Autor Tópico: Subexposto com iso baixo ou bem exposto com iso alto?  (Lida 19242 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 11:46:41
Sim. O fotômetro é só um equipamento / parâmetro.
Que é diferente, inclusive, em cada câmera.

Eu preciso fotometrar diferentemente na 80D e da 5DMKIII. Elas fazem medições diferentes. Então preciso considerar isso pra eu ter um resultado mais próximo na alternância entre uma e outra.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Nao atoa que dizem que o fotografo que usam exatamente o mesmo modelo de camera por longos anos de forma exclusiva ou quase que exclusiva conseguem melhor desempenho do que fotografos que estao sempre usando diferentes modelos de cameras. Essa diferenca de fotometria eh um dos motivos. Quando se  fica usando diferetes modelos de camera o fotografo tem que ficar ciente da camera e de suas diferencas, o que eh uma pequena distracao e parece que nao, mas influencia muito no desempenho e qualidade de suas fotos. Diferente de fotografo que de tanto usar somente um modelo ja fotografa sem precisar nem sentir ou ter ciencia que esta com a camera na mao.

Por isso que em geral eh melhor manter a camera velha com a qual ja se fotografa sem precisar pensar sobre a camera do que ficar fazendo updates de cameras em que vai encontrar estranhezas, passar por processo de adaptacao, e familiaridade com os detalhes dela, e demora um certo tempo ate que a camera se torne de fato uma estencao do seu braco.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2019, 11:49:50 por C R O I X »


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #31 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 14:14:00
Eu nem conhecia esse termo expor a direita e esquerda. O ditado que eu conhecia eh que digital fotometra levando a luz como referencia e filme fotometra levando a sombra como referencia. Independente de que lado do Zero vai aparecer no fotometro.

Mas como toda regra nao eh lei, apenas um ponto de orientacao e partida. A o que eu aprendi na teoria e vi na pratica eh que existem tantos metros de fotometria que vai do gosto e preferencia de resultado de cada um (como tambem da latitude do sensor/filme e maneira de fazer a pos edicao).

Esse negocio de fotometrar usando o numero da regua do fotometro como referencia parece ensino de cursos meia boca de amadores que decidiram dar aula. E esse negocio de levar as "regras" como regras de verdade, parece tambem uma forte e espalhada tendencia da grande maioria dos fotografos atuais.

Croix é que vc ainda não entendeu.

A questão é se vale mais a pena usar os isos bons da sua câmera em eventos e fazer uma foto subexposta ou melhor subir o iso e conseguir uma exposição correta ou próximo disso.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #32 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 14:25:25
Eu nem conhecia esse termo expor a direita e esquerda. O ditado que eu conhecia eh que digital fotometra levando a luz como referencia e filme fotometra levando a sombra como referencia. Independente de que lado do Zero vai aparecer no fotometro.

Mas como toda regra nao eh lei, apenas um ponto de orientacao e partida. A o que eu aprendi na teoria e vi na pratica eh que existem tantos metros de fotometria que vai do gosto e preferencia de resultado de cada um (como tambem da latitude do sensor/filme e maneira de fazer a pos edicao).

Esse negocio de fotometrar usando o numero da regua do fotometro como referencia parece ensino de cursos meia boca de amadores que decidiram dar aula. E esse negocio de levar as "regras" como regras de verdade, parece tambem uma forte e espalhada tendencia da grande maioria dos fotografos atuais.
.   Perfeito. Comentei essa semana com uma pessoa sobre estes cursos de fotografia. A maioria não quer passar do básico, do padronizado pasteurizado e com conceitos ou errados, exagerados ou q já caíram por terra. Tem também o outro lado, o do aluno q só quer uma receita de bolo e se for algo para exigir raciocínio, esqueça, ele larga o curso. Estamos com uma geração, nem todos, de decoradores ao invés d pensadores. Incrível essa coincidência, falei sibre este assunto nesses dias para uma pessoa e ligo ela se mostrou cansada e alheia...
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2019, 14:27:56 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #33 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 14:33:04
Croix é que vc ainda não entendeu.

A questão é se vale mais a pena usar os isos bons da sua câmera em eventos e fazer uma foto subexposta ou melhor subir o iso e conseguir uma exposição correta ou próximo disso.

Pq vc diz que eu nao entendi se eu ja respondi isso citando a vc mesmo na primeira pagina?
Se vc nao chegou a ver trago aqui de novo:

Provavelmente vc esteja falando de alguma questao que eu desconheca completamente, sinceramente nao sei o que vc quer dizer com qualidade de arquivo. Para mim, aquivo bom eh arquivo com foto bem exposta independente de como esta o contraste, ruido, etc. Esses que eu suponho que sejam mais faceis de trabalharem na pos em uma foto bem expostas, mas eu posso estar errado.

Bom eu sou do tipo de fotografo que nao ve ruido como sendo um problema na foto, ou inferior a fotos sem ruidos. Eu penso que como o DOF, angulo da lente, etc, o ruido pode atrabalhar ou ajudar na caracteristica de uma foto, vai depender da foto, cena e caracteristicas do ruido.


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #34 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 16:58:38
Carai bicho, acho que vcs estão precisando sair um pouco da frente do computador e ir fotografar

Seloko, todo post tem trocação de farpa agora
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 17:32:03
Carai bicho, acho que vcs estão precisando sair um pouco da frente do computador e ir fotografar

Seloko, todo post tem trocação de farpa agora
Verdade hein???
Um assunto simples vira um balaio...
Conhecimento importa mais que equipamento.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 20:54:28
Verdade hein???
Um assunto simples vira um balaio...
Tá sinistro. Tem cara com "eficiência" de 100%, todo tópico que o cara entra vira polêmica.

Pra responder ao tópico, quando eu usava Nikon, expunha sempre -1/3 a -2/3. Hoje, com Fuji, tendo a expor pra direita 1/3, ou zerado, exceto o óbvio, quando a cena pede.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #37 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 21:32:06
Pra responder ao tópico, quando eu usava Nikon, expunha sempre -1/3 a -2/3. Hoje, com Fuji, tendo a expor pra direita 1/3, ou zerado, exceto o óbvio, quando a cena pede.

As primeiras vezes que usei minha Fuji estranhei bastante, fazia a fotometria que eu queria, no EVF com preview de exposição aparecia perfeitinha, quando abria no Lr via a imagem bem sub. Comecei a super expor a imagem também em algumas situações.
Hoje larguei mão e uso o histograma direto no EVF como referencia, a barra de fotometria nem olho mais. É o que eu disse antes, conhecer o equipamento é essencial e isso demanda tempo


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #38 Online: 12 de Fevereiro de 2019, 23:17:16
Mas isso é normal hoje em dia.

Depois dessas eleições e com a internet as pessoas mudaram.

Minha sociedade era dos anos 90 e era bem diferente.

O segredo é não se importar tanto e selecionar as pessoas.

Mas pra mim ta de boa o tópico. Não me estresso com nada


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 06:23:16
Carai bicho, acho que vcs estão precisando sair um pouco da frente do computador e ir fotografar

Seloko, todo post tem trocação de farpa agora

Vc ve mais de um criando confusao? Ao meu ver eh sempre o mesmo usuario.

E penso que se somente a pessoa que for atacada por ele chamar atencao dele eh melhor ignorar e deixar ele ficar provocando as pessoas nos topicos.

Mas o que eu acho melhor mesmo eh que ao invez de apenas 1 ou 2 chamarem atencao dele, eh melhor todo mundo participando chamar atencao, para desincentivar tal comportamente. PQ como esta apenas encoraja a pessoa continuar com tal comportamento.

Confusao causado por engano de interpretacao ou compreencao, ja que quando lemos nao vemos intonacao de voz e expressao facial, eh normal. Mas o que esse cara esta fazendo eh pirraca e desonestidade intelectual mesmo.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2019, 06:37:43 por C R O I X »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #40 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 10:19:30

aewwwwwwwwwwwwwwwwww

O Andre se ligou no que quis dizer rsrsrs

É isso aew cara que eu estou sentindo.

Cara, a melhor resposta já foi dada aqui por várias pessoas, depende primeiro de que tipo de foto, se mais com sombras ou mais com altas luzes, pois isso vai ser determinante para vc priorizar o ponto mais sensível de se ajustar na pós, vinculado ao equipamento, que cada um vai colher um resultado específico e gerar algum problema específico, e ainda o software que será usado para fazer os ajustes e tbm o tipo de ajuste que vc vai querer fazer, ou seja, até onde vc vai querer ir.

Acho que vc deve investir tempo e fazer muitos testes com o seu equipamento, seu software, com as suas intenções e expectativas, pois só vc saberá qual a conclusão, qual o resultado que vc considera satisfatório, pois até isso é relativo, o que é bom para mim, pode não ser para vc.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 16:42:50
Quem nao se sensibiliza com injusticas sociais no Brasil  Nao sei em qual sociedade deveria se inserir...  Desculpem.. Off topic

Ate agora eu acho muita besteira os desentendimentos por aqui. Sem sentido.

« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2019, 16:57:33 por Leonardo Tonin »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #42 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 18:16:01
Quem nao se sensibiliza com injusticas sociais no Brasil  Nao sei em qual sociedade deveria se inserir...  Desculpem.. Off topic

Ate agora eu acho muita besteira os desentendimentos por aqui. Sem sentido.

Isso está ficando um saco.  >:(


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 19:33:56
      Entao... Vc pode expor para a direita na falta de ideias de um ego ou vc pode subexpor as muitas ideias de outro ego. O melhor é a moderacao na exposicao no meio de estranhos.

 



   
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2019, 19:36:28 por Leonardo Tonin »


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #44 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 20:54:32
Fiz uns testes e deu super certo com isos baixos e foto sub com tratamento no lightroom usando Canon.

Sobre os comentários eu percebi que como cada um tem um trabalho diferente. Alguns um trabalho autoral, comercial, paisagens etc. Exemplo uma foto autoral pra mim pode ter iso 100 mil numa boa, mas uma comercial, a não ser que seu trabalho seja diferente, deve seguir alguns padrões.

Onde quis chegar é que a resposta vai depender da vivencia e como cada um vê a fotografia. Meu interesse é entregar um excelente produto final e comercial.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2019, 20:57:16 por lindoerle »