Autor Tópico: Vídeo - tratar ou não tratar as fotos? Questões éticas e artísticas  (Lida 1012 vezes)

nandoespinosa

• Solidário
  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • *
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 17:35:27
Assunto que já não devia mais ser discutido, na minha humilde opinião...
Mas o vídeo é bom.. Tua abordagem é clara e direta.. Bem alinhada com o que eu penso. A foto SEMPRE sofrerá tratamento. Aquele papo de "direto da câmera" é balela.. Isso normalmente me irrita. Pois 90% das vezes são fotos meia boca. Acho desleixo, preguiça.

Sobre os limites do tratamento, cabe AO ARTISTA, AO FOTÓGRAFO definir...
Ninguém questiona um pintor por que ele fez um quadro abstrato ou realista demais.. Ou um escritor de contos, por seu texto ser fantasioso. É aquilo e pronto.
Não gosta? Não consuma.
O mesmo deve servir pra fotografia.

Eu, particularmente, quase não faço alterações fantasiosas nas minhas fotos. Entendo meu trabalho como um registro do espetáculo. Mas sempre limpo palco e cenário (coisa que poucos tem paciência de fazer).

waldyrneto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
    • Meu Portfólio
Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2019, 12:22:51
Fotografia desde o início senpre teve edição e todos os grandes da fotografia fazem ou faziam edição de seus negativos. Existe um purismo q não condiz com a realidade q ainda alguns teimam em exaltar, pura ingenuidade, preguiça ou falta de capacidade técnica ou talento para edição, não sei dizer qual destes..  Ansel Adams uma vez disse,  sobre sua "tara"pela edição, q a máquina não conseguia capturar o q ele via com a alma... Edição faz parte da arte da fotografia em maior ou menor grau desde sempre. Quem não faz não é um fotógrafo completo.

Legal Lúzio! Interessante essa citação do Ansel Adams    :ok:
[]´s     Waldyr Neto

Fotos: www.flickr.com/photos/waldyrneto
Artigos & Oficinas: http://amagiadamontanha.blogspot.com.br

waldyrneto

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
    • Meu Portfólio
Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2019, 12:24:15
Assunto que já não devia mais ser discutido, na minha humilde opinião...
Mas o vídeo é bom.. Tua abordagem é clara e direta.. Bem alinhada com o que eu penso. A foto SEMPRE sofrerá tratamento. Aquele papo de "direto da câmera" é balela.. Isso normalmente me irrita. Pois 90% das vezes são fotos meia boca. Acho desleixo, preguiça.

Sobre os limites do tratamento, cabe AO ARTISTA, AO FOTÓGRAFO definir...
Ninguém questiona um pintor por que ele fez um quadro abstrato ou realista demais.. Ou um escritor de contos, por seu texto ser fantasioso. É aquilo e pronto.
Não gosta? Não consuma.
O mesmo deve servir pra fotografia.

Eu, particularmente, quase não faço alterações fantasiosas nas minhas fotos. Entendo meu trabalho como um registro do espetáculo. Mas sempre limpo palco e cenário (coisa que poucos tem paciência de fazer).

Bacana Nando! Obrigado! Parece que ultimamente a paciência é a virtude menos praticada...  :D
[]´s     Waldyr Neto

Fotos: www.flickr.com/photos/waldyrneto
Artigos & Oficinas: http://amagiadamontanha.blogspot.com.br