Autor Tópico: Silica Gel ou Moffim em Mochilas em Viagens  (Lida 3732 vezes)

Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Online: 06 de Fevereiro de 2019, 17:01:15
Boa tarde,

Vocês acham que é importante deixar silica gel ou moffim nas mochilas quando em viagens ou mesmo para transporte dos equipamentos no dia a dia ou não faz diferença?

Regularmente, meus equipamentos ficam armazenados numa caixa transparente com secar dentro e mantendo umidade < 55% (medido com um higrômetro da Minipa). Aí, deixo um moffim ou silica gel (a depender da disponibilidade) dentro da mochila e da bolsinha, mas acaba que como não são vedados, os sacos ficam logo saturados.

Abs,


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 18:26:32
Uma vez disseram aqui que só pega fungo equipamento sem uso.
Imagino que durante uma viagem terá bastante uso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2019, 22:28:15
Boa tarde,

Vocês acham que é importante deixar silica gel ou moffim nas mochilas quando em viagens ou mesmo para transporte dos equipamentos no dia a dia ou não faz diferença?

Regularmente, meus equipamentos ficam armazenados numa caixa transparente com secar dentro e mantendo umidade < 55% (medido com um higrômetro da Minipa). Aí, deixo um moffim ou silica gel (a depender da disponibilidade) dentro da mochila e da bolsinha, mas acaba que como não são vedados, os sacos ficam logo saturados.

Abs,


Se não for um compartimento hermético não adianta nada. Em pouco tempo a silica irá saturar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2019, 01:44:15
Uso há muito anos o sachê de sílica da marca Pingi, eu comprava na Namba ou na Consigo, mas agora não se acha mais. Ele é reutilizável, quando saturar leva no micro-ondas por alguns minutos, deixa esfriar e pronto:





Recentemente encontrei um parecido no ML, de outra marca mas que tbm é bom. Então se vc quer mesmo algo para colocar na mochila veja esse aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1112784058-desumidificador-sach-silica-gel-anti-mofo-reutilizavel-_JM?quantity=1



Só complementando uma coisa que o pessoal já falou ai. Deixe sua mochila em casa sempre bem seca, mantenha um sachê como esse quando sua mochila estiver guardada por longos periodos em casa, e se possível coloque a mochila aberta pra tomar sol de vez em quando.

Se a viagem for de avião, longa, dependendo do lugar, ou se a bolsa ou mochila for despachada junto com as malas e bagagens, onde normalmente se tem muita variação de umidade e temperatura, ai sim é interessante, caso contrario se a mochila estiver bem seca nem precisa.


Um higrômetro bem pequeno e barato pra vc levar dentro da mochila na viagem ou então para manter em casa é esse tipo aqui, normalmente usado em chocadeiras de ovos (granja de galinhas).

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1089990693-termo-higrmetro-digital-higrmetro-chocadeira-uso-geral-me-_JM?quantity=1


« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2019, 01:44:37 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2019, 10:54:37
Uso há muito anos o sachê de sílica da marca Pingi, eu comprava na Namba ou na Consigo, mas agora não se acha mais. Ele é reutilizável, quando saturar leva no micro-ondas por alguns minutos, deixa esfriar e pronto:





Recentemente encontrei um parecido no ML, de outra marca mas que tbm é bom. Então se vc quer mesmo algo para colocar na mochila veja esse aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1112784058-desumidificador-sach-silica-gel-anti-mofo-reutilizavel-_JM?quantity=1

Só complementando uma coisa que o pessoal já falou ai. Deixe sua mochila em casa sempre bem seca, mantenha um sachê como esse quando sua mochila estiver guardada por longos periodos em casa, e se possível coloque a mochila aberta pra tomar sol de vez em quando.

Se a viagem for de avião, longa, dependendo do lugar, ou se a bolsa ou mochila for despachada junto com as malas e bagagens, onde normalmente se tem muita variação de umidade e temperatura, ai sim é interessante, caso contrario se a mochila estiver bem seca nem precisa.


Um higrômetro bem pequeno e barato pra vc levar dentro da mochila na viagem ou então para manter em casa é esse tipo aqui, normalmente usado em chocadeiras de ovos (granja de galinhas).

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1089990693-termo-higrmetro-digital-higrmetro-chocadeira-uso-geral-me-_JM?quantity=1


Que dica ótima, vou comprar esses saquinhos de sílica!! Não aguento mais ficar comprando Secar, hehe.


danvieira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2020, 09:15:59
Uso há muito anos o sachê de sílica da marca Pingi, eu comprava na Namba ou na Consigo, mas agora não se acha mais. Ele é reutilizável, quando saturar leva no micro-ondas por alguns minutos, deixa esfriar e pronto:





Recentemente encontrei um parecido no ML, de outra marca mas que tbm é bom. Então se vc quer mesmo algo para colocar na mochila veja esse aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1112784058-desumidificador-sach-silica-gel-anti-mofo-reutilizavel-_JM?quantity=1



Só complementando uma coisa que o pessoal já falou ai. Deixe sua mochila em casa sempre bem seca, mantenha um sachê como esse quando sua mochila estiver guardada por longos periodos em casa, e se possível coloque a mochila aberta pra tomar sol de vez em quando.

Se a viagem for de avião, longa, dependendo do lugar, ou se a bolsa ou mochila for despachada junto com as malas e bagagens, onde normalmente se tem muita variação de umidade e temperatura, ai sim é interessante, caso contrario se a mochila estiver bem seca nem precisa.


Um higrômetro bem pequeno e barato pra vc levar dentro da mochila na viagem ou então para manter em casa é esse tipo aqui, normalmente usado em chocadeiras de ovos (granja de galinhas).

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1089990693-termo-higrmetro-digital-higrmetro-chocadeira-uso-geral-me-_JM?quantity=1


Achei essa sílica interessante também, mas só pode esquentar no microondas? Se sim teria que comprar um microondas só pra isso kkkk. Qual diferença dessa sílica para a azul? Porque a azul não consigo reaproveitar muito mais que 3x. Ela acaba estragando.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2020, 12:33:55
Achei essa sílica interessante também, mas só pode esquentar no microondas? Se sim teria que comprar um microondas só pra isso kkkk. Qual diferença dessa sílica para a azul? Porque a azul não consigo reaproveitar muito mais que 3x. Ela acaba estragando.

Caramba, eu tenho a azul aqui e já reaproveitei incontáveis vezes, e ainda está aqui secando meus equipamentos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2020, 13:36:23
Achei essa sílica interessante também, mas só pode esquentar no microondas? Se sim teria que comprar um microondas só pra isso kkkk. Qual diferença dessa sílica para a azul? Porque a azul não consigo reaproveitar muito mais que 3x. Ela acaba estragando.

Não estraga. Tenho 2 kg de silica azul que uso já tem uns 20 anos.

A silica azul é simplesmente a silica-gel comum com cloreto de cobalto adicionado como indicador de humidade. Azul é quando está desidratada e rosa quando está hidratada.

O processo correto para desidratar a sílica-gel saturada é por a sílica em um tabuleiro de alumínio ou em uma tigela refratária e aquece-la a uns 80-120 graus e olhar de vez em quando a cor. Quando ficar azul profundo, tirar do forno, deixar esfriar e reembalar. Sempre fiz isso em laboratório e em casa.

Cuidado, não toque na sílica quente, ela irá grudar na pele e causar uma queimadura das boas.

« Última modificação: 02 de Outubro de 2020, 13:37:37 por AFShalders »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2020, 14:55:21
Não estraga. Tenho 2 kg de silica azul que uso já tem uns 20 anos.

E eu achando que a minha estava fazendo hora extra, e nem chegou na puberdade ainda.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2020, 23:04:21
E eu achando que a minha estava fazendo hora extra, e nem chegou na puberdade ainda.

Com certeza não hahaha !


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2020, 00:27:13
Os mais antigos que tenho são iguais a essa foto, já tem uns 10 ou 15 anos, não estraga.

Conhecimento importa mais que equipamento.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2020, 22:44:08
Que dica ótima, vou comprar esses saquinhos de sílica!! Não aguento mais ficar comprando Secar, hehe.

Compre um sterilair que substitui perfeitamente
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 03 de Outubro de 2020, 23:14:21
Que dica ótima, vou comprar esses saquinhos de sílica!! Não aguento mais ficar comprando Secar, hehe.

Helena, você não mora em Brasília ? Tinha mais é que por uma esponja molhada dentro do pote !  :D


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2020, 10:43:46
Helena, você não mora em Brasília ? Tinha mais é que por uma esponja molhada dentro do pote !  :D

hahahahha, é verdade... rsrs. Pra essa época do ano, é bem verdade, rsrs.
Mas na época da chuva, meu Secar enche rapidinho.


YVanderlei

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 677
Resposta #14 Online: 04 de Outubro de 2020, 18:09:39
Acho totalmente desnecessário porque você está em trânsito apenas por algum momento, ou seja, quando chegar ao destino o equipamento não ficará sempre na mochila.