Autor Tópico: Revista do Mundo Fotografico - Proposta  (Lida 3045 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 30 de Janeiro de 2019, 12:48:23
Oi,

Lembram do livro que fizemos com as fotos dos membros do forum? Eu estava pensando caso moderadores ou alguem disposto, pudesse coordenar uma revista em que participantes do forum contribuissem com conteudode imagens e textos. E penso que isso nao so pderia ajudar a divulgar o forum mas tambem talvez ajudar um pouco no aspecto financeiro, ja que manter o forum deve dar algum custo.

Talvez uma revista semestral ou bimestral.

Uma ideia que acho que poderiamos pensar juntos e tentar.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2019, 13:01:35
Eu acho a ideia muito interessante! Parabéns, Márcio


Quem sabe alguns artigos e assuntos diversos (dentro da fotografia: Review, arte fotográfica, técnicas, etc) , galeria de fotos de membros do fórum, etc  :ok:


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #2 Online: 30 de Janeiro de 2019, 13:14:57
q ideia bacana!  :clap:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2019, 14:30:27
A ideia é ótima, mas para montar uma revista precisa de licença dos usuários e de curadoria, e ai a coisa pode ficar confusa.
Conhecimento importa mais que equipamento.


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2019, 14:33:30
A ideia é ótima, mas para montar uma revista precisa de licença dos usuários e de curadoria, e ai a coisa pode ficar confusa.

como assim curadoria? sou leigo, desculpe


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2019, 14:40:50
A ideia é ótima, mas para montar uma revista precisa de licença dos usuários e de curadoria, e ai a coisa pode ficar confusa.

Não bastaria ter um item descrevendo que, ao submeter uma foto para possível publicação, você autoriza a publicação dessa imagem?
O mesmo para artigos, ao submeter um artigo você está consentindo que seja publicado.
Curadoria seria feita pelas mesmas pessoas que ficariam responsáveis de montar a revista, não precisaria ser algo super técnico e exigente.


Marcio, você havia pensado em revista digital ou impressa?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2019, 14:50:17
Não bastaria ter um item descrevendo que, ao submeter uma foto para possível publicação, você autoriza a publicação dessa imagem?
O mesmo para artigos, ao submeter um artigo você está consentindo que seja publicado.
Curadoria seria feita pelas mesmas pessoas que ficariam responsáveis de montar a revista, não precisaria ser algo super técnico e exigente.


Marcio, você havia pensado em revista digital ou impressa?
Sim, mas para ser um curador precisa de conhecimento, não é algo tão simples assim.

Quanto a licença de uso da foto quem precisa responder é a adm do fórum, fica a pergunta.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2019, 15:44:48
Parabéns pela iniciativa. :clap:
Acho super válida a ideia, desde que seja no formato digital.
Em papel ninguém lê mais nada.
Dá um certo trabalho com diagramação, autorizações, etc..., mas é algo realmente muito bacana.  :ok:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2019, 15:45:13
Sim, mas para ser um curador precisa de conhecimento, não é algo tão simples assim.

Quanto a licença de uso da foto quem precisa responder é a adm do fórum, fica a pergunta.

Mas seria realmente necessário curadoria especializada para fazermos uma revista com fotografias de colegas foristas?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2019, 15:48:53
Mas seria realmente necessário curadoria especializada para fazermos uma revista com fotografias de colegas foristas?
Claro que não...

Eu estou só pensando em conteúdo e qualidade.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2019, 18:13:04
A idéia é muito boa, mas na prática a história é um pouco mais complicada.

Em outro fórum que eu participava no passado tínhamos (eu coordenava) uma revista com review, preview e outros tipos de artigos técnicos sobre videogames. Era algo muito legal e que os frequentadores adoravam, mas por trás era algo muito trabalhoso e gerava muita dor de cabeça já que os criadores de conteúdo sempre foram voluntários. Tinha que ser feita também a diagramação e revisão de todo o conteúdo, no final era muito difícil manter a revista em pé já que poucos entregavam os trabalhos no prazo, era mais difícil ainda cobrar algo de alguém que está fazendo por "boa" vontade.

Enfim, conseguimos lançar umas 8 edições mensais, mas no fim desistimos do projeto pelo trabalho, tempo consumido e falta de responsabilidade e dedicação de alguns.

Não é algo impossível de se fazer, só é preciso pessoas dedicadas e com tempo livre (algo que muda constantemente principalmente entre fotógrafos)


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2019, 23:55:44
...

Imaginei mesmo que poderia acontecer algo parecido. Acho a idéia muito legal, mas acredito que o mercado de revistas está num declínio bem forte, e custos de produção, impressão e etc podem ser algo que inviabilizam a ideia. Qualquer coisa poderia ser tipo um E-book, algo digital que seja de fácil distribuição.

Infelizmente sendo digital é uma coisa que pode ser dificil de monetizar, mas acredito que em questão de "risco" de perder dinheiro é menor, pq uma revista física pode ser que não seja vendida.

Uma sugestão, e não sei se funcionaria, seria usar uma ideia parecida, mas fazer tipo um formato de acesso "pago" a materiais de maior qualidade. Não sei quem aqui usa o Google News, mas vc consegue assinar fontes de informação pagando uma pequena taxa mensal, que não é pesada mas permite acesso a informações de mais qualidade (É tipo aquela porcaria que os grandes portais de noticia estão tentando enfiar goela abaixo da gente, tipo a Folha de SP). Eu por exemplo assino a Pequenas Empresas Grandes Negócios só de forma digital, nem leio a revista, mas tenho acesso a todas as matérias pagas que eles tem no site. Talvez um modelo assim possa ser interessante de ser estudado.

Eu também não tenho muuuuito tempo disponível, mas acredito que essa questão de tempo tenha mais a ver com o interesse do que realmente não ter tempo. Eu arranjaria um tempinho de vez em quando pra ajudar a montar artigos de qualidade e viabilizar a ideia :D
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2019, 23:58:06 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2019, 10:20:57
Tbm acho a ideia ótima!
E como a maioria, acho impressa bem inviável, principalmente devido aos custos... E tbm devido à era digital!

Acho que todo mundo conhece a plataforma ISSUU que são revistas digitais...
Tem planos gratuitos e pagos e acho que o gratuito já atenderia!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2019, 11:58:18
Oi,

Lembram do livro que fizemos com as fotos dos membros do forum? Eu estava pensando caso moderadores ou alguem disposto, pudesse coordenar uma revista em que participantes do forum contribuissem com conteudode imagens e textos. E penso que isso nao so pderia ajudar a divulgar o forum mas tambem talvez ajudar um pouco no aspecto financeiro, ja que manter o forum deve dar algum custo.

Talvez uma revista semestral ou bimestral.

Uma ideia que acho que poderiamos pensar juntos e tentar.
Cadê vc Marcio, aparece ai pra continuar o assunto que vc começou.

Explica melhor esses detalhes de como seria a revista, uma formatação mais simples, uma publicação mesmo bem elaborada no formato de revista.
VC pensou em algo impresso ou somente digital...

Detalha mais ai, por favor...
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2019, 13:45:26
Marcio, você havia pensado em revista digital ou impressa?

Parabéns pela iniciativa. :clap:
Acho super válida a ideia, desde que seja no formato digital.
Em papel ninguém lê mais nada.
Dá um certo trabalho com diagramação, autorizações, etc..., mas é algo realmente muito bacana.  :ok:

Acho que da para fazer ambos. Existem sites em que da para ser fazer a revista, com a opicao de comprar tanto a versao impressa (imprimido por demanda) quanto a versao digital.