Autor Tópico: O Instagram detona a imersividade de uma fotografia  (Lida 12477 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Fevereiro de 2019, 18:36:15
Deixando de lado as impressões, vamos ficar apenas no mundo da foto retro iluminada.

Ver uma fotografia na resolução natural de um dispositivo que seja da tamanho ou maior que uma folha de sulfite (ex.: o monitor de um computador) é algo bem bacana. Sem as distrações e comentários em volta da fotografia a foto limpa na tela, pra gente poder se concentrar nela.

Mas o Instagram não facilita, além da foto ficar pequena na tela, tem toda aquela baboseira no contorno que parece ser até mais importante que a fotografia.

Ou seja audiência está perdendo a imersividade de uma fotografia.


Exemplo, veja algumas fotos deste cara no Insta:
https://www.instagram.com/p/BJtEgkdDXb7/

Agora veja a mesma foto em tela cheia de uma revista digital pelo ISSU:
https://issuu.com/amaze-magazine/docs/amaze_magazine_issue_1/20
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2019, 18:41:47 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 18:48:22
O que significa a palavra mersividade?


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 19:40:31
Pois é!
Não conseguir ver a foto em tela cheia incomoda bastante!


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 21:25:21
Lindsay, eu acho que o foco do Instagran são os registros cotidianos feitos com os celulares, e suas firulas, tirando os fotógrafos (e nem todos), eu diria que 100% dos usuários dão muito mais valor as distrações do que a imagem em si, o Instragran é uma rede muito mais imediatista do que o Facebook, ninguém para e fica analisando uma imagem, apenas rola para baixo e vai dando like, e na teoria ele é exclusivo para plataforma mobile (com adaptações porcas para o PC pois não é do seu interesse), oque por si só já descarta preocupação com fotografia "arte".


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 21:34:06
O que significa a palavra mersividade?
No sentido de imersão, ao apreciar a foto o espectador estabelecer uma relação mais isolada do ambiente, estabelecendo uma relação mais profunda só com a foto com a ajuda do suporte.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 21:35:50
Lindsay, eu acho que o foco do Instagran são os registros cotidianos feitos com os celulares, e suas firulas, tirando os fotógrafos (e nem todos), eu diria que 100% dos usuários dão muito mais valor as distrações do que a imagem em si, o Instragran é uma rede muito mais imediatista do que o Facebook, ninguém para e fica analisando uma imagem, apenas rola para baixo e vai dando like, e na teoria ele é exclusivo para plataforma mobile (com adaptações porcas para o PC pois não é do seu interesse), o que por si só já descarta preocupação com fotografia "arte".
Sim Dellano!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 22:10:57
instagram pode ser resumido em vicio e consumo. pode parecer arte, mas não é


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2019, 22:51:37
Concordo com você, Lindsay.

Como plataforma para a fotografia eu acho o Instagram uma bela bos**...  Acho uma lástima que tenha se tornado tão popular entre fotógrafos.
Tenho uma conta lá e tento manter algumas postagens, um pouco a contragosto pois realmente não gosto da plataforma para fotografia.

Eu acredito que fotografia mereça contemplação, ou imersão, nas suas palavras, e esta rede social força o oposto a isso, favorece o imediatismo. Imagens são "contempladas" por um segundo ou dois, e passa-se para a próxima.

Definitivamente péssima para a fotografia. Como rede social pode até funcionar, mas não como plataforma para expor fotografia.

Não a toa que a tal fotografia "lifestyle" seja popular por lá.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2019, 22:52:29 por LeandroR »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 05:12:50
No sentido de imersão, ao apreciar a foto o espectador estabelecer uma relação mais isolada do ambiente, estabelecendo uma relação mais profunda só com a foto com a ajuda do suporte.
Ok, entendi.

Acho que Roberto Dellano ja respondeu. Nao tem como esperar mais da funcaoe objetivo da plataforma que eh fotos instantaneas do celularsobre o cotidiano, distracao e passatempo. Ate mesmo pq se o Instagram nao fosse assim, nao teria a popularidade que tem e nos mesmos muito provavelmente nao estariamos usando.

Eu sei que vc mencionou que o assunto eh somente sobre telas. Mas na minha pespectiva eh uma contradicao colocar apreciacao de imagem estatica e telas em um mesmo assunto. Telas vao sempre sugerir dinamicidade, movimento, distracao, expectativa da proxima imagem. Por isso para a imercao na apreciacao e observacao, aquela em que passamos de 3min a 10 minutos ou mais olhando, analisando os detales e sentindo o impacto visual de uma imagem, sera sempre a midia impressa, que sempre sugere a ideia de staticidade, permanencia, etc.

O instagram eh o mais popular pq eh a plataforma que melhor adapitou a visualizacao e contribuicaode imagens a midia ta deta. Interacao, expectativa a proxima imagem, distracao, rapida visualizacao. Querer apreciar obras no instragrem/telas eh como querer filosofar via codigo morse.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2019, 05:24:57 por C R O I X »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.852
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 08:10:22
Problemas:

Plataformas de fotografia pra fotógrafos são impopulares ao público em geral, só servem para alimentar o egocentrismo de fotógrafos, mostrar seus conhecimentos em Photoshop e é claro, aquele zoom em 100% que não pode faltar depois da olhadinha no EXIF.

Instagram é ruim como for, porém é um meio de aproximar, de dar um gostinho maior ao espectador interessado em ver um pouco mais.

Talvez no mundo digital somente um site se aproxime mais disso, no entanto, a velha e boa foto no papel com uma moldura mostrará mais da foto.

Existem fotos bem pequenas com molduras enormes para submergir o espectador na linguagem do artista, um álbum mostra o mesmo dependendo da abordagem.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 08:52:20
Instagram é uma rede social, querendo ou não foi feita para você postar o que quiser e os outros verem. Qual a utilidade disso para um fotógrafo? Divulgação, e para isso não há necessidade de uma imagem em alta resolução que cubra a tela toda.

Temos que lembrar tb que as novas gerações são as mais ativas no Instagram. Elas são imediatistas e buscam respostas rápidas, mesmo as visuais, o IG é perfeito para isso. Se quisermos participar dessa plataforma temos que nos adaptar ao que os usuários buscam


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #11 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 17:46:10
O que significa a palavra mersividade?
Vem do verbo imergir, mergulhar. Nesse caso com o sentido conotativo de "aprofundar-se em algo", "olhar atentamente", "prestar atenção".

Concordo com o Dellano.. Instagram é pra olhar e curtir. Rápido como a tecnologia exige.
Quem deseja "saborear" uma foto tem que procurar em outra fonte. É como um texto.. Claro que tem bons textos na internet. Mas vai procurar bons textos no Facebook.. Credo...
Cada plataforma com o seu propósito.



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 18:46:22
Vem do verbo imergir, mergulhar. Nesse caso com o sentido conotativo de "aprofundar-se em algo", "olhar atentamente", "prestar atenção".

Tá vendo, esse fórum esta cheio de feras, Nando conseguiu explicar melhor do que eu conseguiria, show... obrigado!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 18:48:11
Estou concordando com todos os colegas ai, Nando, Marcio, Lucas, Leandro, Jeans, Dellano, Ryu, concordei até mesmo com o Ernesto!!!
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2019, 18:48:47 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Fevereiro de 2019, 18:53:42
Problemas:

Plataformas de fotografia pra fotógrafos são impopulares ao público em geral, só servem para alimentar o egocentrismo de fotógrafos, mostrar seus conhecimentos em Photoshop e é claro, aquele zoom em 100% que não pode faltar depois da olhadinha no EXIF.

Instagram é ruim como for, porém é um meio de aproximar, de dar um gostinho maior ao espectador interessado em ver um pouco mais.

Talvez no mundo digital somente um site se aproxime mais disso, no entanto, a velha e boa foto no papel com uma moldura mostrará mais da foto.

Existem fotos bem pequenas com molduras enormes para submergir o espectador na linguagem do artista, um álbum mostra o mesmo dependendo da abordagem.
Concordo com vc tbm Carlos, e indo um pouco mais adiante, outra grande vantagem de um site é a possibilidade de separar os trabalhos por temas e assuntos; pelo que conheço no Instagram não é possível fazer o mesmo...

Agora velha e boa foto no papel virou nicho galerias, exposições, e alguns livros. Se no passado era popular, hoje caminha para o esquecimento.
Conhecimento importa mais que equipamento.