Autor Tópico: Superzoom x Prossumer  (Lida 1926 vezes)

Eliana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 21 de Janeiro de 2007, 11:54:58
Pessoal, pretendo comprar uma câmera fotográfica digital que me permita excelentes fotos com temas ligados a natureza, principalmente flagrantes de animais.
Em minhas pesquisas, cheguei a uma a “conclusão” que as câmeras classificadas como Prossumer ( Fuji S9100, S9500, S6500, Panasonic FZ50, FZ30) seriam as melhores opções atuais, mas, como não tenho pratica nenhuma no assunto fico em duvidas quanto a essa afirmação. Acima dessa categoria vi que existem as DSLR, porem, não fazem filmes e para mim não interessaria no momento. Abaixo delas, existem as Superzooms ( Cânon S3IS, Sony H1,H2, H5) as quais, dizem que são boas, mas teriam menos recursos que as Prossumens mencionadas anteriormente.
Minha duvida maior é a seguinte!  Será que a diferença em desempenho e qualidade das Prossumers frente as Superzoom são tão grandes assim que justifique pagar  mais? Não seria um preciosismo do comprador ou simplesmente uma estratégia  dos fabricantes pra cobrar mais por muito pouco em troca?
Perdoem-me se falei alguma bobagem.
 

Agradeço

Eliana
 


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2007, 12:47:51
Oi Eliana, na verdade em primeiro lugar tens que deixar um pouco essa classificação de lado, pois hoje em dia essas câmeras estão bastante "no meio do caminho" em relação a categorias. Uma Fuji S9100 ou uma Panasonic FZ50 têm a mais anéis de zoom e de foco na lente, além de corpo mais resistente e sapata pra flash, mas de resto não têm taaantos recursos a mais assim também. O ideal pra fotos de natureza é uma reflex com uma boa lente tele. Só que isso custará aproximadamente o dobro do que gastarias com as demais opções, pois uma tele é cara. Então vai de quanto podes gastar, mas não tenha dúvidas de que um conjunto de reflex + tele será algo bem superior, em especial por permitir que trabalhes em altos ISOs sem tantas perdas. Voltando às ultrazoons/prossumers, as Panasonic são as de melhor conjunto, exceto pelo sensor delas que é mais ruidoso em alto ISO. Ou seja: pra fotografar em dias ensolarados (situação em que vais usar ISOs baixos), elas são excelentes e superiores às demais. Já em dias escuros (nublados, fim de tarde, etc), o desempenho já não será o mesmo caso tu vá fotografar assuntos dinâmicos (pessoas, animais, insetos, árvores sendo sacudidas pelo vento, etc). Pra assuntos dinâmicos com má luz, as Fuji são melhores, por terem melhor desempenho em alto ISO. Portanto é fundamental definir se tu fotografa mais assuntos estáticos (montanhas, paisagens em geral, etc) ou dinâmicos, pois isso a meu ver determina a orientação neste caso. Da Fuji o modelo que possui melhor sensor é a S6000 (também conhecida como S6500 na Europa), mas a S9100 é mais completa em recursos (apenas ela possui conexão pra flash externo, por exemplo). Da Panasonic, a FZ50 é espetacular, seria minha recomendação. E caso queira abrir mão de alguns recursos pra pegar algo mais em conta, recomendo a Canon S3 IS ou a Panasonic FZ7. Ambas são excelentes também.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2007, 12:48:26 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Galdino

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
    • http://
Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2007, 12:51:25
Nao sei te responder com tanta certeza mas vai uns topicos que abri sobre essas duvidas

Fala Amiga seja bem vindo

Olha tive exatamente essa mesma duvida com isso da uma olhada nos links que estou te passando.
Eu aprendi muito aqui.Vale apena ler tudo em.
Camera Tenho Duvidas

Fiquei louco

Minha lista final

Amiga e so pesquisar com o meu nome que vai achar mais coisas sobre esse assunto, mas esses links vao te ajudar legal.
Eu comprei uma s9000 , para min foi a melhor opcao.
o George disse bem no seu comentario.

Ler e o segredo em , nao deixa passar nem um comentario.
Valeu e boa sorte.
"Nem tudo que se ve a olho nu realmente esta ali, depois do click"

Fuji FinePix  S9000
XD 1Giga
Vivitar 285HV


faltz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2007, 10:43:31
Eu tinha uma superzoom - Olympus C720 UZ, de 2002 - e quando fui comprar outra camera ano passado, primeiro pensei na Panasonic FZ7, outra superzoom.

Trocar minha Olympus velha por uma Sony H2, Canon S3, Panasonic FZ7 só não seria "trocar 6 por meia dúzia" porque obviamente seriam mais megapixels e uma tecnologia bem mais recente no processamento de imagem.

Quando vi as características da FZ30 (a FZ50 ainda não existia) não tive a menor dúvida: comprei a FZ30, que é outra categoria de camera, seja nos comandos nos anéis da lente não retrátil, no porte da camera, nos seus recursos.

 


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2007, 15:55:36
Oi pessoal,

Qual é a câmera da Fuji que tem maior tele? Depois da 5200 tem alguma com mais de 380mm?

Valeu
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2007, 17:17:11
Citar
Oi pessoal,

Qual é a câmera da Fuji que tem maior tele? Depois da 5200 tem alguma com mais de 380mm?

Valeu
Da Fuji é a S5200 mesmo... Mas pra mim a S6000 (S6500) tem um conjunto melhor, ela usa o mesmo sensor da F30. Pra fotografar animais, esportes (surf, tênis, automobilismo) ou shows, eu ficaria com a S6000 sem dúvidas. A tele dela é menor, mas em compensação dá pra trabalhar em ISO 800 sem tantas perdas, com resultados muito bons. Mais vale uma imagem com menor aproximação, mas de boa qualidade, que uma de grande aproximação mas toda granulada ou borrada.
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Eliana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2007, 23:10:02
Gente, obrigada mesmo pelas infos, ok!

Usando a expressão do Georges, “as câmeras estão no meio do caminho", será que não é o caso de aguardar um pouco essa definição antes de comprar. Talvez a câmera “prossumer ideal” esteja no forno, prontinha pra ser lançada, com sensorzão do bom + IS.....
Será que vai demorar muito para que esse nicho de mercado fique mais claro?

Agora, de tanto ler comentários positivos da FZ50, fico tentada em compra-la, mas acho que a assistência técnica dessa câmera e peças (ex bateria) são um pouco preocupante, alias, tentei sem sucesso encomenda-la no país visinho, mas não consegui encontra-la em loja alguma.
Já com as Fuji sinto-me mais segura, sei lá.

O coisinha difícil de resolver

Obrigada

Eliana
 


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2007, 08:06:45
Quanto à bateria, não se preocupe, hoje encontram-se baterias boas genéricas por 10 dólares.

Acho difícil o mercado de prosumer mudar muito. Se o sensor aumentar, aumentam as lentes, e aí elas perdem a vantagem do tamanho e portabilidade que elas têm. A FZ50 já está meio no limite de tamanho, pois se aumentar mais fica maior que uma DSLR.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 23 de Janeiro de 2007, 14:07:36
Eu acho que as prosumer tiveram seu tempo, quando as DSLRs eram restritas ao fotógrafo profissional. Elas precisam baixar bastante seus preços para que encontrem seu lugar ao sol. Hoje em dia, uma S9000 custa R$2000,00 e uma Pentax K100D com a lente 18-55 por 2450,00...

No entanto, apesar de no passado elas terem uma procura muito maior, as prosumer ainda devem ter seu espaço com os fotógrafos domésticos, ou seja, aqueles que colocam no modo automático e fazem a composição pelo LCD. Para esses, que querem mais se divertir tirando fotos de família ou de pássaros que pousam no jardim sem se preocupar com o foco, exposição e nitidez perfeitos, para esses sim as prosumer ainda têm bastante aplicabilidade.

-------------------------
Desculpe a crueldade com os usuários de prosumer. Tenho certeza que há muitos bons fotógrafos que usam prosumer, mas analisando friamente a questão do custo x benefício no contexto atual, quem procura qualidade e controle sobre a imagem, deveria procurar uma dslr.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2007, 14:09:56 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2007, 10:44:06
Acabei de comprar uma FZ50, estou adorando a câmera, porém ainda não posso falar muito a respeito dela porque quase não a utilizei.

Mas a princípio já posso afirmar que só uso até iso 400 e está me atendendo perfeitamente, as fotos que tirei até o momento foram a noite e todas com flash.

Sem comparação com a Canon S1 IS que também possuo, a qualidade é muito superior, nesse final de semana farei bastante fotos, se o tempo permitir, e deixarei aqui um relato melhor sobre a mesma :)

Uma coisa que me fez escolher ela, dentre vários, mas já tinha pensado em pedir uma DSLR, porém como minhas fotos são todas 4:3 porque revelo 15x20, achei que seria mais trabalhoso ficar fazendo corte em todas fotos que quiser revelar, caso optasse por uma DSLR que fotografa a 3:2. Mas esse foi apenas um ponto que considerei, mas pra mim foi relevante, os formatos de impressão 4:3 são bem mais acessíveis, pelo menos pro meu caso, não gosto de revelar 10x15 ou 13x18, o 20x30 fica muito caro pra mim.

Grato

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Eliana

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2007, 19:01:10
Legal Paulo Henrique!! Coloque suas  fotos aqui, será otimo!! :heat:

Vou esperar ansiosa por seus comentários, hehehe

Por favor, onde vc comprou a FZ50?


Obrigada




 


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #11 Online: 25 de Janeiro de 2007, 21:27:24
Citar
Legal Paulo Henrique!! Coloque suas  fotos aqui, será otimo!! :heat:

Vou esperar ansiosa por seus comentários, hehehe

Por favor, onde vc comprou a FZ50?


Obrigada
Eliana,

Fotos só final de semana, por enquanto tenho fotos só do meu filho e não as publico na internet :)

Te enviei uma mensagem privada sobre onde e valor que comprei.

Grato

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm