Autor Tópico: Subexposto com iso baixo ou bem exposto com iso alto?  (Lida 19375 vezes)

Raphael Sombrio

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Resposta #90 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 13:03:59
A página 7 salvou o tópico  :clap:


nandoespinosa

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Resposta #91 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 13:18:37
Mas o AFShalders já mostrou que dá para recuperar estouro "nas altas":





Pode divulgar o trabalho do AFShalders ou divulgar que é possível arrumar estouro nas altas é arrumar treta ?





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Estouro não se recupera. E ele disse que recuperou uma superexposição.
Vai dormir a sesta, Ernesto.

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AFShalders

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Resposta #92 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 13:38:41
Mas o AFShalders já mostrou que dá para recuperar estouro "nas altas":

Estouro é quando passa do fundo de escala. Não há recuperação
O que eu quis dizer foi como o nandoespinosa disse, recuperação de superexposição.
São coisas muito diferentes.

Postei um exemplo que tem uns snowboaders em primeiro plano, ali tem uma zona de estouro no meio da imagem que não é recuperável. O resto da imagem foi superexposição e foi relativamente bem recuperada.

Concordo, vai dormir a siesta ... Não acho produtivo polemizar coisas óbvias, perde completamente o sentido, fica em uma recorrencia muito desagradável. Fica com cara de maieutica mal aplicada.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2019, 13:42:43 por AFShalders »


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Resposta #93 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 13:48:13

Mas quando a gente fala em raw, tanto estouro pra claro ou pra escuro causa perda irreversível de informação, não?



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Essa galera explica de uma maneira complicada d+ o que na verdade eh simples.

Estouro eh quando nao ha informacao registrada. E se nao ha informacao registrada, nao ha o que ser recuperado. Se esta recuperando informacao, logo nao houve estouro, pq ali tem informacao registrada.

Vou continuar essa explicacao respondendo o Ernesto abaixo, para acertar duas bolas em uma tacada so:



Por isso que, respondendo a pergunta original do tópico, eu prefiro a foto exposta corretamente, sem subir demais o ISO e compensando com flash ou lente clara.

E para tanto um fotômetro preciso é fundamental.

Porque acostumar a estourar ou subexpor com um fotômetro impreciso, pode dar um estrago maior

Creio que teríamos muito menos esse tipo de questão/problema (que é frequente e move o mundo RAW) e viveríamos com muito mais tranqüilidade, se dessemos mais crédito à câmeras com bons fotômetros.




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Fotometro inpreciso nao eh problema quando se testa para saber o quanto precisa compenar. O problema eh que a grande maioria dos fotografos nao sabem fotometrar.

Todo fotografo deveria antes de mais nada testar a latitude do sensor de sua camera.


https://www.alanrossphotography.com/can-the-zone-system-go-digital-2/

A foto acima mostra a latitude da Canon 5D.

A imagem do meio (numero V) eh de um cartao eh 18% cinza. Como 18% cinza tambem eh a informacao que qualquer fotometro que nao esteja desregulado ira apresentar de qualquer luz que leia, basta fotografar um cartao 18% cinza com o fotometro zerado.
Junto do cartao 18% cinza coloque um cartao totalmente branco e outro totalmente preto.

Apos ter a foto do cartao  com o fotometro zerado, faca uma foto para cada stop acima, e o mesmo para cada stop abaixo.

No caso dessa Canon 5D, vc pode sub-expor ate 3º stops sem perder informacao. No 4º stop sub-exposto (Imagem I), o sensor ja nao esta registrando informacao. Ou seja, o que foi lido como 18% cinza aparecera como preto total.

Ja nas imagens sobre-expostas, de novo eh a partir do 4º stop (Imagem IX) que ja nao se registra mais informacao. Mas veja que mesmo no 3º stop sobre-exposto (Imagem VIII), parece que houve um estouro a primeirra vista mas nao houve.

Sabendo agora a latitude do sensor da camera, vc pode escolher as inumeras maneiras que existem de se fotometrar uma foto ou desenvolver a que melhor funciona para vc. Eu vou apresentar uma que gosto de usar e eh popular.


Digamos que vamos fotografar um ambiente. Para melhor expor tal ambiente na foto, podemos fazer de 1 a 3 leituras de luzes.

Se fizer uma leitura de luz, vc escolhe qual eh a prioridade, luz ou sombra. Digamos que a luz eh a prioridade. Entao medimos com o fotometro a parte mais clara da cena, e sabendo que a latitude sao de 3 stops, vc entao sobre-expoem a leitura 3 stops. O que significa que a parte mais clara da cena estara no limite mas nao estara estourada.
Se for um retrato e a parte mais clara da cena for a pele da pessoa (uma pessoa branquela), 3 stops vai deixar a pessoa quase transparente na foto, entao vc provavelmente preferira sobre expor 2 stops, para que apele tenha uma nitida textura na foto.

Se for fazer duas leituras, basta fazer o mesmo com ambos claros e escuros. E assim calcular com maior preicisao para que nao haja perca de informacao nos claros e escuros mais importantes.

Se fizer 3 leituras, sera a leitura da paret mais clara, da parte mais escura e da parte neutra ou do assunto principal.

Em resumo e simplificando, vc vai criando um histogram na cabeca com o sistema de zonas, apartir da latitude do sensor e das leituras do fotometro, sem precisar ficar fazendo inumeras fotos e checando o histogram de cada foto na sua camera, o que te faz economizar tempo, ter maio foco no que esta fotografando e economiza bateria tambem.  :D

E apos certa pratica e frequencia vc comeca a fazer isso naturalmente, de forma instinta, sabendo qual eh a melhor exposicao para a foto antes de fazer qualquer foto e ver o resultado na tela da camera, o que vc nao precisara mais fazer.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2019, 13:51:56 por C R O I X »


AFShalders

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Resposta #94 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 13:53:03
O Croix foi bem didático.  :clap:

Aliás acho que todo fotografo dito profissional deveria ter a obrigação de dominar o zone system.
Nessas horas nada melhor que medição spot. Um ponto bem medido vale mais que um zilhão chutados.


Lindsay

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Resposta #95 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 14:01:59
Concordo, vai dormir a siesta ... Não acho produtivo polemizar coisas óbvias, perde completamente o sentido, fica em uma recorrencia muito desagradável. Fica com cara de maieutica mal aplicada.

Vai dormir a sesta, Ernesto.

Pow sacanagem com o Ernesto... fica de boas ai Ernesto, tudo bem!!!
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Resposta #96 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 14:03:46
Sim Felipe, se você tiver realmente uma área totalmente escura no RAW é uma área perdida em termos de detalhes.

Sendo mais claro, eh uma area sem informacao/testura registrada.
Pq se nao for claro usando o vocabulario correto, causa a confusao que o Ernesto esta tendo:


Mas o AFShalders já mostrou que dá para recuperar estouro "nas altas":



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Nao tem como recuperar informacao que nao existe. Estouro eh quando nao ha informacao registrada.

O que da para recuperar eh textura/informacao sobre exposto ou sub-exposto.


Lindsay

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Resposta #97 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 14:05:03
O Croix foi bem didático.  :clap:

Aliás acho que todo fotografo dito profissional deveria ter a obrigação de dominar o zone system.
Nessas horas nada melhor que medição spot. Um ponto bem medido vale mais que um zilhão chutados.
Se for assim a galera vai pirar... a moçada nova quer uma câmera que funcione bem, com tudo automatizado, e dois slots de cartão.
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Resposta #98 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 14:10:05
Estouro é quando passa do fundo de escala. Não há recuperação
O que eu quis dizer foi como o nandoespinosa disse, recuperação de superexposição.
São coisas muito diferentes.

Postei um exemplo que tem uns snowboaders em primeiro plano, ali tem uma zona de estouro no meio da imagem que não é recuperável. O resto da imagem foi superexposição e foi relativamente bem recuperada.

Concordo, vai dormir a siesta ... Não acho produtivo polemizar coisas óbvias, perde completamente o sentido, fica em uma recorrencia muito desagradável. Fica com cara de maieutica mal aplicada.

Sinceramente, eu nao nao acho que o Ernesto esta querendo causar problemas nesse caso. Como tudo na vida, pareceobvio uma vez que ja se sabe, mas quando nao se sabe nao eh tao obvio assim.

E eu acho que esse vocabulario "passar do fundo da escala", ou nao ajuda muito sem explicar o que eh a escala que vc se refere. Escala do fotometro? Latitude do sensor? Escala do histogram?

Eu aprendi e sempre ouvi que estouro eh falta de textura/informacao. Se passarem a usar um vocabulario mais claro e direto, que nao seja preciso pensar ou entender o que seja escala ou circuito eletronico, ira ajudar a fazer qualquer leigo em eletronica ou fotografia entender de forma obviamente clara o que eh estouro.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2019, 14:14:06 por C R O I X »


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Resposta #99 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 14:18:46
Mas o AFShalders já mostrou que dá para recuperar estouro "nas altas":



Pode divulgar o trabalho do AFShalders ou divulgá-lo é arrumar treta ?





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Recuperou o céu né... pq a neve em varias areas não recuperou nada.


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Resposta #100 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 14:22:43
Recuperou o céu né... pq a neve em varias areas não recuperou nada.
Depende do ponto de vista... Que cor é a neve?
Até o estouro pode ser necessário, às vezes.
Não foi o caso do AFShalders. Que disse que errou na fotometria.
Mas um exemplo de fotometria ideal fora do zero. Só isso.

Não podemos esquecer que o estouro pode acontecer em um dos três canais (RGB) e não no(s) outro(s). Eu tenho bastante problema com luzes azuis e vermelhas intensas que quando usadas isoladamente ferram as imagens. Se não tiver uma base de luz branca ou amarelo, não tem o que fazer. Estoura tudo.

« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2019, 14:25:29 por nandoespinosa »


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Resposta #101 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 14:32:29
Depende do ponto de vista... Que cor é a neve?
Até o estouro pode ser necessário, às vezes.
Não foi o caso do AFShalders. Que disse que errou na fotometria.
Mas um exemplo de fotometria ideal fora do zero. Só isso.

Mas foi o que eu quis dizer... Pq no caso foi um erro mesmo.... e como ele mesmo disse teve lugar que não deu pra recuperar mesmo.
Faei pq no caso o Ernesto estava dizendo que deu pra recuperar. Sim, mas não tudo.

Não podemos esquecer que o estouro pode acontecer em um dos três canais (RGB) e não no(s) outro(s). Eu tenho bastante problema com luzes azuis e vermelhas intensas que quando usadas isoladamente ferram as imagens. Se não tiver uma base de luz branca ou amarelo, não tem o que fazer. Estoura tudo.

Cara, que nervoso que dá daquelas iluminações de alguns eventos! Canon é mestra em ferrar tudo que for iluminado com aquels malditos leds vermelhos!


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Resposta #102 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 14:34:59
Eu tenho bastante problema com luzes azuis e vermelhas intensas que quando usadas isoladamente ferram as imagens. Se não tiver uma base de luz branca ou amarelo, não tem o que fazer. Estoura tudo.

É só você fazer ETTR (expor para a direita) usando o histograma RGB. A primeira cor que encostar na direita você desencosta. Em paisagem, na hora de nascer e pôr do sol o canal vermelho encosta primeiro. Se não desencostar vai ter uma parte da foto com vermelho puro, sem semitons.
[]´s     Waldyr Neto


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Resposta #103 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 14:40:48
É só você fazer ETTR (expor para a direita) usando o histograma RGB. A primeira cor que encostar na direita você desencosta. Em paisagem, na hora de nascer e pôr do sol o canal vermelho encosta primeiro. Se não desencostar vai ter uma parte da foto com vermelho puro, sem semitons.

Hummm. Teste válido para se fazer.


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Resposta #104 Online: 18 de Fevereiro de 2019, 14:41:46
É só você fazer ETTR (expor para a direita) usando o histograma RGB. A primeira cor que encostar na direita você desencosta. Em paisagem, na hora de nascer e pôr do sol o canal vermelho encosta primeiro. Se não desencostar vai ter uma parte da foto com vermelho puro, sem semitons.
Sim, Waldyr. O problema é que algumas vezes há diferença absurda nos canais. E acaba que você acertar o canal R, normalmente sacrifica demais o G e o B na subexposição. E consertar isso na pós dá um trabalho do cão, com resultado não muito satisfatório.
No meu caso, pro meu tipo de trabalho, não me proponho a fazer nem uma coisa, nem outra. Meu trabalho é dinâmico demais pra ter essa finesa de ajuste durante o click. E meu volume é muito grande pra ficar ajustando isso na pós... Paciência.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2019, 14:42:14 por nandoespinosa »