Autor Tópico: Subexposto com iso baixo ou bem exposto com iso alto?  (Lida 19238 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #135 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 15:26:16
CROIX, só lembrando que com as ML e o EVF não é mais necessário fazer a foto para ver o histograma, ele pode ficar ali no olho ao vivo o tempo todo, é assim que deixo o meu. Em DSLRs mais recentes (ou menos velhas rs) é possível visualizar pelo LCD em liveview. Isso torna o histograma uma ferramenta muito poderosa e prática :ok:

Pois eh.
E com o sistema de zonas nao eh necessario ficar olhando para a imagem na LCD e histogram, por isso o sistema de zonas eh uma ferramenta muito poderoza, ja que vc sabe como fazer a foto sem ver a foto.

Mera preferencias, cada um escolhe a sua. Quem preferir ficar olhando para o LCD que assim faca. Quem preferir ficar olhando para a paisagem que assim faca.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2019, 15:27:25 por C R O I X »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #136 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 15:39:51
Cara, eu sei o que é o sistema de zonas antes mesmo de saber que tu existia, fica frio.

Vc fica repetindo a mesma teoria pronta sem considerar todos os pontos que mencionei, e no fim nós estamos dizendo a mesma coisa só que de um jeito diferente.

Essa foto foi feita com 3 fotografias, cada qual com uma exposição afim de preservar uma determinada área.
Eu fiz a medição certa da luz, o que ocorre é que, como mencionei na postagem acima, MESMO ESTOURANDO EM MUITO AS ALTAS LUZES, AS AREAS DE SOMBRA AINDA SERIAM PRETO PURO, portanto não teria nada para recuperar, porque a latitude do sensor é ínfima perto da cena, e eu queria ter detalhes nessas áreas escuras também.

É claro que o sistema de zonas não vai aumentar a latitude do sensor, eu não sou um idiota!

O fato é que mesmo elegendo algo a se perder, tanto nas altas quanto nos pretos, em uma fotografia apenas fica impossível de se obter a totalidade, e eu não queria perder nada de parte alguma. Assim, para a imagem com detalhes nas luzes, preservando as cores e nuances do céu, eu expus ao máximo sem que nessa região ocorresse perda ( portanto nem cheguei no branco puro, eu nem queria ). Já na imagem para os detalhes em sombras eu escolhi perder os detalhes das altas luzes e captar as nuances das sombras. No meio do caminho uma exposição para fazer a transição entre os estouros da imagem para as sombras e os pretos para a imagem das altas.
Ou seja, um HDR como gostam de falar, só que totalmente manual e calculado. Ou seja, no fim o raciocínio é o mesmo, é só tu prestar a atenção no que eu to escrevendo.

Não tenho filtros nem artefatos que alterem o resultado. Mesmo sabendo fotografar e conhecendo bem o equipamento, não checar a foto resultante E PRINCIPALMENTE O HISTOGRAMA, é burrice, me desculpe. Não perco tempo nem bateria. Para mim funciona muito bem!


Como eu disse antes, vc poderia fazer o mesmo com o sistema de zonas.
Vc esta querendo discutir por mera dispita do "a maneira que eu gosto eh melhor".

Vc pode achar que ficar com a atencao quase totalmente volatada para o seu LCD inteligencia, e usar um sistema que vc saiba o resultado sem olhar para o resultado burrice.

Para mim falta de perespectiva eh burrice. E julgar as escolhas alheias baseada em suas preferencias pessoais eh arrogancia.


Esta satisfeito com as trocas de opinioes pessoais?


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #137 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 15:41:27
Estava a velha em seu lugar...
Veio a mosca lhe fazer mal...
A mosca na velha, a velha a fiar....

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #138 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 15:47:50
Estava a velha em seu lugar...
Veio a mosca lhe fazer mal...
A mosca na velha, a velha a fiar....

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk
Estava a mosca em seu lugar
Veio a aranha lhe fazer mal
A aranha na mosca, a mosca na velha
E a velha a fiar...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Conhecimento importa mais que equipamento.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #139 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 16:04:11

Como eu disse antes, vc poderia fazer o mesmo com o sistema de zonas.
Vc esta querendo discutir por mera dispita do "a maneira que eu gosto eh melhor".

Vc pode achar que ficar com a atencao quase totalmente volatada para o seu LCD inteligencia, e usar um sistema que vc saiba o resultado sem olhar para o resultado burrice.

Para mim falta de perespectiva eh burrice. E julgar as escolhas alheias baseada em suas preferencias pessoais eh arrogancia.


Esta satisfeito com as trocas de opinioes pessoais?

Não é verdade. Eu jamais tento impor teorias ou fórmulas que julgue funcionar, apenas comento o que para mim funciona ou pode não ser o ideal.
Vejo colegas aqui com receitas e matemáticas que prefiro nem comentar, cada um sabe de si.

Meu sistema de trabalho é muito mais intuitivo do que matemático, pode ter certeza que testo, tento, experimento, de maneira alguma sou alguém fechado ou bitolado, erro muito, mas sempre aprendo.

Vc está desde a página 10 postando exemplos sobre o sistema de zonas ainda que muitos estejam contestando, então será que eu que to julgando as escolhas alheias baseadas nas minhas preferencias? Pensa bem....

Ainda, minha atenção está centrada na cena, o resultado no LDC é apenas para garantir não voltar para casa com um monte de erros e perder o momento que escolhi registrar. Confesso que não sou um gênio capaz de prever o histograma somente ao olhar para a cena, mas quem sabe um dia...

Acho que prefiro pensar que "regras são para reprodução, e para criadores que não ouvem ou confiam em sua voz interna [ainda]. Uma foto sincera eh a que tem sua própria voz e ritmo.

Palavras suas... :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #140 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 16:09:28
[...]

Vc está desde a página 10 postando exemplos sobre o sistema de zonas ainda que muitos estejam contestando, então será que eu que to julgando as escolhas alheias baseadas nas minhas preferencias? Pensa bem....

[...]

Pois eh, estao contestando e eu estou explicando que o que fazem tambem pode ser feito com sistema de zonas. Ou seja, nao ha o que ser contestado.

Quem esta contestando esta fazendo usando a balanda da preferencia pessoal. Eu estou dizendo que nao imposta a sua escolha ou preferencia, use o sistema de zona se quiser e nao use se nao quiser. Ela serve para se fazer ETTR, HDR, etc, idependente se gosta ou nao.


Acabou ou quer ficar discutindo mais?


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #141 Online: 19 de Fevereiro de 2019, 18:50:46
Usando o sistema de zonas vc pode fazer o mesmo. A diferenca eh que usando o sistema de Zonas vc nao precisa ficar fazendo fotos e checando o histogram de cada foto, para saber como esta o resultado e o que fazer depois, pq vc tera o histogram ja na sua cabeca, antes de ligar a sua camera, olhando apenas para a cena que deseja fotografar (o que demanda certa pratica obviamente).

Existem dezenas de maneiras de se expor uma foto ou medir a luz usando o sistema de zonas, e o ETTR eh uma delas.

E sistema de zonas nao depende da camera e sim da cena tambem (como qualquer leitura de luz ate onde eu sei, entao corrijame se eu estiver errado). Vc apenas precisa saber a latitude do sensor de sua camera, tal como na epoca do filme os fotografos sabiam a latitude do filme que estava usando (menos amadores).

O metodo que escolher vai de como cada um fotografa, o que eh melhor para um pode ser pior para outro.

Eu fotômetro vendo o histograma e faço uma única foto. Eu vejo o histograma antes de fazer a foto. Simples, rápido e preciso.

ETTR é uma técnica pensada em extrair o máximo de um sensor digital. Não é uma variante do sistema de zonas.

Em digital (em RAW) o sistema de zonas seria uma forma complicada, demorada e imprecisa de fazer ETTR. Imprecisa pois pode perder o ponto exato da máxima exposição sem estouro. Coisa que se encontra de forma trivial lendo o histograma.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #142 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 04:54:14
Eu fotômetro vendo o histograma e faço uma única foto. Eu vejo o histograma antes de fazer a foto. Simples, rápido e preciso.

ETTR é uma técnica pensada em extrair o máximo de um sensor digital. Não é uma variante do sistema de zonas.

Em digital (em RAW) o sistema de zonas seria uma forma complicada, demorada e imprecisa de fazer ETTR. Imprecisa pois pode perder o ponto exato da máxima exposição sem estouro. Coisa que se encontra de forma trivial lendo o histograma.

O sistema de zonas de fato eh menos preciso do que o grafico do histogram. Mas ficar checando hostogram e LCD da camera nao eh mais rapido, pelo menos nao para mim e para ninguem que eu conheca que faca isso.

Para quem gosta de perfecionismo tecnico, ficar ajustando a leitura de luz no ponto meticuloso especifico do histogram eh o preferivel e ideal. Para quem gosta de sentir a foto e o ambiente observando e visualizando a imagem em sua cabeca, o sistema de zonas eh o ideal.

Quem gosta de matematica aprende a fazer conta de cabeca. Quem apenas quer resultado prefere usar calculadora que considera mais precisa e acha desnecessario aprender a fazer conta.

Vai da preferencia, uso e gosto de cada um.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2019, 04:55:55 por C R O I X »


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #143 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 06:43:17
Eu entendi a técnica.

Me parece excelente for landscapes, diria que, talvez, seja a melhor que existe for landscapes.

Mas não vejo como usá-la em jornalismo, weddings, moving birds, sports in and oudoor, macro in-field, studio macro, stillife...

E nem como usá-la com Flash (que é a realidade in-studio, publicidade... casamentos...)

E nem como usá-la no centered-weighted e no spot

É onde eu volto a dizer que existem muitas experiências, realidades, necessidades e soluções diferentes




Sent from my Hasselblad using Tapatalk

Sem dúvida Ernesto. É isso mesmo.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #144 Online: 20 de Fevereiro de 2019, 13:56:21
Eu entendi a técnica.

Me parece excelente for landscapes, diria que, talvez, seja a melhor que existe for landscapes.

Mas não vejo como usá-la em jornalismo, weddings, moving birds, sports in and oudoor, macro in-field, studio macro, stillife...

E nem como usá-la com Flash (que é a realidade in-studio, publicidade... casamentos...)

E nem como usá-la no centered-weighted e no spot

É onde eu volto a dizer que existem muitas experiências, realidades, necessidades e soluções diferentes

Sent from my Hasselblad using Tapatalk

No geral é isso mas nada é 8 ou 80.

Existe uma técnica de usar ETTR com spot, mas requer a habilidade da pessoa identificar o highlight da cena e fazer a medição spot nesse lugar.

Sobre aplicar ETTR fora de paisagem, é possível, geralmente o que limita o uso é a velocidade do obturador.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs