Autor Tópico: O Instagram detona a imersividade de uma fotografia  (Lida 12549 vezes)

rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #45 Online: 12 de Setembro de 2019, 16:07:36
Gosto muito desse tópico, sempre volto a lê-lo...

Estive fazendo testes com diferentes papéis fotográficos e é incrível como as fotos viram bichos diferentes em cada um deles -- a exemplo, papel fosco e papel metálico... Ou seja, o modo como se apresenta as fotos as muda totalmente!

Creio que o Instagram seja mais um modo de mostrar que o fotógrafo existe do que mostrar sua fotografia... Pode parecer pedante, mas acho que a tal "fotografia de verdade"TM só existe mesmo quando impressa...  :ponder:
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 12 de Setembro de 2019, 17:00:31
Pensando desse modo, não tem porque câmera e lentes melhorarem mais. Acaba sendo mais pratico ver uma foto grande em uma tela, ou em um óculos de realidade virtual que realmente traz mais imersão. Acredito que a quantidade de pessoas que iram revelar todas suas fotos em mais de 1 metro é muito menor do que as que vão visualizar em tvs. Apenas minha opinião não quero ofender ninguém.
Caramba, passou batido e te deixei sem resposta:

Não, é claro que boas lentes sempre serão bem vindas, a questão é que o resultado é superestimado, quando se discute o poder do equipamento na construção de uma imagem, tenta tanger a coisa, deixando de criar uma imagem poderosa.

Imagens poderosas são mais importantes que a nitidez de uma lente ou a resolução de uma câmera; as pessoas elogiam uma foto poderosa, ninguém sabe se você usou aquela Zeiss de 80.000 usd.

Uma boa lente tem seu papel, uma câmera com muita resolução também, porém existem aplicações pra elas, são meras ferramentas, cada uma para uma aplicação.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 12 de Setembro de 2019, 17:00:57
Gosto muito desse tópico, sempre volto a lê-lo...

Estive fazendo testes com diferentes papéis fotográficos e é incrível como as fotos viram bichos diferentes em cada um deles -- a exemplo, papel fosco e papel metálico... Ou seja, o modo como se apresenta as fotos as muda totalmente!

Creio que o Instagram seja mais um modo de mostrar que o fotógrafo existe do que mostrar sua fotografia... Pode parecer pedante, mas acho que a tal "fotografia de verdade"TM só existe mesmo quando impressa...  :ponder:
Sem dúvida alguma.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



rahmati

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
    • Rodrigo Rahmati
Resposta #48 Online: 13 de Setembro de 2019, 14:09:16
Imagens poderosas são mais importantes que a nitidez de uma lente ou a resolução de uma câmera; as pessoas elogiam uma foto poderosa, ninguém sabe se você usou aquela Zeiss de 80.000 usd.

Uma boa lente tem seu papel, uma câmera com muita resolução também, porém existem aplicações pra elas, são meras ferramentas, cada uma para uma aplicação.

Mas imagina que delícia deve ser fazer uma foto realmente poderosa e calhar de naquele exato momento do clique você estar com um conjunto câmera + lente fodas… Deve dar aquelas sensações únicas de frio na barriga, tipo quando se está diante de uma coisa linda, quando se analisa a foto depois  :hysterical:
« Última modificação: 13 de Setembro de 2019, 14:09:35 por rahmati »
• Canon 5D clássica + Canon 85mm f/1.8 USM + Canon 20mm f/2.8 USM + Canon 100-300mm f/5.6
• Sony NEX 3N + TTArtisan 35mm f/1.4
• Samsung Galaxy S20 FE (26mm f/1.8 + 13mm f/2.2 + 76mm f/2.4)


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #49 Online: 14 de Setembro de 2020, 19:37:31
a luz desempenha um grande papel nas fotos

 :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
 :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
 :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.891
    • Dilone Fotografia
Resposta #50 Online: 14 de Setembro de 2020, 20:13:03
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
 :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
 :eek: :eek: :eek: :eek: :eek:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Deveria ser obvio né... Mas ultimamente acho que muito "fotógrafo" não sabe disso.

Hoje em dia vejo que a maioria curte muito mais o equipamento em si do que fotografar  :doh:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 14 de Setembro de 2020, 20:15:36
:hysterical: :hysterical: :hysterical:


Deveria ser obvio né... Mas ultimamente acho que muito "fotógrafo" não sabe disso.

Hoje em dia vejo que a maioria curte muito mais o equipamento em si do que fotografar  :doh:
Não poderia estar mais correto.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



KalieHard21

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Feminino
Resposta #52 Online: 18 de Setembro de 2020, 04:25:22
a luz desempenha um grande papel nas fotos


Arnaldo Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #53 Online: 19 de Outubro de 2020, 07:50:06
Olá, sou novato aqui no fórum e me interessou este post porque realmente me incomoda que o instagram crop as fotos e mostre uma fotografia + bem exposta do que realmente é (pelo menos no meu caso a diferença entre versão impressa e instagram é gritante).

Eu mando imprimir minhas fotos em fine art para realmente poder ter esta imersão e amadurecer ao ficar olhando para elas.

Muitas vezes me pergunto: Para que ter uma camera e lente top (não tenho) se a resolução vai ser lá para o insta? Ops abri conta flickr ontem.

--- interessante esta discussão...

outro dia assistindo um vídeo do Orlando Azevedo ele disse mais ou menos isto: "Se eu postar uma fotografia maravilhosa no instagram vou ter centenas de likes, mas se o Araquem Alcântara postar uma foto "não tão boa" terá milhares de clicks." ---- resumo --- o instagram é fama/gerando fama.

Se vejo a foto de alguém e gosto no insta, vou ver se tem site para verificar o trabalho em toda sua amplitude!




cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 19 de Outubro de 2020, 08:04:54
Olá, sou novato aqui no fórum e me interessou este post porque realmente me incomoda que o instagram crop as fotos e mostre uma fotografia + bem exposta do que realmente é (pelo menos no meu caso a diferença entre versão impressa e instagram é gritante).

Eu mando imprimir minhas fotos em fine art para realmente poder ter esta imersão e amadurecer ao ficar olhando para elas.

Muitas vezes me pergunto: Para que ter uma camera e lente top (não tenho) se a resolução vai ser lá para o insta? Ops abri conta flickr ontem.

--- interessante esta discussão...

outro dia assistindo um vídeo do Orlando Azevedo ele disse mais ou menos isto: "Se eu postar uma fotografia maravilhosa no instagram vou ter centenas de likes, mas se o Araquem Alcântara postar uma foto "não tão boa" terá milhares de clicks." ---- resumo --- o instagram é fama/gerando fama.

Se vejo a foto de alguém e gosto no insta, vou ver se tem site para verificar o trabalho em toda sua amplitude!
Exato, mas se você imprime, também sabe que não adianta tanto ter aquela lente de 80.000 usd, quando as coisas vão pro papel, outras questões entram em importância na criação de uma imagem e não interessa tanto qual foi a lentr ou a câmera.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk