Autor Tópico: Trader  (Lida 3154 vezes)

Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 11 de Fevereiro de 2019, 14:57:31
Para quem quer apenas algo que renda mais do que poupanca, ETF eh perfeito e rendemuito mais do que poupanca por dividendo, alem do que investindo a longo prazo acaba sendo uma boa opcao para a a aposentadoria.

ETFs a principio nao sao para traders que que costumam ter swings bem menores, se bem que tem ETFs voltados para traders. ETFs sao em geral para investidores olhandopara o longo prazo e maior seguranca em seus investimentos. Como ETFs vao normalmente ter uma quantidade muito maior de empresas do que vc investeria de acordo com o recomendado, acaba sendo mais seguro e menos volatil.

Para quem tem muito dinheiro (lembrando que nunca/jamais se deve investir dinheiro que vc planeja/espera precisar) e quer ganhar dinheiro com a volatividade do mercado (traders), de fato eh melhor comprar acoes individualmente. Mas em geral ate mesmo para quem tem muito dinheiro, com ETFs vc paga bem menos impostos, pelo menos fora do Brasil pq investir no mercado financeiro no Brasil eh um paraiso. Mas alem disso, para quem nao tem tempo ou interesse de ficar acompanhando e pesquisando com frequencia cada empresa que vc esta colocando dinheiro.

Eu so indiquei ETF pq ele disse que apenas queria algo que redesse mais que poupanca, o que entao pareceu que ele quer investir e nao ficar fazendo trades.

Sim, não disse que sou contra ETFs, apenas que a pessoa pode montar uma carteira sozinha com várias ações, diversificando o risco, da mesma forma que seria com uma ETF ou qualquer produto baseado em fundos.

Se fosse pensar numa carteira de médio/longo prazo, com um grande capital, eu esperaria um momento interessante de entrada e compraria papéis de grande volume financeiro de diferentes setores (energia, saneamento, consumo, indústria, etc) no estilo "buy and hold", priorizando o histórico de dividendos e a previsão futura. Seria possível contar com 3 formas de renda: a valorização das ações, os dividendo, e o aluguel das ações que você pode fazer se não pretende movimentá-las.

Lembrando que, no Brasil, se vender até 20mil reais por mês em ações no mercado a vista (desconsiderando day-trades e outras estratégias), não se paga imposto, mesmo que tenha lucro na operação. É preciso informar o ganho de capital, mas coloca-se no campo da declaração como rendimentos isentos e não tributáveis. Ou seja, mesmo uma carteira com um bom dinheiro, desde que esteja bem diversificada, se conseguir fazer um gerenciamento nas realizações de lucro, consegue-se operar sem pagar imposto.

Pq empresas com estabilidade interna e externa costumam atrair muito mais investidores e ter seus papeis mais valorizados, sendo assim, nao precisam oferecer um dividendo muito alto para atrair investidores. Ja quando uma empresa comeca a oferecer um dividendo muto alto, significa que estao tentando atrair investidores ou manter os que ja possuem, o que costumalmente significa que perceberam que os papeis estao apreciaram muito acima do valor real ou que indentificaram algum problema que cedo ou tarde ira expantar investidores, buscando assim retardar a queda as vendas das acoes pelos investidores.

Claro que para traders, principalmente day traders, issotende a ser irrelevante, ja que eles estao comprando e vendendo de acordo com a flutuacao do valor do momento no mercado e nao investindo o dinheiro na empresa por achar que o dinheiro/papeis estarao seguros a medio e longo prazo.

No Brasil, os dividendos são livres de imposto de renda (por enquanto), daí a maior procura de pessoas com um capital alto em busca de rendimentos melhores do que os investimentos tradicionais como poupança, CDI etc...

A distribuição de dividendos varia de empresa para empresa, de acordo com seus próprios estatutos. Mas dizer que uma empresa que paga muitos dividendos é porque quer chamar atenção é apenas um dos lados da moeda. Uma empesa pode distribuir 100% do lucro em dividendos e ainda assim pagar menos que uma que paga apenas 25%. Como? Obtendo um lucro maior! 25% de um lucro gigantesco pode ser muito mais do que 100% de um lucro pequeno.

Importante não confundir o histórico de dividendos com previsão futura. Muita gente vai naquela de "AH, mas essa empresa foi a que mais pagou dividendos ano passado", mas o mercado mudo nesse ano e ela paga muito menos do que o camarada esperava, gerando frustração. E aí entra o porque de algumas empresas se consolidarem como "boas pagadoras de dividendos": alguns setores como o de saneamento e energia elétrica possuem um fluxo de caixa mais linear/previsível, afinal, o povo não vai deixar de pagar as taxas básicas de água e esgoto, nem de ficar sem energia elétrica em casa. Se não houver algum evento anormal, a tendência é de que elas consigam manter um certo patamar de distribuição de lucros.

E aí retornamos ao ponto inicial do tópico e que comentei na minha primeira resposta: quer ser trader ou quer ser investidor? Eu tenho essa diferenciação dos termos aqui comigo. Investidor pensa mais no longo prazo; trader é o cara que movimenta todos os dias ou perto disso, se vira com diferentes estratégias, faz day-trade, mexe com contratos, índices e por aí vai... mas não sei se estou certo na minha definição.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #16 Online: 11 de Fevereiro de 2019, 15:58:57
Sim, não disse que sou contra ETFs, apenas que a pessoa pode montar uma carteira sozinha com várias ações, diversificando o risco, da mesma forma que seria com uma ETF ou qualquer produto baseado em fundos.

Se fosse pensar numa carteira de médio/longo prazo, com um grande capital, eu esperaria um momento interessante de entrada e compraria papéis de grande volume financeiro de diferentes setores (energia, saneamento, consumo, indústria, etc) no estilo "buy and hold", priorizando o histórico de dividendos e a previsão futura. Seria possível contar com 3 formas de renda: a valorização das ações, os dividendo, e o aluguel das ações que você pode fazer se não pretende movimentá-las.

Lembrando que, no Brasil, se vender até 20mil reais por mês em ações no mercado a vista (desconsiderando day-trades e outras estratégias), não se paga imposto, mesmo que tenha lucro na operação. É preciso informar o ganho de capital, mas coloca-se no campo da declaração como rendimentos isentos e não tributáveis. Ou seja, mesmo uma carteira com um bom dinheiro, desde que esteja bem diversificada, se conseguir fazer um gerenciamento nas realizações de lucro, consegue-se operar sem pagar imposto.

No Brasil, os dividendos são livres de imposto de renda (por enquanto), daí a maior procura de pessoas com um capital alto em busca de rendimentos melhores do que os investimentos tradicionais como poupança, CDI etc...

A distribuição de dividendos varia de empresa para empresa, de acordo com seus próprios estatutos. Mas dizer que uma empresa que paga muitos dividendos é porque quer chamar atenção é apenas um dos lados da moeda. Uma empesa pode distribuir 100% do lucro em dividendos e ainda assim pagar menos que uma que paga apenas 25%. Como? Obtendo um lucro maior! 25% de um lucro gigantesco pode ser muito mais do que 100% de um lucro pequeno.

Importante não confundir o histórico de dividendos com previsão futura. Muita gente vai naquela de "AH, mas essa empresa foi a que mais pagou dividendos ano passado", mas o mercado mudo nesse ano e ela paga muito menos do que o camarada esperava, gerando frustração. E aí entra o porque de algumas empresas se consolidarem como "boas pagadoras de dividendos": alguns setores como o de saneamento e energia elétrica possuem um fluxo de caixa mais linear/previsível, afinal, o povo não vai deixar de pagar as taxas básicas de água e esgoto, nem de ficar sem energia elétrica em casa. Se não houver algum evento anormal, a tendência é de que elas consigam manter um certo patamar de distribuição de lucros.

E aí retornamos ao ponto inicial do tópico e que comentei na minha primeira resposta: quer ser trader ou quer ser investidor? Eu tenho essa diferenciação dos termos aqui comigo. Investidor pensa mais no longo prazo; trader é o cara que movimenta todos os dias ou perto disso, se vira com diferentes estratégias, faz day-trade, mexe com contratos, índices e por aí vai... mas não sei se estou certo na minha definição.

Eu nao julguei vc estar sendo contra ETFs, eu apenas expliquei o pq eu ter indicado.

Eu sei que usar dividendo para chamar atencao eh apenas um lado da moeda, por isso eu falei tendencia. Como vc mesmo explicou, empresas que distribuem mais percentagem do lucro em dividendo podem acabam pagando menos em dividendo por terem menor lucro.

Essa questao da isencao do imposto faz do Brasil (o que eh raro outros paises fazerem) um dos paises mais facil de conseguir enriquecer e guardar dinheiro com investimentos.

A sua definicao de investidor e trader esta correto. Trader eh que fica comprado e vendendo de acordo com a flutuacao do mercado visando ganhar dinheiro com tal flutuacao de precos e a curto prazo. Investidor apenas compra e raramente vende, os precos dos papeis podem cair pela metade mas como esta focado no longo prazo (e confiando na sua pesquisa sobre as iempresas que pesquisou) continua com eles. Investidor pesquisa as empresas para saber quais tendem a ser um bom investimento seguro para o futuro, tanto do proprio dinheiro mas as vezes tambem para o futuro do pais, do planeta, do eco-sistema, se a pessoa for uma pessoa mais politizada.

E tem os short-sellers. Pessoas que ficam pesquisando empresas cometendos atos duvidosos, corruptos ou irreponsaveis, vendo que uma hora dara merda, e espera o momento exato de short-sell para ganhar na perca do valor das acoes da empresa. Ou seja, esta apostando para que a empresa se ferre. Eh muito mais arriscado e demanda muito mais dedicacao, mas se bem feito da para muito dinheiro e ainda ter a satisfacao de nao ajudar ou mesmo atrapalhar empresas corruptas ou com praticas nada morais.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2019, 16:11:21 por C R O I X »


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 154
Resposta #17 Online: 05 de Março de 2019, 22:51:53
Dando um retorno.

Conversei bastante com um amigo que trabalha full time como trader e ele me indicou justamente o curso que eu tinha em mente pela didática empregada pelo ministrante. Só me alertou que não devo usar o método empregado por este como sendo uma verdade universal e também me indicou outras leituras/análises.
Decidi que farei o curso sem operar antes de concluí-lo pois, mesmo sabendo do risco de perder, o intuito é (tentar) perder o menos possível.   
Tenho gravado as aulas que já fiz e escutado-as quando estou na rua afim de fixar bem o conteúdo assim como já salvei alguns materiais indicados pelo CROIX para fazer o mesmo.

Obrigado à todos pelos comentários. Quando fizer minha primeira operação volto aqui e espero que com boas notícias.  :ok:
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.