, que não é pesada mas permite acesso a informações de mais qualidade (É tipo aquela porcaria que os grandes portais de noticia estão tentando enfiar goela abaixo da gente, tipo a Folha de SP). Eu por exemplo assino a Pequenas Empresas Grandes Negócios só de forma digital, nem leio a revista, mas tenho acesso a todas as matérias pagas que eles tem no site. Talvez um modelo assim possa ser interessante de ser estudado.

Eu também não tenho muuuuito tempo disponível, mas acredito que essa questão de tempo tenha mais a ver com o interesse do que realmente não ter tempo. Eu arranjaria um tempinho de vez em quando pra ajudar a montar artigos de qualidade e viabilizar a ideia :D
Tem muitas plataformas que oferecem opcao digital e ao mesmo tempo impressa por demanda, Com custo Zero aos criadores.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2019, 14:11:39
Se realmente acharem necessario, talvez pode ter duas sessoes, uma livre e outra com uma curadoria escolhendo "as melhores" de acordo com os criterios de tal curador(es).
Sim, mas tbm nem é necessário de uma seção com curadoria, pode ser algo mais simples, sem muitas exigências, sem problemas!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 31 de Janeiro de 2019, 14:42:15
Eu queria mostrar pra vcs um modelo que considero bacana pelo FB, porem minha intenção é só mostrar como funciona ajudar na ideia da revista, para ver se pode ser adaptado ou fazer algo parecido por aqui no fórum fora da plataforma do FB. Fique bem claro que eu prefiro o formato do fórum mesmo. Quem estiver interessado basta dar uma olhada e pensar se é interessante fazer algo parecido aqui no fórum.

SEE IN MONO
Anos atrás era mais vibrante, porem agora vejo que a galera que coloca fotos esta usando mais para fazer propaganda e divulgação de seus próprios trabalhos.
No caso do grupo "see in mono" tem uma condição, que as fotos sejam em PB (não significa que aqui tem que ser assim tbm, ok???).
Eles fizeram vários álbuns, algumas exposições, algumas revistas viraram livros impressos em papel fine art.
https://www.facebook.com/pg/SeeInMon0/photos/?tab=albums

Não havia obrigação de periodicidade das edições, não precisava ser bimestral, mas quando tinha uma quantidade considerável de fotografias eles faziam uma publicação.
As pessoas precisavam ser autorizas para participar do grupo e tbm para postar fotos, e antes disso cada pessoa precisava ter concordado com algumas regras, e aqui poderia pensar tbm em previa autorização de uso da imagem em publicações etc e tal... Eu acompanhava, mas não consegui autorização para postar fotos.
Havia um grupo de curadores que faziam a seleção/escolha das fotos (não significa que aqui tem que ser assim tbm, ok??? Não tenham medo dessa palavra, "curador" é um cara ou um grupo de pessoas que entende alguma coisa de arte, e consegue reconhecer bons trabalhos).
Pessoas de vários países participavam (colocando fotos), e a comunidade no mundo inteiro curtindo as fotos.
Normalmente as fotos que tinham muitos likes eram realmente boas, porem isso não era garantia que elas seriam selecionadas pelos curadores.
Nem toda foto escolhida pelos curadores iria para a edição impressa ou exposição.
As fotos eram colocadas em um grupo fechado, somente depois da seleção é que a foto ia para o outro grupo.
Grupo onde se coloca as fotos: https://www.facebook.com/groups/seeinmono/

Vejam as fotos, as edições e se possível comentem o que acharam do sistema e dos trabalhos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 01 de Fevereiro de 2019, 12:35:19
Eu queria mostrar pra vcs um modelo que considero bacana pelo FB, porem minha intenção é só mostrar como funciona ajudar na ideia da revista, para ver se pode ser adaptado ou fazer algo parecido por aqui no fórum fora da plataforma do FB. Fique bem claro que eu prefiro o formato do fórum mesmo. Quem estiver interessado basta dar uma olhada e pensar se é interessante fazer algo parecido aqui no fórum.

SEE IN MONO
Anos atrás era mais vibrante, porem agora vejo que a galera que coloca fotos esta usando mais para fazer propaganda e divulgação de seus próprios trabalhos.
No caso do grupo "see in mono" tem uma condição, que as fotos sejam em PB (não significa que aqui tem que ser assim tbm, ok???).
Eles fizeram vários álbuns, algumas exposições, algumas revistas viraram livros impressos em papel fine art.
https://www.facebook.com/pg/SeeInMon0/photos/?tab=albums

Não havia obrigação de periodicidade das edições, não precisava ser bimestral, mas quando tinha uma quantidade considerável de fotografias eles faziam uma publicação.
As pessoas precisavam ser autorizas para participar do grupo e tbm para postar fotos, e antes disso cada pessoa precisava ter concordado com algumas regras, e aqui poderia pensar tbm em previa autorização de uso da imagem em publicações etc e tal... Eu acompanhava, mas não consegui autorização para postar fotos.
Havia um grupo de curadores que faziam a seleção/escolha das fotos (não significa que aqui tem que ser assim tbm, ok??? Não tenham medo dessa palavra, "curador" é um cara ou um grupo de pessoas que entende alguma coisa de arte, e consegue reconhecer bons trabalhos).
Pessoas de vários países participavam (colocando fotos), e a comunidade no mundo inteiro curtindo as fotos.
Normalmente as fotos que tinham muitos likes eram realmente boas, porem isso não era garantia que elas seriam selecionadas pelos curadores.
Nem toda foto escolhida pelos curadores iria para a edição impressa ou exposição.
As fotos eram colocadas em um grupo fechado, somente depois da seleção é que a foto ia para o outro grupo.
Grupo onde se coloca as fotos: https://www.facebook.com/groups/seeinmono/

Vejam as fotos, as edições e se possível comentem o que acharam do sistema e dos trabalhos.

Parece interessante. O que tambem pode ser feito em formato de blog.