Autor Tópico: Fotos em RAW  (Lida 2458 vezes)

JSB99

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 31 de Janeiro de 2019, 23:21:18
 Olá pessoal. Sou fotógrafa amadora e seguindo alguns conselhos fotografo sempre em  RAW. Porém estou com dúvidas de como passar isso para meu computador e abrir. Antes usava o Lightroom, mas não sei se vale a pena eu pagar mensalmente por ele. Vocês indicam algum outro programa?


JSB99

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2019, 06:50:29
 Tenho uma Canon 80D.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2019, 07:59:17
Existem inúmeras alternativas ao Lightroom. Algumas gratuitas inclusive.
Pesquise no fórum que tem um tópico exatamente sobre isso.
Pesquise também sobre o RawTheerapy. Falam bem dele. Eu tentei e não me acostumei.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2019, 15:29:28

A Canon não tem mais um conversor de RAW que vem no CD/download da câmera igual a Nikon ?

Eu tive 70D, 7D, 7D mk II, SL1 e todas tinham CD...



Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Tem sim... É o Canon DPP (Digital Photo Professoral)
Mas é ruinzinho, coitado.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



tiagomoura

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 189
  • Sexo: Masculino
  • Buscando aprendizado e crescimento contínuo.
Resposta #4 Online: 03 de Fevereiro de 2019, 19:06:46
Uso o Digital Photo Professional 4, da Canon. Depois de meter as caras, dá pra extrair bastante dele.
Sempre dá pra melhorar.


Diego Peruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 22:49:27
Apesar da existência de algumas alternativas gratuitas, eu sempre recomendo manter a assinatura da Adobe com aquele plano Lightroom + Photoshop.
Se não me engano custa R$35,00, são dois lanches por mês pra poder garantir mais qualidade ainda pro seu hobby, considerando que é o menor custo que temos dentro da fotografia.
D7200; 50mm 1.4D,  35mm 1.8G, 18-55mm;
https://www.flickr.com/photos/diegoperuzzi


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.526
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 10:06:49
Anos atrás eu usei o DPP por bastante tempo, ele tem o básico e da pra se virar tranquilamente com ele, inclusive trabalhar com o DPP é bem mais rápido do que no LR. A diferença é que o LR possui uma infinidade de ferramentas que o DPP não tem.

Agora essa questão é interessante, eu não conheço bem outros programas, estou desatualizado (ou acomodado com o LR) mas acho incrível que a maioria aqui no BR só conheceça o LR. Tem que haver concorrentes.

Tinha os pagos alguns mais baratos que o LR como o Corel AfterShot Pro, ADC Photo Editor, Affinity Photo, DxO Optics Pro, e os gratuitos como o Photoscape X e o RawTherapee, mas precisava dar uma atualizada nesta lista.


Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 11:26:35


Anos atrás eu usei o DPP por bastante tempo, ele tem o básico e da pra se virar tranquilamente com ele, inclusive trabalhar com o DPP é bem mais rápido do que no LR. A diferença é que o LR possui uma infinidade de ferramentas que o DPP não tem.

Agora essa questão é interessante, eu não conheço bem outros programas, estou desatualizado (ou acomodado com o LR) mas acho incrível que a maioria aqui no BR só conheceça o LR. Tem que haver concorrentes.

Tinha os pagos alguns mais baratos que o LR como o Corel AfterShot Pro, ADC Photo Editor, Affinity Photo, DxO Optics Pro, e os gratuitos como o Photoscape X e o RawTherapee, mas precisava dar uma atualizada nesta lista.

Acho que tem um tópico aqui sobre o assunto, se não me engano.
Eu já tentei alguns... O RAW Theerapy, o Capture One e o DXO... Não me adaptei ao layout e fluxo de trabalho deles. Talvez por falta de uso mesmo. Aliás, o DXO deu um bug que as fotos ficavam com um ruído absurdo. Algo na exportação que não consegui dar conta.
Em função de não poder parar pra aprender a usar, segui usando o LR.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.526
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Fevereiro de 2019, 13:13:45

Acho que tem um tópico aqui sobre o assunto, se não me engano.
Eu já tentei alguns... O RAW Theerapy, o Capture One e o DXO... Não me adaptei ao layout e fluxo de trabalho deles. Talvez por falta de uso mesmo. Aliás, o DXO deu um bug que as fotos ficavam com um ruído absurdo. Algo na exportação que não consegui dar conta.
Em função de não poder parar pra aprender a usar, segui usando o LR.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
Pois é Nando, eu tbm não tive tempo para aprender algo diferente do LR. Uma pena porque a gente fica pagando mensalidade caríssima por um programa que acho que não vale tudo isso. Hoje são R$ 42,00 mensais... Eu pago menos de R$ 20,00 ao mês pela suite Office.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 03 de Março de 2019, 12:46:03
Para multiplataformas tem o Darktable (gratuito) que acho interessante. O Affinity eu comprei e gosto porque é um Photoshop sem mensalidade. Um pouco diferente na hora de mexer, mas faz o serviço bem... Rs.
Fique de olho também em promoções. Peguei o DXo Optics e o Capture One (esse é ótimo!) de graça através de cupom promocional deles. São versões passadas mas atendem bem dependendo do que precise.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada