Autor Tópico: Subexposto com iso baixo ou bem exposto com iso alto?  (Lida 19226 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 21:54:53
Acho que ninguem falou, só lembrando que tem um negocio que se chama "histograma", eu não sobrevivo sem ele.
Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #46 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 22:09:46
Acho que ninguem falou, só lembrando que tem um negocio que se chama "histograma", eu não sobrevivo sem ele.
É isso aí. O Histograma que me fez perceber que não era "eu" que estava errando e sim que as câmeras tinham fotômetros diferentes.

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #47 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 22:19:21
Acho que ninguem falou, só lembrando que tem um negocio que se chama "histograma", eu não sobrevivo sem ele.

Uso direto rsrsr fala isso pra os meninos de hoje e eles vão te perguntar se é um calzone rsrs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #48 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 22:24:15
Acho que ninguem falou, só lembrando que tem um negocio que se chama "histograma", eu não sobrevivo sem ele.

Comentei lá atrás, só uso ele. Barra de fotometria é enfeite na na minha tela  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #49 Online: 13 de Fevereiro de 2019, 23:57:46
1D X MkII: 360.000 pixels no fotometro

5D MK IV 150.000 pixels

T7i: 7.560 pixels  :eek:

MirroLess padrão: 256 zonas...  :eek: :eek: :eek:


Temos fotômetros completamentes em questão.  É natural que a experiência entre as pessoas aqui, seja completamente diferente As esportivas tem os melhores fotômetros, pois, não há segunda chance :ok:



Sent from my Hasselblad using Tapatalk


Isso de um zilhão de pontos de fotometragem é bobagem, nunca resolveu absolutamente nada.
Prova disso era a Olymus OM-2/3/4 que tinham um ou duas fotocélulas viradas para o plano do filme e não erravam uma única exposição. Fiz centenas de rolos de filme positivo com essas câmeras e se somar todos o que deram errado não deve dar 0.5% do total.

Todos esses sistemas multipontos dependem muito do que passou na cabeça da equipe de engenheiros, e cada sistema mede de umjeito diferente.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #50 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 00:48:13
Você que fotografa em filme também, uma perguntinha besta

O cartão 18% também serve pra fotometrar o digital? No filme ele servia pra isto


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #51 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 10:07:04
Bobagem, certeza q é bobagem.  Sou da epoca do filme e errava muito pouco fotometria e com sistemas bem simples.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #52 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 10:38:45
Você que fotografa em filme também, uma perguntinha besta

O cartão 18% também serve pra fotometrar o digital? No filme ele servia pra isto

Serve. Cansei de usar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 10:56:50

Bobagem ?
Nossa cara, bobagem ?
Nossa...


Sim, é. Bobagem total. O que importa é COMO a medida é calculada e não o número de pontos.
Tem muito mais a ver com marketing do que com eficiencia propriamente dita.

O sistema multi pontos, que alguns chamam multi pattern, outros de ESP, outros de Matrix é um sistema que funciona comparando a luminosidade e as vezes a cor de diversos pontos da imagem com um banco de dados que varia de algumas dezenas a algumas centenas de fotometrias de diversas situações. Na verdade cada foto no banco de dados não é uma foto e sim uma tabela com os valores medidos na cena original. Para cada tabela desse banco existe um valor final arbitrario definido pela equipe de engenharia, levando em conta um fator de correção.

Durante a fotometria, os valores dos pontos são comparados com as tabelas armazenadas e a tabela que for mais parecida é escolhida. Como a tabela tem um valor pré definido de exposição, esse valor passa a ser usado. É um método tipo força bruta, parecido com um ataque para descobri senhas baseado em dicionário.

Quando se usa fotometria no modo manual, as tabelas não são consultadas e dependendo do padrão selecionado pesos diferentes são atribuidos a regioes diferentes. Por exemplo, no modo spot somente de 2 a 5 % dos pontos, situados no centro da imagem são utilizados, recebendo todos eles o mesmo peso, e os demais desconsiderados. Nesse caso, a resultante é calibrada para medir o padrão de 18% de refletividade. No caso com medida total, os valores dos pontos seguem uma distribuição normalmente elíptica, com peso maior no centro e diminuindo em relação às bordas. O que estiver fora da elipse não é considerado. Note que para ambos os métodos, basta UM ponto maior no centro ou dois em meia altura da imagem, afastados um pouco um do outro, não precida de mais nada.

Alguns sistemas usam um algoritmo por lógica difusa (fuzzy logic) para tentar sair do lugar comum da comparação com tabelas, por exemplo a série de câmeras de filme "IS" da Olympus. A IS-10 tinha tres áreas, o centro, a elipse e o que estava fora da elipse. Isso era usado para saber se havia contra-luz. Algumas dividiam a elipse em dois quadrantes, superior e inferior para detectar um possivel céu ou uma possível neve no chão em primeiro plano e daí aplicar a correção de exposição.

Na real, se o sistema for bem feito, não há por que ter um montão de pontos.

E nas situações mais bizarras vai errar do mesmo jeito.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2019, 11:05:10 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #54 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 10:59:51
Bobagem, certeza q é bobagem.  Sou da epoca do filme e errava muito pouco fotometria e com sistemas bem simples.

Fora que a latitude de um filme positivo é muito menor que a de um sensor moderno.

Na verdade o sistema da OM-2/3/4 com duas fotocelulas medindo a luz que incidia no filme matava a pau todos os Matrix da Nikon (F4, F5 e até o da F100 (10 zonas) ), as Minolta 800Si (14 segmentos) e as Canon EOS 1N (16 zonas)  que tinham um montão de pontos.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2019, 11:03:27 por AFShalders »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #55 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 11:21:26
Você que fotografa em filme também, uma perguntinha besta

O cartão 18% também serve pra fotometrar o digital? No filme ele servia pra isto
Qualquer fotometro, nao imposta em qual camera ou aparelhos, seja na camera analogica, digital ou celular ver apresentar a leitura de qualquer luz que fizer como 18% cinza. Por isso o cartao 18% serve tambem para qualquer sistema.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #56 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 11:23:42
Bobagem, certeza q é bobagem.  Sou da epoca do filme e errava muito pouco fotometria e com sistemas bem simples.

Podem criticar o sistema de zonas, mas quem entende sistema de zonas e tem pratica nao erra fotometria. Eh basicamente montar um histogram na sua cabeca. Mas como mencionado, com a latitude do filme eh mais dificil errar.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2019, 11:31:29 por C R O I X »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 11:27:29
Comentei lá atrás, só uso ele. Barra de fotometria é enfeite na na minha tela  :ok:
Sim, inclusive a barra de fotometria, depois de reconhecer o local, serve pra memorizar quanto a mais ou a menos eu tenho que usar para uma exposição correta da cena.
Conhecimento importa mais que equipamento.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #58 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 12:01:14
Fiz uns testes e deu super certo com isos baixos e foto sub com tratamento no lightroom usando Canon.

Sobre os comentários eu percebi que como cada um tem um trabalho diferente. Alguns um trabalho autoral, comercial, paisagens etc. Exemplo uma foto autoral pra mim pode ter iso 100 mil numa boa, mas uma comercial, a não ser que seu trabalho seja diferente, deve seguir alguns padrões.

Onde quis chegar é que a resposta vai depender da vivencia e como cada um vê a fotografia. Meu interesse é entregar um excelente produto final e comercial.

Eh basicamente o que todos nos dissemos aqui. Vc pode entregar excelente produto comercial seja sub-expondo, seja sobre expondo, seja priorizando boa exposicao para ter melhor latitude nas luzes e sombras no aquivo para ter uma pos edicao mais ampla, seja priorizando menor ISO (e sacrificando a latitude das sombras) para ter menos trabalho de reduzir ISO na pos edicao, etc. Vai tudo depender de como vc fotografa, como vc faz sua pos edicao e qual material vc usa.

Ate mesmo pq excelente produco comercial eh subjetivo, ja que cada empresa/campanhas tera sua propria linguagem visual, menos empresas/campanhas com imagem visual generica, sem identidade.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2019, 12:07:03 por C R O I X »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #59 Online: 14 de Fevereiro de 2019, 14:07:41
O tópico acabou ficando bacana !
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.