Autor Tópico: O Instagram detona a imersividade de uma fotografia  (Lida 992 vezes)

C R O I X

• Trade Count: (0)
  • Referência
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 16:23:53
Esse é um serviço que, pelo menos em São Paulo, vem sumindo das redes de super / hipermercados, ficando restrito a alguns quiosques em shoppings e aos e-commerces.
Sim, algumas empresas até fizeram tentativas, mas pelo jeito não foi lucrativo...

Aqui, continua a todo vapor. Quando vc ve certas redes de supermercado eh garantido que vc vai ver uma sessao de fotos, e vc ve as gavetas cheias de pacotes esperando os clientes coletarem suas fotos, o que significa que eh bastante usado.

http://www.marciofaustino.com/
https://www.instagram.com/marcio_faustino_photographer/

Regras sao para reproducao, e para criadores que nao ouvem ou confiam em sua voz interna [ainda]. Uma foto sincera eh a que tem sua propria voz e ritmo.

Ernesto

• Referência
  • Trader
Resposta #31 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 16:27:07
Aqui, continua a todo vapor. Quando vc ve certas redes de supermercado eh garantido que vc vai ver uma sessao de fotos, e vc ve as gavetas cheias de pacotes esperando os clientes coletarem suas fotos, o que significa que eh bastante usado.

Aonde você está ?

Sent from my Hasselblad using Tapatalk
O google não é tão confiável quanto eu mas, às vezes, linka os meus textos...

C R O I X

• Referência
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 16:27:51
Relutei muito para entrar no instagram, pois para mim é uma rede social criada apenas e tão somente para o compartilhamento de foto feitas a partir de smartphones, fotos do cotidiano, aquelas bobagens do tipo prato de comida, bebida na beira da praia e selfies com alguma paisagem apenas de pano de fundo. Mas, como sempre tem-se o desejo de ampliar tudo o formato do aplicativo foi se alterando, inclusive pelo próprio criador dele, e aos poucos foram sendo compartilhadas as super imagens feitos com equipamentos fodásticos, ao ponto de fotógrafos que antes expunham seus trabalhos em sites como 1x e 500px, ou mesmo flickr, passarem a focar mais e somente nessa plataforma, que como mencionado pelo criador do tópico, é sim inadequada para esse tipo de trabalho.

Mas como dito, ninguém para pra analisar as imagens com calma, é no máximo 1 segundo de visualização e já se passa para a próxima, uma banalização total, e consequentemente uma saturação.

Eu comecei a usar Instagram no ultimos 2 ou 3 anos e sinecramente nunca fez falta quando eu nao tinha conta assim como nao faz diferenca alguma agora que coloco fotos quase que diariamente. Para mim so serve para perder tempo e poluicao mental e visual, e continuo mais pelo vicio e pelo prazer balar de ganhar uns "likes" para preencher brevemente o meu vazio existencial.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2019, 16:29:01 por C R O I X »

Regras sao para reproducao, e para criadores que nao ouvem ou confiam em sua voz interna [ainda]. Uma foto sincera eh a que tem sua propria voz e ritmo.

Alexandre Rodrigues

• Conhecendo
  • *
    • Alnero Pix
Resposta #33 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 17:19:42
Eu comecei a usar Instagram no ultimos 2 ou 3 anos e sinecramente nunca fez falta quando eu nao tinha conta assim como nao faz diferenca alguma agora que coloco fotos quase que diariamente. Para mim so serve para perder tempo e poluicao mental e visual, e continuo mais pelo vicio e pelo prazer balar de ganhar uns "likes" para preencher brevemente o meu vazio existencial.
Esse episódio de Black Mirror fez uma "previsão" interessante de onde isso pode ir parar:

https://en.wikipedia.org/wiki/Nosedive_(Black_Mirror)
Alexandre Rodrigues
www.alneropix.com

C R O I X

• Referência
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 17:33:22
Esse episódio de Black Mirror fez uma "previsão" interessante de onde isso pode ir parar:

https://en.wikipedia.org/wiki/Nosedive_(Black_Mirror)
Eu tenho que ler tudo isso mesmo ou vc vai me contar?  :D

cfcsosa

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (3)
  • Referência
Resposta #35 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 18:29:37
Não conhecia nenhum dos dois, e acho que entendi o que vc quis mostrar.

O Instagram é a porta de entrada, sendo bem usado como um canal de vendas, e o site deles com mais detalhes. Gostei do modelo de negócio, show!!!
Sim.
-------------------
flickr.com/photos/cfcsosa
instagram.com/cfcsosa
500px.com/cfcsosa1978

Lucas M. Dias

• Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
    • Site
Resposta #36 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 18:31:00

Eu vejo isso como uma questão ligada diretamente a educação da população e a própria história do país. Quanto melhor a educação e maior conhecimento de história em países que já passaram por grande guerras, as pessoas parecem se importar mais com esse tipo de material.
Não lembro quem comentou, mas já ouvi que a primeira coisa que uma família europeia tende a resgatar em uma situação que pode perder a casa são justamente as fotos.

Não sei como está essa relação com os jovens de lá, talvez você possa dizer melhor Márcio. Aqui no Brasil tenho ctza que seria o celular, se bobear inclusive antes de resgatar os familiares rsrs
Aí entra o Instagram, youtube, etc, em que a pessoa confia cegamente e quando é hackeada entra em completo desespero, muitas vezes perdendo fotos que não tem mais no celular também. É comum ver gente com 5mil fotos no rolo da câmera de um celular, como se fosse um ótimo lugar para se guardar.

Aí entramos naquela conversa de geração perdida em termos de história fotográfica, que veio com o começo da fotografia digital. Para uns houve uma mudança no pensamento e começaram a imprimir/fazer backup de algumas coisas, para a grande maioria o smartphone veio pra selar duas décadas sem história para a própria família em um futuro próximo...

Raphael Sombrio

• Colaborador(a)
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #37 Online: 07 de Fevereiro de 2019, 09:29:40

:hysterical: boa!

Claudio Barros

• Membro Ativo
  • Sempre aprendendo
    • Meu Flickr
Resposta #38 Online: 07 de Fevereiro de 2019, 10:13:12

Uma coisa eu tenho que dizer. Você é bem honesto com você mesmo.  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Alexandre Rodrigues

• Conhecendo
  • *
    • Alnero Pix
Resposta #39 Online: 07 de Fevereiro de 2019, 10:28:33
Eu tenho que ler tudo isso mesmo ou vc vai me contar?  :D
Melhor você ver o episódio mesmo!  :D
Alexandre Rodrigues
www.alneropix.com

C R O I X

• Referência
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 07 de Fevereiro de 2019, 11:22:56
Eu vejo isso como uma questão ligada diretamente a educação da população e a própria história do país. Quanto melhor a educação e maior conhecimento de história em países que já passaram por grande guerras, as pessoas parecem se importar mais com esse tipo de material.
Não lembro quem comentou, mas já ouvi que a primeira coisa que uma família europeia tende a resgatar em uma situação que pode perder a casa são justamente as fotos.

Não sei como está essa relação com os jovens de lá, talvez você possa dizer melhor Márcio. Aqui no Brasil tenho ctza que seria o celular, se bobear inclusive antes de resgatar os familiares rsrs
Aí entra o Instagram, youtube, etc, em que a pessoa confia cegamente e quando é hackeada entra em completo desespero, muitas vezes perdendo fotos que não tem mais no celular também. É comum ver gente com 5mil fotos no rolo da câmera de um celular, como se fosse um ótimo lugar para se guardar.

Aí entramos naquela conversa de geração perdida em termos de história fotográfica, que veio com o começo da fotografia digital. Para uns houve uma mudança no pensamento e começaram a imprimir/fazer backup de algumas coisas, para a grande maioria o smartphone veio pra selar duas décadas sem história para a própria família em um futuro próximo...

Eu nao sei se tem alguma coisa a ver com educacao. Uma coisa certa eh que Alemaes sao muito lentos para se adaptarem as mudancas. Tirando as cidades grandes, a maioria dos locais ainda nao aceitam cartao de credito nas lojas. Alemaes tem a tendencia de preferir fazer pagamentos com dinheiro do que com cartao. Ate uns 7 anos atras as estacoes de trem ainda nao tinham maquina para vender bilhetes. Em inumeros aspectos A alemanha demora ou resiste mudancas, o que eu suspeito que tenha a ver em certo grau com a influencia da cultura prussiana passada.

acho que eh apenas uma cultura mais forte em ter o retrato de familia todo ano, mandar fotos de sua familia para seus parentes e visinhos, objetos decorativos que vc ve em lojas que servem para enfeitar a casa com fotos, a situacao economica das pessoas que favorecem tais gastos e o custo baixo e praticidade para se fazer isso. Basta levar um pen-drive com as fotos, enfiar na maquina, escolher a ordem que vc quer no livro, ou o tamanho da caneca, ou o tamanho da foto individual, concluir, e pagar no caixa.

Vc pode estar certo sobre essa questao da guerra e tal. Pessoalmente eu nao sei. Mas eu sinto que no caso da Alemanha em particular com sua paranoia com privacidade, muita gente evita compartilhar fotos pessoas via redes sociais e sao muito desconfiados com suas privacidades no computador e celular. Quase nenhum dos meus amigos alemaes mostram fotos da familia na internet. Entao pode ser que isso influencia na preferencia da foto impressa guardada dentro de casa.

Os jovens em si mal usam facebook e demais midias sociais em que se mais compartilham fotos. Geralmente ficam mais nos grupos de Whatsapp e twitter, ou seja, plataformas mais focadas em textos e comunicacao direta, nao tao apropriada ou favoravel para album de fotos. Facebook, Flickr, etc eh coisa de velho igual a nos.

LeandroR

• Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
    • Leandro Reichert
Resposta #41 Online: 07 de Fevereiro de 2019, 11:29:22

Os jovens em si mal usam facebook e demais midias sociais em que se mais compartilham fotos. Geralmente ficam mais nos grupos de Whatsapp e twitter, ou seja, plataformas mais focadas em textos e comunicacao direta, nao tao apropriada ou favoravel para album de fotos. Facebook, Flickr, etc eh coisa de velho igual a nos.

Isso é uma coisa que também notei. Convivi com muitos alemães jovens (18 a 28 anos) durante os meus 15 meses na Nova Zelândia e eles não compartilham muitas fotos pessoais nas redes sociais. A maioria até tinha Facebook ou Instagram, mas geralmente não tem fotos pessoais, ou quando tem são bem poucas. Eles valorizam bastante essa questão da privacidade nas redes sociais.
Bem o oposto do que tenho visto aqui no Brasil desde que retornei, em Dezembro. Por aqui o pessoal compartilha com força mesmo, tanto fotos como informações pessoais, muitos usam como se fosse um diário pessoal.

« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2019, 11:30:17 por LeandroR »
Indicações de livros, canais de YT, fotógrafos, artigos sobre fotografia e assuntos do cotidiano.
 Acompanhe meu blog pelo link abaixo:
www.leandroreichert.com