Autor Tópico: Fotografia de comida - dúvidas de iniciante  (Lida 5688 vezes)

stefanyrd

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 09 de Outubro de 2020, 15:47:25
Oi galera!

Tenho uma pequena experiência com retratos, mas com o isolamento social resolvi me aventurar na fotografia de comida. A ideia é trazer os produtos dos clientes para meu estúdio (aka apartamentozinho com gambiarras), e fotografá-los sem a presença do cliente.
Do que já li, sei que isso já pode ser problemático em alguns aspectos, mas de qualquer forma estamos vivendo fora de um contexto ideal.

Bem, primeiramente tenho curiosidade sobre o que rola com o alimento depois, a exemplo de um hambúrguer. Ele é descartado? Eu devolvo ele para o cliente? Ou será que posso tirar uma lasquinha no final? hihi  :assobi:

Segundo, vocês acham que R$200 para 10 fotografias é um valor baixo, justo ou alto? Levando em consideração que moro em SP capital, sou bem iniciante nesse ramo, tenho poucos props/fundos, e que por enquanto só posso utilizar iluminação natural.
Estou perguntando porque pesquisei e quase nenhum profissional fornece valores nos sites, então estou meio que às cegas.

Ah, se vocês tiverem recomendações de livros sobre fotografia gastronômica, super aceito!

Obrigada pela atenção!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2020, 21:48:03
Bem vindo ao fórum!

Pra algumas das suas perguntas, não há resposta única. Dependendo do hambúrguer, por exemplo, vc pode tirar no próprio ambiente onde ele é feito. Isso mantém o frescor. Mas tem vários macetes pra "estender" o frescor, porém o hambúrguer fica impróprio depois. Uma maneira é salpicar a carne com glicerina, por exemplo.

Um fotógrafo de comida que gosto muito (meu primo de consideração) é o Alexander Landau. Ele tem canal no youtube e posta bastante coisa sobre o assunto no FB/Instagram.